Comprar cobra/serpente

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
allfake
Registado: segunda jul 28, 2008 4:34 pm

segunda jul 28, 2008 5:08 pm

Boas a todos e desde já o meu obrigado por estarem a ler o meu segundo post =).

Bem, estou com ideias de comprar uma cobra ou uma serpente cá para casa, mas ainda tenho muitas duvidas de que espécie me devo inclinar.

Aqui na minha zona (Leiria) não há quase nenhuma loja que venda animais o que me dificulta a escolha da cobra.

Pelo que sei a cobra do milho é uma cobra sociável e dá para manter mais do que uma destas no mesmo terrário, mas não tenho conhecimento de venda nesta zona.

As unicas que tenho visto à venda é a serpente real da califórnia, mas pelo que sei é uma cobra mais nervosa no inicio de vida e só dá para manter uma no mesmo terrário, e a outra que vi à venda foi a serpente del mazai normal, que não sei nada sobre ela.

De qualquer das formas gostaria de saber quais são as necessidades básicas para manter um animal destes em casa. Ou seja, o tamanho do terrário até à idade adulta e os acessórios bem como a alimentação.

Muito obrigado e espero que me possam ajudar...

Cumprimentos
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

segunda jul 28, 2008 5:23 pm

allfake Escreveu:Boas a todos e desde já o meu obrigado por estarem a ler o meu segundo post =).

Pelo que sei a cobra do milho é uma cobra sociável e dá para manter mais do que uma destas no mesmo terrário, mas não tenho conhecimento de venda nesta zona.

As unicas que tenho visto à venda é a serpente real da califórnia, mas pelo que sei é uma cobra mais nervosa no inicio de vida e só dá para manter uma no mesmo terrário, e a outra que vi à venda foi a serpente del mazai normal, que não sei nada sobre ela.

De qualquer das formas gostaria de saber quais são as necessidades básicas para manter um animal destes em casa. Ou seja, o tamanho do terrário até à idade adulta e os acessórios bem como a alimentação.

Cumprimentos
Da para ter mas não é aconselhado, muito pelo contrário, por inumeras razões.

Ah, serpente del maizal é o mesmo que cobra do milho, mas em castelhano :wink:
0.2 Eublepharis macularius  (Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda jul 28, 2008 5:28 pm

Aconselho-te vivamente a veres as caresheets aqui no fórum e acima de tudo a fazeres uma pesquisa no google. Não é dificil e vais ver que terás acesso a uma grande fonte de informação sobre variadas espécies.

As necessidades variam de espécie para espécie, mas básicamente irás precisar de um terrario que (falando em termos gerais), deverá ter o mínimo de 90x50x50cm, mas de possivel com 120cm de comprimento e com mais altura para espécies arborícolas.Depois tens de instalar equipamento para manter o calor dentro dos parâmetros adequados a cada espécie, que pode passar por uma manta/tapete ou cabo térmico, como elemento básico e uma lâmpada de aquecimento para aumentar a temperatura e criar um basking spot, bem como o equipamento acessório que consiste em termómetros para o lado quent e outro para o lado frio e termostatos para controlar as fontes de calor.

Um higrômetro para medir a humidade e depois um sistema de luz, para no mínimo simular a ciclo dia/noite, com lâmpadas UV para as espécies que delas necessitem.

Depois tens que oferecer tocas ou refugios para a cobra, pelo menos dois (um no lado quente e outro no lado frio), e um recipiente com água.

Espero não me estar a esquecer de nada fundamental, mas o principal mesmo é que tu pesquises.

Quanto as espécies ainda tens algumas disponiveis cá por portugal que se adaptam bem para iniciados. As Corn serão provavelmente não só as mais fáceis de encontrar como também de cuidar, mas tens outras opções, se bem que algumas com um temperamento um pouco mais complicado. Tens as Kingsnakes (lampropeltis getula...), as Milksnakes (lampropeltis triangulum...), as Rat snakes (a elaphe schrencki schrencki parece ser bastante calma, ao contrario de outras...), e outras mas o melhor mesmo é pesquisares, veres uma que te chame a atenção, estudares as suas necessidades e ver se a consegues encontrar por cá.

