ACTUALIZADO: DEFINIÇÂO DE FASE NAS COBRAS DO MILHO

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

ozcZ
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2007 12:39 pm

sábado nov 08, 2008 4:52 pm

Boas,

Sei que isto nao passa de nada para os mais entendidos mas pode esclarecer as duvidas a alguns iniciantes. Espero que gostem e se eu tiver escrito alguma coisa de errado toca a avisar .

Genética nas Cobras do Milho

Breve Introdução

A coloração das cobras do milho é composta por 2 cores predominantes: Quando combinadas, formam o padrão espectacular que vemos nas Cobras do milho “normal”. As 2 principais cores são o vermelho e o preto sendo o amarelo uma cor secundária aparecendo em vários tons. A genética por detrás da herança das cores pode ser vista se uma cobra do milho tem ou nao ambas as cores (Normal), apenas vermelho ( Amelanistic), apenas preto (Anerythristic), ou nenhuma( Snow).
Também existem factores que diluem ou realçam as cores, resultando cobras mais claras ou cobras mais escuras, como é o caso das Okeetee ou das Ghost.

Genética Simples

Os genes são compostos por informação genetica (DNA). As diferentes formas dos genes particulares são chamados Alelos. Os diferentes alelos de qualquer gene sao ou dominantes ou recessivos.
Vamos considerar um gene que codifica a enzima que produz o pigmento preto numa cobra do milho. Vamos representar o alelo Wildtype com a letra “B”. A mutação nesse gene que bloqueia a sua função (Não conseguir produzir o pigmento preto) é encontrada e vai ser representada por “b”. Agora, temos de nos lembrar que os animais possuem duas copias dos seus genes. A primeira provém da sua progenitora, e a segunda do seu progenitor. Entao uma cobra preta Wildtype tem genes normais e é representada por “BB”. Uma cobra da mesma espécie (Wildtype) que nao possua o pigmento preto será “bb”. Essa mutação possui 2 copias do alelo defeituoso, e portanto é incapaz de produzir o pigmento preto resultando numa cobra branca.

Duas informações importantes: Fenótipo é o que a cobra aparenta, exemplo: preta ou branca. Genótipo é a informação que os alelos conteem, “BB” ou “bb”.

Agora se uma Cobra do milho preta Wildtype “BB” for cruzada com uma cobra branca “bb” (Snow) então todas as crias irão ter um gene normal dum progenitor\a “B” e um gene “mutante” do outro “b”. Assim, as crias serão “Bb”, ou heterozigoticas, o que significa ter 2 alelos diferentes para um só gene. Neste caso, as crias Heterozigóticas irão ser pretas pois ainda possuem um gene funcional “B”, o que ainda as possibilita de produzirem o pigmento preto. Resumindo, o Fénotipo será a cor preta, e o Génotipo “Bb”.
Este exemplo está muito perto com o que acontece na realidade com as Cobras do Milho com a excepção que há 2 genes primarios envolvidos, um que codifica a cor preta na zona do ventre, e outro gene que codifica a cor vermelha ao longo do seu padrão.

