basking spot...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
CHARMELEON
Membro
Registado: segunda mar 03, 2008 11:51 pm
2 cães
3 gatos

segunda jun 30, 2008 10:51 am

boas malta

com as temperaturas que teem estado ca em baixo tenho tido o terrario sempre a 30 graus , como tenho a lampada ligada ao termostato esta nem liga e a iguana consequentemente fica sem basking spot para termoregulação, ela ta bem com estas temperaturas mas sera que o facto de nao ter um spot para termoreguilaçao lhe fara mal?

obrigado
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda jun 30, 2008 11:13 am

É o problema para muitos de nós....a temperatura média está acima do normal!!

Não tenho experiência em iguanos mas no meu caso com o DB continuo a ter a lâmpada no basking spot ligada, e chega a atingir os 34º/35º. Eles se sentirem necessidade vão lá... Desde que não seja DEMASIADO quente e não aumente demasiado a temperatura média e mais baixa acho que não fará mal se tiveres a lâmpada ligada com um gráu acima da temperatura média no lado quente, mas o pessoal das Iguanas melhor saberá responder.
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

segunda jun 30, 2008 11:49 am

certifica-te que o animal tem sempre água diposnível, dá-lhe banhos regulares e alimentos ricos em água (como a melância ou as uvas). de facto as temperaturas estão muito altas. esta altura é muito má para todos eles (e até para nós)..
Blood_TAster
Membro Veterano
Registado: domingo jul 30, 2006 6:53 pm

segunda jun 30, 2008 5:49 pm

Boas pessoal... Realmente estas temperaturas afectam-nos a todos, pessoas ou animais...
Tenho notado que o meu rapaz tem andado um tanto irrequieto... pode ser por causa do calor? Moro no Algarve e a minha casa é um pouco para o quente, pelo que mesmo com apenas a lampada UVB ligada a temperatura do terrário está constantemente nos 33º/34º... Ele tem uma "banheira" sempre com agua nova, e tem uma bomba para manter a agua a correr...
O que é certo é que ele não vai a banhos (só quando o meto na minha banheira :lol: ) e já por dois dias seguidos fugiu do terrário :lol: e vai colocar-se numas plantas da minha mãe, que é talvez dos locais mais frescos...

Pensei que poderia ser da temperatura ou talvez cio... mas não sei se esta é altura para estar no cio :P

Já agora, faço uma questão... já que tem a ver com temperaturas... Tenho Ar Condicionado no meu quarto e por isso coloquei o terrário dele no quarto do lado. Faz mal eu colocar o terrário dele no meu quarto tendo Ar Condicionado? Tipo, o Ar Condicionado faria mal à iguana mesmo que ela estivesse sempre dentro do terrário?

Fikem bem :wink:

P.S.: Peço desculpa pela invasão do tópico...mas uma vez que é tudo relacionado com temperaturas, não valia a pena abrir um novo :roll:
<p><strong>Est&aacute; a pensar comprar um c&atilde;o/gato? V&aacute; a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..s&atilde;o est&uacute;pidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles d&atilde;o as respostas todas erradas.</strong></p>
korbe
Membro Veterano

segunda jun 30, 2008 6:00 pm

que idade é que a tua iguana tem?!

quanto à questão do ar condicionado, é preferível que metas uma ventoínha. o ar condicionado, como tu sabes, seca imenso o ar. logo existe menos húmidade essencial à sua sobrevivência.

apesar da temperatura interior no terrário, eu apostaria mais em arranjares uma forma do ar circular, porque não é por estarem 33º/34º que o animal vai estar propriamente quente. ele necessita de uma fonte de calor directa para se aquecer. aposta em adaptares uma espécie de porta de rede ou em algo do género.
Blood_TAster
Membro Veterano

segunda jun 30, 2008 6:22 pm

Quanto à idade da minha iguana não ha certezas... eu penso k ela deve ter aproximadamente 1 ano e uns 3 mesitos... Tipo quando ela veio pa mim em Julho passado, o amigo que ma ofereceu disse que o gajo da loja tinha informado que ela tinha 1 ano... mas achei que essa info não estaria correcta... pelo que me desloquei à loja e fui perguntar e ele disse-me que ela tinha à volta de 4 mesitos... por isso é uma incognita... :roll:
Mas para teres mais ou menos uma noção, o meu rapaz está agora com 80cm...

Em relação ao ar condicionado, o proprio homem da loja disse-me que não era aconselhado... penso que em termos de iguanas ele deve ter algum conhecimento pois ele tem um rapagão de 4 anos enorme e bem tratado e pelo que vejo do terrário e da gaiola externa dele estão bem equipadas e tratadas... por isso segui esse conselho dele e agora decidi perguntar :wink:

Se calhar vou fazer mais 2 respiradores no terrário... já tem 3 mas mais 2 não fazem mal né? E em principio vou optar pela ventoinha :)

Um abraço :wink:
<p><strong>Est&aacute; a pensar comprar um c&atilde;o/gato? V&aacute; a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..s&atilde;o est&uacute;pidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles d&atilde;o as respostas todas erradas.</strong></p>
korbe
Membro Veterano

segunda jun 30, 2008 6:24 pm

cio não me cheira que seja. cheira-me mais a ele a tentar refrescar-se. seja como for, aposta mais nos banhos e nos alimentos ricos em água.
CHARMELEON
Membro
Registado: segunda mar 03, 2008 11:51 pm
2 cães
3 gatos

terça jul 01, 2008 12:33 am

para nao falar do terrario todo virado do avesso todos os dias...
Blood_TAster
Membro Veterano

terça jul 01, 2008 1:11 am

CHARMELEON Escreveu:para nao falar do terrario todo virado do avesso todos os dias...
O meu também já fez isso por 2 ou 3 vezes... mas há já algum tempo atrás... Agora tem sido só as fugas... :lol: que eu não importo que ele saia do terrário... o problema é que a minha mãe se borra de medo dele :lol:
korbe
Membro Veterano

terça jul 01, 2008 1:20 am

eu importava-me com as fugas, caso não tivesse uma casa "pronta" para ter uma iguana solta..

quanto à questão do terrário estar desarrumado, é um comportamento (a meu ver, dado ao aumento da temperatura que se tem vindo a notar) perfeitamente natural. eles escavam o substracto, na esperança que a camada que está por baixo da superior esteja mais fresca..
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”