Quanto a alimentação regra geral comem ratos congelados, variando apenas o tamanho consoante a dimensão da cobra. Não se deve dar alimento vivo já que não só representa um perigo para a cobra como também as pode tornar um pouco mais agressivas. Algumas espécies podem comer também peixe ou pequenas aves mas regra geral as espécies mais usais ficam-se mesmo pelos ratos.... :twisted:
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda jul 28, 2008 6:05 pm

PedroM10 Escreveu:
allfake Escreveu:Boas a todos e desde já o meu obrigado por estarem a ler o meu segundo post =).

Pelo que sei a cobra do milho é uma cobra sociável, e dá para manter mais do que uma destas no mesmo terráriomas não tenho conhecimento de venda nesta zona.

Cumprimentos
Da para ter mas não é aconselhado, muito pelo contrário, por inumeras razões.

Ah, serpente del maizal é o mesmo que cobra do milho, mas em castelhano :wink:
Bom reparo e mais um ;)
As cobras não são sociaveis apenas algumas aceitam melhor o manuseio se habituadas ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

segunda jul 28, 2008 6:54 pm

Um sistema de luz é absolutamente desnecessario se o quarto onde tiver o terrario receber a luminosidade do dia.
allfake

segunda jul 28, 2008 7:10 pm

Então ajudem-me a fazer contas sff. =)

Terrário 120 * 60* 60: €
Tapete: €
Lâmpada: €
2 termómetros: €
Termostato: €
Higrómetro: €
Sistema de luzes: €
Lâmpada UV: €
2 refúgios: €
Recipiente: €
Alimentação (ratos): €

Não pensei que fossem precisas tantas coisas!
Pelo menos nas lojas que eu tenho visto as cobras têm pouco mais que o terrário com um esconderijo e um recipiente com água.
O que é o basking spot?

Visto que as corn são as mais fáceis de arranjar e mais fáceis de tratar deve ser essa que vou comprar. Para esta cobra vai ser preciso aquele material na integra?

Obrigado!

Cumps!!
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda jul 28, 2008 7:29 pm

allfake Escreveu:Então ajudem-me a fazer contas sff. =)
Visto que as corn são as mais fáceis de arranjar e mais fáceis de tratar deve ser essa que vou comprar. Para esta cobra vai ser preciso aquele material na integra?

Obrigado!

Cumps!!
não te vou dar preços mas soluções baratas.
Terrário 120 * 60* 60: Durante o primeiro de vida, não deve ser colocada num terrario ou espaço grande, como uma cria que é. deve ser tratada como tal, logo um pequeno faunario, sempre limpo.
Tapete ou cabo
Lâmpada: não precisa desde que entre luz do dia no local onde esta o faunario
2 termómetros (no faunario basta um)
Termostato:
Higrómetro:
Sistema de luzes: não precisa
Lâmpada UV: Não precisa
2 refúgios: tubos interiores de papel higienico são refugios pequenos como gostam e baratos.
Recipiente:(banheira) algo que ela caiba toda la dentro se quizer
Alimentação (ratos): €
Substrato- papel absorvente de cozinha
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

segunda jul 28, 2008 7:30 pm

Terrário 120 * 60* 60: Teras de ser tu a fazer ou mandar fazer de encomenda, pois os que vez a venda em lojas nao encontras com estas dimensões. Mandado fazer num carpinteiro, 200€ devem sobrar. Anyway, 80*50cm's sao suficientes para uma cobra do milho!
Tapete: 25€
Lâmpada: Nao necessaria
2 termómetros: 6€ cada (da exoterra)
Termostato: 30 a 40€ com sonda. Sem sonda, 25€
Higrómetro: 7€
Sistema de luzes: Nao necessario se o quarto receber a luz do dia
Lâmpada UV: Nao necessaria
2 refúgios: 10€ se comprados. 0€ ou pouco mais se forem feitos em casa
Recipiente: 10€ se comprados. 0€ ou pouco mais se forem feitos em casa
Alimentação (ratos): 1€, uns pelos outros. Preço varia com o tamanho
Thorgarth
Membro Veterano

