Camaleão - Ajuda

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda mai 11, 2009 6:09 pm

scjp Escreveu:(...)

esta foi agora para verem a narina esta é k tem mais branco parece que se criou sal
Não sei se como as iguanas o camaleões tambem expelem pelas narinas os excessos de minerais, mas nas iguanas os aneis de sal á volta das narinas é normal...tambem pode ser apenas agua que acumulou na zona das narinas e ao secar deixou esse aspecto de calcario ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

segunda mai 11, 2009 6:36 pm

epipedobates Escreveu:pois :? aconselho-te a ires ao vet ou então a alguma loja especializada que saiba como se trata disso ...

e se reparares as cores dela estão um pouco escuras, o que poderá ser stress causado por diversos factores ...

cumps e BOA SORTE :D
Loja especializada? de camaleões? diga-me uma que eu não conheço nenhuma assim de repente...

Stress? por diversos factores? Ora deixa cá ver: chegada do camaleão há pouco tempo, manipulações quase diárias no terrário, ajustes na temperatura e humidade (que ainda não estão bem controladas) e a questão das lâmpadas...

E olhe que a questão da temperatura da água não é assim tão linear...

"poderá é ser falta de nutrição ou algum problema interno nas vias respiratórias, mas como não sou perito em doenças de camaleões aconselho-te a ir ao VET ou como disse a uma loja que te saiba dizer como proceder ... " Mais uma vez, peço-lhe que me indique uma loja especializada que trate "dos problemas internos das vias respiratórias". Ou é uma loja consultório?

Adoro estes "experientes".
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

segunda mai 11, 2009 6:40 pm

Psynapse Escreveu:
Loja especializada? de camaleões? diga-me uma que eu não conheço nenhuma assim de repente...

Stress? por diversos factores? Ora deixa cá ver: chegada do camaleão há pouco tempo, manipulações quase diárias no terrário, ajustes na temperatura e humidade (que ainda não estão bem controladas) e a questão das lâmpadas...

E olhe que a questão da temperatura da água não é assim tão linear...

"poderá é ser falta de nutrição ou algum problema interno nas vias respiratórias, mas como não sou perito em doenças de camaleões aconselho-te a ir ao VET ou como disse a uma loja que te saiba dizer como proceder ... " Mais uma vez, peço-lhe que me indique uma loja especializada que trate "dos problemas internos das vias respiratórias". Ou é uma loja consultório?

Adoro estes "experientes".
pois nao sei se existe alguma mas imagina lá que havia um senhor que até percebia bem de animais e tinha uma loja de animais?
nada é impossivel
agora uma loja dessas isso já não te consigo dizer :roll:
<p><strong></strong></p>
scjp
Membro
Registado: sábado mai 09, 2009 7:38 pm

segunda mai 11, 2009 6:47 pm

:cry: aki na minha zona as lojas k existem de animais ainda percebem menos que eu..... e depois já liguei pa dois vets aki na minha zona e pouco percebem. :( :( akilo das narinas já desapareceu de uma, mas a cor acastanhada continua. Amanha vou buscar o terrário definitivo e as lampadas, mas o termostato só o consigo na 5ª feira.
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

segunda mai 11, 2009 6:50 pm

Native Escreveu:
scjp Escreveu:(...)

esta foi agora para verem a narina esta é k tem mais branco parece que se criou sal
Não sei se como as iguanas o camaleões tambem expelem pelas narinas os excessos de minerais, mas nas iguanas os aneis de sal á volta das narinas é normal...tambem pode ser apenas agua que acumulou na zona das narinas e ao secar deixou esse aspecto de calcario ;)
Tendo em conta as características da tal substância branca, não podemos descartar de todo a hipótese do native.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
epipedobates
Membro Júnior
Registado: sexta mar 27, 2009 1:47 pm

segunda mai 11, 2009 7:02 pm

o que quis dizer é ir a uma loja especializada em répteis que poderá ajudar nesse assunto ...

cumps
BeYou
Membro Veterano
Registado: quinta jan 22, 2009 3:12 am

segunda mai 11, 2009 9:30 pm

de facto acontece o mesmo que acontece as iguanas nos camaleoes, mas nao sei se será uma mancha assim..(nas iguanas é deste genero?).. sempre tive ideia que fosse um pequeno anel...
mas para ser isto, a sua alimentaçao teria que ser rica em minerais(demasiado ate).. a menos que ele assim fosse alimentado na loja onde o foi boscar(o que dovido)...

