Aquaterrario Tartaruga semi-aquatica

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Ly1985
Membro
Mensagens: 70
Registado: sábado out 11, 2008 3:25 pm
Localização: 4 porquinhos da Índia, 2 Esquilos Coreanos, 2 Mandarins, 1 epanhuel, 1 caniche, 1 coelho

terça jan 13, 2009 3:51 pm

Boa tarde estou a pensar em adquirir uma tartaruga semi-aquática. Mas gostaria de saber o material necessário e o preço pois já andei a pesquisar algumas coisas mas quanto mais pesquiso mais confusa fico. Sei que necessita de termostato, iluminação e filtros mas não sei mais nada.
Agradeço desde já a ajuda . :lol:
VanesIsa
Membro Veterano
Mensagens: 1812
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

terça jan 13, 2009 6:23 pm

Olá!

Que espécie está a pensar comprar?
Uma das coisas que deve ter em conta é o facto das tartarugas crescerem bastante e a sua esperança de vida ser grande…
Depois de considerar este ponto tem de ver se lhe pode proporcionar as condições necessárias, um aquaterrário amplo, uma alimentação variada e acima de tudo proporcionar condições de forma a que a tartaruga esteja sempre bem de saúde, pois se se encontrar doente temos de a levar a um veterinário como se faz com um cão ou um gato, senão acaba por morrer, pois apesar da sua aparência “forte”, a tartaruga é um animal frágil, principalmente se ainda forem pequenas.

- Se for comprar só uma tartaruga, penso que um aquaterrário com uns 60cm lhe dura uns 2/3 aninhos, consoante o crescimento. No entanto, quanto maior for o espaço melhor é para a tartaruga.
Eu aconselho a comprar um aquaterrário logo grande, gasta-se mais dinheiro ao início, mas poupa-se depois, pois não temos de estar sempre a comprar espaços maiores ao longo do crescimento da tartaruga.
Também pode optar por uma caixa, daquelas de arrumações, que se encontram á venda nas lojas dos chineses ou nos hipermercados, é uma boa opção para quem não quer gastar muito dinheiro e ter a tartaruga num espaço amplo. Se tiver hipótese de a colocar num lago, isso seria o ideal.
- Temos de ter uma plataforma que pode ser em plástico, cortiça, pedra, em vidro forrado com relva artificial, por exemplo. Já se encontram à venda nas lojas de artigos para animais uma grande variedade de plataformas, é só escolher! Se não quiser gastar muito dinheiro pode optar por colocar uma caixa pequena ao contrário com uma pedra por cima, de forma a que se consiga ter um nível de água maior.
- Convém ter um filtro para não ter de estar sempre a lavar o aquaterrário, aconselho um externo, pois as tartarugas produzem bastante porcaria e ao longo dos anos um filtro interno não dá vazão. No entanto, alguém mais entendido em filtros já virá esclarecer melhor…
- É importante também ter uma lâmpada UVA/B pois isso estimula o comportamento de alimentação natural dos répteis (A) e estimula a absorção de cálcio (B).
- Convém ter um termóstato para a água ter sempre a temperatura constante e elas não hibernarem no Inverno, principalmente se forem pequenas, pois muitas das vezes não aguentam. Coloque a temperatura a 25/26º.

É importante proporcionar à tartaruga uma alimentação variada.
Pode conseguir isso alimentando-a com Sticks, pois são a ração ideal para a alimentação das tartarugas aquáticas, dando-lhe como suplemento insectos, fruta e vegetais!
Alimentar uma vez por dia é suficiente, no entanto se ainda forem muito pequeninas pode dar duas vezes.

Depois disto tudo tem de ver a espécie que pretende e se estas condições se adequam... :lol:

Qualquer coisa que não acharem correcto… façam o favor de corrigir! Pois não quero induzir ninguém em erro. :wink:

Grande testamento!!! :lol:

Cumprimentos
Ly1985
Membro
Mensagens: 70
Registado: sábado out 11, 2008 3:25 pm
Localização: 4 porquinhos da Índia, 2 Esquilos Coreanos, 2 Mandarins, 1 epanhuel, 1 caniche, 1 coelho

terça jan 13, 2009 8:43 pm

Obrigado pelo esclarecimento. Eu realmente acho as Hieroglíficas muito bonitas mas ainda ando em fase de pesquisa para ver as espécies que há na minha zona. Seria possível que me disse-se mais ou menos o preço da lâmpada, filtro e termostato? E com o filtro quantas vezes terei de mudar a água do aquaterrário?
rglove
Membro Veterano
Mensagens: 475
Registado: quarta out 29, 2008 4:44 pm

quarta jan 14, 2009 9:00 am

Depende do filtro que queres. Mas um filtro interno anda à volta dos 20/30 euros, a lâmpada n sei quanto é, mas anda à volta dos 10/20 (?) e o termostato são uns 15/20 euros, mas este depende da potência.

A potência é consoante o volume do aquaterrário.
<p>Cumprimentos, Ricardo</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
VanesIsa
Membro Veterano
Mensagens: 1812
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

quarta jan 14, 2009 2:05 pm

Os preços são mais ou menos como o rglove disse... A lâmpada é que é capaz de ser mais carota! Pelo menos eu não tenho encontrado lâmpadas muito baratas... Se optar por um filtro externo o valor aumenta um pouco, é capaz de ser uns 70/100€.

O número de vezes que tem de limpar o aquaterrário vai depender muito do filtro que escolher, mas enquanto as tartarugas são pequenas talvez limpe uma vez por semana ou de duas em duas semanas e também vai depender se gosta de ver sempre o aquário limpinho! :wink:

Posso falar no meu caso, eu tenho dois aquaterrários um com 100cm e outro com 40cm, lavo aproximadamente de 2 em 2 ou de 3 em 3 semanas o maior, no caso do pequeno lavo de 2 em 2 semanas. Utilizo em ambos filtros internos, com esponja e carvão activado. Estão sempre os dois com a água cristalina. :)
Se optar por um filtro interno aconselho-a a comprar com vários componentes filtrantes, a eficácia é maior e os cheiros e impurezas que normalmente estão na água ficam retidos no filtro.
Dantes o mais pequeno tinha de ser lavado todas as semanas, pois tinha um filtro que só tinha esponja para filtrar, no entanto agora adicionei carvão activado e faz uma diferença enorme, pois eu tinha de mudar a água não por estar suja, mas por estar amarela. :?

Cumprimentos
Ly1985
Membro
Mensagens: 70
Registado: sábado out 11, 2008 3:25 pm
Localização: 4 porquinhos da Índia, 2 Esquilos Coreanos, 2 Mandarins, 1 epanhuel, 1 caniche, 1 coelho

quarta jan 14, 2009 8:05 pm

Boa noite. Ah ok já estou a entender. Falando de outro assunto. Quanto as espécies das tartarugas qual a diferença entre uma Nelsoni e uma Hieroglífica para além da cor?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”