Boas. Andei aqui a pesquisar e a ver umas quantas fotos de diferentes camaleões e como pelo menos daquilo que vi não consegui perceber, ficou a pergunta para os mais conhecedores:
Como distinguir, enquanto crias, que se trata de um calyptratus, ou um pardalis e dentro dos pardalis, qual a fase (entenda-se morph geográfico)? Será possível distinguir a este nível? Digo isto porque, infelizmente em Portugal, onde ainda não existe muita diversidade de camaleões em cativeiro à venda, é fácil enganar o incauto cliente dizendo-lhe que se trata de um furcifer pardalis "ambanja" que custa cerca de 150 - 250 euros, quando depois sai um "Antsiranana" pobrezinho em cor, ou mesmo outra espécie. Digo isto em Portugal, como noutro sítio qualquer, embora aqui face à pouca diversidade, um potencial dono poderá ser melhor levado à tentação de comprar, «por não haver em mais lado nenhum nos próximos 8 meses».
Cumps
Distinguir camaleões
Moderador: mcerqueira
boas
em distingui um pardalis de um calyptratus mesmo enquanto crias é relativamente facil(se se souber claro), a maior distinçao em crias é mesmo o 'capacete' que os calyptratus tem na cabaça que é bem mais acentuado e 'vertical'(sera que me expliquei bem?) que os pardalis.
agora.. para distinguir morphs geograficas dos pardalis em crias nao sei bem.. os camaleoes tem todos uma cor base(a dita morph) e esta cor ja existe em crias(talvez nao tao acentuada e sem grandes contrastes mas ja esta evidenciada).. mas para os distinguir em crias tambem é perciso saber as coloraçoes de cada morph
e assima de tudo! numa loja de confiança a nossa distinçao é bem mais facil de se fazer
espero ter sido explicito
sempre estas a pensar comprar um para ti?
cumps
em distingui um pardalis de um calyptratus mesmo enquanto crias é relativamente facil(se se souber claro), a maior distinçao em crias é mesmo o 'capacete' que os calyptratus tem na cabaça que é bem mais acentuado e 'vertical'(sera que me expliquei bem?) que os pardalis.
agora.. para distinguir morphs geograficas dos pardalis em crias nao sei bem.. os camaleoes tem todos uma cor base(a dita morph) e esta cor ja existe em crias(talvez nao tao acentuada e sem grandes contrastes mas ja esta evidenciada).. mas para os distinguir em crias tambem é perciso saber as coloraçoes de cada morph

e assima de tudo! numa loja de confiança a nossa distinçao é bem mais facil de se fazer

espero ter sido explicito

sempre estas a pensar comprar um para ti?
cumps
Eu perguntei entre pardalis e calypt, porque eu vi algumas crias bem pequenas, em que o elmo não era assim tão diferente...e entre pardalis, as que vi todas juntas, de diferentes pardalis, eram todas castanhas, no entanto os criadores (espanhóis claro está) mostravam os pais e mostravam os irmãos mais velhos e sim, notava-se que eram uma determinada fase ou outra. Mas em pequenos pareciam todos iguais, castanhos ou cinzentos escuros.
Adquirir um num futuro mais ou menos próximo, talvez
Adquirir um num futuro mais ou menos próximo, talvez

<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>
o elmo nos calyptratus tem umas 'linhas' mais acentuadas e agrecivas(tipo mais pontiagudas..) e segundo sei(isto nao tenho a certeza) os calyptratus sao tambem mais esguios que os pardalis
nao te esquecas que havendo uma mistura de morfs so te podes mesmo guiar pelos pais.. e 'adivinhar a cor..
nao sabia que nos pardalis nao era logo visivel a coloraçao base.. nos calyptratus é.. ha ums que sao mais acastanhados7acisentados desde pequenos ate adultos e outros que sao logo verdinhos
aposto que sei em que site viste isso.. se é o mesmo(um com o fundo azul vivo.. nao posso dizer o site pois nao?) eles sao mesmo proficionais e os animais sao credenciados logo a partida nao te enganam em relacçao aos pais.. se tem uma reputaçao a defender nao a iriam 'manchar' enganando os seus clientes..
ja numa lloja é diferente ja que podem dizer que os enganaram a eles tambem e ficas a ver navios..
e que especie perferes?
cumps

nao te esquecas que havendo uma mistura de morfs so te podes mesmo guiar pelos pais.. e 'adivinhar a cor..
nao sabia que nos pardalis nao era logo visivel a coloraçao base.. nos calyptratus é.. ha ums que sao mais acastanhados7acisentados desde pequenos ate adultos e outros que sao logo verdinhos

aposto que sei em que site viste isso.. se é o mesmo(um com o fundo azul vivo.. nao posso dizer o site pois nao?) eles sao mesmo proficionais e os animais sao credenciados logo a partida nao te enganam em relacçao aos pais.. se tem uma reputaçao a defender nao a iriam 'manchar' enganando os seus clientes..
ja numa lloja é diferente ja que podem dizer que os enganaram a eles tambem e ficas a ver navios..

e que especie perferes?

cumps
-
- Membro
- Registado: domingo ago 03, 2008 9:24 pm
podias-m dar esse site por pm sff?
De longe de todos os camaleões, os furcifer pardalis, já há alguns anos. Por tudo: cores, temperamento, dificuldade em cativeiro (semelhante aos calypt), etc.
Vi nesse site e vi noutros também. Same thing.
Vi nesse site e vi noutros também. Same thing.

<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>