Geckos 2008
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: terça jan 24, 2006 2:15 pm
Se esse último não fosse de plástico até dizia que o bicho era mesmo lindo.
Espero que as probabilidades te acompanhem com mais sorte, que esse normal saiu deslocado.
Abraço

Abraço
obrigado pessoal.
esse ultimo gecko tem gerado alguma polémica na identificaçao da sua fase, mas em discussao no maior forum de gecko dos EUA parece q chegamos a conclusao q é mm um Mack Snow Blizzard, mas só o tempo o garantirá... isto n é uma fase, mas sim combinaçao de duas fases (Mack Snow e Blizzard, como o nome indica), as combinaçoes de fases sao ja mt comuns nos geckos leopardos, como por ex os famosos RAPTOR. este geckos ainda é 66% poss. Het Albino...
a outra cria q me esta a despertar interesse é a Super Hypo, uma vez q está a ganhar umas cores mt porreiras e de estar a perder a melanina toda, poderá sair dali uma Super Hypo bem "limpinha"...
entretanto estao alguns ovos na incubadora, e ainda espero q as femeas ponham mais alguns, a ver o q sai mais dali...
esse ultimo gecko tem gerado alguma polémica na identificaçao da sua fase, mas em discussao no maior forum de gecko dos EUA parece q chegamos a conclusao q é mm um Mack Snow Blizzard, mas só o tempo o garantirá... isto n é uma fase, mas sim combinaçao de duas fases (Mack Snow e Blizzard, como o nome indica), as combinaçoes de fases sao ja mt comuns nos geckos leopardos, como por ex os famosos RAPTOR. este geckos ainda é 66% poss. Het Albino...
a outra cria q me esta a despertar interesse é a Super Hypo, uma vez q está a ganhar umas cores mt porreiras e de estar a perder a melanina toda, poderá sair dali uma Super Hypo bem "limpinha"...
entretanto estao alguns ovos na incubadora, e ainda espero q as femeas ponham mais alguns, a ver o q sai mais dali...
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Uma questão aos conhecedores:
Já percebi que as fases dos geckos têm algo de aleatório, mas até que ponto podem ser calculadas?
Obrigado.
Já percebi que as fases dos geckos têm algo de aleatório, mas até que ponto podem ser calculadas?
Obrigado.
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
nada é aleatório, nem nos geckos nem noutro ser qq, tudo pode ser calculado desde q conheças a genética exacta dos pais, deves estar a fazer confusao por eu estar a dizer q n tenho certeza qt a fase do gecko q saiu, e por n saber o q vai ainda nascer?? mas isso n quer dizer q seja aleatorio, ha é diferentes probabilidades de sairem diferentes fases em certos cruzamentos...
vou te dar o exemplo do cruzamento do qual nasceu a tal cria Mack Snow Blizzard, este calculo foi feito pq conheço exactamente a genetica dos pais, pois tb fui eu os criei...entao é assim, foram cruzados dois Mack Snow Het Albino Het Blizzard ( = Het Blazing Blizzard(BB)), e entao as probabilidades sao estas...
1.56% Normal
3.12% Normal Het Blizzard
1.56% Blizzard
3.12% Normal Het Albino
6.25% Normal Double Het BB
3.12% Blizzard Het Albino
1.56% Albino
3.12% Albino Het Blizzard
1.56% BB
3.12% Mack Snow
6.25% Mack Snow Het Blizzard
3.12% Mack Snow Blizzard
6.25% Mack Snow Het Albino
12.5% Mack Snow Double Het BB
6.25% Mack Snow Blizzard Het Albino
3.12% Mack Snow Albino
6.25% Mack Snow Albino Het Blizzard
3.12% Mack Snow BB
1.56% Super Snow
3.12% Super Snow Het Blizzard
1.56% Super Snow Blizzard
3.12% Super Snow Het Albino
6.25% Super Snow Double Het BB
3.12% Super Snow Blizzard Het Albino
1.56% Super Snow Albino
3.12% Super Snow Albino Het Blizzard
1.56% Super Snow BB
espero q tenha sido claro o suficiente
vou te dar o exemplo do cruzamento do qual nasceu a tal cria Mack Snow Blizzard, este calculo foi feito pq conheço exactamente a genetica dos pais, pois tb fui eu os criei...entao é assim, foram cruzados dois Mack Snow Het Albino Het Blizzard ( = Het Blazing Blizzard(BB)), e entao as probabilidades sao estas...
1.56% Normal
1.56% Blizzard
3.12% Normal Het Albino
1.56% Albino
1.56% BB
3.12% Mack Snow
3.12% Mack Snow Blizzard
3.12% Mack Snow Albino
3.12% Mack Snow BB
1.56% Super Snow
1.56% Super Snow Albino
1.56% Super Snow BB

