Thorgarth Escreveu:Native Escreveu:Não sei se precisam de ubv´s ou não.....
Apesar de diurnos e precisarem de uma elevadissima temperatura no basking spot parece não ser necessário luz UV, mas não é certo!!! Uns sites dizem que sim outros dizem que não é necessário mas sendo repteis diurnos eu apostava mais na utilização de luzes UVB, se bem que com um valor médio, pois parece que se forte pode causar lesões aos olhos.
Thorgarth, eu nao sei o que entendes pelos indices das lampadas de UV (2.0, 5.0, 10.0, etc) mas parece-me que associas quase que o indice a uma "quantidade" de raios, e nao me parece que seja isso que o indice pretende transmitir.
Na verdade, um indice mais alto, nao significa, penso eu, mais UV's, mas sim uma intensidade de radiação diferente!
Ja nao é a primeira vez que vejo pessoal a dizer "ah e tal, 5.0 é muito forte, mete antes 2.0". Nao se trata de potencia, mas sim do tipo de radiação.
Nas florestas tropicais, o espectro de raios solares é diferente do espectro de raios solares numa região desertica, mas isso nao quer dizer que tenha mais ou menos raios!
Se reparares, nao ha uma maior quantidade mássica de raios, apenas as diferentes lampadas emitem diferentes tipos de radiação luminosa. Por isso é aconselhado o uso de lampadas de indice 2.0 (espectro visivel) juntamente com lampadas de indices superiores (com emissão de radiação com comprimento de onda inferior ao espectro visivel (ou seja, espectro ultra violeta - UV), dependendo do tipo de habitat que o animal habita!
Repara:
2.0
5.0
10.0
Ou seja, a 2.0 nem sequer raios UV emite practicamente, apenas emite o espectro luminoso, ou seja, é absolutamente desnecessario se o cómodo onde esta o terrario tiver boa luminosidade e não tivermos plantas vivas no terrario!
Desculpa este aparte, mas a impressao que tenho do pessoal pensa que as lampadas de UV é como a potencia do aquecimento: "ah e tal, de 15W nao chega, compra um tapete de 30W que veras logo que aquece bem..."
Cumps