Artigo da arca sobre as top 5 cobras....

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

sábado jan 24, 2009 12:28 am

PedroC10 Escreveu:
Thorgarth Escreveu:
tiago_carvalho Escreveu:Nesta discussão, da possível legalização de boideos em Portugal, há uma coisa que eu acho especial piada. Maior parte das pessoas queria que só as regius fossem legalizadas, por variadas razões, talvez porque seja o boideo que mantenham, o que gostavam de manter ou o único que conhecem que nem cresce assim tanto.
Basicamente e, falo no geral, o pessoal defende que só deveríam ser legalizados os boideos que eles gostavam de manter.
E porque razão todas as pessoas que são apaixonadas por grandes boideos não teríam a mesma oportunidade de os manter, já que nos outros países a quem nos comparamos estas são legais.
Para mim o que deve mudar além da nossa lei é a nossa mentalidade, porque neste momento apesar de ilegal é possível ter-se um animal desses sem grande esforço, e o que é certo é que há muito animal que á margem das leis é trazido por pessoal que os tem em condições miseráveis, portanto não vejo que a legalização piorasse a situação, mas talvez servisse para revelar esses maus tratos e se pudesse fazer alguma coisa para os evitar.
Falando de imprecisões continuam a reportar-se a espécies de pitons como pertencendo à familia boidea..... Mas passando à frente.

Ser preciso um grande ou pequeno esforço acredito que de facto não seja muito dificil adquirir algumas especies proíbidas, pelo menos aquelas mais comuns, quer por cá quer trazendo do estrangeiro, mas isso nada tem de estranho, e por várias razões, que me vou aqui escusar de referir, já que me parecem óbvias.

Quanto ao que alega em relação às pessoas que só defendem a legalização de determinadas espécies pois bem eu posso apenas falar por mim, e a verdade é que é com muita pena minha que defendo, pelo menos num primeiro momento, o levantamento da proíbição para apenas algumas espécies de dimensão relativa. E com muita pena porquê?

Pois tal como o JPMF já referiu não vejo com muitos bons olhos ser fácilmente acessivel em qualquer loja ou criador um cobra de grande porte a qualquer inconsciente que queira por impulso ou porque acha gira decida comprar. Pessoalmente não me importava nada que uma qualquer besta sofresse na pele a sua inconsciência (veja-se-se que besta não é o animal), mas o problema é quando pela inconsciência de uns sofrerem terceiros, de forma directa ou indirecta. Ou acham que face a um qualquer incidente grave derivado da incuria de quem nunca deveria colocar os olhos numa cobra daquelas quanto menos ter uma, não haveria "represálias" e consequências para todos quanto gosta de manter répteis?!?!?!

Se me perguntam " Então nesse caso não seria melhor condicionar-mos o acesso a determinadas espécies em vez de as proíbir-mos?" a minha resposta seria positiva, MAS, acham que isso é viável em Portugal no curto prazo?!?! Com que meios iria esse controlo ser feito, que entidade iria supervisionar, quais os mecanismos e que tipo de registo ou conhecimentos seriam necessários, etc?!?! E acima de tudo, não esquecer que temos que encarar um facto muito importante. Que temos em primeiro lugar que "convencer" as instituições que regulam a matéria da razão que assiste à alteração da legislação, que já assim como assim é dificil em relação a espécies de menor porte podem imgainar tentar explicar a "razoabilidade" de se poder ter uma cobra com um peso superior a 100klgs em casa...e com um feitizinho "especial"!! A resposta seria alguma coisa do género " E já agora um Tigre não?!?!"

Temos que ser realistas.

Se me perguntam se gostaria de poder vir a ter uma Ret., a minha resposta é inequivoca. É sim, quando entendesse que tinha experiência suficiente e estivesse à altura de um animal daqueles....pelo que gostaria que o seu estatuto fosse no mínimo clarificado. O meu problema são os muitos casos que por aqui passam de tremenda incúria e inconsciência, e que aqueles de que não temos conhecimento...

E quem diz uma reticulatus diz uma m. amethistina, ou uma Liasis O., etc....

Mais uma vez digo que temos que ser realistas, e temos que começar por algum lado.

