Preocupado com o meu DB

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
ruibd
Membro
Registado: quarta jan 09, 2008 9:36 pm

sábado fev 14, 2009 11:47 am

Cá estou novamente :wink:

Tenho um Dragão Barbudo com cerca de um ano e ultimamente ele não tem sido o mesmo.

Praticamente não come, está quase sempre muito escuro e não defeca. A nível de crescimento parou, o meu outro DB com 8 meses está um pouco maior( e muito mais gordo). A nível de condições tenho tudo bem(reptisun 10.0, temps adequadas), polvilho o alimento(grilos/baratas e tenébrios) com cálcio(ultimamente todos os dias) e dou-lhe verduras todos os dias. Ele apenas se movimenta a arranhar as paredes do terrário a tentar sair.

Eles estão em terrários independentes e não uso substrato!

Na segunda vou leva-lo ao veterinário, mas gostaria de ter opiniões de alguém.

PS: Curiosamente o outro DB tem perdido apetite nos últimos dias, será coincidência? Eles não se suportam, será que estarem na mesma divisão e com contacto visual poderá ter alguma influência?
1.1.0 Pogona vitticeps
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sábado fev 14, 2009 11:53 am

ruibd Escreveu:Cá estou novamente :wink:

Tenho um Dragão Barbudo com cerca de um ano e ultimamente ele não tem sido o mesmo.

Praticamente não come, está quase sempre muito escuro e não defeca. A nível de crescimento parou, o meu outro DB com 8 meses está um pouco maior( e muito mais gordo). A nível de condições tenho tudo bem(reptisun 10.0, temps adequadas), polvilho o alimento(grilos/baratas e tenébrios) com cálcio(ultimamente todos os dias) e dou-lhe verduras todos os dias. Ele apenas se movimenta a arranhar as paredes do terrário a tentar sair.

Eles estão em terrários independentes e não uso substrato!

Na segunda vou leva-lo ao veterinário, mas gostaria de ter opiniões de alguém.

PS: Curiosamente o outro DB tem perdido apetite nos últimos dias, será coincidência? Eles não se suportam, será que estarem na mesma divisão e com contacto visual poderá ter alguma influência?
Essa é uma boa opção... Uma vez que não defecando pode ser sintomático de uma coisa grave...

Quanto a ambos estabelecerem contacto visual um com o outro, mesmo estando em terrários diferentes não é muito bom para os animais uma vez que stressam dessa forma... Tenta mudar isso de forma a que não possam ter qualquer contacto visual.

Cumprimentos
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

sábado fev 14, 2009 11:59 am

Quanto ao não defecar podes sempre dar uns banhos com água morna, vê se tens as condições ideais no terrario, quando as temperaturas estão baixas eles normalmente ficam mais escuros para absorverem melhor o calor, vê o tempo de uso que a UVB tem.

Fico a espera de noticias
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

sábado fev 14, 2009 2:09 pm

Os dragões podem perder o apetite sazonalmente. Se não for uma coisa tão drástica como a que de facto descreves, pode não ser nada. (Mas nunca é mau levá-lo ao veterinário.)
<p>
</p>
golfadas
Membro Júnior
Registado: segunda set 08, 2008 12:38 pm

domingo fev 15, 2009 5:37 pm

se ele anda a tentar cavar é possível que queira estivar. Se ele n tiver mt magro, experimenta por um tshirt ou um esconderijo no terrário e és acapz de ficar um tempo sem o ver :P de qualquer maneira dado que não defeca deves leva lo ao vet
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

domingo fev 15, 2009 11:10 pm

golfadas Escreveu:se ele anda a tentar cavar é possível que queira estivar.
Estivar? Isso só aconteceria se as temperaturas do terrário fosse altas, não? Porque estivar não será nesta altura.
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda fev 16, 2009 11:26 am

Muitos DB´s, mesmo tendo nascido em cativeiro continuam a regular-se pelo relógio biológico, pelo que não é de todo estranho que fiquem mais letargicos durante o inverno, com muito menos apetite, independentemente das temperaturas internas. O meu por exemplo está muito mais parado e a comer muito menos (se bem que no caso dele não faz mal nenhum).

Em qualquer caso eu iria com ele ao Vet.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

segunda fev 16, 2009 1:25 pm

Para mim o preocupante não é o DB comer menos, é o não defecar. Tem-lhe dado banho?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
golfadas
Membro Júnior
Registado: segunda set 08, 2008 12:38 pm

sexta fev 20, 2009 3:08 pm

Ninoquinha Escreveu:
golfadas Escreveu:se ele anda a tentar cavar é possível que queira estivar.
Estivar? Isso só aconteceria se as temperaturas do terrário fosse altas, não? Porque estivar não será nesta altura.
pois supostamente estivar e no verão(devido a temperaturas elevadas), mas pelo que tenho lido em foruns ha dragões que se escondem no inverno e raramente saem para comer, durante algumas semanas..
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta fev 20, 2009 5:33 pm

Ena semanas, tem a certeza?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
ruibd
Membro
Registado: quarta jan 09, 2008 9:36 pm

sexta fev 20, 2009 11:23 pm

Desculpem não ter dito nada, fui a veterinária da zona, mas ela não me ajudou muito... Mas felizmente tenho boas noticias, alterei o terrário para a sua configuração com que o DB cresceu e notei imediatamente melhorias, além disso, retirei o contacto visual entre os dois.

Recomeçou a comer e já anda mais descansado, estou mais aliviado :D

@kitten dou-lhe banho uma a duas vezes por semana.

PS: Esqueci me de referir que o DB por um tipo de hibernação durante o inverno(o termo inglês é brumation), mas que já passou há umas semanas, e durou cerca de 2 meses. Aí sim, ele escondia-se e não comia nada, foram tempos dificeis.
1.1.0 Pogona vitticeps
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”