[Care Sheet] Chamaeleo Calyptratus

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta jul 25, 2008 11:22 am

Samukao Escreveu:Boas, já percebi que baralhei aí as espécies...

Mas sim, o meu camaleao é do algarve...

Onde ele gosta de estar... http://img517.imageshack.us/img517/5431 ... 050fm5.jpg
Reportado
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
moonshuffle
Registado: sexta fev 22, 2008 7:44 pm

sexta jul 25, 2008 11:28 am

não, o do yemen é do yemen, não são os de cá.

se tas deseperado a pocura de informação sobre esse camaleão, o melhor que tens a fazer é po-lo onde ele estava e ficamos todos felizes.
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

sexta jul 25, 2008 11:30 am

Apanhar camaleões selvagens para manutenção é ilegal e dá pesadas multas!

Para alem disso, são uma espécie que enfrenta um grave risco de extinção devido á destruição do seu habitat natural, mortes a atravessar estradas e CAPTURA (seja com que fim for).

Se gostas de animais liberta esse pobre coitado animal, que sendo selvagem não vai durar muito tempo em tua posse, pois ira provavelmente morrer em breve, como acontece com todos os Chamaleon capturados e mantidos em cativeiro, e pensa em pesquisar sobre uma especie que gostas que seja mantida e criada já em cativeiro, crias todas as condiçoes que necessitam e aí compras essas especie com garantia que nao estas a desiquilibrar o ecossistema nem a contribuir para a extinçao de mais um especie animal e que o teu animal vai viver saudavel toda a sua vida!
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta jul 25, 2008 11:35 am

Eu vivo no Algarve, no ano passado vi pouquissimos vivos mas este ano ainda não vi nenhum nem morto na estrada nem vivo...porque será que cada vez se vêm menos???? :roll: :roll:
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sexta jul 25, 2008 11:42 am

Resta saber a idade com que foi capturado e à quanto tempo está em cativeiro. Se aconteceu quando era jovem e já está no terrario (suponho eu) à muito tempo talvez já não seja possivel, ou muito arriscado, reintroduzi-lo na natureza. Se foi capturado à pouco tempo então e melhor mesmo é voltar a coloca-lo onde foi apanhado o mais depressa possivel.
Native
Membro Veterano

sexta jul 25, 2008 11:56 am

Thorgarth Escreveu:(...)à muito tempo talvez já não seja possivel, ou muito arriscado, reintroduzi-lo na natureza.(...).
Os repteis desde que sejam soltos numa zona com clima e alimento adequado não têm problemas de adaptação, aliás um reptil que não seja manuseado durante algum tempo perde esse habito o sangue selvagem e o instinto falam mais alto, ao contrario dos mamiferos ele sabem sempre procurar comida e dar a vota por cima, são uns sobreviventes através dos tempos a memoria é genetica, não foi a mamã que os ensinou a caçar, eles nascem prontos para caçar ou ser caçados...daí o perigo de deixar escapar ou abandonar alguns tipos de repteis quepodem conseguir adaptar-se ao nosso clima podendo constituir ameaça para as especies locais, as tartarugas de orelhas vermelhas e familia são um bom exemplo disso.
O melhor é manter em cativeiro o que nasceu em cativeiro e tentar não interferir com os selvagens ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

P_R
Membro Veterano

sexta jul 25, 2008 12:15 pm

Para alem do que o native disse, aposto que nao tem mais que alguns meses em cativeiro...

Estes camaleoes morrem mt facilmente em cativeiro, e normalmente pessoas que capturam estes camaleoes na natureza, nao sao pessoas com experiencia em manitençao destes animais, uma vez que tem um ponto de vista diferente das coisas, e nao aquela filosofia "apanhado é de borla" ;)
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

sexta jul 25, 2008 12:22 pm

OMG, quantas mais situaçoes destas vao acontecer?, mas tambem agora com o user reportado é dificil sensibiliza-lo para libertar o animal.
Brake
Native
Membro Veterano

sexta jul 25, 2008 12:27 pm

Brake Escreveu:OMG, quantas mais situaçoes destas vao acontecer?, mas tambem agora com o user reportado é dificil sensibiliza-lo para libertar o animal.
Por reportar não banem o usuario apenas movem o topico ou alteram neste caso, uma vez que o topico tem valor a nivel de informação para o calyptratus.
( Denis Diderot )

