Flexarium - boa opção?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: terça ago 26, 2008 7:11 pm
Boas Pessoal!
Estou a pensar comprar uma casa nova para o meu camaleão calyptratus que já cresceu um bocadinho e o terrário dele já é bastante pequeno.
Andei por aí a pesquisar e percebi que algumas pessoas optam por flexarios para os camaleões em vez de terrários de virdo...
Eu gosto bastante do aspecto, e o facto de permitir uma ventilação muito maior é bom para o camaleão, mas a minha dúvida é se não fica muito complicado manter a temperatura e a humidade adequadas, principalmente no inverno, mesmo com aquecimento de cerâmica.
O que acham? Âlguêm com experiência prática em flexariuns?
Estou a pensar comprar uma casa nova para o meu camaleão calyptratus que já cresceu um bocadinho e o terrário dele já é bastante pequeno.
Andei por aí a pesquisar e percebi que algumas pessoas optam por flexarios para os camaleões em vez de terrários de virdo...
Eu gosto bastante do aspecto, e o facto de permitir uma ventilação muito maior é bom para o camaleão, mas a minha dúvida é se não fica muito complicado manter a temperatura e a humidade adequadas, principalmente no inverno, mesmo com aquecimento de cerâmica.
O que acham? Âlguêm com experiência prática em flexariuns?
-
- Membro Júnior
Eu já li um tópico sobre flexariuns, mas fiquei ainda com algumas dúvidas, gostava de ouvir mais opiniões. É o melhor para os camaleões ou é preferível o terrário de vidro?
-
- Membro Júnior
e é possível manter os valores ideais de temperatura no inverno, com uma lâmpada de cerâmica? ou é necessário outro tipo de aquecimento?
Vou agora comecar a fazer o meu terrario... e ainda estou em duvida sobre a frente do terrario... se e em vidro ou rede... tenho ventilacao suficiente... mas ainda tou a averiguar se e melhor ou nao...
<strong>Cumps, Kevin Pereira</strong>
Eu se fosse a ti optaria por um flexario.
O vidro stress o camaleão por causa do seu reflexo.
o nível de humidade é fácil de manter sem problema.
quanto á lâmpada de cerâmica eu nunca optaria por ela..
a lâmpada de cerâmica é ideal para ambientes desérticos...
Eu nunca comprei uma lâmpada de cerâmica porque quando fui á loja aconselharam me uma lâmpada de infravermelhos, disse me o dono da loja que uma lâmpada de cerâmica ia (roubar) muita humidade ao terrario.
O vidro stress o camaleão por causa do seu reflexo.
o nível de humidade é fácil de manter sem problema.
quanto á lâmpada de cerâmica eu nunca optaria por ela..
a lâmpada de cerâmica é ideal para ambientes desérticos...
Eu nunca comprei uma lâmpada de cerâmica porque quando fui á loja aconselharam me uma lâmpada de infravermelhos, disse me o dono da loja que uma lâmpada de cerâmica ia (roubar) muita humidade ao terrario.
Vais ter que colocar 3 vezes mais fontes de calor do que o necessário num terrário de vidro para manter a temperatura. E com tantas fontes de calor a humidade vai-se num instante.
A meu ver, se optares por um terrario de vidro, aberto em cima ( rede ), e em com respiradouros em baixo na parte frontal, chega perfeitamente.
Se mesmo assim quiseres mais renovação podes meter dois pequenos nas paredes laterais.
Sobre o vidro stressar o animal, se tiveres o terrario bem feito, com bastante vegetação e lianas, deixa de ser problema.
Também tive para ter um camaleão, mas devido a uns contratempos não se pode concretizar, falo não por experiencia própria mas pelo que tenho vindo a ler, pelos conselhos que me deram, e casos práticos que vi.
cumps
A meu ver, se optares por um terrario de vidro, aberto em cima ( rede ), e em com respiradouros em baixo na parte frontal, chega perfeitamente.
Se mesmo assim quiseres mais renovação podes meter dois pequenos nas paredes laterais.
Sobre o vidro stressar o animal, se tiveres o terrario bem feito, com bastante vegetação e lianas, deixa de ser problema.
Também tive para ter um camaleão, mas devido a uns contratempos não se pode concretizar, falo não por experiencia própria mas pelo que tenho vindo a ler, pelos conselhos que me deram, e casos práticos que vi.
cumps
reparei numa coisa que e usado em franca e ca nao... em franca so usam flexarios para camaeloes!!! e metem um "spot"... que sobe a temperatura do terrario 3-7ºC... agora... nao sei se sendo portugal um pais mais quente se sera necessario!
<strong>Cumps, Kevin Pereira</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
O problema do uso de lâmpadas de IV é que, para além de serem menos fiáveis do que as de cerâmica, emitem luz visivel de cor vermelha, que podem impedir o animal de descansar ou dormir e provocar stress.
Por outro lado num flexário, com tanta ventilação, a temperatura durante o inverno vai ser bem mais dificil de manter, e durante noite vais ser necessário manter, pelo menos, uma fonte de calor activa. Logo a IV....
Por outro lado num flexário, com tanta ventilação, a temperatura durante o inverno vai ser bem mais dificil de manter, e durante noite vais ser necessário manter, pelo menos, uma fonte de calor activa. Logo a IV....
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>