2 termóstatos, 1 fonte calorífica.
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Ainda que mal pergunte, sim que estas coisas de electricidade para mim são chinês, mas os termostatos não servem só para regular a temperatura? Se pretende regular a luz (intensidade) não deve utilizar um dimmer, ou se for só o tempo que está ligada um temporizador?
É que estas lâmpadas tubulares não aquecem, daí a minha admiração.
É que estas lâmpadas tubulares não aquecem, daí a minha admiração.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Madalena Marques
A Lâmpada tubular não é o aquecimento porque obviamente não aquece. Provavelmente será cabo ou outro sistema que instalarei. A lâmpada irá conectar-se ao 1º termostato que referi na outra pág.,ou seja, durante o dia.
Arranjei um disjuntor da siemens que parece se um pouco melhor do que os convencionais.
Depois actualizo com fotos da calha e do terrário.
Thanks
Arranjei um disjuntor da siemens que parece se um pouco melhor do que os convencionais.
Thanks
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
- Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados
eu percebo de electrecidade, e ate eu ja estou confuso com tanta confusão 

<p>é tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p> </p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Volto a insistir na pergunta, se a lâmpada não aquece para quê um termostato?Sharper Escreveu:A Lâmpada tubular não é o aquecimento porque obviamente não aquece. Provavelmente será cabo ou outro sistema que instalarei. A lâmpada irá conectar-se ao 1º termostato que referi na outra pág.,ou seja, durante o dia.
Thanks
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
Madalena Marques
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Pode parecer uma pergunta parva mas se a lâmpada tubular estiver ligada ao termóstato esta vai estar permanentemente a ligar e desligar À medida que a fonte de calor atingir determinados valores correcto?!?! Se assim for acham minimamente adequado este tipo de intermitências para o animal... no mínimo o senso comum diria que não!!!kitten Escreveu:Volto a insistir na pergunta, se a lâmpada não aquece para quê um termostato?Sharper Escreveu:A Lâmpada tubular não é o aquecimento porque obviamente não aquece. Provavelmente será cabo ou outro sistema que instalarei. A lâmpada irá conectar-se ao 1º termostato que referi na outra pág.,ou seja, durante o dia.
Thanks
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
isso esta uma grande confusao na cabeça do user...o objectivo penso que seria ligar os termostatos a temporizadores que por sua vez os termostatos estariam ligados ao aquecimento. a lampada nao precisa nada disso, no maximo de UM TEMPORIZADOR para fazer o ciclo 12 12horas
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
Eu acho que o pessoal é que tá a fazer uma grande confusão.
Pelo que percebi, os termostatos vão ficar na iluminária por uma questão de acesso e não para serem usados para a lampada tubular que lá está.
O facto de ele querer ligar a lampada ao cricuito de aquecimento diurno, prende-se com a facilidade de quando o circuito diurno se ligasse, a lampada ligava também, e é possivel fazê-lo sem que esteja dependente do termostato e sim do temporizador.
Pelo que percebi, os termostatos vão ficar na iluminária por uma questão de acesso e não para serem usados para a lampada tubular que lá está.
O facto de ele querer ligar a lampada ao cricuito de aquecimento diurno, prende-se com a facilidade de quando o circuito diurno se ligasse, a lampada ligava também, e é possivel fazê-lo sem que esteja dependente do termostato e sim do temporizador.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
A Lâmpada tubular não é o aquecimento porque obviamente não aquece. Provavelmente será cabo ou outro sistema que instalarei. A lâmpada irá conectar-se ao 1º termostato que referi na outra pág.,ou seja, durante o dia.element Escreveu:Eu acho que o pessoal é que tá a fazer uma grande confusão.
isto foi o que o user disse e parece me que a lampada n se devia ligar aos termostatos
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
Ao termostato não, mas ao temporizador do termostato.
EDIT:
A lampada não pode ser ligada ao circuito do temporizador/termostato, porque se fosse ligada a saida ia estar sempre acessa e se for ligada a entrada iria estar intermitente juntamente com o tapete.
EDIT:
A lampada não pode ser ligada ao circuito do temporizador/termostato, porque se fosse ligada a saida ia estar sempre acessa e se for ligada a entrada iria estar intermitente juntamente com o tapete.
Olá a todos, como prometi actualizações aqui vão:

Como em todos os projectos surgiu um problema:
a sonda de um dos termostátos quebrou? à algum problema?
aqui vai uma foto:

Resumindo, utilizei um relé que alterna entre circuitos. Quando há sinal (12v transformador ligado ao temporizador) o termostáto de dia liga bem como a luz (independentemente do funcionamento da fonte de aquecimento). Quando não há sinal as luzes estão apagadas e a fonte trabalha a menor temperatura.
próximo projecto: a fonte de aquecimento.
PS: se tiverem ideias porreiras avisem.

