Terrario para Camaleao Calyptratus

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

domingo ago 24, 2008 11:51 am

Metes leca no fundo do terrario, depois por cima da leca rede mosqueteira por exemplo, depois o substrato e esta feito!
KevinP
Membro
Registado: quarta ago 20, 2008 11:07 pm

domingo ago 24, 2008 2:24 pm

e em relacao ao cabo de aquecimento...?
<strong>Cumps, Kevin Pereira</strong>
gangstar
Membro Veterano

domingo ago 24, 2008 6:36 pm

KevinP Escreveu:e em relacao ao cabo de aquecimento...?
Cabo de aquecimento para?!
KevinP
Membro

domingo ago 24, 2008 7:02 pm

eu sei que o camaleao e um reptil aboricola... mas nao e aconselhavel mesmo assim...?

e ja agora... em relacao a madeira... tava a pensar em pinho e envernizar... acham bem...? tem alguma mais aconselhavel?
gangstar
Membro Veterano

domingo ago 24, 2008 7:10 pm

KevinP Escreveu:eu sei que o camaleao e um reptil aboricola... mas nao e aconselhavel mesmo assim...?
Lampada de ceramica é o aconçelhado e duram uma vida!
KevinP
Membro

domingo ago 24, 2008 7:12 pm

se assim e... pensei que fosse melhor... mesmo por questoes de humidade... mas se leca e suficiente...!

ja agora... em relacao a madeira... tava a pensar em pinho e envernizar... acham bem...? tem alguma mais aconselhavel?
Taelife
Membro Veterano
Registado: sexta dez 14, 2007 12:08 pm

domingo ago 24, 2008 7:39 pm

hey kevinP, eu estive a ler este tópico e parece-me que estás a fazer tudo muito bem!

tendo eu um calyptratus e escrito umas quantas coisas sobre estes bichos, parece-me estar tudo bem.
Quanto à rede e à renovação não podia estar melhor, mas se tiveres com medo em relação às temperaturas podes ainda dividir a meio os espaços diagonais onde vais por a rede e por, por exemplo, do lado esquerdo, metade em rede em baixo, metade em vidro em cima, e do lao direito metade em rede em cima e metade em vidro em baixo, com isto podes manter melhor as temperaturas, como ficam desnivelados e ortogonais eliminas as chances de criares correntes de ar, e se quisesses, adicionalmente (o que aconselho) criar pequenos furinhos no topo para o ar quente estagnado no topo poder sair com mais facilidade.

Quanto ao vidro, não te preocupes, é sabido que os camaleoes sao muito susceptiveis a stress e que os reflexos podem causa-lo, mas se tiveres as 2 paredes anteriores e os troncos no meio bem articulados, como tenho no meu, duvido que o teu camaleão se chateie sequer com o seu reflexo, principalmente se for fêmea.

Outra coisa, aconselho-te a tratares o fundo da seguinte forma (que foi como eu fiz no meu) exactamente à medida do fundo do terrário (com folga praí de meio centímetro) mandas fazer um tabuleiro em aço inox para prevenir qualquer fuga de água tanto para a madeira tanto para fora do terrário que poderá haver or alguma folga nas juntas da madeira. neste tabuleiro colocas leca, por cima desta olocas uma rede mosquiteira só para prevenir que o substracto caia no meio desta, por cima da rede mosquiteira pões um cabo de aquecimento de potência média (prai 60watts) e por cima deste então metes o substracto.
Na minha opineão o cabo é muito bom por baixo do subsracto por duas razões: é certo que não é uma fonte de aquecimento do camaleão, mas este cabo vai permitir manter uma temperatura mínima à noite sem grande esforço (desde que pus o meu, mesmo nas noites frias o terrário nunca baixou dos 20º) e vai-te manter uma boa humidade no ar, isto porque a água que se infiltra e como o substracto por baixo está bastante quentinho há alguma água que se evapora e asseguras sempre um minimo de humidade (40 % +- mediante a água e/ou as plantas que puseres lá dentro).

até se queres uma opineão, a dada altura vais achar que 1,20cm para o camaleão, apesar de estar bem, será pouca altura porque vais pensar que se tivesse mais seria melhor, e não te enganas.. daí que teho uma sugestão: porque não retiras a gaveta do terrário e começas logo a construi-lo a partir do chão? se não quisesses ter vidro desde o chão, criavas altura com um caixilho feito de madeira onde porias rede.

aparte disto.. so espero por o ver completo! ;)
0.1.0 Chamaeleo Calyptratus
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

domingo ago 24, 2008 8:12 pm

De acordo com tudo o que escreveste (aliás como eu fiz o meu terrario para a holbrooki. Resta saber quand está apta a ir para lá.....) mas convem colocar um termostato nisso... ou pelo menos testa muito bem a temperatura máxima que isso produz debaixo de uma boa camada de substrato para teres a certeza que não é de mais.

E já agora para substrato Fibra de coco, forest bark e Turfa sem aditivos é o melhor na minha opinião.
KevinP
Membro

domingo ago 24, 2008 9:25 pm

Muito obrigado... quanto ao vidro... penso que nao vou colocar mais do que o que ja tem... :P... em relacao a parte superior tera apenas o contorno de relativamente 10cm de madeira... para colocar as lampadas... e o resto sera obviamente em rede...

nao percebi bem a parte do aco inox... :S...

pois... mas ao todo... tendo um terrario 1.80m ja e grandinho... de qualquer forma mesmo depois de feito... e vir a reparar que com mais 40cm seria melhor... facilmente acrescento... :D

Muito obrigado pela resposta Taelife... ja aguardava uma resposta tua a algum tempo... por seres dos poucos com um calyptratus no forum... e com tal esperiencia... ;)

Thorgarth... em relacao ao termostasto... e relativamente ao cabo de aquecimento???

Ah... e ja agora... sobre a madeira... eu estava a pensar em fazer em pinho e envernizar... aconselham-me algo melhor??
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”