Cobra do milho

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Loux
Membro
Registado: domingo ago 17, 2008 4:32 pm

quarta abr 15, 2009 10:20 pm

olá
A bocado tentei alimentar a minha cobra de milho com um pinkie, está com mais ou menos 30cm
Terrário-30 por 30
Temperatura- 27º/28º de dia 23º/24º de noite
Fez a muda à 2 semanas e é a primeira vez que isto me acontece...
Agradeço se também me mandarem Pm com um veterinário na zona de setubal ou lisboa...
:roll:
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

quarta abr 15, 2009 10:28 pm

Loux Escreveu:olá
A bocado tentei alimentar a minha cobra de milho com um pinkie, está com mais ou menos 30cm
Terrário-30 por 30
Temperatura- 27º/28º de dia 23º/24º de noite
Fez a muda à 2 semanas e é a primeira vez que isto me acontece...
Agradeço se também me mandarem Pm com um veterinário na zona de setubal ou lisboa...
:roll:
Mas isto o que? que ela faz a muda, que lhe dá um pinkie? Ou que recusa a comida? Regurgita?

Se recusou a comer, deixa-a em paz e tenta dar amanha de novo, se não aceitar, acho que deves aguardar 2 ou 3 dias e voltar a tentar, ainda é mt pequena para estar muito tempo sem comer..

Boa sorte..
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Loux
Membro
Registado: domingo ago 17, 2008 4:32 pm

quarta abr 15, 2009 10:30 pm

obrigado o que queria dizer é que é a primira vez que ela se recusa a comer
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta abr 16, 2009 10:05 am

Loux Escreveu:obrigado o que queria dizer é que é a primira vez que ela se recusa a comer
Ela já aceitou alimento depois da muda? Em qualquer caso podes levantar o limite máximo dos 27º/28 para os 28º/29º, aumentando o metabolismo dela.
Disprasio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados

quinta abr 16, 2009 5:58 pm

se ela recusou, não se pode dar logo no dia seguinte, que só vai stressar mais a bixa, deixa passar uns 2 dias
<p>&eacute; tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p>&nbsp;</p>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sexta abr 17, 2009 8:58 am

Disprasio Escreveu:se ela recusou, não se pode dar logo no dia seguinte, que só vai stressar mais a bixa, deixa passar uns 2 dias
Guilherme não obrigatoriamente... aliás, depende não só da razão da recusa do alimento como também da forma como este processo é realizado.

Se a recusa da cobra se ficar a dever a factores relacionados ou causadores de stress se calhar até seria boa idea tentar afastar/eliminar esses factores antes de tentar alimenta-la de novo, mas na verdade muitas das recusas não se prendem com factores dessa ordem, ou pelo menos directamente. Pode simplesmente não estar interessada, não estar com fome naquele momento, estar numa fase relevante da sua termoregulação, etc...

Deixo como exemplo o caso da minha holbrooki ontem aquando da sua alimentação. Quando tinha o pp preparado para lhe dar e ela estava já bem activa, abri a tampa do faunário e reparei que ela focou logo a sua atenção não só na presa como no facto de uma porta se ter aberto (vou colocar um post sobre a alteração de comportamento dela, e das cobras em geral). Decidiu investigar o rato, mas reparei que na verdade ela estava muito mais interessada na possibilidade de sair do que no alimento, até porque tenho passado mais tempo a manipula-la e tira-la do faunário. Resultado, não pegou no rato...

Chegado a este ponto tinha 3 hipoteses. Saltava esta refeição e dava-lha um outro rato para a semana, dava-lhe o rato no dia seguinte ou esperava um pouco e tentava-lhe dar algum tempo depois.

A miha decisão foi a terceira e com bastante sucesso. Depois de mais uns 30m a "aquecer" junto de uma das lâmpadas de cerâmica, tentei dar de novo o pp. Como a holbrooki estava a explorar a parte superior do faunário coloquei o pp bem junto ao seu focinho, ainda da parte exterior para lhe aguçar o interesse. Quando abri a porta do faunário de novo e introduzi o rato só vos digo que fiquei com a ponta do "desgraçado" na mão... o resto tinha sido arrancado e prontamente alvo de uma forte constrição.

A meu ver o essencial é conhecer o animal em causa. Com meu Blue Beauty o comportamente é necessáriamente diferente já que ele é bem mais reservado no que toca à alimentação, pelo que optaria em deixar o(s) mus adultos ou nos troncos por cima da sua toca, ou mesmo numa das entradas da toca.

