Geckos 2008

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

foker
Membro Veterano
Registado: sexta mar 14, 2008 8:37 am

quinta ago 07, 2008 6:40 pm

:wink:
tiago_carvalho
Membro Júnior
Registado: terça jan 24, 2006 2:15 pm

quinta ago 07, 2008 9:50 pm

Se esse último não fosse de plástico até dizia que o bicho era mesmo lindo. :P Espero que as probabilidades te acompanhem com mais sorte, que esse normal saiu deslocado.

Abraço
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

sexta ago 08, 2008 12:21 am

obrigado pessoal.
esse ultimo gecko tem gerado alguma polémica na identificaçao da sua fase, mas em discussao no maior forum de gecko dos EUA parece q chegamos a conclusao q é mm um Mack Snow Blizzard, mas só o tempo o garantirá... isto n é uma fase, mas sim combinaçao de duas fases (Mack Snow e Blizzard, como o nome indica), as combinaçoes de fases sao ja mt comuns nos geckos leopardos, como por ex os famosos RAPTOR. este geckos ainda é 66% poss. Het Albino...

a outra cria q me esta a despertar interesse é a Super Hypo, uma vez q está a ganhar umas cores mt porreiras e de estar a perder a melanina toda, poderá sair dali uma Super Hypo bem "limpinha"...

entretanto estao alguns ovos na incubadora, e ainda espero q as femeas ponham mais alguns, a ver o q sai mais dali...
<p> </p>
<p> </p>
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

sexta ago 08, 2008 1:16 am

Uma questão aos conhecedores:

Já percebi que as fases dos geckos têm algo de aleatório, mas até que ponto podem ser calculadas?

Obrigado.
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
gezzmo
Membro Veterano

sexta ago 08, 2008 2:16 am

nada é aleatório, nem nos geckos nem noutro ser qq, tudo pode ser calculado desde q conheças a genética exacta dos pais, deves estar a fazer confusao por eu estar a dizer q n tenho certeza qt a fase do gecko q saiu, e por n saber o q vai ainda nascer?? mas isso n quer dizer q seja aleatorio, ha é diferentes probabilidades de sairem diferentes fases em certos cruzamentos...
vou te dar o exemplo do cruzamento do qual nasceu a tal cria Mack Snow Blizzard, este calculo foi feito pq conheço exactamente a genetica dos pais, pois tb fui eu os criei...entao é assim, foram cruzados dois Mack Snow Het Albino Het Blizzard ( = Het Blazing Blizzard(BB)), e entao as probabilidades sao estas...

1.56% Normal
3.12% Normal Het Blizzard
1.56% Blizzard
3.12% Normal Het Albino
6.25% Normal Double Het BB
3.12% Blizzard Het Albino
1.56% Albino
3.12% Albino Het Blizzard
1.56% BB
3.12% Mack Snow
6.25% Mack Snow Het Blizzard
3.12% Mack Snow Blizzard
6.25% Mack Snow Het Albino
12.5% Mack Snow Double Het BB
6.25% Mack Snow Blizzard Het Albino
3.12% Mack Snow Albino
6.25% Mack Snow Albino Het Blizzard
3.12% Mack Snow BB
1.56% Super Snow
3.12% Super Snow Het Blizzard
1.56% Super Snow Blizzard
3.12% Super Snow Het Albino
6.25% Super Snow Double Het BB
3.12% Super Snow Blizzard Het Albino
1.56% Super Snow Albino
3.12% Super Snow Albino Het Blizzard
1.56% Super Snow BB

espero q tenha sido claro o suficiente ;)
<p> </p>
<p> </p>
Armindo77
Membro Veterano

sexta ago 08, 2008 10:40 am

gezzmo Escreveu:nada é aleatório, nem nos geckos nem noutro ser qq, tudo pode ser calculado desde q conheças a genética exacta dos pais, deves estar a fazer confusao por eu estar a dizer q n tenho certeza qt a fase do gecko q saiu, e por n saber o q vai ainda nascer?? mas isso n quer dizer q seja aleatorio, ha é diferentes probabilidades de sairem diferentes fases em certos cruzamentos...
vou te dar o exemplo do cruzamento do qual nasceu a tal cria Mack Snow Blizzard, este calculo foi feito pq conheço exactamente a genetica dos pais, pois tb fui eu os criei...entao é assim, foram cruzados dois Mack Snow Het Albino Het Blizzard ( = Het Blazing Blizzard(BB)), e entao as probabilidades sao estas...

