kitten Escreveu:
Quanto à questão das BCI e das BCC, bem não há duvida que as conversas ao como as cerejas

mas eu pessoalmente acho que 90% dos possuidores de repteis no nosso país não estão preparados para ter nem sequer uma pequena regius, quanto mais uma BCC ou uma BCI. Não faltaria vermos aí o pessoal na rua de cobra ao pescoço.
Não acho que a maior parte dos possuidores de répteis (e assistimos a isso todos os dias na arca) tenham responsabilidade nem para possuir uma minhoca, quanto mais um animal de grande porte.
Concordo EM PARTE com a tua visão, MAS o problema é bem mais complexo.
Em primeiro lugar, e como assistimos à não muito tempo, a verdade é que qualquer um pode comprar um réptil de grande porte, LEGAL ou ILEGAL, muito fácilmente e sem estar minimamente preparado para os riscos. Acontece com um varanus nilotocus como poderia acontecer com uma "python albina" (que era mesmo uma Molurus)que foi prenda de alguém conhecido (relembrando um caso recente). A legislação tal como está não aproveita a ninguém. Nem a quem quer, responsavelmente, manter um réptil, nem a quem, irresponsavelmente, adquire um reptil sem ter condições para o manter EM SEGURANÇA, para ele, terceiros e o próprio réptil, NEM sequer para as espécies protegidas, já que apenas fomenta o comércio ilegal, em muitos casos WC e sem documentação.
Em segundo lugar de facto é verdade que vemos por este fórum muitos exemplos de situações surreais, onde a estupidez impera, mas também não é menos verdade que assiste em muitos casos pessoas com poucos conhecimentos MAS responsáveis, que não só acolhem os conselhos dados por quem tem mais experiência, como por sua iniciativa vão investigando e lendo mais.
Em terceiro lugar muitas vezes confundimos o grupo de possuidores de répteis em portugal com o grupo, mais pequeno e na generalidade com muito menos conhecimentos, de pessoas que participa nos fóruns portugueses, incluíndo este onde estamos. Ora essas duas realidades não são bastante distintas.
Não podemos, ou não devemos, manter uma legislação errada com o pressuposto, ou com o receio de uma alteração vir a exacerbar ou potenciar a aquisição de determinadas espécies por irresponsáveis. Bem sei que é um exemplo extremo, mas a verdade é que de outra forma não seria possivel a posse e utilização de automóvel ou motociclo em portugal, tal é a estupidez e incompetência de um número tão elevado de condutores, e com resultados tão trágicos.
Penso que aqui cada, como noutros campos da nossa vida, a sociedade e a familia terá que desempenhar um papel fundamental na educação dos cidadãos. A Kitten deixaria uma criança de 14 anos a seu cargo manter fosse ela uma Drymarchon corais couperi de 240cm ou uma BCI de 160 ou 180cm? Sei que não, e eu também não o faria, MAS não teria problema algum em deixar um filho meu manter uma lampropeltis ou uma corn, ou mesmo uma regius, se ele se mostrasse responsável e sempre sobre a minha tutela directa.
A implementação de um controlo sério sobre a manutenção de determinadas espécies, bem como a previsão de constituição de grupos ou associações do sector, com responsabilidade directa nesta matéria, seria, a meu ver, a direcção correcta a seguir, como aliás já existe em alguns países.
Acima de tudo o que me parece mais desastroso nesta situação, diria mesmo quase amoral, é a aleatoriedade da aplicação da Lei, que não só não cumpre os objectivos para qe terá sido implementada como é injusta e promove o comercio ilegal e o silêncio comprometido.