Genetica das Cobras do Milho

Como mencionei antes, as Cobras do Milho possuem 2 cores principais que são responsaveis pela sua linda coloração. Vermelho e preto (Wildtype). O seu Genotipo pode ser representado por “RRBB”. O “RR” refere-se ao gene para a cor vermelha, e o “BB” ao gene para a cor preta. (Considerando que estou a simplificar, uma vez que na realidade há mais do que 2 genes invovidos.)
Vamos agora considerar o cruzamento de uma Cobra do Milho Wildtype “RRBB” com uma Snow “rrbb”. Para analisar os possivei resultados deste cruzamento temos primeiro de determinar que tipo de gametas (esperma e ovos) são possiveis. Um gameta tem só um conjunto de genes. Entao a cobra Wildtype só consegue produzir um tipo de gametas, “RB”, e todo o seu esperma ou ovos irá ter esse Genotipo. Assim, a Cobra Snow também so consegue produzir um tipo de gametas “rb”. As crias, então, terão todas o Genotipo “RrBb”, e o seu Fenotipo ou cores vai ser todo Normal Wildtype (preto e vermelho). Todas as crias vão ter preto pois possuem o gene “B” e tambem o vermelho pois possuem “R”. Vão tambem ser todas Duplo Heterozigoticas, o que significa que vão ter um alelo Normal Wildtype e outro mutante (Snow) em 2 genes diferentes.
O que acontece se cruzarmos 2 Duplos Heterozigoticos? Primeiro, temos de saber quais são os gametas possiveis de produzir uma cobra “RrBb”. Existem 4 possibilidades: “RB”, “Rb”, “rB” e “rb”. Então irá haver 25% de possibilidades para cada um. Entao pelo seguinte quadro podemos determinar :
_____RB____Rb_____rB______rb
RB__RRBB____ RRBb___RrBB__ _RrBb
Rb__ RRBb____ RRbb ___RrBb___Rrbb
rB___RrBB____ RrBb___ rrBB____rrBb
rb___RrBb____ Rrbb___ rrBb_____rrbb

Depois de se fazer o quadro podemos concluir que existem 9 Genotipos diferentes e 4 Fenotipos diferentes, como mostra o quadro abaixo.

Frequencia___________Genotipo_____Fenotipo
____1_______________RRBB__________Normal
____2_______________RRBb__________Normal
____1_______________RRbb___________Amelanistic
____2_______________RrBB___________Normal
____4_______________RrBb___________Normal
____2_______________Rrbb___________Amelanistic
____1_______________rrBB_________ __Anerythristic
____2_______________rrBb____________Anerythristic
____1_______________rrbb____________Snow

Então podemos concluir que o resultado deste cruzamento serão 9 Normais, 3 Amelanistic, 3 Anerythristic e 1 Snow

Cumps, ozcZ

Depois de uma critica construtiva pela parte do jpmf aqui vão mais umas informaçõezinhas acerca das Guttatas.

Morphs:

-Anery A - anerythrisistic tipo A – Significa que há ausencia de pigmentação vermelha, predominando o preto e algum amarelo.

-Anery B - anerythrisistic tipo B – Ausencia de vermelho e amarelo. Apenas possui cor preta, sombreado.

-Amel- Amelanistic - Ausencia de pigmentação preta. Presença de vermelho e amarelo. Teem Os olhos vermelhos.
Exemplo: Candy cane, Reverse Okeetee, e Creamsicle são exemplos do gene Amelanistic. É tambem chamado Red Albino ou só Albino.

-Hypo- Hypomelanistic- Menos pigmentação preta, embora quase pareçam fase Normal, possuem um bocado mais de laranja e menos de preto. Existem tambem outros tipos do gene Hypo, como sunkissed e Lava. Sunkissed é Hypo B e lava á Hypo C.

-Snow- Esta morph é a “mistura” entre uma Amel e Anery A. São brancas com algum rosa ou amarelo e olhos vermelhos.

-Blizzard- Cruzamento entre Amel x Anery B. Completamente brancas com olhos vermelhos.

-Ghost- Anery A x Hypo. Vão desde cinzento claro até cinzento escuro e devem ter amarelo.

-Phantom-Anery B x Hypo. Tambem chamadas Hypo Ghost. Gradação de cinza claro até cinza muito claro.

-Butter- Amel x Caramel. Versão amarela de uma Snow. Branca com um padrão amarelado.

-Amber- Hypo x Caramel. Laranja e castanho. Tem maioritariamente um toque de dourado.

-Motley- Predominantemente manchas brancas.

-Striped-Riscas extendem-se ao longo do comprimento da cobra.

-Bloodred- Esta mutação apesar de os Babys parecerem-se com Motleys, pretende cores solidas em adultos.

