Novo membro da família

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

appisco
Membro
Registado: sexta mar 14, 2008 8:38 pm

Elaphe Guttata Guttata

quarta out 29, 2008 8:34 pm

O novo habitante cá de casa é esta beldade :wink:

ImagemImagem

Um temperamento fantástico, calmíssima e posso estar com as mãos enfiadas dentro do terrário a arranjar qq coisa, que ela continua na vidinha dela, passa por cima das minhas mãos e finge que nem estou ali heheh

Ja a minha corn, basta eu aproximar-me que se mete logo em S e abana a cauda armada em cascavel, tiro-a do terrário com o auxilio de um "gancho" feito por mim, caso contrário é uma verdadeira luta.

Já agora aqui fica uma foto dela a explorar o terrário:

ImagemImagem
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

quarta out 29, 2008 8:54 pm

com um terrário desse tamanho, acho que é normal que ela tenha esse comportamento. ele é muito grande para uma cobra desse tamanho..
appisco
Membro

Elaphe Guttata Guttata

quarta out 29, 2008 8:59 pm

Ela sempre teve este comportamento, e agora apesar de continuar armada em má, está bem melhor. A cobra está com uns 60cmts, nao creio que este terrário seja assim tao grande.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quarta out 29, 2008 10:30 pm

appisco Escreveu:Ela sempre teve este comportamento, e agora apesar de continuar armada em má, está bem melhor. A cobra está com uns 60cmts, não creio que este terrário seja assim tão grande.
Porque se calhar sempre teve em espaços demasiado grandes e sem esconderijos, que a tornaram insegura e sempre na defensiva por causa do stress ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quinta out 30, 2008 6:22 am

Para uma cobra que quer esconderijos noa chão, ter um terrario alto. é realmente uma excelente ideia...

e o da Lampro?
É igual a este?
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta out 30, 2008 9:21 am

Agora que tem uns 60 cms o espaço já é capaz de não ser grande de mais, com a reserva que ieria apresentar, MAS se sempre aí esteve desde pequena de facto isso pode ser a causa do seu comportamento.

De facto, e mesmo para a cobra com a dimensão que ela terá neste momento, esse terrário teria que ser bastante melhorado, no que à sua decoração diz respeito. Tal como está, apresenta uma enorme área aberta, desprovida de qualquer elemento não só que permita à cobra explorar como acima de tudo sentir-se mais segura (imagino quando ela era mais pequena...). Com esse set up ela sente-se sempre exposta, e a solução é muito fácil. Basta colocares elementos de decoração, como umas plantas (falsas para ser mais fácil) presas ao vidro a 2/3 de altura, cobrindo assim o meio e a zona baixa, e uns troncos cruzados a meia altura. Crias aqui uma zona intermédia, não só aumentando a área útil do terrário como criando a ideia de espaços mais fechados, ergo mais seguros, para a cobra...
appisco
Membro

Elaphe Guttata Guttata

quinta out 30, 2008 11:59 am

se fizerem um search e colocarem "mini-terrário" vêem onde a tinha até agora, mudei-a á pouco tempo e as decorações ainda não estao completas.

Em relação ao novo habitante está nesse miniterrário que foi propriamente limpo e desinfectado antes de a receber.

Com a corn com 60cmts disseram-me aqui no forum para fazer logo o terrário definitivo, coloquei-a neste temporário e agora este é grande??? então, decidam-se!
Native
Membro Veterano

quinta out 30, 2008 12:10 pm

appisco Escreveu:(...)

Com a corn com 60cmts disseram-me aqui no forum para fazer logo o terrário definitivo, coloquei-a neste temporário e agora este é grande??? então, decidam-se!
Não está mal o espaço se for aproveitado como disse o Thorgarth, colocando uns ramos e uns esconderijos onde ela se sinta segura, algo que ela consiga preencher enrolada la dentro. Mas uma cobra que não se sinta segura é mais natural que se defenda de tudo e demore mais a acalmar ou a amansar.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta out 30, 2008 12:32 pm