Como em todos os projectos surgiu um problema:
a sonda de um dos termostátos quebrou? à algum problema?
aqui vai uma foto:

Resumindo, utilizei um relé que alterna entre circuitos. Quando há sinal (12v transformador ligado ao temporizador) o termostáto de dia liga bem como a luz (independentemente do funcionamento da fonte de aquecimento). Quando não há sinal as luzes estão apagadas e a fonte trabalha a menor temperatura.
próximo projecto: a fonte de aquecimento.
PS: se tiverem ideias porreiras avisem.
Continuo sem perceber.
Se o que quer é regular o tempo em que ela está ligada\desligada basta ligar a um temporizador...
E á fonte calorifica liga-se um termostato...
Se o que quer é regular o tempo em que ela está ligada\desligada basta ligar a um temporizador...
E á fonte calorifica liga-se um termostato...
<strong>
__"Dias de luta, Dias de glória"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
__"Dias de luta, Dias de glória"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
olá, basta pensar um bocadinho....
Eu tenho dois termostátos: um para controlar a temperatura à noite, outro para o dia.
Quero liga-los à mesma fonte calorífica ( e aí é que reside o "problema") se usar dois temporizadores (um para cada termostáto), existe a probabilidade de encravarem ( acontece mt nos meus aquários) ficando os dois temostatos a trabalhar ao mesmo tempo o que daria num: «A luz foi outra vez abaixo.»
Assim, previno isso, pois é impossível ficarem os dois circuitos a trabalhar ao mesmo tempo. Secalhar se tivesses lido na integra tinhas compreendido à primeira.
PS: Alguém tem ideias para a fonte calorífica diy?
Eu tenho dois termostátos: um para controlar a temperatura à noite, outro para o dia.
Quero liga-los à mesma fonte calorífica ( e aí é que reside o "problema") se usar dois temporizadores (um para cada termostáto), existe a probabilidade de encravarem ( acontece mt nos meus aquários) ficando os dois temostatos a trabalhar ao mesmo tempo o que daria num: «A luz foi outra vez abaixo.»
Assim, previno isso, pois é impossível ficarem os dois circuitos a trabalhar ao mesmo tempo. Secalhar se tivesses lido na integra tinhas compreendido à primeira.

PS: Alguém tem ideias para a fonte calorífica diy?
Por ter lido na integra, é que não percebo porque é que está a ligar um regulador de temperatura a uma lampada tubular...
Mas nao digo mais nada, vou observar de fora para tentar perceber
Cumps.
Mas nao digo mais nada, vou observar de fora para tentar perceber

Cumps.
<strong>
O termostáto não está ligado a qq tipo de lâmpada tubular. O que acontece é que: o termostáto (o que regula as temperatura do dia) está num circuito paralelo . Ora se a lâmpada tubular nem aquece e eu estou a tentar desenvolver uma fonte de aquecimento diy, não sei onde é que no tópico leste que iria ligar um termostáto a uma lâmpada. Mas pronto...vou-te fazer um desenho:

E quanto ao termostáto (sonda) alguém ajuda?
Cumps.

Cumps.
tás a pensar bem, muito bem, a ideia de acopulares a iluminaçao ao circuito foi intelegente, o relé tambem foi exelente soluçao. quanto ao termostatuo receio que tenhas que comprar outro. :SSharper Escreveu:O termostáto não está ligado a qq tipo de lâmpada tubular. O que acontece é que: o termostáto (o que regula as temperatura do dia) está num circuito paralelo . Ora se a lâmpada tubular nem aquece e eu estou a tentar desenvolver uma fonte de aquecimento diy, não sei onde é que no tópico leste que iria ligar um termostáto a uma lâmpada. Mas pronto...vou-te fazer um desenho:![]()
Cumps.
Como fonte de aquecimento Porque nao usar a tradicional lampada de ceramica? usual e eficaz.
P.S. O esquema que desenhas-te está bem elaborado para quem entende um pouco de electricidade, é digno de registo.
Para os users que nao estao a perceber o esquema: os termostatuos estao presos na lampada tubular mas nao tem nada a ver com a iluminaçao. os termostatuos apenas vao regular a temperatura, de uma fonte de aquecimento que o user ainda nao tem.
nao é isso?
Brake