Camaleão - Ajuda

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quarta mai 13, 2009 10:13 pm

o camaleão comum é ilegal e esta em vias de extinçao.
boa..
scjp
Membro
Registado: sábado mai 09, 2009 7:38 pm

quarta mai 13, 2009 10:23 pm

Bizz Escreveu:Basta lavar a planta com agua, no habitat natural dos camaleões as plantas não são desinfectadas, não precisamos de ir a estremos.

Eu uso as plantas nos vazos tenho duas ficus são as que me aguentam cerca de um ano.

Tem raios solares graças á lampada tubular UVA/UVB e dão-se muito bem.
A exoterra tambem tem umas plantas paa terrario muito porreiras tambem tenho umas dessas no terrario e há uma especie de lianas falsas em borracha com arame por dentro que servem para o camaleão se agrrar.

Logo que possivel vou postar umas fotos do meu terrario e do meu Chamaeleo chamaeleon (camaleão comum).
Obrigada Bizz :)
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

quinta mai 14, 2009 12:52 am

Bizz Escreveu: Logo que possivel vou postar umas fotos do meu terrario e do meu Chamaeleo chamaeleon (camaleão comum).
Bizz... gostas de camaleões? É que tás a ajudar a sua extinção em Portugal... É um bocado um contrasenso não? Já para não falar que é ilegal... Já agora, há quanto tempo o mantens em cativeiro?

PS: Vê se tens bom senso e o libertas onde o apanhas-te, ou entregas ás autoridades. Por 40 euros compras um calyptratus, legal, com muito mais probabilidade de sobreviver em cativeiro e não tás a contribuir para a extinção (geográfica) de uma espécie
Bizz
Membro Júnior
Registado: domingo set 28, 2008 6:36 pm

quinta mai 14, 2009 9:37 am

Já tive um calyptratos e um Furcifer pardalis.
Neste momento tenho um comum há cerca de 3 anos nascido e criado em cativeiro.

Não é ilegal ter em cativeiro camaleões comuns criados em cativeiro.
É ilegal capturar e ter camaleões comuns em cativeiro que sejam capturados na natureza.
Os que se encontram na natureza não aguentam em cativeiro e
isso sim é crime.

Há muitos criadores de camaleão comum no mundo assim como outras especies de camaleão, o meu veio de Espanha nascido e criado em cativeiro e isso é legal.

O camaleão comum que habita as a zona sul do país (Algarve) não é originario do nosso país, vieram do norte de Africa.
Não se pode considerer uma especie em vias de estinção porque não é autócne, é uma especie que foi introduzida no nosso ecosistema há já alguns anos ao qual se adaptou bem.

Sou a favor da proteção do camaleão comum que habita em Portugal, sou contra quem os captura na natureza.
Última edição por Bizz em quinta mai 14, 2009 9:49 am, editado 1 vez no total.
Trata bem do teu bichinho que ele merece.
Abraxxxx
Nuno
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quinta mai 14, 2009 9:47 am

Bizz Escreveu:Basta lavar a planta com agua, no habitat natural dos camaleões as plantas não são desinfectadas, não precisamos de ir a estremos.
(...)

Logo que possivel vou postar umas fotos do meu terrario e do meu Chamaeleo chamaeleon (camaleão comum).
As plantas podem vir com pesticidas e outros produtos com que são tratadas nos centros de jardinagem, não é preciso desinfectar, mas convém lavar...

Não interessa onde o compraste para todos os efeitos no nosso país é ilegal. E está sim em extinção e sim e é da nossa fauna embora tenha sido introduzido faz parte da nossa fauna.
Última edição por Native em quinta mai 14, 2009 10:03 am, editado 2 vezes no total.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta mai 14, 2009 9:49 am

Bizz Escreveu:Não é ilegal ter em cativeiro camaleões comuns criados em cativeiro.
É ilegal capturar e ter camaleões comuns em cativeiro que sejam capturados na natureza.
Os que se encontram na natureza não aguentam em cativeiro e
isso sim é crime.

Há muitos criadores de camaleão comum no mundo assim como outras especies de camaleão, o meu veio de Espanha nascido e criado em cativeiro e isso é legal.

O camaleão comum que habita as a zona sul do país (Algarve) não é originario do nosso país, vieram do norte de Africa.
Não se pode considerer uma especie em vias de estinção porque não é autócne, é uma especie que foi introduzida no nosso ecosistema há já alguns anos ao qual se adaptou bem.

