Care-Sheet Fire Skink (Escinco-de-Fogo) - Riopa fernandi

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sexta dez 05, 2008 11:03 pm

O Escinco-de-Fogo, do inglês Fire Skink, está ordenado taxonomicamente da seguinte forma:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Familia: Scincidae
Género: Riopa
Espécie: Riopa fernandi

Imagem
Foto de: Steve Kary

Como podem ver na foto acima, este animal apresenta uma cor dourada e com partes negras na região dorsal, enquanto que a região ventral possuí uma coloração branca e preta bandeada. A cauda é negra com ponteados de cor branca e é a região lateral entre a cabeça e a cauda que dá o nome ao animal pois apresenta um padrão com cores vermelha, branco e preto que lhes dá um aspecto de fogo.

No estado selvagem, encontram-se nas florestas húmidas do oeste africano e têm o hábito de se esconder em locais escuros e se enterrar no substrato húmido, visto serem animais de emboscada. São animais diurnos.

Em cativeiro são animais que podem atingir 25-35 cm, sendo que os machos são ligeiramente maiores. São animais geralmente amigáveis que se vão tornando cada vez mais dóceis com o manuseamento regular. Os machos são muito territoriais, por isso devem manter-se separados de outros machos. Não existem muitos dados do tempo médio de vida, mas é de se esperar uma longevidade entre os 10 e os 20 anos.

Terrário:

Após alguma pesquisa, aconselho um terrário com 75x45x45 cm (c,l,a) para um adulto ou 100x 60x 60 cm para um casal é suficiente (contudo aconselho que o macho e a fêmea só devam estar juntos na época de acasalamento). Como atrás referi são animais que gostam de se esconder, por isso deve-se preencher o terrário com muitos esconderijos, sejam feitos de pedra ou mesmo de bocados de madeira (atenção às partes afiadas e às resinosas). Podem utilizar como substrato o papel de cozinha, cortiça, ou mesmo o "Coco Husk" da ExoTerra, se bem que aconselho o primeiro enquanto não são adultos pelas razões do costume e o último será uma boa escolha quando forem adultos pois mantêm a humidade necessária (atenção: nada de areia! não são animais de ambientes desérticos arenosos!)

Coloquem também alguns ramos (não se esqueçam de os tratar e não utilizem árvores resinosas) para que ele possa subir, pois estes animais adoram trepar... Podem (ou melhor, devem) usar plantas artificiais de maneira a proporcionar ao animais mais locais para se esconder e se sentir mais confortável, além de dar um "ar mais real" ao terrário. Coloquem um recipiente com água onde ele possa tomar banho e beber água.

Aquecimento, iluminação e humidade:

Durante o dia, aconselho um gradiente térmico entre os 27ºC e os 29ºC no lado mais quente e no lado frio por volta dos 24ºC, com um Basking-Spot (utilizando uma lâmpada própria para o efeito) a atingir os 32ºC. À noite, as temperaturas devem ser diminuídas, variando entre os 21ºC e os 24ºC, sendo que a lâmpada de spot não deve estar ligada! Estas temperaturas podem ser mantidas utilizando um cabo (como o animal tem o hábito de se enterrar no substrato é o mais indicado) ou tapete cobrindo cerca de metade do terrário, ou uma lâmpada de cerâmica, isto tudo controlado por termostato.

É necessária uma lâmpada de uvb's, aconselho a ExoTerra Repti Glo 5.0 de 25W ou a ARCADIA D3 de 23W. Atenção que esta devem estar no máximo a 30cm do animal, ou podem proporcionar ao animal um local de fácil acesso a essa mesma distância da lâmpada, para que este possa absorver essas radiações essenciais à sua sobrevivência.

Estes animais vivem em zonas húmidas, logo necessitam de uma humidade relativa do ar média a elevada. Devem borrifar o substrato com uma vez por dia, mantendo a sua humidade entre os 70-80%. Atenção: O substrato nunca deve estar completamente seco, mas também não convém estar ensopado! O recipiente com água atrás descrito vai ajudar a manter a humidade do ar.

Alimentação:

O Escinco-de-Fogo é um animal carnívoro mas há quem o considere como um animal omnívoro. Não são animais predadores activos, mas antes uns mestres de emboscada, logo muito provavelmente rejeitarão alimento não vivo. Podem alimentar-los com: gafanhotos, grilos, tenébrio, zophoba, dubia, galleria, ... Há quem dê também pinkies e lagartos mais pequenos (gén. Anoles, por exemplo). Podem dar-lhe também vegetais e alguns frutos, embora nem sempre lhes peguem... Podem dar suplementos de cálcio com aditivos D3, pobres em fósforo.