Deixar ao livre arbitrio e consciências das pessoas tem muito que se lhe diga, e EU digo-te claramente que não via com muito bons olhos muitas das pessoas que por aqui terem acesso e manterem a maioria das espécies em causa. Para já não falar de venenosas.... Também achas que aqui devemos deixar ao critério de cada um?!?!
Claramente NÃO.
Totalmente de acordo, mai nada :roll:
E vão dois ;)
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sábado jan 24, 2009 9:08 am

Hoje em dia curiosamente a arca mete um numero enorme de artigos...mas nunca sabemos quem os escreve...francamente sem autor para mim...não vale nada
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
tiago_carvalho
Membro Júnior
Registado: terça jan 24, 2006 2:15 pm

sábado jan 24, 2009 10:09 am

Thor,
mas eu estou totalmente de acordo com o que diz.
O que eu acho é que é muito mais dificil legalizar as coisas por partes e meter condicionantes, do que legalizar na generalidade.
E, legalizar na generalidade podia ser o ponto de partida para depois, sobre as leis já existentes fazer uma restrição, mas uma restrição a certas pessoas, deixar a possibilidade de quem quer mesmo mostrar que sabe e tem condições para manter um animal de grandes dimensões.
pavlo
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 12:50 am

segunda jan 26, 2009 11:16 am

Boas, eu não concordo muito quando comparam a nossa mentalidade com a de outras nacionalidades, muito menos com a dos norte-americanos, relativamente à manutenção de répteis, são provavelmente os mais negligentes mas também os que maior número de "herpetófilos" possuem, logo vai haver muito mais gente a manter répteis em boas condições do que nós, mas um número muito maior de pessoas que compram impulsivamente e que menosprezam por completo as necessidades dos animais, até porque até nos "grandes" U.S. of A., a legislação está a um passo de ser radicalmente alterada.

Não acho o artigo propriamente da especialidade mas também não me feria muito se eu não percebe-se nada de cobras e se quisesse ter um ponto de partida para depois entrar no fórum e colocar questões mais concretas e específicas.

Acho que estamos no bom caminho e é sempre bom dar um passo de cada vez, por muito lento que seja. A única coisa que eu concordo em que a mentalidade dos norte-americanos é de facto superior à nossa é na capacidade de se mandarem, de fazerem, enquanto nós Europeus, ficamo-nos pelos projectos...

Abraços.
Dia 30 de Janeiro entrada gratuita aproveitem

http://www.ratsnakefoundation.org/
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jan 26, 2009 11:21 am

pavlo Escreveu:Boas, eu não concordo muito quando comparam a nossa mentalidade com a de outras nacionalidades, muito menos com a dos norte-americanos, relativamente à manutenção de répteis, são provavelmente os mais negligentes mas também os que maior número de "herpetófilos" possuem, logo vai haver muito mais gente a manter répteis em boas condições do que nós, mas um número muito maior de pessoas que compram impulsivamente e que menosprezam por completo as necessidades dos animais, até porque até nos "grandes" U.S. of A., a legislação está a um passo de ser radicalmente alterada.

(...)
Por acaso tenho de concordar...
Existem N casos de pessoas mortas pelos próprios animais (domésticos), sejam com animais venenosos, sejam com grandes constrictoras. Também há, nomeadamente em Miami, uma enorme "praga" de crocodilos nos esgotos da cidade, sendo que na Flórida é muito usual aparecerem crocs, selvagens ou que já tiveram um dono, em jardins e piscinas privadas... Também sei que esse fenómeno se dá porque o Homem cada vez rouba mais habitat a estes animais, mas uma grande parte é por abandono...

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
pavlo
Membro Veterano

segunda jan 26, 2009 11:29 am

Existem tantos casos que até se fazem filmes de série B sobre isso.

São muito bons por sinal, quem quiser dar uma gargalhada vejam.....

Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda jan 26, 2009 11:29 am

pavlo Escreveu:Boas, eu não concordo muito quando comparam a nossa mentalidade com a de outras nacionalidades, muito menos com a dos norte-americanos, relativamente à manutenção de répteis, são provavelmente os mais negligentes mas também os que maior número de "herpetófilos" possuem, logo vai haver muito mais gente a manter répteis em boas condições do que nós, mas um número muito maior de pessoas que compram impulsivamente e que menosprezam por completo as necessidades dos animais, até porque até nos "grandes" U.S. of A., a legislação está a um passo de ser radicalmente alterada.

