Olá!
Que espécie está a pensar comprar?
Uma das coisas que deve ter em conta é o facto das tartarugas crescerem bastante e a sua esperança de vida ser grande…
Depois de considerar este ponto tem de ver se lhe pode proporcionar as condições necessárias, um aquaterrário amplo, uma alimentação variada e acima de tudo proporcionar condições de forma a que a tartaruga esteja sempre bem de saúde, pois se se encontrar doente temos de a levar a um veterinário como se faz com um cão ou um gato, senão acaba por morrer, pois apesar da sua aparência “forte”, a tartaruga é um animal frágil, principalmente se ainda forem pequenas.
- Se for comprar só uma tartaruga, penso que
um aquaterrário com uns 60cm lhe dura uns 2/3 aninhos, consoante o crescimento. No entanto, quanto maior for o espaço melhor é para a tartaruga.
Eu aconselho a comprar um aquaterrário logo grande, gasta-se mais dinheiro ao início, mas poupa-se depois, pois não temos de estar sempre a comprar espaços maiores ao longo do crescimento da tartaruga.
Também pode optar por uma caixa, daquelas de arrumações, que se encontram á venda nas lojas dos chineses ou nos hipermercados, é uma boa opção para quem não quer gastar muito dinheiro e ter a tartaruga num espaço amplo. Se tiver hipótese de a colocar num lago, isso seria o ideal.
- Temos de ter
uma plataforma que pode ser em plástico, cortiça, pedra, em vidro forrado com relva artificial, por exemplo. Já se encontram à venda nas lojas de artigos para animais uma grande variedade de plataformas, é só escolher! Se não quiser gastar muito dinheiro pode optar por colocar uma caixa pequena ao contrário com uma pedra por cima, de forma a que se consiga ter um nível de água maior.
- Convém ter
um filtro para não ter de estar sempre a lavar o aquaterrário, aconselho um externo, pois as tartarugas produzem bastante porcaria e ao longo dos anos um filtro interno não dá vazão. No entanto, alguém mais entendido em filtros já virá esclarecer melhor…
- É importante também ter
uma lâmpada UVA/B pois isso estimula o comportamento de alimentação natural dos répteis (A) e estimula a absorção de cálcio (B).
- Convém ter
um termóstato para a água ter sempre a temperatura constante e elas não hibernarem no Inverno, principalmente se forem pequenas, pois muitas das vezes não aguentam. Coloque a temperatura a 25/26º.
É importante proporcionar à tartaruga
uma alimentação variada.
Pode conseguir isso alimentando-a com Sticks, pois são a ração ideal para a alimentação das tartarugas aquáticas, dando-lhe como suplemento insectos, fruta e vegetais!
Alimentar uma vez por dia é suficiente, no entanto se ainda forem muito pequeninas pode dar duas vezes.
Depois disto tudo tem de ver a espécie que pretende e se estas condições se adequam...
Qualquer coisa que não acharem correcto… façam o favor de corrigir! Pois não quero induzir ninguém em erro.
Grande testamento!!!
Cumprimentos