termoesT prodac c/ lampada ceramIca nao fixa temperatura????
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta jan 21, 2009 12:52 pm
O TERMOESTATO DA PRODAC LIGADO A UMa lampada ceramica n consigo fixar a temperatura anda sempr subir e descer, alguem lhe aconteceu isto??
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
- Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS
a minha experiência com esses termostatos diz-me, a mim que:
usando com lampada de cerâmica consegue controlar a temperatura, oscilando um pouco
porém
nao é "preciso" no aspecto em que a temperatura marcada do termoestato nao corresponde À temperatura real, por isso é melhor estar sempre apoiado por um termometro digital com sonda no sitio do termostato. assim, saberas a que tempertatura tens o terrario, e é so regular.
no meu caso concreto, a marcação entre o 28 e a zona supostamente 30, chega-me por vezes aos 33ºC " o que nao é grave".
mas por menos dinheiro, podes comprar por exemplo o da leiritronica que é bastante fiavél. Pelomenos os meus são

porém

no meu caso concreto, a marcação entre o 28 e a zona supostamente 30, chega-me por vezes aos 33ºC " o que nao é grave".
mas por menos dinheiro, podes comprar por exemplo o da leiritronica que é bastante fiavél. Pelomenos os meus são

Ricardo Leitão
Calsonic
Calsonic
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Temos várias questões aqui que influenciam essa variação que refere.
Em primeiro lugar, e estando a falar de uma lâmpada de cerâmica, a verdade é que mesmo depois do termostato a ter desligado a carga térmica até então acumulada irá continuar a fazer subir a temperatura por mais algumas décimas ou mesmo um ou dois gráus. QUanto maior potencia mais carga acumula....
Por outro lado temos que ver a precisão do termostato e o diferencial do mesmo. Nesta último aspecto repara que se o termostato tiver um diferencial de, por exemplo, 3º e fixas a temperatura nos 30º, quer dizer que na práctica a lâmpada de cerâmica deverá ser desligada aos 30º, deverá fazer subir a temperatura ainda por mais um pouco durante alguns momentos, e depois a temperatura ira cair até aos 27º, altura em que o termostato deveria voltar a activar a lâmpada de cerâmica. Terias assim uma amplitude minima de 3º e mais alguns pózinhos....
É por isso que gosto tanto dos termostatos que utilizo. Posso fixar o diferencial até aos 0,1º, e é muito fiável mesmo e exacto.
Em primeiro lugar, e estando a falar de uma lâmpada de cerâmica, a verdade é que mesmo depois do termostato a ter desligado a carga térmica até então acumulada irá continuar a fazer subir a temperatura por mais algumas décimas ou mesmo um ou dois gráus. QUanto maior potencia mais carga acumula....
Por outro lado temos que ver a precisão do termostato e o diferencial do mesmo. Nesta último aspecto repara que se o termostato tiver um diferencial de, por exemplo, 3º e fixas a temperatura nos 30º, quer dizer que na práctica a lâmpada de cerâmica deverá ser desligada aos 30º, deverá fazer subir a temperatura ainda por mais um pouco durante alguns momentos, e depois a temperatura ira cair até aos 27º, altura em que o termostato deveria voltar a activar a lâmpada de cerâmica. Terias assim uma amplitude minima de 3º e mais alguns pózinhos....
É por isso que gosto tanto dos termostatos que utilizo. Posso fixar o diferencial até aos 0,1º, e é muito fiável mesmo e exacto.
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Um modelo da marca AKO, salvo erro o modelo 13123... como já escrevi o único contra é que temos que ser nós a comprar e instalar os cabos e fichas, que para quem não percebe nada desta matéria pode ser um quebra-cabeças (e eu que o diga...), mas cumpre muito bem o seu objectivo.SOFIAV Escreveu:Já agora Thorgarth,que termostato é k usas?
Última edição por Thorgarth em quarta jan 28, 2009 5:02 pm, editado 1 vez no total.
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
-
- Membro
- Registado: sábado dez 27, 2008 7:47 pm
2Personatas;
2Caturras;Peixes
Se não for pedir muito para mim também se faz favor,já que ainda não arranjei um termostato
Cumps

Cumps
-
- Membro Júnior
axo ke os da prodac nao servem mesmo para lampada de ceramica mas sim para cabos, pos nao fixa a temperatura mais penso que nem sensor ele tem por isso os de sensor funcionam muito melhor, talvez um potenciometro resolva lehor o problema, pois com ele consigo controlar o calor de uma lampada
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am
Um termostato sem sensor...geckopower Escreveu:axo ke os da prodac nao servem mesmo para lampada de ceramica mas sim para cabos, pos nao fixa a temperatura mais penso que nem sensor ele tem por isso os de sensor funcionam muito melhor, talvez um potenciometro resolva lehor o problema, pois com ele consigo controlar o calor de uma lampada

Um potenciómetro era uma solução engraçada, porém tens que funcionar tu como sensor de temperatura, através da observação da mesma... o que não me parece muito lógico e é muito arriscado dado que a temperatura no terrário depende da temperatura externa. Assim se tu apenas jogares com a regulação da potência arriscas-te por exemplo a que a temperatura nocturna baixe mais do que contas e como a potência não aumenta, os bichos passam mais frio do que deveriam... e vice-versa, se saires para o trabalho/escola e deixas o potenciometro regulado para uma potência alta porque de manhã estava frio, mas depois sai um dia quente, os animais torram lá dentro.
Não me parece que um potenciómetro por si só resolva. Deves é comprar um termostato mais fiável e com menor variação/margem de erro.
<p></p>
-
- Membro Júnior
sim eu sei ke o potenciometro me obriga a controlar por causa dos dias masi quentes e mais frios mas num dia no maximo a variacao sera 1 grau dois graus, logop nao da muito trabalho.um po