pelo que deduzo que sera mais provavel ser um problema respiratorio...
(vendo bem, a tua agua pode ser demasiado rica em calcario, mas creio que seja muito cedo para se notarem estes efeitos)

leva-o ao vet..
de onde és?
BeYou
Membro Veterano

segunda mai 11, 2009 9:34 pm

epipedobates Escreveu:o que quis dizer é ir a uma loja especializada em répteis que poderá ajudar nesse assunto ...
cumps
nao estas completamente errado.. o que quizeste dizer é que se algum dono de uma loja de animais percebesse de camaleoes(um criador por ex) poderia(talvez) identificar o problema. mas nao poderia intervir de modo correcto na grande maioria das situçoes. :roll:
nada como um veterinario expecializado no assunto :wink:
BeYou
Membro Veterano

segunda mai 11, 2009 9:39 pm

Psynapse Escreveu:
BeYou Escreveu:peço desculpa vasco94, a minha resposta foi tudo menos correcta..

Psynapse falei por experiencia propria, eu tenho um terrario de malha metalica de 1.20m e ja experimentei uma lampada de ceramica(50w), e rapidamente percebi que se tornara impossivel manter os niveis de humidade desejados :?
mas tambem tens razao em dizer que aquecer o terrario com uma so lampada de spot é dificil.. inicialmente tinha uma spot de 75w e as temperaturas no ponto mais quente nao passavam dos 23º(o que obviamente é ridiculamente baixo para uma zona de spot).. mas quando troquei para uma de 150w, tudo modou, as temperaturas estao optimas e controladas...
Beyou, eu tenho e conheço muita gente que tem lâmpadas de cerâmica em terrários tropicais, sem foggers e conseguem ter a humidade correcta. Estou a falar obviamente de um terrário de vidro com os respiradouros adequados e uns borrifos à homem 8) . Terrários em malha, especialmente em toda a verticalidade, são bons...para apanhar sol na rua. É muito difícil manter humidades e temperaturas dentro do terrário, sem a sala onde o terrário está, ter também os parâmetros supracitados. Normalmente o que se pede para um camaleão é ter o tecto e metade da altura em rede. E uma lâmpada de spot de 150w é demasiado alto para um camaleão...deve fritar no spot, ou então nunca lá deve estar...por isso agora percebo como é que aqueces um terrário de 1,20m só com uma de spot. Spot é para spot. Cerâmica aquece tudo. Não deve existir uma sem a outra, pois uma não substitui a outra sem ter contrapartidas (as quais vais poder ver mais cedo ou mais tarde). Também antes me metia alguma confusão esta panóplia de lâmpadas, até perceber que nenhuma toma o papel da outra e que acabamos por precisar das 3 mais cedo ou mais tarde.

por incrivel que pareça ate nao o é, no spot nao passa dos 31\32 e no resto do terrario sao mantidas as temperaturas ideais ;)
e tenho perfeita noçao que no meu terrario é impossivel ter uma lampada de ceramica a funcionar :wink:

mas... vem ai um grande projecto para algo bem mais definitivo :twisted:

cumps
scjp
Membro

segunda mai 11, 2009 9:47 pm

a água aki onde moro é mt calcárica.
o bichinho já ñ tem nada nas narinas akilo desapareceu, andei a ler sobre as infecçoes respiratórias nos camaleoes e dizem k normalmente fazem ruido ao respirarem o k ñ é o caso.
quanto á cor já voltou ao normal, está a dormir.
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

segunda mai 11, 2009 9:51 pm

ainda bem que tudo voltou ao normal :D
<p><strong></strong></p>
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda mai 11, 2009 10:02 pm

Tenta nao andar sempre em cima a observar que aos olhos dele tu és um enorme e feio predador ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Bizz
Membro Júnior
Registado: domingo set 28, 2008 6:36 pm

segunda mai 11, 2009 11:04 pm

Boas,
Ponto numero 1:
Só precisas de duas lampadas, uma tubular que emite raios UVA/UVB (REPTISUN 5.0 da ZOOMED) LINK AQUI
Um balastro para a lampada tubular UVA/ UVB LINK AQUI e uma lampada normal de casa spot com cerca de 60w. Precisas de um reflector LINK AQUI para a lampada UVA/UVB e uma campandola (a mais pequena serve) LINK AQUI para a lampada de casa.
Durante a noite não precisas de nenhuma fonte de calor a não ser que as temperaturas noturnas onde tens o teu camaleão baixem dos 10ºc.

