DUVIDAS URGENTE SOBRE TEIÚS

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
rainilsonq
Registado: segunda set 29, 2008 2:32 pm

segunda set 29, 2008 2:44 pm

OLA GALERA , SO NOVO AQUI NO FORUM E TENHO UMA GRANDE DUVIDA.
SO NOVO TABEM NA CRIAÇÃO DE REPTES POSUO UM TEIU E GOSTARIA DE SABER QUIS TIPOS DE LUS USAR PARA ELE , EU MESMO PRETENDO CONSTRUIR O TERRARIO DELE EM MADEIRA MAIS NÃO SEI QUAL TAMANHO DEVO FAZER, E QUIS SÃO AS COMIDA PREDILETA DOS TEIU . ALGUEM POR FAVOR PODEIA ME DAR UMA AJUDA OS TIPOS DE LANPADAS E COM FOTOS DE TERRARIOS FEITOS EM MADEIRA PARA TEIUS , POIS JA PROCUREI MUITO NO FORUM E NÃO ACHEI NADA SO TEIUS, OU NÃO ACHEI OU NÃO VI.
POR FAVOR SE ALGUEM PODER ME AJUDAR EU E MEU TEIU AGRADECEMOS :cry:
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

segunda set 29, 2008 3:08 pm

Em Portugal a manutenção de Tegus não é muito comum, logo não sei se haverá quem te possa ajudar.
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda set 29, 2008 3:30 pm

Pois tegus por cá não deve haver muitos, e em qualquer caso seria necessário sabe que espécie de tegus tens.

Mas olha que não é dificil descobrir que condições e cuidados necessitas de ter com ele, basta fazer uma pesquisa rápida no google e encontras várias care sheets.

Em qualquer caso precisas de manter temperaturas médias e máximas algo altas, na casa dos 27º/29º de média com um basking spot entre os 35º e os 28º.

UVBs são necessários pelo que terás que ter uma lâmpada especial para o efeito.

Em relação à comida tens que ver em relação à espécie específica pois parece que algumas espécies não comem fruta. Em qualquer caso eles são principalmente carnivoros (especialmente em pequenos) pelo que devem ser alimentados por insectos, roedores (mortos), pintos (e outras crias de aves ou aves de pequeno porte), ovos, etc. Deve ser fornecido também frutas (para os que comem) como bananas, peras, maçãs, tomate melancia, melão, etc.

Mas faz uma pesquisa no google que não é dificil encontrares toda a informação de que necessitas.
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

segunda set 29, 2008 3:58 pm

Temperamento [ editar ]
Os Teiús são animais agressivos que podem ser acostumados aos humanos se manuseados desde pequenos. Nos primeiros tempos, mostram-se receosos e um pouco ariscos, mas depois de se adaptarem ao dono, tornam-se dóceis e tranquilos.
a editar: Temperamento [ fechar ]
Alimentação [ editar ]
Os Teiús são omnívoros, ou seja necessitam de uma dieta variada e equilibrada. Devem comer vegetais, fruta, mas também proteína animal que pode ser obtida através de pequenos insectos ou mesmo ratos.

Apesar de muitos animais não apreciarem particularmente fruta e vegetais e preferirem comer carne, ovos, frango e peixe, os alimentos verdes têm um papel importante na sua dieta. Deve por isso ser oferecido juntamente com os alimentos atrás referidos uma salada de vegetais e fruta fresca ao animal.

Ao contrário das Iguanas Verdes, que são herbívoras, os Teiús necessitam de proteína animal, por essa razão alguns criadores optam por oferecer ratos recém-nascidos congelados aos Teiús a partir dos 6 meses.

É também recomendável que se adicione cálcio à dieta do animal, para um melhor desenvolvimento.

http://arcadenoe.sapo.pt/raca/teiu/476
informaçao da propria arca,la em cima onde diz repteis,no "T" esta la o teiú.
pesquisa no google,porque aqui acho que nao existe muita gente com tegus.

do pouco que sei,comem pequenos mamíferos, pássaros e os seus ovos, répteis, anfíbios, insetos, vermes e crustáceos.tambem comem frutas,vegetais, folhas e flores.
a nivel de terrario, deve ser mantido num terrario de 3m de comprimento por 1,5m de largura e 1,5m de altura,o terrario deve ter pedras e troncos fortes,cascas de árvores, musgos, e plantas naturais,como substrato podes usar uma espessa camada de areia de rio(cascalho), pré-lavada.
A iluminação deve ser fornecida por lâmpadas fluorescentes UVB ou por luz natural, garantindo um bom período de luminosidade durante o dia. a humidade deve andar perto dos 70 % e as temperaturas entre 26 e 35 ºC durante o dia e 24 ºC durante a noite

PS: onde arranjou o animal?
Boa sorte.
rainilsonq
Registado: segunda set 29, 2008 2:32 pm

segunda set 29, 2008 5:26 pm

agradeço a todos , e se alguem for descobrindo alguma coisa e for me pasando eu agradeço
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”