Ajuda Dragao Barbudo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
zord
Membro Veterano
Registado: sexta jun 27, 2008 2:01 pm

quinta jan 15, 2009 7:20 pm

Boas..
Espero que esteja tudo bem com todos e com a bixarada :D

É o seguinte eu tenho um amigo que comprou um db bebe a uns bons 6 meses ou ate mais e o bixo parece ter algum problema hormonal ou algo parecido..
Ele come pouco.. nao cresce.. esconde-se frequentemente e eu ofereci-me para ajudar no que pudesse.

Tou com ele aqui em casa e a única coisa que consegui fazer foi com que ele tivesse mais exposição tanto ao Calor como á UVB.. e engordar um pedaçinho.. ja tou com ele a 1 mes e nem cresceu 5cm.

Ele até tem força pq quando agarro nele ele agarra-me com força..

Noto tambem que ele tem muito medo, basta aproximar-se do terrario e ele muitas vezes tenta esconder-se
Não sei que fazer mais e vim aqui pedir conselhos e opinioes..
Dou-lhe suplementos? Dou algo para abrir apetite?

E possivel que ele nao cresça mais ?

Obrigado e Abraço
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

quinta jan 15, 2009 7:27 pm

Se come bem já recomeçou o crescimento, já está no bom caminho, complementa a dieta com suplementos de electrólitos, cálcio e D3 e em princípio retomará o seu normal crescimento sem qualquer problema.
<p>
</p>
zord
Membro Veterano

quinta jan 15, 2009 7:35 pm

ele não come bem bem :x eu eq as vezes faço um pedacinho de forve feeding pa ele comer o resto senao ele come mas muito pouco..

tenho suplemento de calcio so.

nunca tinha apanhado um caso assim :x
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

quinta jan 15, 2009 9:12 pm

zord Escreveu:ele não come bem bem :x eu eq as vezes faço um pedacinho de forve feeding pa ele comer o resto senao ele come mas muito pouco..

tenho suplemento de calcio so.

nunca tinha apanhado um caso assim :x
Fazes force-feeding? como assim?
zord
Membro Veterano

sexta jan 16, 2009 5:07 am

tipo para mim e force feeding. tipo eu ponho o insecto no canto da boca dele e faço uma pequena pressão ate que ele abre a boca e mastiga mas muitas vezes abre a boca mas n mastiga e deita fora. oq ele come assim mais é legumes mas n e o sufeciente nem o essencial na dieta para que ele cresca e engorde.
jmangelico
Membro Veterano

sexta jan 16, 2009 9:23 am

zord Escreveu:tipo para mim e force feeding. tipo eu ponho o insecto no canto da boca dele e faço uma pequena pressão ate que ele abre a boca e mastiga mas muitas vezes abre a boca mas n mastiga e deita fora. oq ele come assim mais é legumes mas n e o sufeciente nem o essencial na dieta para que ele cresca e engorde.
Isso é uma péssimo hábito, a menos que o dragão pura e simplesmente não coma, nunca o habitues a só comer mediante a tua imposição. Esses métodos mais radicais só se usam mesmo em último caso porque comprometem a autonomia do teu animal, criando um hábito de só comer se o dono lhe der expressamente à boca.
Dá-lhe os suplementos que te indiquei. Podes dar-lhe uma solução diluída directamente à boca (estou a pensar por exemplo em electrólitos da Exo, que encontras em todo o lado, mas também há de outras marcas). Mas vê lá não exageres na dosagem, o que é a mais faz tão mal ou pior do que o que falta.
<p>
</p>
zord
Membro Veterano

sexta jan 16, 2009 9:41 am

tnha msm q ser ele tava tao magro qe o corpo dele era +- a largura dum dedo mendinho. Agr ja ta mlhr mas n ta 100% bem.
Cairez
Membro Júnior
Registado: quinta ago 28, 2008 3:08 pm

domingo jan 18, 2009 12:54 pm

ja agora o meu db fez a muda a pouco tempo e parece que se queimou na cauda :x ele tem os 2 ultimos cm da cauda preto e duro o que que eu posso fazer? a cauda ira cair ? Ira se compor depois ? o que devo fazer ?
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo jan 18, 2009 1:19 pm

Deve ser um pedaço de pele que não saiu na muda e estrangulou e agora necrosou e deve cair por falta de irrigação...tem atenção ás mudas, nalguns casos é preciso uma banhoca para ajudar.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Cairez
Membro Júnior

domingo jan 18, 2009 1:28 pm

nao nao ele fez a muda 100% da cauda eu vi so que axo q tava muito fragil a nova pele e queimou e agora n sei bem como agir
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo jan 18, 2009 2:14 pm

É estranho teres algo no terrario que atinja temperaturas que possam queimar o bixo e que estejam ao alcande dele...deves rever o tipo de aquecimento que deve precisar de algum tipo de protecção.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Cairez
Membro Júnior

domingo jan 18, 2009 2:40 pm

sim foi a porcaria da lampada que desceu um pouco mais enfim.. diga-me uma coisa o bixinho nao vai sofrer ? a cauda demora qt tempo a crescer ? sao so 2 cm msm da ponta.

