Ontem pouco depois de sair de casa encontrei no passeio este bichinho:

Nao tenho muitos conhecimentos sobre repteis mas à primeira vista parece-me um dragão barbudo. Não faço a mais pequena ideia como foi parar à rua mas tenho a certeza que se o lá deixasse ou seria pisado, ou atropelado ou ia acabar por morrer de frio ou fome.
Trouxe-o entao para casa e montei-lhe uma casinha provisória. Meti-lhe agua num recipiente raso, comprei-lhe um granulado para repteis (que tem vitamina A, D3 e C) e pus-lhe cenoura, alface e salsa (coisas que vi que eles comiam e tinha em casa na altura).
Meti também papel de cozinha no solo da caixinha onde ele está e fiz-lhe uma mini "caverna" para el se refugiar.
Daqui a nada vou ao vet para ver o que ele tem para me dizer.
O bichinho tem uma patinha espalmada e não parece sequer que a use. Imagino que durante o tempo que esteve na rua alguem o pisou. Tem também alguma pele a sair na cauda mas eu nao lhe toquei.
Esta meio assustado e ontem tentei dar-lhe comida (os suplementos) e agua à boca porque nao sabia ha quanto tempo estava na rua e se estava desidratado ou nao. Nao o quero forçar a nada mas também nao quero que morra de fome e sede por isso não sei até que ponto o devo ou nao "obrigar" a comer.
O meu problema agora é maior porque eu nao vivo em Portugal mas este fim de semana vou para Lisboa passar o natal e vou ficar por la durante quase uma semana. Queria deixar o bichinho num terrario o mais adequado possível e para isso tenho poucos dias.
Gostava de saber opiniões sobre o basico que eu tenho que arranjar nos proximos dias para assegurar a sobrevivencia do animal.
Planeio comprar esta tarde (depois de ir ao vet) um terrario e pelo menos lampadas (ultra violeta e infra vermelha).
Andei a ler aqui e ali algumas coisas mas a informação está bastante dispersa e estou mesmo com falta de tempo neste momento.
Preciso só que me informem do basico que depois eu oriento-me no resto.
Obrigado pela ajuda.