Não acho o artigo propriamente da especialidade mas também não me feria muito se eu não percebe-se nada de cobras e se quisesse ter um ponto de partida para depois entrar no fórum e colocar questões mais concretas e específicas.

Acho que estamos no bom caminho e é sempre bom dar um passo de cada vez, por muito lento que seja. A única coisa que eu concordo em que a mentalidade dos norte-americanos é de facto superior à nossa é na capacidade de se mandarem, de fazerem, enquanto nós Europeus, ficamo-nos pelos projectos...
Abraços.
Também não gosto de comparar com os EUA MAS a verdade é que, e como referiste no fim, eles quando decidem um determinado rumo mantêm esse rumo (mais ou menos) firme, E por outro lado a sua mentalidade está já plenamente acostumada à ideia da manutenção de cobras em cativeiro, incluindo as de maior porte.

Por cá é o contrario. Não só ainda não é comum nem a nossa mentalidade está ainda moldade de forma a compreender e aceitar esse facto. É verdade que tem vindo a evoluir MAS ainda não lá chegamos. Pelo que qualquer incidente negativo teria um impacto muito mais esmagador por cá. Ter uma cobra para eles é tão comum que sofre do mesmo hábito ignóbil que por cá sofrem animais como os cães e gatos, o abandono. Daí o exemplo clássico dos everglades. O problema é que cá nós, MAL E PORCAMENTE, consideramos "normal" o abandono de um cão, mas o que seria quando alguém desse de caras com uma Blue beauty a pender do ramo da árvore da frente ou uma BCI a aquecer-se nas tubagens de uma garagem?!?!

Repara que encontrar uma corn não é bem a mesma coisa de encontrar uma BCI ou uma BCC adulta, não que representem um grande perigo mas o "choque" é BEM diferente. E se por acaso uma acaba por morder alguém?!?!

Temos que tentar diminuir ao máximo o risco de comportamentos negligentes com determinado tipo de cobras. Não deveria haver com nenhum animal, e no que aqui toca, com cobras, mas temos que ter consciência que o impacto no comunidade (exterior) será bem maior quando está em causa exemplares de grandes dimensões ou perigosos.
pavlo
Membro Veterano

segunda jan 26, 2009 11:45 am

Mas como estamos a começar também podemos evoluir apoiando-nos nos erros dos outros, eu não concordo com a legalização porque.......assim como acho que quem tem animais ao seu encargo, seja ele qual for, tem de ser considerado responsável pelos mesmos, e, aí é que deviam existir mecanismos funcionais que permitissem controlar e cerificar se pode ou não, como há no Reino Unido. MAS TAMBÉM, e agora vem o que eu acho ainda mais grave e que raramente é mencionado, AS LOJAS DE ANIMAIS têm por obrigação, ou deviam ter, de educar e ensinar às pessoas que lá vão e que regressam a fim de manter os animais em boas condições e ganharem dinheiro não com a venda de novos animais aquando da morte dos primeiros que foram vendidos mas sim da sua correcta manutenção, as lojas são os primeiros a fomentarem a compra por impulso, é o que eles querem, clientes ignorantes e com dinheiro no bolso, enfim... Aí é que deveria começar a fiscalização.

Thorgarth
Membro Veterano

segunda jan 26, 2009 11:58 am

pavlo Escreveu:Mas como estamos a começar também podemos evoluir apoiando-nos nos erros dos outros, eu não concordo com a legalização porque.......assim como acho que quem tem animais ao seu encargo, seja ele qual for, tem de ser considerado responsável pelos mesmos, e, aí é que deviam existir mecanismos funcionais que permitissem controlar e cerificar se pode ou não, como há no Reino Unido. MAS TAMBÉM, e agora vem o que eu acho ainda mais grave e que raramente é mencionado, AS LOJAS DE ANIMAIS têm por obrigação, ou deviam ter, de educar e ensinar às pessoas que lá vão e que regressam a fim de manter os animais em boas condições e ganharem dinheiro não com a venda de novos animais aquando da morte dos primeiros que foram vendidos mas sim da sua correcta manutenção, as lojas são os primeiros a fomentarem a compra por impulso, é o que eles querem, clientes ignorantes e com dinheiro no bolso, enfim... Aí é que deveria começar a fiscalização.
Essa tua afirmação (a bold) parece-me constrastar com o que escreveste de seguida.