1.56% Normal
3.12% Normal Het Blizzard
1.56% Blizzard
3.12% Normal Het Albino
6.25% Normal Double Het BB
3.12% Blizzard Het Albino
1.56% Albino
3.12% Albino Het Blizzard
1.56% BB
3.12% Mack Snow
6.25% Mack Snow Het Blizzard
3.12% Mack Snow Blizzard
6.25% Mack Snow Het Albino
12.5% Mack Snow Double Het BB
6.25% Mack Snow Blizzard Het Albino
3.12% Mack Snow Albino
6.25% Mack Snow Albino Het Blizzard
3.12% Mack Snow BB
1.56% Super Snow
3.12% Super Snow Het Blizzard
1.56% Super Snow Blizzard
3.12% Super Snow Het Albino
6.25% Super Snow Double Het BB
3.12% Super Snow Blizzard Het Albino
1.56% Super Snow Albino
3.12% Super Snow Albino Het Blizzard
1.56% Super Snow BB

espero q tenha sido claro o suficiente ;)
Pois, já percebi. Apesar de saberes as probabilidades não consegues dizer com exactidão o que é que vai sair dali, apenas o que tem mais probabilidade de sair, certo? Não é aleatório mas não te dá 100% de certeza.

Então de dois geckos fase normal, pode sair uma cria duma fase "marada"?
E já agora, na Natureza também existem estas fases ou isto foi criado pela nossa "manipulação genética"?

Abraço.
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sexta ago 08, 2008 10:58 am

Armindo77 Escreveu:Então de dois geckos fase normal, pode sair uma cria duma fase "marada"?
E já agora, na Natureza também existem estas fases ou isto foi criado pela nossa "manipulação genética"?

Abraço.
Penso que é tudo uma questão de probabilidade... Qual será a probabilidade de no seu estado natural se encontrarem 2 espécimes que me parecem já de si raros, e dessa união sair um ovo viavel, que dá origem a um exemplar destes?!? Não me parece que haja qualquer impossibilidade genética mas que a probabilidade é MUITO baixa é, o que não impede de se verem exemplares capturados na natureza com morphs bem fora do seu padrão natural. Ainda à pouco tempo vi na net uma Reti completamente preta WC.
gezzmo
Membro Veterano

sexta ago 08, 2008 11:16 am

qt ao facto de 2 geckos normais poderem ter crias da fases distintas é totalmente possivel, basta ambos os pais serem heterozigoticos para essa fase, por isso disse q tens q conhecer exactamente a genetica dos progenitores.

todas as fases de geckos q vemos hj em dia foram "criadas" por nós, tanto mutaçoes puras como combinaçoes. na natureza basicamente ocorrem normais, qq outra mutaçao q ocorra em meio selvagem é quase sempre eleminada, principalmente por causa da camuflagem, mas n quer dizer q n haja genes ou ate mm fases mutantes na natureza, por exemplo a primeira fase q apareceu, o Tremper Albino, veio de um exemplar capturado, q carregava o gene do albinismo, pois muitos dos grandes criadores utilizam exemplares capturados para renovar sangue nas suas colecçoes...
<p> </p>
<p> </p>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sexta ago 08, 2008 11:22 am