Obrigado
jmangelico
Membro Veterano

domingo jan 18, 2009 6:30 pm

Se queimou, em princípio não vai cair. Mas a marca vai ficar, possivelmente, para toda a vida.
<p>
</p>
Cairez
Membro Júnior

domingo jan 18, 2009 9:43 pm

tipo a cauda deles sao maleáveis.. e naqueles 2 cm ta preto duro e parece chumbo nao se consegue dobrar.. e tem cerca de 2 milimetros entre essa parte e a parte normal da cauda que está avermelhado
jmangelico
Membro Veterano

segunda jan 19, 2009 11:19 am

São todos os sintomas de um garrote por uma muda mal feita.
A meu ver, essa já nem tem solução, a ponta da cauda já há muito que entrou em necrose e o corte já está a começar.
Beautiful Dragons Escreveu: Problem Sheds:
A problem shed is a shed that isn't happening like a normal, healthy shed should. Adult beardies normally shed in pieces, a problem shed would be where it is taking too long, or where skin is retained in problem areas, such as around toes, spikes, and tails. A problem shed is a sign of an even greater, underlying problem. When a problem shed occurs, or one that is too slow to start or finish, you need to figure out why it is happening and correct the problem.

First, analyze the environment, diet, etc. Are their any signs of Pain & Discomfort?

Correct the problem (adjust heat, lighting, photoperiods, diet, etc.).

If the beardie has started, but not properly completed a shed, you can help it along. Soak them in a tub of warm water (95-99 degrees F) for 10-15 minutes, then begin gently rubbing their skin. Make sure the skin is removed from their toes, spikes, and tails.

If there is still retained shed in these problem areas, wrap the wet beardie in a warm damp towel, then wrap that in a dry towel. Sit down with it for 5 minutes or so, then expose a small area of the crest, or a foot, and begin to gently work at the retained skin.

If there are several layers or one very resistant layer, rub some mineral oil into the area while the beardie is still wet from the bath. This will help lock the moisture from the bath into that area. Do this for a couple of days (bath followed by the mineral oil worked into the skin); this should get enough water wicked up between the layers of skin to make them very easy to remove.

in http://www.beautifuldragons.503xtreme.com/Shedding.html
Beautiful Dragons Escreveu:Signs of pain & discomfort

Since your Beardie can't groan or complain about where it hurts, we must use our observation skills to determine when something is not right. There are times when a healthy Beardie will act differently, but these changes should be seen for what they are by the experienced herper:

Natural changes associated with breeding season:
· Color
· Activity level and daily routines
· Appetite
· Feces and urates
· Behavioral changes

Natural changes associated with skin shedding:
· Color
· Activity level and daily routines
· Appetite

If it is not breeding season or the beginning of a new shed period, the following signs may indicate pain from an injury, abscess, tumor, abdominal mass, or other problem:

Movement:
· Lethargy
· Lack of usual activity
· Reluctance to move
· Favoring a limb, tail or quadrant
· Limping, lameness
· Slowed reflexes (in the absence of being too cold)

Responses:
· Unusual aggression to all contact
· Withdrawal or avoidance behavior, especially in a usually sociable or gregarious individual

Posture:
· Hunching (abdomen tucked up)
· Won't lay down, even in favored places
· Stands holding foot or limb elevated

Behavior:
· Restless
· Depressed
· Anorexic

in http://www.beautifuldragons.503xtreme.com/Pain.html
Vale a pena perderes (e perderem) algum tempo neste site: Beautiful Dragons (http://www.beautifuldragons.503xtreme.com/). O inglês é relativamente acessível e a informação não é muito extensa, portanto torna-se uma leitura fácil. Se tiverem alguma dificuldade de interpretação ou não souberem algum termo técnico, nome de sintoma, ou outra qualquer dúvida, posso ajudar via MP.
<p>
</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”