O que não se deve é forçar a nossa presença e a do alimento à cobra (salvo quando isso é uma opção viável tendo em conta o exemplar em causa), já que isso sim pode provocar stress e levar a que a recusa de se alimentar seja reforçada...
tiagosk8
Membro Veterano
Registado: terça fev 17, 2009 4:17 pm

sexta abr 17, 2009 2:23 pm

hmm que tamanho e ela?quando sao pequenas algumas recusam se a comer...podera ser do stress :wink: suponho
Disprasio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados

sexta abr 17, 2009 5:53 pm

thor, tens toda a razão, eu é que me expliquei mal tambem,
é que a xavalada stressa muito quando tem a sua primeira cobra (falo por experiencia)
quando ela recusa, volta se a dar no dia seguinte, e por ai a diante, assim só vai stressar mais a cobra

isto SE o set up, e tempereturas/humidades estiver dentro dos conformes (era isto que deveria ter dito, logo)
:wink:
<p>&eacute; tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p>&nbsp;</p>
lsantanan
Membro Júnior
Registado: quinta out 18, 2007 3:49 pm

sexta abr 17, 2009 6:13 pm

Já tive problemas desse tipo..acho que muitos que criam corn's já passaram por isto. Uma coisa que você pode fazer é tentar deixar ela num lugar escuro, deixe ela de um dia para o outro bem quieta. No dia seguinte coloque um neonato vivo lá...sem fazer movimentos bruscos e tente não demorar nem ficar olhando....é bem possivel que dps de 30 min. não tenha mais nada lá. Vale juntar com essa dica, a dica do pessoal em manter a temperatura em 27~28 graus constantes.

Abraço
0.1.1 - Pantherophis guttatus guttatus (Corn Snake) 0.0.1 - Pandinus Imperator&nbsp; (Escorpi&atilde;o Imperador) 0.1.0 - Labrador Retriever (Labrador)
0.2.0 - Melopsittacus undulatos (Periquito Australiano)
2.1.2 - Nymphicus hollandicus (Calopsita)
0.0.1 - Amazona aestiva (Papagaio Verdadeiro)
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

sexta abr 17, 2009 6:18 pm

lsantanan Escreveu:Já tive problemas desse tipo..acho que muitos que criam corn's já passaram por isto. Uma coisa que você pode fazer é tentar deixar ela num lugar escuro, deixe ela de um dia para o outro bem quieta. No dia seguinte coloque um neonato vivo lá...sem fazer movimentos bruscos e tente não demorar nem ficar olhando....é bem possivel que dps de 30 min. não tenha mais nada lá. Vale juntar com essa dica, a dica do pessoal em manter a temperatura em 27~28 graus constantes.

Abraço
Não me parece que essa medida tenha a minima vantagem para o caso, não se justifica.
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sexta abr 17, 2009 8:16 pm

lsantanan Escreveu:Já tive problemas desse tipo..acho que muitos que criam corn's já passaram por isto. Uma coisa que você pode fazer é tentar deixar ela num lugar escuro, deixe ela de um dia para o outro bem quieta. No dia seguinte coloque um neonato vivo lá...sem fazer movimentos bruscos e tente não demorar nem ficar olhando....é bem possivel que dps de 30 min. não tenha mais nada lá. Vale juntar com essa dica, a dica do pessoal em manter a temperatura em 27~28 graus constantes.

Abraço

E se a cobra precisar de ser estimulada pelo movimento? Se não necessitar, deixar lá pode ser uma boa opção para cobras tímidas.
Aumentar ligeiramente a temperatura, também me parece favorável, ou mesmo esfregar o alimento com outro tipo de alimento que ela goste (de exp anteriores). Dar vivo não me parece muito favorável...eu faria isso como última opção, o que no caso do pinkie, se estiver bem quente, não há muita diferença...
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
lsantanan
Membro Júnior

quinta abr 23, 2009 2:48 pm

limao Escreveu:
lsantanan Escreveu:J� tive problemas desse tipo..acho que muitos que criam corn's j� passaram por isto. Uma coisa que voc� pode fazer � tentar deixar ela num lugar escuro, deixe ela de um dia para o outro bem quieta. No dia seguinte coloque um neonato vivo l�...sem fazer movimentos bruscos e tente n�o demorar nem ficar olhando....� bem possivel que dps de 30 min. n�o tenha mais nada l�. Vale juntar com essa dica, a dica do pessoal em manter a temperatura em 27~28 graus constantes.

Abra�o
N�o me parece que essa medida tenha a minima vantagem para o caso, n�o se justifica.
Tentei oferecer uma ajuda que funcionou comigo e com alguns amigos aqui no Brasil. Que medida você tem a oferecer para ajudar neste caso então? Nâo vi nenhum comentário seu ajudando neste caso, só criticando mesmo. Não sou melhor que ninguém aqui, mas o que posso fazer para ajudar eu faço.