gezzmo Escreveu:todas as fases de geckos q vemos hj em dia foram "criadas" por nós, tanto mutaçoes puras como combinaçoes. na natureza basicamente ocorrem normais, qq outra mutaçao q ocorra em meio selvagem é quase sempre eleminada, principalmente por causa da camuflagem, mas n quer dizer q n haja genes ou ate mm fases mutantes na natureza, por exemplo a primeira fase q apareceu, o Tremper Albino, veio de um exemplar capturado, q carregava o gene do albinismo, pois muitos dos grandes criadores utilizam exemplares capturados para renovar sangue nas suas colecçoes...
E pelo que tenho lido existem mesmo alguns factores na natureza que podem influenciar a probabilidade do aparecimento de genes com determinadas características, nomeadamente o factor altura (em relação ao nivel do mar) que se não estou em erro (e corrigam-me que nesta área os meus conhecimentos são muito poucos mesmo) poderá influenciar o aparecimento de espécimes leucísticos. Pelo menos com algumas espécies de cobras assim parece acontecer.
Armindo77
Membro Veterano

sexta ago 08, 2008 11:23 am

gezzmo Escreveu:pois muitos dos grandes criadoes utilizam exemplares capturados para renovar sangue nas suas colecçoes...
Pois, isto também me leva a um outro assunto que me deixa curioso. Muitas fases são conseguidas através de consanguinidade, certo?

Apartir de quantas gerações de irmãos a cruzarem com irmão se começa a ter "problemas" (estilo geckos mutantes)? É procedimento normal os criadores informarem os compradores da genética dos espécimes que estão a ser comprados (para não nos depararmos com umas crias todas freaks)?

Eu estou a fazer tantas perguntas porque sou ainda um leigo nisto e o Gecko Leopardo pode ser um dos próximos animais que eu vou comprar... :)
gezzmo
Membro Veterano

sexta ago 08, 2008 11:34 am

se souberem a genetica das crias é normal tds os criadores a dizerem qd vendem um gecko, até pq se carregar mais algum gene, o criador pode smp puxar mais um pc pelo preço :twisted:

é certo q mtas das fases sao apuradas com consanguinidade, mas n sei ate q ponto elas aparecem por esse mm motivo...
<p> </p>
<p> </p>
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

sexta ago 08, 2008 12:29 pm

Tava a ver que não pah.. Este ano tavas a demorar nas pinturas, e estes ainda não sairão tão bem pintados quanto os do ano passado, mas fico aqui à espera a ver se consegues melhorar isso com o photoshop :twisted: :twisted:
0.2 Eublepharis macularius &nbsp;(Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

sexta ago 08, 2008 12:33 pm

bem, à uns dias tive uma conversa aqui com um contacto, e na fluência começá-mos a falar de um gecko que tenho cá em casa. o que acontece é que eu comprei o gecko porque achei que tinha uma cor "fora do normal" aos meus olhos. comprei-a com uma cor meia acastanhada, mas já a vi vermelha, já a vi castanah cor de chocolate, e actualmente está castanho claro, essas cores mantêm-se durante algum tempo e depois mudam gradualmente. Esse tipo de situação diz-te alguma coisa? vou ver se meto aqui umas fotos. vou tirar agora :idea:
Ricardo Leitão
Calsonic
pacifco
Membro Veterano
Registado: sexta jan 05, 2007 1:47 pm

sexta ago 08, 2008 12:39 pm

isto dos genes tem muito que se lhe diga por isso é que ainda nao me aventurei a cruzar mophs e como eu ainda sou verde no assunto geckos, talvez para o ano ja me sinta a vontade para me iniciar nas mophs e tenha novidades para vos mostrar. Mas gezzmo continua com esse bom trabalho!
gezzmo
Membro Veterano

sexta ago 08, 2008 12:48 pm

trustz Escreveu:comprei-a com uma cor meia acastanhada, mas já a vi vermelha, já a vi castanah cor de chocolate, e actualmente está castanho claro, essas cores mantêm-se durante algum tempo e depois mudam gradualmente. Esse tipo de situação diz-te alguma coisa? vou ver se meto aqui umas fotos. vou tirar agora :idea:
a cor os geckos é afectada pelas variaçoes de temperatura, normalmente ficam mais escuros qd as temps baixam e ficam mais claras com temperaturas altas, ja notei tb q a luz tb pode alterar a coloraçao.
<p> </p>
<p> </p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”