<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Pois, já percebi. Apesar de saberes as probabilidades não consegues dizer com exactidão o que é que vai sair dali, apenas o que tem mais probabilidade de sair, certo? Não é aleatório mas não te dá 100% de certeza.gezzmo Escreveu:nada é aleatório, nem nos geckos nem noutro ser qq, tudo pode ser calculado desde q conheças a genética exacta dos pais, deves estar a fazer confusao por eu estar a dizer q n tenho certeza qt a fase do gecko q saiu, e por n saber o q vai ainda nascer?? mas isso n quer dizer q seja aleatorio, ha é diferentes probabilidades de sairem diferentes fases em certos cruzamentos...
1.56% Normal
1.56% Blizzard
3.12% Normal Het Albino
1.56% Albino
1.56% BB
3.12% Mack Snow
3.12% Mack Snow Blizzard
3.12% Mack Snow Albino
3.12% Mack Snow BB
1.56% Super Snow
1.56% Super Snow Albino
1.56% Super Snow BB
Então de dois geckos fase normal, pode sair uma cria duma fase "marada"?
E já agora, na Natureza também existem estas fases ou isto foi criado pela nossa "manipulação genética"?
Abraço.
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Penso que é tudo uma questão de probabilidade... Qual será a probabilidade de no seu estado natural se encontrarem 2 espécimes que me parecem já de si raros, e dessa união sair um ovo viavel, que dá origem a um exemplar destes?!? Não me parece que haja qualquer impossibilidade genética mas que a probabilidade é MUITO baixa é, o que não impede de se verem exemplares capturados na natureza com morphs bem fora do seu padrão natural. Ainda à pouco tempo vi na net uma Reti completamente preta WC.Armindo77 Escreveu:Então de dois geckos fase normal, pode sair uma cria duma fase "marada"?
E já agora, na Natureza também existem estas fases ou isto foi criado pela nossa "manipulação genética"?
Abraço.
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
qt ao facto de 2 geckos normais poderem ter crias da fases distintas é totalmente possivel, basta ambos os pais serem heterozigoticos para essa fase, por isso disse q tens q conhecer exactamente a genetica dos progenitores.
todas as fases de geckos q vemos hj em dia foram "criadas" por nós, tanto mutaçoes puras como combinaçoes. na natureza basicamente ocorrem normais, qq outra mutaçao q ocorra em meio selvagem é quase sempre eleminada, principalmente por causa da camuflagem, mas n quer dizer q n haja genes ou ate mm fases mutantes na natureza, por exemplo a primeira fase q apareceu, o Tremper Albino, veio de um exemplar capturado, q carregava o gene do albinismo, pois muitos dos grandes criadores utilizam exemplares capturados para renovar sangue nas suas colecçoes...
todas as fases de geckos q vemos hj em dia foram "criadas" por nós, tanto mutaçoes puras como combinaçoes. na natureza basicamente ocorrem normais, qq outra mutaçao q ocorra em meio selvagem é quase sempre eleminada, principalmente por causa da camuflagem, mas n quer dizer q n haja genes ou ate mm fases mutantes na natureza, por exemplo a primeira fase q apareceu, o Tremper Albino, veio de um exemplar capturado, q carregava o gene do albinismo, pois muitos dos grandes criadores utilizam exemplares capturados para renovar sangue nas suas colecçoes...
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
E pelo que tenho lido existem mesmo alguns factores na natureza que podem influenciar a probabilidade do aparecimento de genes com determinadas características, nomeadamente o factor altura (em relação ao nivel do mar) que se não estou em erro (e corrigam-me que nesta área os meus conhecimentos são muito poucos mesmo) poderá influenciar o aparecimento de espécimes leucísticos. Pelo menos com algumas espécies de cobras assim parece acontecer.gezzmo Escreveu:todas as fases de geckos q vemos hj em dia foram "criadas" por nós, tanto mutaçoes puras como combinaçoes. na natureza basicamente ocorrem normais, qq outra mutaçao q ocorra em meio selvagem é quase sempre eleminada, principalmente por causa da camuflagem, mas n quer dizer q n haja genes ou ate mm fases mutantes na natureza, por exemplo a primeira fase q apareceu, o Tremper Albino, veio de um exemplar capturado, q carregava o gene do albinismo, pois muitos dos grandes criadores utilizam exemplares capturados para renovar sangue nas suas colecçoes...
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
Pois, isto também me leva a um outro assunto que me deixa curioso. Muitas fases são conseguidas através de consanguinidade, certo?gezzmo Escreveu:pois muitos dos grandes criadoes utilizam exemplares capturados para renovar sangue nas suas colecçoes...
Apartir de quantas gerações de irmãos a cruzarem com irmão se começa a ter "problemas" (estilo geckos mutantes)? É procedimento normal os criadores informarem os compradores da genética dos espécimes que estão a ser comprados (para não nos depararmos com umas crias todas freaks)?
Eu estou a fazer tantas perguntas porque sou ainda um leigo nisto e o Gecko Leopardo pode ser um dos próximos animais que eu vou comprar...