segunda jul 28, 2008 7:57 pm

Como o Native disse paa os primeiros tempos um faunário é o ideal para uma cobra, pelo que o custo inicial no que ao espaço diz respeito é baixo. A lista que te fiz acima foi só para teres uma ideia do que irás/poderás precisar no futuro quando atingir determinada idade/tamanho.
allfake

segunda jul 28, 2008 8:14 pm

hmm
já percebi...
Já descobri as care sheets e vou ler com toda a atenção para saber qual das cobras vou adquirir...
Mais uma pergunta! Se calhar estupida...
Eu estou a pensar em seguir a construção do terrário do VeLLiKi e fazer já com as dimensões para adulta. O que eu queria perguntar é se eu podia limitar o terrário à cobra enquanto nova. Ou seja, fazer uma divisória e ir aumentando enquanto a cobra ia crescendo!

cumps
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

segunda jul 28, 2008 8:20 pm

Terrário: faunarium 15/20 euros. De futuro compras madeira e ou pedes a alguem para fazer, ou fazes tu. Por 60/70 euros fazes um terrário à maneira, com vidros e tudo..
Tapete: 20/25 euros
Lâmpada:nepia
2 termómetros: ?? basta um, 5 euros na loja Aquarius do Porto
Termostato: 11 Euros, em lojas de electrónica (Leiritrónica, p. ex)
Higrómetro: não é indispensavel, mas por 10 euros arranjas um e já controlas a humidade
Sistema de luzes: Népia
Lâmpada UV:Népia
2 refúgios:tubos de papel de cozinha, como já te disseram
Recipiente: tupperwares pequenos, mas suficientes para ela se enfiar la dentro
Alimentação (ratos): 0.50€ por pinki, um de 5 em 5 dias enquanto pequena, e uns 0.80€ por rato primeiro pelo ou até adulto, de 7 em 7 dias quando adultas.
0.2 Eublepharis macularius &nbsp;(Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

segunda jul 28, 2008 10:12 pm

A propósito de recipientes, comprei no "de borla" por 1,5€ uns recipientes (4)
excelentes para os terrários, até dão para meter no canto. Ah e ainda trás um tabuleiro para servir o café :wink:
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Thorgarth
Membro Veterano

segunda jul 28, 2008 11:44 pm

Não vale a pena estares a fazer divisórias no terrario para a colocares enquanto pequena já que o preço dos vivarios é tão baixo que não se justifica estares com trabalhos antes do necessário. Compra o vivário, e vai construindo o terrario com calma, colocar o equipamento e ou recheio, e depois quando ela tiver dimensão/idade suficiente colocas o teu exemplar lá.

Quanto ao Higrômetro para algumas espécies é essencial, e mesmo para qualquer espécie, tendo em conta o reduzido custo do mesmo, não se justifica não comprar, a não ser que se trate de uma terrario desértico :twisted: (e mesmo assim não faria mal).

Se num vivario 1 termómetro chega (até porque não se consegue grande gradiante de uma ponta à outra), num terrario maior é de todo conveniente saber quais os limites máximos e mínimos de temperatura disponiblizado ao nosso animal.
Sadyk
Membro Veterano
Registado: quarta dez 05, 2007 10:59 pm

terça jul 29, 2008 5:34 am

Acho que já foram esclarecidas todas as questões e nota-se que você também já fez o "trabalho de casa" e é bom saber que já o fez e anda a fazer antes de adquirir o animal, quanto às divisórios como já foi dito, não ha necessidade (embora seja possivel), o melhor mesmo é o tal faunário/caixa de arrumação e durante o seu tempo de vida lá ir estruturando e contruindo um terrário definitivo à maneira...

Aconselho também que dê uma olhadela no "Inamovível: Dicas e conselhos úteis", mas creio que já o tenha feito, se sim, leia todos os care sheets acerca das espécies que pretende manter, se sobrar qualquer duvida basta colocá-la aqui.
Quanto à junção de mais que um exemplar da mesma espécie no mesmo terrário, o melhor mesmo é esquecer essa ideia é possivel, mas por n motivos não é de todo aconselhavel, não vale a pena estár a discuti-los aqui pois já estão mais que falados no forum, com uma pequena pesquisa é capaz de encontrar os tópicos onde esse tema é debatido.

Abraço e boa sorte
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”