Abraço
0.1.1 - Pantherophis guttatus guttatus (Corn Snake) 0.0.1 - Pandinus Imperator&nbsp; (Escorpi&atilde;o Imperador) 0.1.0 - Labrador Retriever (Labrador)
lsantanan
Membro Júnior

quinta abr 23, 2009 2:53 pm

Psynapse Escreveu:
lsantanan Escreveu:J� tive problemas desse tipo..acho que muitos que criam corn's j� passaram por isto. Uma coisa que voc� pode fazer � tentar deixar ela num lugar escuro, deixe ela de um dia para o outro bem quieta. No dia seguinte coloque um neonato vivo l�...sem fazer movimentos bruscos e tente n�o demorar nem ficar olhando....� bem possivel que dps de 30 min. n�o tenha mais nada l�. Vale juntar com essa dica, a dica do pessoal em manter a temperatura em 27~28 graus constantes.

Abra�o

E se a cobra precisar de ser estimulada pelo movimento? Se n�o necessitar, deixar l� pode ser uma boa op��o para cobras t�midas.
Aumentar ligeiramente a temperatura, tamb�m me parece favor�vel, ou mesmo esfregar o alimento com outro tipo de alimento que ela goste (de exp anteriores). Dar vivo n�o me parece muito favor�vel...eu faria isso como �ltima op��o, o que no caso do pinkie, se estiver bem quente, n�o h� muita diferen�a...
Ah sim...pode ser que realmente ela precise do estimulo por movimento, é uma opção também. Concordo contigo em relação a evitar dar pinkie vivo, prefiro acostumar com descongelados também. Mas de penultima opção eu arriscaria vivo, porque a ULTIMA opção mesmo, na minha opinião, seria forçar a alimentação.
SOFIAV
Membro
Registado: quinta nov 27, 2008 2:13 pm

quinta abr 23, 2009 3:07 pm

lsantanan Escreveu:
Psynapse Escreveu:

Abra�o

E se a cobra precisar de ser estimulada pelo movimento? Se n�o necessitar, deixar l� pode ser uma boa op��o para cobras t�midas.
Aumentar ligeiramente a temperatura, tamb�m me parece favor�vel, ou mesmo esfregar o alimento com outro tipo de alimento que ela goste (de exp anteriores). Dar vivo n�o me parece muito favor�vel...eu faria isso como �ltima op��o, o que no caso do pinkie, se estiver bem quente, n�o h� muita diferen�a...
Ah sim...pode ser que realmente ela precise do estimulo por movimento, é uma opção também. Concordo contigo em relação a evitar dar pinkie vivo, prefiro acostumar com descongelados também. Mas de penultima opção eu arriscaria vivo, porque a ULTIMA opção mesmo, na minha opinião, seria forçar a alimentação.
Olá!Eu não tenho nenhuma cobra mas tenho andado a pesquisar e realmente e ainda não vi aqui o pessoal da arca aconselhar o "forçar" da alimentação.Pelo contrário,dissem que stressa mais a cobra.
Eu por exemplo não sei se o fazia,visto que o stress não é bom para este tipo de animais.

Se tiver errada agradecia que me corrigissem,até para não induzir ninguém em erro.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quinta abr 23, 2009 4:04 pm

SOFIAV Escreveu:(...)

Olá!Eu não tenho nenhuma cobra mas tenho andado a pesquisar e realmente e ainda não vi aqui o pessoal da arca aconselhar o "forçar" da alimentação.Pelo contrário,dissem que stressa mais a cobra.
Eu por exemplo não sei se o fazia,visto que o stress não é bom para este tipo de animais.

Se tiver errada agradecia que me corrigissem,até para não induzir ninguém em erro.
Ninguem aconselha porque forçar um animal fraco para alem do stress provocado pode fazer com que fique com tanto medo dessa agressão que possa não voltar a comer, é que forçar não é abrir a boca e toma lá, é enfiar uma sonda até ao estômago e com uma seringa especial (pinkie pump) introduzir o alimento, dar vivo é estimular o apetite ou o interesse da cobra, ou despertar-lhe os instintos e pode ser sempre mais tarde reversível, com a habituação a morto. Eu felizmente nunca precisei de fazer force escurecendo o faunario, aumentando temperaturas, ou experimentar vivo com pinkies dentro do faunario ou dentro de algo ainda mais pequeno onde não existam mais distracções para a cobra sempre consegui mas em alturas de desepero do dono e como ultima alternativa, é preferivel tentar que deixar o bixo morrer...e mesmo assim ás vezes morrem ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”