Samukao
Registado: quinta jul 24, 2008 5:28 pm

sexta jul 25, 2008 2:17 pm

Boas, já estava á espera que disessem isso...
Eu sei que é bastante errado apanhar estes exemplares mas foi com a intençao de lhe dar as melhores condiçoes possiveis. Já tenho aqui um projecto para um terrário em L (ao contrário) com um tamanho bastante bom que ia começar a construir. E ele é pequeno deve ter cerca de 15cm e a maneira como se adaptou a ela nao me parece que tenha grandes problemas, pelo menos em ser manuseado, trepa.lhe os braços todos com muita calma, nao mostra sinais de estar afectado... Eu sei que é errado mas também de um certo ponto de vista, o dinheiro que nao gasto no animal é dinheiro que posso gastar em condiçoes para o ter.
Quantas pessoas já viram com répteis (prinipalmente iguanas, que sao muito giras mas algumas pessoas esquecem.se que crescem e de que precisam de muit atençao) a viver em terrários com dimensoes de 40x40x50 ou 60. :? O tipo de réptil que eu gostava de ter era um que criasse mais empatia com o tratador, o dragao barbudo segundo a minha pesquisa era o que mais se adaptava. Mas agora, depois de ver este tão á vontade penso que ele nao se sinta mal.
Eu preocupo-me com o animal, não é só "pq é de borla" é porque lhe quero dar boas condiçoes de vida... E já agora de outro ponto de vista, se esta é uma espécie em extinção, porque é que será má ideia ter alguns exemplares em cativeiro? Já que o seu habitat está a ser cada vez mais destruido, mais vale em cativeiro do que extintos.. :roll:
Cumprimentos a todos...
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sexta jul 25, 2008 2:35 pm

E entretanto o animal está onde e em que condições? :o
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

sexta jul 25, 2008 2:45 pm

ya, como está em extinção, bora tirar os animais da Natureza e tentar que se reproduzam em cativeiro :evil: :evil: :evil: Esta mania do ser humano se armar em Deus :evil: :evil:

Liberta o bicho pah, os camaleões não são assim caros, poupas uns trocos em alguns vicios que tenhas, e ao fim de algum tempo tens mais do que dinheiro para comprar um camaleão nascido em CATIVEIRO e não colectado da natureza. Estas *** enervam-me pah.. fdx lá os burros.. Ainda tem a lata de dizer que o dinheiro que poupa no camaleão serva para comprar material.. No que toca a animais quem não tem dinheiro não tem vicios, desculpem lá a frontalidade, mas é assim mesmo. Se andas a contar todos os tostões e inclusive apanhas um animal da natureza para ser "á pala", só estas a fazer mal..

:evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
0.2 Eublepharis macularius &nbsp;(Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

sexta jul 25, 2008 4:07 pm

Samukao Escreveu:Boas, já estava á espera que disessem isso...
Eu sei que é bastante errado apanhar estes exemplares mas foi com a intençao de lhe dar as melhores condiçoes possiveis. Já tenho aqui um projecto para um terrário em L (ao contrário) com um tamanho bastante bom que ia começar a construir. E ele é pequeno deve ter cerca de 15cm e a maneira como se adaptou a ela nao me parece que tenha grandes problemas, pelo menos em ser manuseado, trepa.lhe os braços todos com muita calma, nao mostra sinais de estar afectado... Eu sei que é errado mas também de um certo ponto de vista, o dinheiro que nao gasto no animal é dinheiro que posso gastar em condiçoes para o ter.
Quantas pessoas já viram com répteis (prinipalmente iguanas, que sao muito giras mas algumas pessoas esquecem.se que crescem e de que precisam de muit atençao) a viver em terrários com dimensoes de 40x40x50 ou 60. :? O tipo de réptil que eu gostava de ter era um que criasse mais empatia com o tratador, o dragao barbudo segundo a minha pesquisa era o que mais se adaptava. Mas agora, depois de ver este tão á vontade penso que ele nao se sinta mal.
Eu preocupo-me com o animal, não é só "pq é de borla" é porque lhe quero dar boas condiçoes de vida... E já agora de outro ponto de vista, se esta é uma espécie em extinção, porque é que será má ideia ter alguns exemplares em cativeiro? Já que o seu habitat está a ser cada vez mais destruido, mais vale em cativeiro do que extintos.. :roll:
Cumprimentos a todos...
A intenção pode não ser má, mas as melhores condições possiveis para ele são na Natureza. Explica-me lá como é que esse animal em cativeiro se vai reproduzir? É que esses camaleões podem pôr dezenas de ovos por postura na Natureza, durante a sua vida podem criar centenas mais de outros camaleões!

