Lâmpadas uvb fazem mal ?
Moderador: mcerqueira
Boa. estou com uma dúvida. Li algures aqui no fórum que a lâmpada repti-glo (uvb) que são prejudiciais a longo prazo. é verdade? se é, porquê? Quantas horas acham que devo ter a lâmpada ligada por dia? Tenho duas tasrtarugas hieroglificas 

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
prejudiciais??nunca tal ouvi antes pelo contrário. os raios UVB sao essencias para a maioria os repteis. e penso que deve estar ligaddo durante 12h.Tanytany Escreveu:Boa. estou com uma dúvida. Li algures aqui no fórum que a lâmpada repti-glo (uvb) que são prejudiciais a longo prazo. é verdade? se é, porquê? Quantas horas acham que devo ter a lâmpada ligada por dia? Tenho duas tasrtarugas hieroglificas
-
- Membro
- Registado: quinta out 09, 2008 2:06 pm
HeyTanytany Escreveu:Boa. estou com uma dúvida. Li algures aqui no fórum que a lâmpada repti-glo (uvb) que são prejudiciais a longo prazo. é verdade? se é, porquê? Quantas horas acham que devo ter a lâmpada ligada por dia? Tenho duas tasrtarugas hieroglificas

<p><strong>I don't discriminate: I hate everyone.</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
O que pode fazer mal é o EXCESSO de radiação UVB. Os raios UV são raio que nos trazem também a nós certos beneficios, mais ainda, mostram-se essenciais para certos animais. MAS, e como em tudo, tem que haver uma certa proporcionalidade. Mesmo os animais que habitam zonas desérticas de climas quentes, e que por vezes se "banham" durante o periodo mais forte do dia, a verdade é que não passam o dia todo ao sol.
MAIS, em cativeiro a distância da fonte tem que ser vista não só tem termos de distância máxima mas também distância mínima, e o valor total da radeação emitida. É fácil de perceber se colocar-mos 2 compactas de 10.0 num reflector para um camaleão calypratus, e a 15cm do basking spot por ele mais utilizado, os resultados não serão certamente nada bons...
MAIS, em cativeiro a distância da fonte tem que ser vista não só tem termos de distância máxima mas também distância mínima, e o valor total da radeação emitida. É fácil de perceber se colocar-mos 2 compactas de 10.0 num reflector para um camaleão calypratus, e a 15cm do basking spot por ele mais utilizado, os resultados não serão certamente nada bons...
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>