Distinguir camaleões

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

terça mar 03, 2009 10:49 pm

Boas. Andei aqui a pesquisar e a ver umas quantas fotos de diferentes camaleões e como pelo menos daquilo que vi não consegui perceber, ficou a pergunta para os mais conhecedores:

Como distinguir, enquanto crias, que se trata de um calyptratus, ou um pardalis e dentro dos pardalis, qual a fase (entenda-se morph geográfico)? Será possível distinguir a este nível? Digo isto porque, infelizmente em Portugal, onde ainda não existe muita diversidade de camaleões em cativeiro à venda, é fácil enganar o incauto cliente dizendo-lhe que se trata de um furcifer pardalis "ambanja" que custa cerca de 150 - 250 euros, quando depois sai um "Antsiranana" pobrezinho em cor, ou mesmo outra espécie. Digo isto em Portugal, como noutro sítio qualquer, embora aqui face à pouca diversidade, um potencial dono poderá ser melhor levado à tentação de comprar, «por não haver em mais lado nenhum nos próximos 8 meses».

Cumps
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
BeYou
Membro Veterano
Registado: quinta jan 22, 2009 3:12 am

terça mar 03, 2009 11:19 pm

boas

em distingui um pardalis de um calyptratus mesmo enquanto crias é relativamente facil(se se souber claro), a maior distinçao em crias é mesmo o 'capacete' que os calyptratus tem na cabaça que é bem mais acentuado e 'vertical'(sera que me expliquei bem?) que os pardalis.
agora.. para distinguir morphs geograficas dos pardalis em crias nao sei bem.. os camaleoes tem todos uma cor base(a dita morph) e esta cor ja existe em crias(talvez nao tao acentuada e sem grandes contrastes mas ja esta evidenciada).. mas para os distinguir em crias tambem é perciso saber as coloraçoes de cada morph :wink:
e assima de tudo! numa loja de confiança a nossa distinçao é bem mais facil de se fazer :P
espero ter sido explicito :)
sempre estas a pensar comprar um para ti?

cumps
Psynapse
Membro Veterano

terça mar 03, 2009 11:40 pm

Eu perguntei entre pardalis e calypt, porque eu vi algumas crias bem pequenas, em que o elmo não era assim tão diferente...e entre pardalis, as que vi todas juntas, de diferentes pardalis, eram todas castanhas, no entanto os criadores (espanhóis claro está) mostravam os pais e mostravam os irmãos mais velhos e sim, notava-se que eram uma determinada fase ou outra. Mas em pequenos pareciam todos iguais, castanhos ou cinzentos escuros.

Adquirir um num futuro mais ou menos próximo, talvez :P
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
BeYou
Membro Veterano
Registado: quinta jan 22, 2009 3:12 am

terça mar 03, 2009 11:54 pm

o elmo nos calyptratus tem umas 'linhas' mais acentuadas e agrecivas(tipo mais pontiagudas..) e segundo sei(isto nao tenho a certeza) os calyptratus sao tambem mais esguios que os pardalis :wink:
nao te esquecas que havendo uma mistura de morfs so te podes mesmo guiar pelos pais.. e 'adivinhar a cor..
nao sabia que nos pardalis nao era logo visivel a coloraçao base.. nos calyptratus é.. ha ums que sao mais acastanhados7acisentados desde pequenos ate adultos e outros que sao logo verdinhos :wink:
aposto que sei em que site viste isso.. se é o mesmo(um com o fundo azul vivo.. nao posso dizer o site pois nao?) eles sao mesmo proficionais e os animais sao credenciados logo a partida nao te enganam em relacçao aos pais.. se tem uma reputaçao a defender nao a iriam 'manchar' enganando os seus clientes..
ja numa lloja é diferente ja que podem dizer que os enganaram a eles tambem e ficas a ver navios.. :roll:

e que especie perferes? :wink:
cumps
RicardoLance
Membro
Registado: domingo ago 03, 2008 9:24 pm

quarta mar 04, 2009 12:34 am

podias-m dar esse site por pm sff?
Psynapse
Membro Veterano

quarta mar 04, 2009 12:36 am

De longe de todos os camaleões, os furcifer pardalis, já há alguns anos. Por tudo: cores, temperamento, dificuldade em cativeiro (semelhante aos calypt), etc.

Vi nesse site e vi noutros também. Same thing. :P
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”