Não faz sentido exigir uma maior responsabilização das lojas e dos proprietários, um controlo mais rigoroso, e depois dizer não à legalização.

Se defendo um levantamento da proibição "faseado" é exactamente para se poder fazer uma análise da evolução da situação, permitindo posteriormente fazer um apanhado dos resultados e re-avaliar o quadro legal em conformidade.

Digamos que 5 anos com uma legislação que permitisse a detenção de determinadas espécies de pequeno e médio porte, NÃO venenosas, e depois fazer uma avaliação séria do panorama.

Não obstante os cuidados que penso deverem ser implementados a verdade é que muitas dessas espécies que poderiam ser abrangidas por essa alteração não representarem o mínimo risco, aliás não mais do que aquelas que já são perfeitamente legais hoje. É tudo uma questão de alteração das mentalidades e aqui é preciso ir devagar e de forma segura.

Em qualquer caso devo dizer que é um pouco surreal esperar-mos que as nossas lojas sejam fontes fiáveis de informação. Deveriam-ser?!?! Sim, pelo menos um ponto de partida com informação básica. Mas muito poucas são aquelas que têm funcionários a atender o público com "formação" minimamente adequada. Não quer dizer que não as haja, mas são muito raras. Em muitos casos já me contentaria com o facto de eles não passarem informação errada para os clientes...
pavlo
Membro Veterano

segunda jan 26, 2009 12:13 pm

Eu concordo com a legalização, só não concordo porque, porque, só por concordar, era o que eu queria dizer, realmente não ficou muito bem expresso, mas era o que eu queria dar a entender, concordo com uma legalização planeada e, talvez nem todas as espécies fossem legalizadas, mas primeiro, e enquanto ela não acontece concordo com a divulgação de informação e a censura ao que está mal.

Thorgarth
Membro Veterano

segunda jan 26, 2009 12:19 pm

pavlo Escreveu:Eu concordo com a legalização, só não concordo porque, porque, só por concordar, era o que eu queria dizer, realmente não ficou muito bem expresso, mas era o que eu queria dar a entender, concordo com uma legalização planeada e, talvez nem todas as espécies fossem legalizadas, mas primeiro, e enquanto ela não acontece concordo com a divulgação de informação e a censura ao que está mal.
Aí estamos completamente de acordo... Divulgação e sensibilização sobre a matéria. Acções como a da APT no AVISAN seriam importantíssimas neste campo. Colóquios e debates públicos, inclusivé, e como o Korbe uma vez sugeriu, acções de sensibilização em escolas. Eu por exemplo já tive hipotese de levar a minha mephitis mephitis ao colégio do meu pequenino, e assim que as minhas meninas tiverem um pouco maiores irei fazer o mesmo com elas.
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

segunda jan 26, 2009 12:24 pm

Thorgarth Escreveu:
pavlo Escreveu:Eu concordo com a legalização, só não concordo porque, porque, só por concordar, era o que eu queria dizer, realmente não ficou muito bem expresso, mas era o que eu queria dar a entender, concordo com uma legalização planeada e, talvez nem todas as espécies fossem legalizadas, mas primeiro, e enquanto ela não acontece concordo com a divulgação de informação e a censura ao que está mal.
Aí estamos completamente de acordo... Divulgação e sensibilização sobre a matéria. Acções como a da APT no AVISAN seriam importantíssimas neste campo. Colóquios e debates públicos, inclusivé, e como o Korbe uma vez sugeriu, acções de sensibilização em escolas. Eu por exemplo já tive hipotese de levar a minha mephitis mephitis ao colégio do meu pequenino, e assim que as minhas meninas tiverem um pouco maiores irei fazer o mesmo com elas.
eu vou fazer isso numa escola aqui da região com algumas cobras e lagartos, a pedido de uma amiga da Faculdade que lecciona lá.
Vamos ver como corre.
pavlo
Membro Veterano

segunda jan 26, 2009 12:29 pm

Eu acho isso fantástico, é uma excelente maneira de retirar mitos receios e ideias erradas que ainda pairam no ar.

Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”