Em cativeiro não se reproduz, logo não só tiraste um animal, mas toda a sua possível prole que já não vai existir graças a ti, ou seja, acabaste de roubar centenas de camaleões à Natureza. Se multiplicares isso pelas dezenas de pessoas que fazem o mesmo, tens largas centenas todos os anos que não nascem. O que fizeste em termos de propagação da espécie, equivale a matá-lo, pois apartir dele o ciclo vida/reprodução morreu.

Como a Natureza é um sistema em ténue equilíbrio entre nascimentos/mortes e há menos nascimentos do que é suposto todos os anos, o sistema está a desequilibrar e cada vez piora mais. Assim não há maneira de repor os números...

Se calhar já explica como é que a população na Natureza diminui. Qualquer dia estamos a ver fotos e a pensar "era um animal tão giro... pena que se extinguiu..."

É triste, mas se me permites a frontalidade, a tua atitude é do mais egoísta que há. Ainda para mais havendo tanto camaleão criado em cativeiro à venda por aí, muito mais social e adaptado ao homem.
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
P_R
Membro Veterano

sexta jul 25, 2008 4:44 pm

Os camaleoes nascidos em cativeiro sao baratos!

Por uma bacatela de 50 euros vais evitar um animal de se reproduzir na natureza, ainda por cima um animal que se encontra em vias de extinçao?

Enfim, o ser humano e os seus caprichos egoistas...
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

sexta jul 25, 2008 5:40 pm

Armindo77 Escreveu:
A intenção pode não ser má, mas as melhores condições possiveis para ele são na Natureza. Explica-me lá como é que esse animal em cativeiro se vai reproduzir? É que esses camaleões podem pôr dezenas de ovos por postura na Natureza, durante a sua vida podem criar centenas mais de outros camaleões!

Em cativeiro não se reproduz, logo não só tiraste um animal, mas toda a sua possível prole que já não vai existir graças a ti, ou seja, acabaste de roubar centenas de camaleões à Natureza. Se multiplicares isso pelas dezenas de pessoas que fazem o mesmo, tens largas centenas todos os anos que não nascem. O que fizeste em termos de propagação da espécie, equivale a matá-lo, pois apartir dele o ciclo vida/reprodução morreu.

Como a Natureza é um sistema em ténue equilíbrio entre nascimentos/mortes e há menos nascimentos do que é suposto todos os anos, o sistema está a desequilibrar e cada vez piora mais. Assim não há maneira de repor os números...

Se calhar já explica como é que a população na Natureza diminui. Qualquer dia estamos a ver fotos e a pensar "era um animal tão giro... pena que se extinguiu..."

É triste, mas se me permites a frontalidade, a tua atitude é do mais egoísta que há. Ainda para mais havendo tanto camaleão criado em cativeiro à venda por aí, muito mais social e adaptado ao homem.
le bem isto e pensa no que estás a fazer, nao se trata do animal viver bem em tua casda ou nao, até acredito que viva, trata-se de estares a contribuir para a extinçao da especie, é isso que queres? nao é muito mais gratificantes devolveres o camaleao ao seu meio, e sentires que estás a ajudar para o desenvolvimento da especie. pensa com a consciencia...
Brake
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”