Sou a favor da proteção do camaleão comum que habita em Portugal, sou contra quem os captura na natureza.
Também há muitos criadores de Boas e Regius em Espanha, são criadas em cativeiro, mas isso não as faz mais legais no nosso País.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quinta mai 14, 2009 10:05 am

Bizz Escreveu:Boas,
Ponto numero 1:
Só precisas de duas lampadas, uma tubular que emite raios UVA/UVB (REPTISUN 5.0 da ZOOMED) LINK AQUI
Um balastro para a lampada tubular UVA/ UVB LINK AQUI e uma lampada normal de casa spot com cerca de 60w. Precisas de um reflector LINK AQUI para a lampada UVA/UVB e uma campandola (a mais pequena serve) LINK AQUI para a lampada de casa.
Durante a noite não precisas de nenhuma fonte de calor a não ser que as temperaturas noturnas onde tens o teu camaleão baixem dos 10ºc.

OS CAMALEÕES PRECISAM DE TEMPERATURAS MAIS BAIXAS DURANTE A NOITE PARA QUE CONSIGAM DESCANSAR SEM STRESS.

O terrario para o teu camaleão tem de ser todo em rede, aconselho o Exo Terra Screen Terrarium 60 x 45 x 60 cm LINK AQUI, é o que tenho para o meu camaleão.

Tens de ter um termometro com sonda LINK AQUI no local onde o camaleão se vai aquecer. Colocas um ramo a cerca de 20cm da lampada de casa e ele vai procurar esse spot para se aquecer e a temperartura nesse local deve rondar entre os 25 e os 32º.

IMPORTANTE estas duas lampadas devem de estar ligadas 11horas por dia EX: das 8:00 ás 19:00 e no topo do terrario a cerca de 15, 20cm do local mais alto que o camaleão possa chegar. a tubular fica em cima do tecto do terrario pousada a de casa tens de encontar a altura ideal para teres a tal temperatura dos 25, 32º.

A humidade não convem baixar dos 50% o terrário deve de ser borrifado minimo uma vez por dia com agua á temperatura ambiente que serve para manter a humidade e para o teu camaleão beber agua que fica nas folhas.

Eu tenho duas plantas naturais em vazo e umas quntas de plastico proiprias para terrarios é aí que ele vai beber agua com a lingua.

Grilos e e mais grilos grandes, comvem ter sempre uns 5 a 10 grilos dentro do terrario para quando o teu bichinho tiver fome atacar. Uma vez por semana colocas o tal pó REPTIVIT LINK AQUI por cima dos grilos que vais colocar no terrario (grilos num copo de plastico e um porção pequena de REPTIVITE em cima deles misturas e colocas no terrario)

O teu camaleão está privado de sol por isso tens de usar a lampada tubular REPTISUN 5.0 que vai simular os raios do sol UVA/UVB, e a lampada para ele aquecer lampada vulgar de casa 60w spot.
Sempre que puderes coloca o teu camaleão ao sol e sempre com olho nele porque aominimo descuido e deixas de o ver.
Vais ver as cores de contente quando o colocares ao sol.
E PODES PEGAR NELE SIM desde que seja com muito cuidado e não por grandes periodos de tempo. Nunca o puxes deixa-o ser ele a andar para as tuas mãos e usa roupas com cores nãomuito fortes que ele fica mais descontraido.

Qualquer duvida que tenhas podes sempre não exites perguntar, sei onde consegues adquirir todo este equipamento para o teu camaleão.
Enviei-te uma MPcom os meus contactos caso queiras falar ou teclar comigo sobre o teu camaleão.

AQUI tens um link sobre como tratar do teu camaleão.
Espero ter ajudado e boa sorte.

Há aqui alguns pontos que não concordo. Aliás, até são um contra senso em relação a toda a informação disponível de camaleões.

Gostava de saber quanto tempo duraram os seus pardalis nestas condições. E quanto ao facto de ter uma espécie de camaleão ilegal em Portugal, nem vou comentar...sugiro que se vá informar melhor acerca do que é a CITES e o que é uma espécie autóctone.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Bizz
Membro Júnior

quinta mai 14, 2009 10:11 am

Não preciso de me informar o que é uma especie autocne, consulte um dicionario que consegue ficar esclarecido.