Agora vou dar um exemplo sobre o que conseguiriamos criar se cruzassemos:

- Amel x Amel – 100% Amel

-Amel X Het Amel - 50% Amel, 50% Het Amel

-Het Amel X Het Amel - 25% Amel, 50% Het Amel, 25% Normal – isto acontece quando dizemos que os Normals sao 66% Het Amel pois nao conseguimos saber o genotipo de um heterozigotico recessivo olhando só para ele.

-Amel X Hypo - 100% Het para Amel e Hypo – Isto é chamado de Duplo het.

-Amel X Het Hypo - 50% Het Amel e Hypo, 50% Het Amel.

-Amel Het Hypo X Hypo Het Amel - 25% Amel Hypo, 25% Amel Het Hypo, 25% Hypo Het Amel, 25% Duplo het Hypo e Amel.

Agora como conseguir:

Quero alertar que as fases abaixo podem nao ser conseguidas logo na primeira Geração ( Thanks Jpmf) , PORTANTO CONTINUEM A TENTAR :D :P :twisted:

Snow: Anery A Het Amel X Amel Het Anery A = 25% Amel Anery A (Snow)

Blizzard: Anery B Het Amel X Amel Het Anery B = 25% Amel Anery B (Blizzard)

Ghost: Anery A Het Hypo X Hypo Het Anery A = 25% Hypo Anery A (Ghost)

Phantom: Anery B Het Hypo X Hypo Het Anery B = 25% Hypo Anery B (Phantom)

Butter: Amel Het Caramel X Caramel Het Amel = 25% Amel Caramel (Butter)

Amber: Hypo Het Caramel X Caramel Het Hypo = 25% Hypo Caramel (Amber)

Motley e Stripe São co-dominates um para o outro. Se cruzares Motle com Striped há 100% de probabilidade de sairem Motley Stripe. Isto é engraçado pois se cruzarmos:
Anery A Het Motley Hypo X Hypo Het Striped Anery A, existe 6.25% de probabilidade de conseguirmos Motley Striped Ghost. Contudo é muito improvavel, só se se criar em grandes quantidades. No entanto os 93.75% serão interessantes á mesma ;).

Espero que agora esteja melhorzito :D
Última edição por ozcZ em domingo nov 09, 2008 7:21 pm, editado 13 vezes no total.
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

sábado nov 08, 2008 8:01 pm

Muito bem ozcZ, para mim este é o melhor tópico que li aqui na arca nos últimos tempos, está aqui uma boa definição de "Fase" e como tal acho que o tópico se deveria chamar "Definição de Fase nas cobras do milho", os meus sinceros parabéns, por mim iria para os inamoviveis.
Brake
ozcZ
Membro Veterano

sábado nov 08, 2008 8:07 pm

Brake Escreveu:Muito bem ozcZ, para mim este é o melhor tópico que li aqui na arca nos últimos tempos, está aqui uma boa definição de "Fase" e como tal acho que o tópico se deveria chamar "Definição de Fase nas cobras do milho", os meus sinceros parabéns, por mim iria para os inamoviveis.
Muito Obrigado Brake, é apartir de criticas construtivas que se vai melhorando, e como tal, farei a alteração proposta. :D
MikeMoldao
Membro
Registado: quinta out 09, 2008 2:06 pm

sábado nov 08, 2008 9:37 pm

Muito bem! :D
<p><strong>I don't discriminate: I hate everyone.</strong></p>
GoldDragon
Membro
Registado: quinta set 11, 2008 4:14 pm

sábado nov 08, 2008 10:36 pm

Muito muito bom!ha muito tempo que nao se via um topico deveras interessante e constructivo!

Parabens!

(tomei a liberdade de por nos inamoviveis!! :wink: )

Cumps pessoal!
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sábado nov 08, 2008 10:44 pm

Eu não gostei muito.
Apesar de teres isto tudo muito explicadinho está generalizado demais e tens alguns erros.
As snows têm o factor amel e o anery, daí terem "ausência" visível de pigmentos de cor. Não nos podemos esquecer que uma corn snow é Amel Anery (ou seja estes dois factores co-dominam na aparência da cobra).
Eu acho que há que ter muito cuidado.
A genética das corns, não é simples, pelo menos tão simples como aqui está, mas é um bom principio.

