Projecto Terrário Iguana

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Tradewind
Membro
Registado: sexta ago 04, 2006 12:38 pm

quarta set 03, 2008 9:47 am

Amigos bom dia.

Há 2 semanas a minha esposa decidiu presentear-me com uma iguana e respectivo terrário.

Trata-se de uma iguana juvenil num terrário com 100x50x80 (larguraxfundoxaltura) equipado com lâmpadas de UV, diurna e nocturna, substrato comedouro, bebedouro, background impresso, termo e higro.

Imagem

Adoro bichos mas não domino o universo dos répteis por isso tratei de pesquisar e pedir ajuda a quem percebe decerto mais do que eu, a furanita ajudou-me bastante no processo e neste momento o meu "eddie" vive feliz no seu espaço.

Neste momento tenho dois desafios pela frente, um a curto prazo e outro a largo prazo, para os quais precisava da ajuda dos experts aqui do forum:

Adaptação do actual terrário para o inverno
Aqui estava a pensar comprar uma lâmpada de cerâmica com um termostato, gostava que me ajudassem na potência da mesma uma vez que a quero aproveitar para o terrário que vou construir durante o inverno.
Queria ainda perguntar-vos se é necessário um tapete de aquecimento, uma vez que as iguanas são arborícolas, eu já reparei que o meu rapaz gosta de dorimr encostadinho ao chão, o que pode significar que está a tentar absorver temperatura da terra e assim provavelmente impõe-se a utilização do tapete.

Projecto de Terrário Maior
Deixo-vos aqui aquilo que tenho idealizado e as decisões que preciso de tomar, agradeço muito comentários e sugestões:
- Dimensões 150x50x220 (larguraxfundoxaltura)
- Material - Fundo, Paredes, Chão e Tecto Madeira (Resistente à humidade), Contraplacado marítimo...
- Interior das Paredes - Paredes forradas a poliuretano pintado (tintas não tóxicas), para o fundo em alternativa pensei num background por trás de uma uma placa de acrilico.
- Aquecimento - Duas Lamp cerâmica nos cantos Superiores do terrário controladas por termostato e eventual tapete de aquecimento
- Circulação de Ar - 2 ou 4 entradas de ar tapadas com tampas plásticas, malha metálica de furo pequeno no tecto
- Acessórios Alimentação - Comedouro, bebedouro, tina de água para refrescar e comedouro para suspender folhas verdes, o rapaz adora arrancar as folhas que deixo penduradas
- Iluminação - Lâmpada UV - ExoTerra 5.0 Tropical Terrarium de 75 cm, dois spots fluorescentes (não se no tecto se nas laterais) e eventual lâmpada nocturna, gosto do efeito daquelas pequenas azuis que parecem a luz do luar
- Decoração - Troncos de Videira secos, desinfectados, e "aquecidos no forno" a construir uma malha densa para ele poder trepar, plantas artificiais, para dar um aspecto bem tropical

E é tudo!

Gostava de comentários e ajudas, com particular urgência na primeira parte.

Quero apenas deixar uma dúvida esquisita, li num forum que as iguanas comem trevos... Estamos a falar dos nossos vulgares trevos do campo?

Quero agradecer a todos em antecipação e prometer-vos que farei tudo para que o meu "Eddie" se sinta feliz na sua nova casa.

Cumprimentos
skins
Membro
Registado: sexta jul 25, 2008 4:46 pm

quarta set 03, 2008 10:14 am

bem em relaçao a potencia da lampada de ceraminha é relativo... depende do tamanho do terrario e tb das ventilaçoes que o mesmo tem...
sabes a tempratura que as iguanas teem durante o dia e durante a noite certo?
so precisas de jogar com isso, se vires que nao consegues ter a tempratura idial podes sempre aumentar ou diminuir a potencia da lampada...

em relaçao ao tapete nao acho que seja nessecario, pq elas sao aboriculas e gostam mais do calor vindo de cima... mas cada um é como cada qual... antes o tapete que a pedra de aquecimento...
C3DR1C
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...

quarta set 03, 2008 11:15 am

Antes de mais nada Bem vindo...

A luz nocturna era de despensar... Eu na minha opiniao prefiro ter tudo escuro, para ela dormir em paz...

Nao precisas de colocar tapete... Penso que uma lampada de 100w ligada a um termostato chega perfeitamente... Tens é de criar um spot perto da lampada em que ela possa tar la deitada a absorver o calor... A funçao da lampada nao é aquecer o terrario todo, mas sim so uma parte. Quando ela quer calor vai pra zona quente, quando quer frio afasta-se da lampada... Assim faz a sua termorregulaçao...

EDIT: Comem trevos? Nunca ouvi dizer que as iguanas podem comer trevos, sendo os trevos alimentos saudaveis...
Penso que ja te devem ter dado o link com o que elas devem comer, mas vai aqui na mesma...
http://www.greenigsociety.org/foodchart.htm

Cumps...
Última edição por C3DR1C em quarta set 03, 2008 5:50 pm, editado 1 vez no total.
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quarta set 03, 2008 11:19 am

tapete de aquecimento NUNCA. Quando puseres uma lampada deceramica na parte de cima do terrario ela vai deixar de estar em baixo. vai so la a baixo pa comer. Spots e lampadas de noite(que imitem a luz da lua) nao e necessario.
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

quarta set 03, 2008 11:46 am

com duas lampadas de ceramica a temperatura difunde-se melhor, mas tambem fica mais caro, porque nao compra uma só lampada de ceramica .(como o terrario é grande acho que o melhor é 250 w ligado a um termostato)
Brake
psylizart
Membro Veterano

quarta set 03, 2008 2:05 pm

Brake Escreveu:com duas lampadas de ceramica a temperatura difunde-se melhor, mas tambem fica mais caro, porque nao compra uma só lampada de ceramica .(como o terrario é grande acho que o melhor é 250 w ligado a um termostato)

Exactamente,o meu terrario tb é bastante alto e uso uma de 250 w e xega me perfeitamente,para atingir as temps.Em relaçao á malha no tecto, nao é boa ideia porque vai se perder muito calor por ai. usa antes os respiradores de lado,e/ou na parte de cima e de baixo do terrario.

cumps
<p>&nbsp;</p>
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quarta set 03, 2008 2:07 pm

psylizart, como ligas essa lampada de 250W ao termostato?
Tradewind
Membro
Registado: sexta ago 04, 2006 12:38 pm

quinta set 04, 2008 1:55 pm

Amigos

Precisava mesmo que alguém me desses umas luzes sobre a ideia de forrar as paredes a espuma de poliuretano e sobre as tintas ou resinas par ao cobrir.

Cumps
psylizart
Membro Veterano

sexta set 05, 2008 8:34 am

Boas

Com um pouco de pesquisa encontras por ai alguns topicos com ideias para se fazerem backgrouns.

Cumps
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”