O que vou aqui postar , não é nem por sombras para contrariar o que foi dito anteriormente....é apenas uma opinião.
No meu caso quando tive a minha corn , ela veio de uma loja, estava num terrário . Veio directamente para o terrário onde está que tem aprox. 1 m. Quando veio tinha 48 cms. Tinha os esconderijos ( tenho que comprar outro que num ela já não cabe ) , um tronco e como 1º substrato papel de cozinha. Nunca foi agressiva, só regeitou uma vez comer, e tem crescido ( se tem :D ). Daí eu pergunto , tambem pode variar um pouco de individuo para individuo , não? Umas podem ser mais bem humoradas e outras menos, ou não?
Thorgarth
Membro Veterano

quinta out 30, 2008 12:47 pm

nicasxi Escreveu:O que vou aqui postar , não é nem por sombras para contrariar o que foi dito anteriormente....é apenas uma opinião.
No meu caso quando tive a minha corn , ela veio de uma loja, estava num terrário . Veio directamente para o terrário onde está que tem aprox. 1 m. Quando veio tinha 48 cms. Tinha os esconderijos ( tenho que comprar outro que num ela já não cabe ) , um tronco e como 1º substrato papel de cozinha. Nunca foi agressiva, só regeitou uma vez comer, e tem crescido ( se tem :D ). Daí eu pergunto , tambem pode variar um pouco de individuo para individuo , não? Umas podem ser mais bem humoradas e outras menos, ou não?
A questão penso que deverá ser colocada de outra forma.... Repara a reacção e o à vontade com alturas varia de pessoa para pessoa, mas ainda que te sintas à vontade perto perto de zonas bem altas com alguma certeza não gostarias de estar SEMPRE nessa situação, correcto?

É claro que a sua reacção a espaços abertos e/ou amplos varia não só de espécie para espécie como de individuo para individuo, mas o facto de tolerarem melhor essa situação não quer dizer que gostem ou que não possa causar algum stress. Em muitas espécies esse não é um factor de grande importância mas a verdade é que em pequenas elas precisam de ter espaços bem apertados on se possam esconder e sentir seguras.

Com um pouco de trabalho consegues tornar um terrário relativamente grande adequado para uma baby, com muito elementos por forma a criar várias camadas e reduzir os espaços abertos entre si, mas é bem mais fácil mantê-las num faunário.
appisco
Membro

Elaphe Guttata Guttata

quinta out 30, 2008 12:48 pm

no meu caso comprei-a a um criador e desde o ínicio que ela é assim, bastante arisca. Sempre lhe proporcionei esconderijos e o outro lado do terrário está cheio de vegetação. Ela tem crescido bastante bem e depois de agarrada posso fazer o que quiser que ela nao me faz nada, so se coloca na defensiva quando entro "no espaço dela" e por isso recorro ao tal gancho.

Mas a questão aqui era o novo habitante cá de casa, espero que gostem.
Native
Membro Veterano

quinta out 30, 2008 1:09 pm

appisco Escreveu:(...) so se coloca na defensiva quando entro "no espaço dela" e por isso recorro ao tal gancho.

Mas a questão aqui era o novo habitante cá de casa, espero que gostem.
Eu uso sempre gancho sejam "simpáticas" ou não, acho a nossa mão enorme e muito intimidativa ao entrar no espaço de uma cobra bebé, e sendo habituadas assim montam lindamente no gancho e passam para a mão nas calmas.
Quanto á nova habitante é bontita boa sorte com ela...e atenção que lampropeltis costuma stressar mais que as corn assim como regeitar alimento devido a stress...se bem que eu não tenha tido problemas desses com a minha splendida e ate deveria ter razoes para isso, pois andou mais de uma semana de caixa de criador para feira, de feira para um faunario e mais 4 dias em Lx, depois viagem de comboio para o Algarve no entanto é um doce, só recusa alimento quando está na premuda ainda que não hajam indícios visíveis disso. .
( Denis Diderot )

TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

quinta out 30, 2008 1:32 pm

Gancho é sempre a melhor opção tal como o Native disse, eu também uso sempre gancho, por uma questão de habito, e realmente quando pegadas por gancho elas não stressam tanto ao serem pegadas! :)

Mais uma lição do Native aprendida por mim :)
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Thorgarth
Membro Veterano

quinta out 30, 2008 1:44 pm

A minha lamprophis é fácil de retirar com um gancho, e até mesmo com a mão, se bem que na maoiria das vezes até espero que seja ela a sair do faunário e só depois de lhe pego. Já a minha verdinha... se está calma até pode ser que consiga mas na maioria das vezes é que nem pensar. Ela é MUITO rápida....
misspucca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 15, 2007 3:57 pm

quinta out 30, 2008 4:27 pm

«Fora do contexto; Srs. moderadores podem apagar depois pf... : Onde arranjam os ganchos? Tenho procurado e nao encontro. Mandem mp pf»
<strong>Por favor adicionar o c&eacute;rebro antes de abrir a boca!</strong>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”