OS CAMALEÕES PRECISAM DE TEMPERATURAS MAIS BAIXAS DURANTE A NOITE PARA QUE CONSIGAM DESCANSAR SEM STRESS.

O terrario para o teu camaleão tem de ser todo em rede, aconselho o Exo Terra Screen Terrarium 60 x 45 x 60 cm LINK AQUI, é o que tenho para o meu camaleão.

Tens de ter um termometro com sonda LINK AQUI no local onde o camaleão se vai aquecer. Colocas um ramo a cerca de 20cm da lampada de casa e ele vai procurar esse spot para se aquecer e a temperartura nesse local deve rondar entre os 25 e os 32º.

IMPORTANTE estas duas lampadas devem de estar ligadas 11horas por dia EX: das 8:00 ás 19:00 e no topo do terrario a cerca de 15, 20cm do local mais alto que o camaleão possa chegar. a tubular fica em cima do tecto do terrario pousada a de casa tens de encontar a altura ideal para teres a tal temperatura dos 25, 32º.

A humidade não convem baixar dos 50% o terrário deve de ser borrifado minimo uma vez por dia com agua á temperatura ambiente que serve para manter a humidade e para o teu camaleão beber agua que fica nas folhas.

Eu tenho duas plantas naturais em vazo e umas quntas de plastico proiprias para terrarios é aí que ele vai beber agua com a lingua.

Grilos e e mais grilos grandes, comvem ter sempre uns 5 a 10 grilos dentro do terrario para quando o teu bichinho tiver fome atacar. Uma vez por semana colocas o tal pó REPTIVIT LINK AQUI por cima dos grilos que vais colocar no terrario (grilos num copo de plastico e um porção pequena de REPTIVITE em cima deles misturas e colocas no terrario)

O teu camaleão está privado de sol por isso tens de usar a lampada tubular REPTISUN 5.0 que vai simular os raios do sol UVA/UVB, e a lampada para ele aquecer lampada vulgar de casa 60w spot.
Sempre que puderes coloca o teu camaleão ao sol e sempre com olho nele porque aominimo descuido e deixas de o ver.
Vais ver as cores de contente quando o colocares ao sol.
E PODES PEGAR NELE SIM desde que seja com muito cuidado e não por grandes periodos de tempo. Nunca o puxes deixa-o ser ele a andar para as tuas mãos e usa roupas com cores nãomuito fortes que ele fica mais descontraido.

Qualquer duvida que tenhas podes sempre não exites perguntar, sei onde consegues adquirir todo este equipamento para o teu camaleão.
Enviei-te uma MPcom os meus contactos caso queiras falar ou teclar comigo sobre o teu camaleão.

AQUI tens um link sobre como tratar do teu camaleão.
Espero ter ajudado e boa sorte.
Trata bem do teu bichinho que ele merece.
Abraxxxx
Nuno
scjp
Membro

quarta mai 13, 2009 11:42 am

Boas
O meu camaleão está bem, já consegui comprar grilos, bem... ele devora-os :)
Estou a tratar do novo terrário pa ele e comprei uma palnta natural, uma Schefflera mas agora como faço para a colocar no terrário, tipo a minha duvida é qunto á terra isto ñ devia ser estrelizado? sei lá!
a planta vou lava-la muito bem.
E + ou - quanto tempo duram as plantas dentro do terrário?
Bizz
Membro Júnior
Registado: domingo set 28, 2008 6:36 pm

quarta mai 13, 2009 10:10 pm

Basta lavar a planta com agua, no habitat natural dos camaleões as plantas não são desinfectadas, não precisamos de ir a estremos.

Eu uso as plantas nos vazos tenho duas ficus são as que me aguentam cerca de um ano.

Tem raios solares graças á lampada tubular UVA/UVB e dão-se muito bem.
A exoterra tambem tem umas plantas paa terrario muito porreiras tambem tenho umas dessas no terrario e há uma especie de lianas falsas em borracha com arame por dentro que servem para o camaleão se agrrar.

Logo que possivel vou postar umas fotos do meu terrario e do meu Chamaeleo chamaeleon (camaleão comum).
Trata bem do teu bichinho que ele merece.
Abraxxxx
Nuno
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”