Pelo trabalho que deu, os meus parabéns.
Ricardofr150
Membro
Registado: sexta set 26, 2008 8:38 am

domingo nov 09, 2008 9:53 am

Excelente :wink:
<p>Esta nas nossas maos...</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=P_9mjBUS ... Dng</a></p>
ozcZ
Membro Veterano

domingo nov 09, 2008 10:27 am

jpmf Escreveu: As snows têm o factor amel e o anery, daí terem "ausência" visível de pigmentos de cor. Não nos podemos esquecer que uma corn snow é Amel Anery (ou seja estes dois factores co-dominam na aparência da cobra).
.
Boas. Eu sei jpmf, eu disse logo no inicio que estava generalizado demais, serve apenas para tirar duvidas mais basicas aos iniciantes no mundo das cobras.
Com tempo vou melhorar o texto, e espero contar com a tua ajuda para esclareceres algumas duvidas que possa vir a ter.
Obrigado pela critica :D
ozcZ
Membro Veterano

domingo nov 09, 2008 11:31 am

Pessoal Acrescentei mais umas coisinhas :D :D

Toca a criticar.
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

domingo nov 09, 2008 12:01 pm

Como de genética percebo isto [] , não posso fazer a minha critica, mas dou-te os meus parabéns pela iniciativa...

Vai actualizando o post sempre que aches que podes melhorar ou acrescentar algo de modo a tentar torná-lo o mais verdadeiro e fiável possível... :wink:
ozcZ
Membro Veterano

domingo nov 09, 2008 3:57 pm

Claro que sim NhamNham.

Vou actualizando.
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

domingo nov 09, 2008 6:07 pm

ozcZ Escreveu:Pessoal Acrescentei mais umas coisinhas :D :D

Toca a criticar.
Tens aqui umas coisas que podem induzir a erros..
Por exemplo as cruzas que dás...
Cruzar cobras, não deve ser feito de animo leve e além disso os resultados que aqui puseste podem induzir em erro.
É que das cruzas todas que aqui tens muitas sairão normais e só obterás as respectivas fazes em 2ª geração, e não esquecer que estás a falar em probabilidades e não em nº reais, ok?
Ou seja, qualquer tipo de anery cruzado com uma amel vai dar 100% normal het amel het anery.
Numa segunda cruza, ao cruzares 2 irmão então sim vais ter as snows.
Como sabes que a cobra é het?
Não sabes sem a cruzares ou sem fazeres uma análise genética.
ozcZ
Membro Veterano

domingo nov 09, 2008 6:29 pm

jpmf Escreveu:

Toca a criticar.
Tens razão, com o tempo vou melhorando isso, Obrigado pelos avisos, é assim que se vai aprendendo.
Quanto a estar a falar um probabilidades, fi-lo assim pois pesquisei resultados, pois nao sou criador.
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

domingo nov 09, 2008 7:06 pm

ozcZ Escreveu:
jpmf Escreveu:

Toca a criticar.
Tens razão, com o tempo vou melhorando isso, Obrigado pelos avisos, é assim que se vai aprendendo.
Quanto a estar a falar um probabilidades, fi-lo assim pois pesquisei resultados, pois nao sou criador.
eu tenho um programa que também só dá probabilidades.
Não quero é que ninguém fique a pensar que se cruzar uma amel com uma anery vai ter snows.
Por isso é que estou a tentar mostrar as lacunas que tens no teu texto. Não leves a mal...
ozcZ
Membro Veterano

domingo nov 09, 2008 7:08 pm

jpmf Escreveu:
ozcZ Escreveu:
jpmf Escreveu:

Toca a criticar.
eu tenho um programa que também só dá probabilidades.
Não quero é que ninguém fique a pensar que se cruzar uma amel com uma anery vai ter snows.
Por isso é que estou a tentar mostrar as lacunas que tens no teu texto. Não leves a mal...
Claro que não levo a mal, estou aqui para aprender :D
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”