Flexarium - boa opção?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

trinity1987
Membro Júnior
Registado: terça ago 26, 2008 7:11 pm

domingo ago 31, 2008 8:30 pm

Boas Pessoal!
Estou a pensar comprar uma casa nova para o meu camaleão calyptratus que já cresceu um bocadinho e o terrário dele já é bastante pequeno.

Andei por aí a pesquisar e percebi que algumas pessoas optam por flexarios para os camaleões em vez de terrários de virdo...

Eu gosto bastante do aspecto, e o facto de permitir uma ventilação muito maior é bom para o camaleão, mas a minha dúvida é se não fica muito complicado manter a temperatura e a humidade adequadas, principalmente no inverno, mesmo com aquecimento de cerâmica.

O que acham? Âlguêm com experiência prática em flexariuns?
trinity1987
Membro Júnior

domingo ago 31, 2008 11:32 pm

Eu já li um tópico sobre flexariuns, mas fiquei ainda com algumas dúvidas, gostava de ouvir mais opiniões. É o melhor para os camaleões ou é preferível o terrário de vidro?
Nazgul92
Membro
Registado: sexta ago 29, 2008 8:03 pm

domingo ago 31, 2008 11:43 pm

eu prefiro mais o flexarium,pois permite uma melhor ventilaçao,e mais alto,e ouvi dizer que o reflexo do vidro stressa o animal.
trinity1987
Membro Júnior

segunda set 01, 2008 12:00 am

e é possível manter os valores ideais de temperatura no inverno, com uma lâmpada de cerâmica? ou é necessário outro tipo de aquecimento?
KevinP
Membro
Registado: quarta ago 20, 2008 11:07 pm

segunda set 01, 2008 12:02 am

Vou agora comecar a fazer o meu terrario... e ainda estou em duvida sobre a frente do terrario... se e em vidro ou rede... tenho ventilacao suficiente... mas ainda tou a averiguar se e melhor ou nao...
<strong>Cumps, Kevin Pereira</strong>
Nazgul92
Membro
Registado: sexta ago 29, 2008 8:03 pm

segunda set 01, 2008 12:03 am

pelo que sei nao e dificil manter a humidade,a temperatura no inverno e que acho que vais ter de ter mais uma lampada =\.mas espera pelos mais experts ;D
Adomingos
Membro
Registado: quarta jul 09, 2008 8:20 pm

segunda set 01, 2008 7:54 am

Eu se fosse a ti optaria por um flexario.
O vidro stress o camaleão por causa do seu reflexo.
o nível de humidade é fácil de manter sem problema.
quanto á lâmpada de cerâmica eu nunca optaria por ela..
a lâmpada de cerâmica é ideal para ambientes desérticos...
Eu nunca comprei uma lâmpada de cerâmica porque quando fui á loja aconselharam me uma lâmpada de infravermelhos, disse me o dono da loja que uma lâmpada de cerâmica ia (roubar) muita humidade ao terrario.
KevinP
Membro

segunda set 01, 2008 10:36 am

Neste caso qual seria entao a opcao para toda a parte luminosa e de aquecimento (ideal)???
Adomingos
Membro

segunda set 01, 2008 10:42 am

humm.
uma lâmpada de infravermelhos(eu uso a da ZOOMED"Nocturnal infrared heat lamp") tanto uso uma para a iguana como para o camaleão e uso uma compacta UVB
Adomingos
Membro

segunda set 01, 2008 10:44 am

tbm tenh umas basking spot lamp pra a iguana ela adora mantem o calor de e luz ideal tbm para fazer a diferença entre o dia e a noite:D
hdamasio
Membro Júnior
Registado: terça mai 06, 2008 5:03 pm

segunda set 01, 2008 10:50 am

Vais ter que colocar 3 vezes mais fontes de calor do que o necessário num terrário de vidro para manter a temperatura. E com tantas fontes de calor a humidade vai-se num instante.

A meu ver, se optares por um terrario de vidro, aberto em cima ( rede ), e em com respiradouros em baixo na parte frontal, chega perfeitamente.
Se mesmo assim quiseres mais renovação podes meter dois pequenos nas paredes laterais.

Sobre o vidro stressar o animal, se tiveres o terrario bem feito, com bastante vegetação e lianas, deixa de ser problema.

Também tive para ter um camaleão, mas devido a uns contratempos não se pode concretizar, falo não por experiencia própria mas pelo que tenho vindo a ler, pelos conselhos que me deram, e casos práticos que vi.

cumps
Adomingos
Membro

segunda set 01, 2008 11:11 am

um camaleão deverá ter um terrario alto para que possa trepar e o flexario é o ideal ..
eh verdade que com vegetação podes tapar o vidro...
a escolha é tua:D
KevinP
Membro

segunda set 01, 2008 11:15 am

reparei numa coisa que e usado em franca e ca nao... em franca so usam flexarios para camaeloes!!! e metem um "spot"... que sobe a temperatura do terrario 3-7ºC... agora... nao sei se sendo portugal um pais mais quente se sera necessario!
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda set 01, 2008 11:19 am

O problema do uso de lâmpadas de IV é que, para além de serem menos fiáveis do que as de cerâmica, emitem luz visivel de cor vermelha, que podem impedir o animal de descansar ou dormir e provocar stress.

Por outro lado num flexário, com tanta ventilação, a temperatura durante o inverno vai ser bem mais dificil de manter, e durante noite vais ser necessário manter, pelo menos, uma fonte de calor activa. Logo a IV....
Adomingos
Membro

segunda set 01, 2008 11:22 am

o meu camaleão tanto como a iguana... quando começa a escurecer adormecem e tem ambas lâmpada IV
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”