Varano exanthematicos ou albigularis

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo jan 25, 2009 4:23 pm

MikeMoldao1 Escreveu:lol, sempre pode responder por PM
lol tambem podias ter perguntado por Pm e mesmo assim a resposta correcta seria, mete-te na tua vida...
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
PitonRegius
Registado: sexta jan 16, 2009 8:16 am

domingo jan 25, 2009 4:24 pm

Não neste pc.
e porquê tanta curiosidade?
Posso te disser k era uma pastel e chegou a pesar um 1.400k gorda por demais.
E digo-te é um reptil magnifico.
PitonRegius

domingo jan 25, 2009 4:31 pm

Pois é!!
vim aki a pensar k obtinha alguma informaçao util,e encalho com um k se intereça pelo meu nick ora bolas...pensar k seria para trocar ideias
Obrigado a todo um resto k fazem deste forum o seu melhor funcionamento.
8)
MikeMoldao1
Membro
Registado: quinta jan 15, 2009 5:36 pm

domingo jan 25, 2009 4:33 pm

PitonRegius Escreveu:Não neste pc.
e porquê tanta curiosidade?
Posso te disser k era uma pastel e chegou a pesar um 1.400k gorda por demais.
E digo-te é um reptil magnifico.
Porque adoro essas cobras. As pastel são brutais! Era só mesmo para saber.
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

domingo jan 25, 2009 5:12 pm

PitonRegius Escreveu:Pois é!!
vim aki a pensar k obtinha alguma informaçao util,e encalho com um k se intereça pelo meu nick ora bolas...pensar k seria para trocar ideias
Obrigado a todo um resto k fazem deste forum o seu melhor funcionamento.
8)
Desculpa não saber ajudar-te no que diz respeito aos varanos... Apenas sei te indicar que são animais um pouco difíceis de manter:)

Quanto ao mikemoldao, habitua-te que nós também já nos habituamos ao ser! Às vezes, nos fóruns, aparece cada batanete... infelizmente não é o único deste fórum :roll:
PitonRegius

domingo jan 25, 2009 5:20 pm

yah !
Sei k são muito comilões,e dizem k ssão dos repteis mais inteligentes,mas k tb quando tao zangados k nao são de brincadeira.
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

domingo jan 25, 2009 5:26 pm

PitonRegius Escreveu:yah !
Sei k são muito comilões,e dizem k ssão dos repteis mais inteligentes,mas k tb quando tao zangados k nao são de brincadeira.
isso é tipico nos sáurios:D hehehe... nisso não há hipótese, e quando fecham o maxilar... é dor na certa:P
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

domingo jan 25, 2009 7:47 pm

Eu aconselhava-te a estudar bem a lição antes de te aventurares com um varano, nomeadamente em termos de alimentação, a questão Insectos Vs Roedores, teres noção da quantidade de alimento que eles devoram, especialmente em termos de insectos, e depois saber ter plena consciencia que um varano tem muito força, é muito inteligente, obstinado e tem uma dentada poderosa. especialmente o albigularis que em adulto pode chegar aos 190cm...

Se não tens muita experiência de entre essas duas espécies eu aconselhava-te o exanthematicus, que é bem bem fácil de dominar do que um albigularis...

Já agora tens noção do espaço que vais ter que lhe proporcionar não tens?!?! Esse é o meu único entrave... se não já me tinha atirado de cabeça para um. No meu caso seria mesmo ou um albigularis ou niloticus, se bem que existem muitas espécies de pequena dimensão MUITO interessantes. Verdadeiros Raptors em miniatura.
golfadas
Membro Júnior
Registado: segunda set 08, 2008 12:38 pm

domingo jan 25, 2009 9:48 pm

Boas eu vi um varano a venda numa loja na zona de benfica, não sei qual é raça mesmo, mas custa 500euros. Da procima vez que la passar posso ver o nome cientifico e posto aqui, se quiseres também te posso mandar o nome da loja por pm ;)
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

domingo jan 25, 2009 10:14 pm

Deve ser o Acanthurus...
diogoo
Membro
Registado: quarta nov 14, 2007 9:56 pm

domingo jan 25, 2009 11:00 pm

ahah, o varanus acanthurus estava a 100 euros bebes na vizinha espanha :evil:
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo jan 25, 2009 11:07 pm

diogoo Escreveu:ahah, o varanus acanthurus estava a 100 euros bebes na vizinha espanha :evil:
lol por isso se diz que a galinha da vizinha é melhor que a minha :twisted:
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
diogoo
Membro
Registado: quarta nov 14, 2007 9:56 pm