se souberem a genetica das crias é normal tds os criadores a dizerem qd vendem um gecko, até pq se carregar mais algum gene, o criador pode smp puxar mais um pc pelo preço
é certo q mtas das fases sao apuradas com consanguinidade, mas n sei ate q ponto elas aparecem por esse mm motivo...

é certo q mtas das fases sao apuradas com consanguinidade, mas n sei ate q ponto elas aparecem por esse mm motivo...
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Tava a ver que não pah.. Este ano tavas a demorar nas pinturas, e estes ainda não sairão tão bem pintados quanto os do ano passado, mas fico aqui à espera a ver se consegues melhorar isso com o photoshop

0.2 Eublepharis macularius (Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
- Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS
bem, à uns dias tive uma conversa aqui com um contacto, e na fluência começá-mos a falar de um gecko que tenho cá em casa. o que acontece é que eu comprei o gecko porque achei que tinha uma cor "fora do normal" aos meus olhos. comprei-a com uma cor meia acastanhada, mas já a vi vermelha, já a vi castanah cor de chocolate, e actualmente está castanho claro, essas cores mantêm-se durante algum tempo e depois mudam gradualmente. Esse tipo de situação diz-te alguma coisa? vou ver se meto aqui umas fotos. vou tirar agora 

Ricardo Leitão
Calsonic
Calsonic
isto dos genes tem muito que se lhe diga por isso é que ainda nao me aventurei a cruzar mophs e como eu ainda sou verde no assunto geckos, talvez para o ano ja me sinta a vontade para me iniciar nas mophs e tenha novidades para vos mostrar. Mas gezzmo continua com esse bom trabalho!
a cor os geckos é afectada pelas variaçoes de temperatura, normalmente ficam mais escuros qd as temps baixam e ficam mais claras com temperaturas altas, ja notei tb q a luz tb pode alterar a coloraçao.trustz Escreveu:comprei-a com uma cor meia acastanhada, mas já a vi vermelha, já a vi castanah cor de chocolate, e actualmente está castanho claro, essas cores mantêm-se durante algum tempo e depois mudam gradualmente. Esse tipo de situação diz-te alguma coisa? vou ver se meto aqui umas fotos. vou tirar agora
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>