A meu ver o unico problema desse substracto é depois para limpares.
Não se torna mais dificil depois para retirares as fezes ?
é que se te escapa alguma "poia" mais bem escondida, podes vir a ter problemas de bacterias ou fungos.
Mas repara, fundamento-me apenas no que tenho lido, porque a minha experiencia com camaleões é zero neste momento.
Já tens o flexarium com decoração ? se sim põe ai umas fotos para ver.
Uma maneira de ajudar a manter a humidade no verão ( principalmente ) é teres uma ou mais plantas verdadeiras no flexarium.
As temperaturas estão boas, estás a usar quantas fontes de calor ?
Flexarium - calyptratus
Moderador: mcerqueira
quando ele faz as fezes, é limpo logo a zona a volta, tb uso o mesmo tipo de substracto no meu Zonossaurus Quadrilineatus, e limpo tb td a volta das fezes e até agora 0 problemas, já o tenho á mais de 1 ano e meio.
em relação a temperaturas, uso só a luz repti glo 5.0 e uma Sun Glo de neodymium de 75w.
Tenho decoração troncos, lianas, plantas artificiais, agua engarrafada para conta gotas, e 2 bebedouros ( o meu calyptratus, bebe agua a escorrer como nos bebedouros lol)
eu não meto plantas verdadeiras, pk tenho medo de infecçoes e fungos k possam aparecer.....
eu tive um camaleao de jackson e ele comia de vez em kuando a planta k tinha, era uma Ficus Benjamina,supostamente não havia problema......
mas até hj nao tenho a certeza do k possa ter sido, pk foi de um dia para o outro.....
Por isso prefiro as artificiais,
sim já meto pics, ainda nao está completo como quero, ainda vou por mais troncos, plantas e tb vou por um background e outro no lado esquerdo.
em relação a temperaturas, uso só a luz repti glo 5.0 e uma Sun Glo de neodymium de 75w.
Tenho decoração troncos, lianas, plantas artificiais, agua engarrafada para conta gotas, e 2 bebedouros ( o meu calyptratus, bebe agua a escorrer como nos bebedouros lol)
eu não meto plantas verdadeiras, pk tenho medo de infecçoes e fungos k possam aparecer.....
eu tive um camaleao de jackson e ele comia de vez em kuando a planta k tinha, era uma Ficus Benjamina,supostamente não havia problema......
mas até hj nao tenho a certeza do k possa ter sido, pk foi de um dia para o outro.....

Por isso prefiro as artificiais,
sim já meto pics, ainda nao está completo como quero, ainda vou por mais troncos, plantas e tb vou por um background e outro no lado esquerdo.
<p>1 - Gecko Leopardo SHT / 1 - Zonossaurus Quadrilineatus / 1 - Camaleão Calyptratus / 3 - Râs Unhas Negras / 10 - Ratos Roborovski / 2 - Peixe RyuKin / 1 - Peixe Bolha / 1 - Beta</p>
<p> </p>
<p> </p>
Algumas pics:

o substracto do quadrilineatus:
[/img]

o substracto do quadrilineatus:

<p>1 - Gecko Leopardo SHT / 1 - Zonossaurus Quadrilineatus / 1 - Camaleão Calyptratus / 3 - Râs Unhas Negras / 10 - Ratos Roborovski / 2 - Peixe RyuKin / 1 - Peixe Bolha / 1 - Beta</p>
<p> </p>
<p> </p>
Lavas-te a planta antes de a colocares no terrario ? Muitas vezes são os adubos e produtos que lhes metem os causadores desses tristes incidentes.BrunoTDI Escreveu:eu não meto plantas verdadeiras, pk tenho medo de infecçoes e fungos k possam aparecer.....
ainda nao está completo como quero, ainda vou por mais troncos, plantas e tb vou por um background e outro no lado esquerdo.
O flexarium está a ficar fixe, acho que fazes bem em colocar mais plantas, para ele não se sentir tão exposto.
O background ajuda-te a manter a temperatura mas tira um bocado a função do flexarium, de circulação de ar e permitir que eles trepem pela rede.
Vai metendo fotos, neste momento estou a fazer um projecto para poder manter o camaleão o ano todo no flexarium sem adicionar mais fontes de calor. Se funcionar e estiveres interessado depois trocamos ideias.
Abraços e boa continuação

sim, na altura limpei a planta.... mas pode ter sempre escapado alguma coisa.....
Em relação ao background, nao vai perder a sua função de certeza, espaço para circular ar é o k nao falta
assim k tiver mais composto posto fotos.
outra aquisição a fazer, e o sistema de chuva, encontri um da GARDENA no AKI, por 80€ o kit completo, so tenho k mudar os aspersores de gota, por uns de neblina. fica brutal.
Em relação ao background, nao vai perder a sua função de certeza, espaço para circular ar é o k nao falta

assim k tiver mais composto posto fotos.
outra aquisição a fazer, e o sistema de chuva, encontri um da GARDENA no AKI, por 80€ o kit completo, so tenho k mudar os aspersores de gota, por uns de neblina. fica brutal.

<p> </p>
<p> </p>