domingo jan 25, 2009 11:12 pm

pois la esta.. :lol:
mas nao acho grande piada ao acanthurus e estes ficam bem peqeninos em relaçao à maior parte dos varanus, nao ha nada como um niloticus ou um salvator :D
MiguelK1
Membro
Registado: quinta abr 29, 2010 8:30 am

sexta ago 20, 2010 10:50 am

Mas qual é que é o espaço essencial para um Varano exanthematicus ? Um terrario de 2.50x1.25x1.25 ? :wink:
purplepsique
Registado: segunda mai 07, 2012 3:13 pm

quarta mai 16, 2012 2:04 pm

MiguelK1 Escreveu:Mas qual é que é o espaço essencial para um Varano exanthematicus ? Um terrario de 2.50x1.25x1.25 ? :wink:
Olá, eu sou nova por aqui, já conheço este site á uns bons tempos mas registei me á umas semanas.
penso que vos posso dizer algo de util sobre o varano da savana (exanthematicus)

á cerca de 7 anos vi 3 lagartinhos de pintinhas brancas e linguas azuis, de imediato apaixonei me por um deles, tive de o trazer cmg ... nao sabia que especie era, confesso que foi uma loucura mas foi mesmo faísca, mal sabia eu que acabaria de comprar o meu melhor companheiro e amigo.

alimentação:
sobretudo insectos, como tenho um quintal, muitas das vezes apanhava caracois, lesmas e gafanhotos (como imaginam em grilos sai caro, têm um apetite voraz mas nao é preciso alimentar frequentemente)
ocasionalmente dava lhe carne, crua ou cozinhada, um pouco de frango ou bife, ou carne picada, ou ratos (atenção aos ratos vivos pois podem ter a 'sorte' de trincar alguma parte sensivel do lagarto, como por exemplo os olhos) dar demasiada carne pode ser prejudicial pois acelera o crescimento e metabolismo deles, causando morte prematura
convem polvilhar (pode nao ser em todas as refeições) com vitaminas, pois convem desenvolverem se bem e fortes devido ao peso e dimensoes que irão ter

terrario:
durante os primeiros tempos 'safei' a cena com um pequeno, talvez de 60cm de comp, mas dps arranjei um com 1.50 m 60 cm alt e 50cm prof que vos irá servir uns bons anos, tempo util para construir o final, penso que o ideal será algo que tenha entre 2.50m a 3m (qt mais melhor claro)
altura algo a partir dos 60cm / 70cm e prof na minha opiniao o max possivel tbm, pois é optimo para criar esconderijos com troncos e pedras (sentem se seguros ao ter o seu esconderijo)
convem ter algo com agua, por uma questao de higiene pois fazem os seus poops na agua, e como é logico, ser trocada freq pois bebem dela.
uso um aquario para tartarugas, é de vidro e é baixo, para ser relativamente facil trocar a agua, mas ainda é pesado

ao principio foi dificil pois era irrequieto e fugia, mas com paciencia e alguns grilos de guloseima, compensa pois rapidamente passei a andar com ele nos ombros, ou ate mesmo na mala, ele entrava para a mala ou mochila por iniciativa propria e com o tempo percebia qd é que podia sair, quantas vezes o passeei ate á faculdade, com a mochila ligeiramente aberta para ele espreitar de x em qd, o normal deles é esconderem se nao é saltar fora da mochila e correr por isso nao há mt stress..
os melhores tempos era na praia sem duvida, na agua salgada ele ficou algo confuso com o sabor, mas rapidamente percebeu que a agua da praia nao era para beber, só nadar, com o tempo ele seguia me da toalha ate á agua e vice versa, e a nadar tbm vinha ter cmg qd se fartava (em agua calma ou grandes poças claro, atenção á ondulação)
adorava mimos e festas, mas mesmo conhecendo o animal e com confiança, é preciso SEMPRE ter atenção qd lhes damos comer, pois ficam super excitados e mordem tudo o que se mexe, a minha sugestao é criar um ritual mm antes de comerem, sei lá, baterem 3 xs no vidro ou algo do genero, senao cada vez que o vao buscar ao terrario a tendencia é ir ver se dá para trincar

é com uma grande dor que vos digo que o meu Houdini morreu inesperadamente, a unica razao que encontro para tal é a luz de aquecimento fundida (ele tinha comido á um dia) veio para mim com uns meros 10cm, cabia me na mão, um lagartinho rezingão e cheio de personalidade, para um lagartao de 70/80cm que adorava estar no meu colo a receber festas e de ir á praia

se alguem pensa ter um bichinho destes, digo vos que com dedicação, irão ganhar um amigo, sem a menor duvida
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”