Obrigado ao Jota (jpmf) e à buzio pela ajuda na elaboração desta care.

Fontes:
http://www.centralpets.com/php/search/s ... ?Story=262
http://reptileguides.herpcenter.com/showthread.php?t=38
Última edição por AlunoBioGeo em sexta dez 05, 2008 11:55 pm, editado 6 vezes no total.
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

sexta dez 05, 2008 11:07 pm

Boa ficha, devia ir prós inamivíveis.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sexta dez 05, 2008 11:16 pm

não são estritamente carnivoros, apesar de algumas caresheets o referirem. são omnivoros com um "gostinho especial" pela carne 8) :wink:
AlunoBioGeo
Membro Veterano

sexta dez 05, 2008 11:20 pm

buzio Escreveu:não são estritamente carnivoros, apesar de algumas caresheets o referirem. são omnivoros com um "gostinho especial" pela carne 8) :wink:
Sim, eu sei... mas referem muitas vezes que rejeitam alimento não-vivo, por isso optei por colocar carnívoros;) heheh... mas posso dar essa correcçãozita;) Obrigado buzio:D
buzio
Membro Veterano

sexta dez 05, 2008 11:26 pm

claro, depois de uns anitos a tentar encontrar mais um, deu tempo para ler um bocadito.
agora tenho cá dois que vieram da avisan ;)
AlunoBioGeo
Membro Veterano

sexta dez 05, 2008 11:28 pm

buzio Escreveu:claro, depois de uns anitos a tentar encontrar mais um, deu tempo para ler um bocadito.
agora tenho cá dois que vieram da avisan ;)
então mais qualquer imprecisão ou alguma coisa a acrescentar, força;) hehehe
geckolove
Membro Júnior
Registado: quinta jan 10, 2008 1:46 pm

sexta dez 05, 2008 11:46 pm

onde se arranja um bichito desses ? :twisted:

a avisan ja passou e eu n pode ir ! :( :o :(
<strong><strong>
<p>&nbsp;I wish someone would tell me
what it is that I've done wrong.
Why I have to stay chained up
and left alone so long.
They seemed so glad to have me
when I came here as a pup.
There were so many things we'd do
while I was growing up.
They couldn't wait to train me
as a companion and a friend.
And told me how they'd never fear
being left alone again.
</p>
<p><u>Why they said they wanted me
THEN LEFT ME ON A CHAIN?</u></p>
</strong></strong>
buzio
Membro Veterano

sábado dez 06, 2008 8:10 am

neste momento n sei.
cheguei à avisan e estavam lá a olhar para mim, comprei. Depois como cereja no topo do bolo levei logo uma dentada para ficar preparada para o que vem no futuro....
neste momento, 5****

agora coisas engraçadas, o riopa espirra, tosse e ronrona. produz sons que nunca ouvi noutro lagarto. Ando agora à procura do que poderá querer dizer esse "ronronar" ou roncar como lhe queiram chamar, porque apesar de eu pensar que se trata provavelmente de uma manifestação agressiva, os ditos não tiveram qq comportamento agressivo de seguida.

quanto à care sheet, acho que de deve dar algum ênfase à dificuldade de sexagem, já que mesmo com sonda, muitos dos sítios que li diziam não ser muito fiável (os meus não sou dois machos porque não brigam e estiveram juntos na avisan, resta saber se são casal ou duas fêmeas, vou tentar a sexagem por sonda para a semana, depois logo se vê ao vivo o que falam as care-sheet). Além disso acho importante referir que não se devem alojar machos juntos e que para manter grupos, estes devem ser de fêmeas. O terrário deve ser horizontal e não vertical, já que apesar de subirem, estes escincos gostam de entocar no solo e o espaço que aproveitam é o de solo.
rglove
Membro Veterano
Registado: quarta out 29, 2008 4:44 pm

sábado dez 06, 2008 10:49 am

Já está nos inamoviveis :wink:
AlunoBioGeo
Membro Veterano

segunda dez 08, 2008 6:20 pm

rglove Escreveu:Já está nos inamoviveis :wink:
Thanks;)
Responder