Isto vai parecer muito nerd e idiota, mas garanto-vos que é um bom truque para arrefecer a água dos vossos aquários até à temperatura pretendida.
Quem tiver estudado termodinâmica lembra-se que há uma fórmula que traduz a quantidade de energia (em calor) que viaja dum corpo para o outro. Isto trocado por miúdos é mais ou menos assim:
Se tiverem um corpo muito quente e outro muito frio e os encostarem um ao outro, o mais quente vai ficando progressivamente mais frio e o mais frio progressivamente mais quente, até se atingir o equilíbrio térmico: uma temperatura de equilíbrio entre o frio e o quente. Isto acontece porque o corpo quente "dá" energia ao corpo frio, aumentando-lhe a temperatura.
E lá está, há uma fórmula que permite calcular essa quantidade de calor. Isto até aqui parece muito despropositado mas acreditem que faz sentido. Continuem a ler, a sério.
Essa fórmula é:
Q = C x M x Variação de temperatura
Ou seja, o Q (calor dado ou recebido por um corpo) é um valor possível de determinar se multiplicarmos três outros valores:
1 VALOR: C , que é a capacidade térmica mássica (nao interessa explicar o que é, acreditem). A capacidade térmica mássica da água tem sempre o mesmo valor, que é 4185
2 VALOR: M, a massa do corpo em questao (estão a ver a quantidade de litros de água que o vosso aquário tem? Cada litro equivale a um kilograma, ou seja, 5,5 litros de água são 5 kilos e meio. Se nao souberem a quantidade de água dentro do aquário, que era o meu caso, agarrem numa régua e messam o VOLUME da água. Cada decímetro cúbico de água equivale a um litro. Um aquário com 50 decímetro cúbicos de água tem, portanto, 50 litros e 50 kg)
# VALOR: Variação de temperatura, que é o quanto a temperatura desse corpo varia. A variação de temperatura é a temperatura FINAL menos a INICIAL. Por exemplo, se um corpo que estava a 100 graus passou para 50, a variação de temperatura é a FINAL (50) menos a INICIAL (100), o que vai dar -50. Ou seja, o corpo PERDEU 50 graus de temperatura. Reparem que é mesmo porque ele estava a 100 graus mas passou para 50.
Agora reparem: imaginem que têm um aquário muito quente, imaginemos a 30 graus. E querem-no a 25 graus, que é mais fresquinho e saudável para o vosso animal. Vao usar esta fórmula patra chegar à MASSA de água FRIA que têm de por para que a água QUENTE do aquário arrefeça só até à tenperatura que desejam, que é os 25 graus.
Ou seja, primeiro calcularmos o Q (calor) que "sai" da água quente para a águia fria, se despejassem água fria pa dentro do aquário.
Q = C x M x Variação de temperatura
O C é 4185, a M é (imaginemos) 5 kg (ou seja, a quantidade de água quente em questão é de 5 litros) e a variação de temperatura é a Tempreatura FINAL menos a INICIAL (ou seja, 25-30= -5)
Se multiplicarmos os 3 valores vemos que
Q = - 104.625
Ou seja, quando misturarmos água FRIA a estes 5 litros de água QUENTE, a QUENTE perde aquela quantidade toda de energia sob a forma de calor. Como é um número NEGATIVO significa que PERDE energia, o que está certo porque a água quente vai DAR calor à fria. Até aqui tudo bem? Boa, vamos em frente:
Partimos do princípio que a água fria está a uma temperatura de 10 graus (antes de fazerem estas contas têm de pegar num bocado de água fria que vao usar e medir-lhe a temperatura, claro) Agora sabemos que a água fria que colocarmos no aquário receberá 104.625 de energia. O que queremos saber é que MASSA de água é que temos de pôr para que a temperatura da água quente chegue aos ideais 25 graus.
Entao:
104.625 = 4185 x M (que nao sabemos) x (25-10)
Ou seja, o Q é os tais 104.625, o C é os tais 4185, a variação de temperatura da água é a FINAL menos a INICIAL (25 - 10) e agora fazem-se as contas:
104.625 = 4185 x M x 15
104.625 = 15 x 4185 x M
104.625 = 62.775 x M
(e agora, para chegar ao M, como em qualquer equação:)
104.625 / 62.775 = M
(dividimos e pimba, chegamos ao M)
M = 1, 67
Ou seja, a MASSA de água fria a 10 graus de temperatura que devem juntar aos 5 litros de água QUENTE a 30 graus para chegar a uma temperatura ideal de 25 graus é de 1,67 LITROS.
Façam as vossas medições (massa de água quente no vosso aquário, temperatura da água do aquário e temperatura da água fria) e substituam nas equações usando o mesmo raciocínio.
Com 5 minutos de calculadora e alguma contas ficam com a quantidade de água fria que devem pôr no aquário para refrescar o vosso bicho.
Se no dia a seguir a água estiver quente otra vez, olhem... Façam as contas outra vez.
Talvez seja complicado e pouco prático, mas eu usei este método e resulta. A tartaruga não se queixa, tá mais fresca.
Qualquer erro nas contas de que se apercebam peço desculpa. Qualquer dúvida é so dizer.
Boa sorte.
