Um metro para 7 tartarugas é muito pouco...
E em circunstância alguma o aquário deve estar tapado. Isso causa um excesso de humidade que provoca nas tartarugas doenças relacionadas com fungos. Para além de terem menos oxigénio. Pode-se sim é tapar uma pequena parte.
Para três tartarugas, aconselho um aquário de um metro, em que 1/3 ou 1/4 do aquário seja de areão. Eu usei vidro colado com silicone para fazer a separação. A altura minina da água deverá ser 30cm. Para as tartarugas poderem subir, podes contruir umas rampas com ramos e pedras lisas tipo xisto. Cola tudo com silicone para ficar bem fixo. Como decoração, usa qualquer coisa para simular esconderijos, quer seja com pedras ou com ramos. Não uses pedra vulcanica pois é enorme e não dá para fazer nada com ela e é abrasiva para as tartarugas. O melhor para fazeres esconderijos são os ramos e pedras finas e lisas. Mas nunca te esqueças de colar tudo, senão pode cair tudo em cima de uma tartaruga e ela não vai conseguir respirar. Coloca toda a decoração no fundo do aquário, de modo a que elas fiquem com o espaço frontal para nadar.
Não te esqueças do termostato e do filtro externo. Dá preferência ao externo do que interno pois este rouba espaço. Não vale muito a pena usares filtro de fundo biológico pois elas passam a vida a escavar o areão e assim o filtro não funciona. Tens é que aspirar de vez em quando o areão, pois mesmo o filtro externo não faz milagres.
Na decoração que eu usei no meu aquário. usei a rampa de pedra e ramo para fazer dois esconderijos por baixo da mesma. Depois foi só fazer mais um a seguir à rampa e aproveitei o espaço que ia usar para a rampa para fazer esconderijos por baixo de modo a optimizar o espaço.
Para poderes aproveitar ao máximo a altura do aquário sem teres medo que elas fujam, coloca uma rede em altura por cima do aquário. Não a tapar o aquário, mas sim como se fosse a continuação do mesmo em altura. Certifica-te que fica bem presa.
Em relação às lâmpada, dá preferência o sol directo. Acho que já sabes a minha opinião acerca disso

Tira-as de vez em quando e coloca-as num alguidar ao sol directo.
E como estão os teus bichinhos? O problema da outra já está todo resolvido?
Beijos