Thorgarth Escreveu:tiago_carvalho Escreveu:Nesta discussão, da possível legalização de boideos em Portugal, há uma coisa que eu acho especial piada. Maior parte das pessoas queria que só as regius fossem legalizadas, por variadas razões, talvez porque seja o boideo que mantenham, o que gostavam de manter ou o único que conhecem que nem cresce assim tanto.
Basicamente e, falo no geral, o pessoal defende que só deveríam ser legalizados os boideos que eles gostavam de manter.
E porque razão todas as pessoas que são apaixonadas por grandes boideos não teríam a mesma oportunidade de os manter, já que nos outros países a quem nos comparamos estas são legais.
Para mim o que deve mudar além da nossa lei é a nossa mentalidade, porque neste momento apesar de ilegal é possível ter-se um animal desses sem grande esforço, e o que é certo é que há muito animal que á margem das leis é trazido por pessoal que os tem em condições miseráveis, portanto não vejo que a legalização piorasse a situação, mas talvez servisse para revelar esses maus tratos e se pudesse fazer alguma coisa para os evitar.
Falando de imprecisões continuam a reportar-se a espécies de pitons como pertencendo à familia boidea..... Mas passando à frente.
Ser preciso um grande ou pequeno esforço acredito que de facto não seja muito dificil adquirir algumas especies proíbidas, pelo menos aquelas mais comuns, quer por cá quer trazendo do estrangeiro, mas isso nada tem de estranho, e por várias razões, que me vou aqui escusar de referir, já que me parecem óbvias.
Quanto ao que alega em relação às pessoas que só defendem a legalização de determinadas espécies pois bem eu posso apenas falar por mim, e a verdade é que é com muita pena minha que defendo, pelo menos num primeiro momento, o levantamento da proíbição para apenas algumas espécies de dimensão relativa. E com muita pena porquê?
Pois tal como o JPMF já referiu não vejo com muitos bons olhos ser fácilmente acessivel em qualquer loja ou criador um cobra de grande porte a qualquer inconsciente que queira por impulso ou porque acha gira decida comprar. Pessoalmente não me importava nada que uma qualquer besta sofresse na pele a sua inconsciência (veja-se-se que besta não é o animal), mas o problema é quando pela inconsciência de uns sofrerem terceiros, de forma directa ou indirecta. Ou acham que face a um qualquer incidente grave derivado da incuria de quem nunca deveria colocar os olhos numa cobra daquelas quanto menos ter uma, não haveria "represálias" e consequências para todos quanto gosta de manter répteis?!?!?!
Se me perguntam " Então nesse caso não seria melhor condicionar-mos o acesso a determinadas espécies em vez de as proíbir-mos?" a minha resposta seria positiva, MAS, acham que isso é viável em Portugal no curto prazo?!?! Com que meios iria esse controlo ser feito, que entidade iria supervisionar, quais os mecanismos e que tipo de registo ou conhecimentos seriam necessários, etc?!?! E acima de tudo, não esquecer que temos que encarar um facto muito importante. Que temos em primeiro lugar que "convencer" as instituições que regulam a matéria da razão que assiste à alteração da legislação, que já assim como assim é dificil em relação a espécies de menor porte podem imgainar tentar explicar a "razoabilidade" de se poder ter uma cobra com um peso superior a 100klgs em casa...e com um feitizinho "especial"!! A resposta seria alguma coisa do género " E já agora um Tigre não?!?!"
Temos que ser realistas.
Se me perguntam se gostaria de poder vir a ter uma Ret., a minha resposta é inequivoca. É sim,
quando entendesse que tinha experiência suficiente e estivesse à altura de um animal daqueles....pelo que gostaria que o seu estatuto fosse no mínimo clarificado. O meu problema são os muitos casos que por aqui passam de tremenda incúria e inconsciência, e que aqueles de que não temos conhecimento...
E quem diz uma reticulatus diz uma m. amethistina, ou uma Liasis O., etc....
Mais uma vez digo que temos que ser realistas, e temos que começar por algum lado.
Deixar ao livre arbitrio e consciências das pessoas tem muito que se lhe diga, e EU digo-te claramente que não via com muito bons olhos muitas das pessoas que por aqui terem acesso e manterem a maioria das espécies em causa. Para já não falar de venenosas.... Também achas que aqui devemos deixar ao critério de cada um?!?!
Claramente NÃO.