[Ajuda] Dragao barbudo?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Chastity
Membro
Registado: segunda dez 20, 2004 11:34 pm

quinta dez 18, 2008 12:18 pm

Ola a todos.

Ontem pouco depois de sair de casa encontrei no passeio este bichinho:

Imagem

Nao tenho muitos conhecimentos sobre repteis mas à primeira vista parece-me um dragão barbudo. Não faço a mais pequena ideia como foi parar à rua mas tenho a certeza que se o lá deixasse ou seria pisado, ou atropelado ou ia acabar por morrer de frio ou fome.

Trouxe-o entao para casa e montei-lhe uma casinha provisória. Meti-lhe agua num recipiente raso, comprei-lhe um granulado para repteis (que tem vitamina A, D3 e C) e pus-lhe cenoura, alface e salsa (coisas que vi que eles comiam e tinha em casa na altura).
Meti também papel de cozinha no solo da caixinha onde ele está e fiz-lhe uma mini "caverna" para el se refugiar.
Daqui a nada vou ao vet para ver o que ele tem para me dizer.
O bichinho tem uma patinha espalmada e não parece sequer que a use. Imagino que durante o tempo que esteve na rua alguem o pisou. Tem também alguma pele a sair na cauda mas eu nao lhe toquei.
Esta meio assustado e ontem tentei dar-lhe comida (os suplementos) e agua à boca porque nao sabia ha quanto tempo estava na rua e se estava desidratado ou nao. Nao o quero forçar a nada mas também nao quero que morra de fome e sede por isso não sei até que ponto o devo ou nao "obrigar" a comer.

O meu problema agora é maior porque eu nao vivo em Portugal mas este fim de semana vou para Lisboa passar o natal e vou ficar por la durante quase uma semana. Queria deixar o bichinho num terrario o mais adequado possível e para isso tenho poucos dias.
Gostava de saber opiniões sobre o basico que eu tenho que arranjar nos proximos dias para assegurar a sobrevivencia do animal.
Planeio comprar esta tarde (depois de ir ao vet) um terrario e pelo menos lampadas (ultra violeta e infra vermelha).
Andei a ler aqui e ali algumas coisas mas a informação está bastante dispersa e estou mesmo com falta de tempo neste momento.
Preciso só que me informem do basico que depois eu oriento-me no resto.
Obrigado pela ajuda.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta dez 18, 2008 12:51 pm

Eu que não percebo nada disto, atrever-me-ia a dizer que isso é uma osga - Tarentola mauritanica. Dragão barbudo é que não é de certeza.

Aqui está uma

Imagem

Solte mas é o animal, não sei como é no País em que está, mas em Portugal é proibido apanhar e manter em cativeiro animais da nossa fauna.
Última edição por kitten em quinta dez 18, 2008 12:57 pm, editado 1 vez no total.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quinta dez 18, 2008 12:57 pm

é uma Tarentola mauritanica ( ou qq coisa aprecida)
É uma osga comum...

há quem goste.
Deverá voltar a po-la no sitio onde a encontrou. É proibido manter em cativeiro, animais apanhados na Natureza...
Ela sabe perfeitamente desenrascar-se...
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta dez 18, 2008 12:58 pm

Sim um DB é que definitivamente não é. Com um elevado gráu de certeza será uma espécie de gecko agora qual está bem para além dos meus conhecimentos, mas em qualquer caso como vai com ele ao Vet pode ser que ele a elucide não só em relação à espécie como se é possivel deter esse animal em cativeiro.

Em qualquer caso boa sorte para o pequenino.
Thorgarth
Membro Veterano

quinta dez 18, 2008 1:03 pm

jpmf Escreveu:é uma Tarentola mauritanica ( ou qq coisa aprecida)
É uma osga comum...

há quem goste.
Deverá voltar a po-la no sitio onde a encontrou. É proibido manter em cativeiro, animais apanhados na Natureza...
Isso é cá, e pelo que percebi o user não reside em Portugal pelo que não podemos afirmar que essa proíbição se verifica no país em que reside.

Por outro lado se está ferida e se a sua detenção for proíbida é entregar a uma entidade que possa reabilita-la e reintroduzi-la no seu habitat. Soltar o animal ferido, e pelo que me parece muito desnutrido e desidratado é condena-lo à morte.
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quinta dez 18, 2008 1:05 pm

Thorgarth Escreveu:
É uma osga comum...

há quem goste.
Isso é cá, e pelo que percebi o user não reside em Portugal pelo que não podemos afirmar que essa proíbição se verifica no país em que reside.

Por outro lado se está ferida e se a sua detenção for proíbida é entregar a uma entidade que possa reabilita-la e reintroduzi-la no seu habitat. Soltar o animal ferido, e pelo que me parece muito desnutrido e desidratado é condena-lo à morte.
eu fiquei logo desorientado quando vi que era uma osga...
Thorgarth
Membro Veterano

quinta dez 18, 2008 1:12 pm

jpmf Escreveu:
Thorgarth Escreveu:
É uma osga comum...

há quem goste.

eu fiquei logo desorientado quando vi que era uma osga...
É impossivel não gostar daqueles olhos maravilhosos... aliás se não fosse o facto de serem "um pouco" caros e necessitarem de muito espaço já seria o feliz proprietário de uns Rhacodactylus leacheanus l....
Chastity
Membro
Registado: segunda dez 20, 2004 11:34 pm

quinta dez 18, 2008 5:12 pm

Obrigado por todas as respostas :D

La levei o bichinho ao vet e dissera-me que é um tipo de reptil muito comum em Barcelona mas que não é normal encontra-lo na zona (urbana) em que o encontrei.
Aconselharam-me a soltá-lo numa zona mais pacífica e eu deixei-o ir em liberdade num parque que encontrei la perto cheio de zonas verdes :)

-- Caso Encerrado --
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

quinta dez 18, 2008 5:22 pm

Chastity Escreveu:Obrigado por todas as respostas :D

La levei o bichinho ao vet e dissera-me que é um tipo de reptil muito comum em Barcelona mas que não é normal encontra-lo na zona (urbana) em que o encontrei.
Aconselharam-me a soltá-lo numa zona mais pacífica e eu deixei-o ir em liberdade num parque que encontrei la perto cheio de zonas verdes :)

-- Caso Encerrado --
tiveste a atitude correcta :wink:

ai em espanha tens um grande mercado de geckos criados em cativeiro e portanto bastante habituados a tal, os mais comuns sao os geckos leopardo
se realmente gostas deste tipo de animal é uma boa opçao.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quinta dez 18, 2008 5:33 pm

não consegui evitar a gargalhada quando vi a foto :) ( não para gozar, mas a imaginar o jpfm)

De qualquer modo, uma atitude acertada ;)
luisgecko
Membro Veterano
Registado: domingo ago 31, 2008 8:09 pm

quinta dez 18, 2008 5:37 pm

loooooooooooooooooool o jpmf ate de certeza que foi a varanda ver se la estavam algumas looool
<strong>Dead4ever</strong>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”