Em que pontos não concorda?
Abraxxxx
Nuno
Native
Membro Veterano

quinta mai 14, 2009 10:18 am

Desculpa mas estive a consultar as tuas mensagens aqui e gostava de perguntar que tem acontecido aos camaleãos..que pelos vistos já tiveste varios e até são animais que bem cuidados vivem bastantes anos

Colocada: 28 Set 2008 19:01
Bizz Escreveu:Boas,
Sou novo aqui, tenho um Camaleão do Yemen.
Como gosto de camaleões decidi responder a este topico.
(...)
Nuno
Colocada: 28 Set 2008 19:20
Bizz Escreveu:Boas a todos,
Sou novo aqui e tenho uma Femêa Camaleão do Yemen (Chamaeleo calyptratus)
(...)
Nuno
Colocada: 14 Mai 2009 09:37
Bizz Escreveu:Já tive um calyptratos e um Furcifer pardalis.
Neste momento tenho um comum há cerca de 3 anos nascido e criado em cativeiro.
(...)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

Bizz
Membro Júnior

quinta mai 14, 2009 10:23 am

Morreram todos,

Um tive durante 4 anos o outro durou 6.
Uma Fêmea e um Macho, em terrarios diferentes.
O pardalis pode viver até 8 anos o calyptratus até 6, o pardalis morreu com MBD por falta de suplementos adquados.
Abraxxxx
Nuno
Native
Membro Veterano

quinta mai 14, 2009 10:35 am

Bizz Escreveu:Morreram todos,

Um tive durante 4 anos o outro durou 6.
Uma Fêmea e um Macho, em terrarios diferentes.
O pardalis pode viver até 8 anos o calyptratus até 6, o pardalis morreu com MBD por falta de suplementos adquados.
Obrigado por esclareceres a minha curiosidade ;)
( Denis Diderot )

Bizz
Membro Júnior

quinta mai 14, 2009 11:21 am

Peço desculpa escrevi mal, é autóctone e não autocne como escrevi. :?
Está feita a correcção.
Abraxxxx
Nuno
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quinta mai 14, 2009 11:54 am

Ora bem Bizz. Já percebi que não está muito receptivo a críticas, portanto nem vou comentar o facto dos seus camaleões terem morrido de MBD nem as dicas (que na sua maioria são boas, outras nem por isso) que deu à user que tem o camaleão.

Eu não preciso de ir ver ao dicionário o que é uma espécie autóctone, até porque sei bem o que é. Do seu ponto de vista, e tendo em conta que as origens do chamado camaleão comum são de África, não o considera uma espécie autóctone, mesmo estando perfeitamente estabelecido há vários anos em Portugal. Percebi bem?

Se tivermos em conta que este argumento está certo, e de acordo com o que disse e passo a citar:

"Não é ilegal ter em cativeiro camaleões comuns criados em cativeiro (...) Os que se encontram na natureza não aguentam em cativeiro e isso sim é crime. Há muitos criadores de camaleão comum no mundo assim como outras especies de camaleão, o meu veio de Espanha nascido e criado em cativeiro e isso é legal. "

e tendo em conta que essa espécie está em vias de extinção, e que o Anexo I/A da CITES compreende como "todas as espécies ameaçadas de extinção que são ou poderiam ser afectadas pelo seu comércio." e que "O tráfico internacional (comercial) é proibido na generalidade" dos animais do mesmo anexo. Parece-me que está algo menos legal aqui, não lhe parece?
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Bizz
Membro Júnior

quinta mai 14, 2009 12:08 pm

Claro que aceito criticas, não sou detentor da verdade absoluta e estou sempre disposto a aprender.

O camaleão comum foi introduzido em portugal, não faz parte dos animais nativos.

Sei que se encontra sobre protecção, essa protecção é aplicada a animais que estão em liberdade animais ditos selvagens.

É lógico que os criadores tem de recorrer a animais em liberdade para poder fazer criação de camaleões ou outras especies de animais.
Nos estados unidos há especies que são proibidas de importar mas houve anos em que isso foi permitido e muitos foram criados em cativeiro o que deu origem a geraçoes de camaleões completamente de cativeiro.

Há programas de recuperação de animais em vias de extinção a nivel mundial, se não fossem reprodizidos em cativeiro alguns desses animais já estavam extintos.

Há criadores de camaleão comum pelo mundo fora com algumas geraçoes já criadas assim como outras especies de animais ditos em vias de extinção.

Que fique claro, sou completamente contra a captura e retenção em cativeiro de animais selvagens em vias de extinção.
Abraxxxx
Nuno
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

quinta mai 14, 2009 1:11 pm

Bizz Escreveu: Sou completamente contra a captura e retenção em cativeiro de animais selvagens em vias de extinção.
Então porque mantém/compro um? :roll:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”