shanebeschen Escreveu:Antes de mais lamento a tua perda Thor..
o meu primeiro tb morreu no ultimo inverno supostamente de velhice ja q em cativeiro devido às proprias limitaçoes inerentes n costumam durar tanto como em estado selvagem.
Nao sou veterinario mas n me parece, pelo q leio, q seja um problema congenito de acumulaçao de gordura mas antes vida sedentaria e condiçoes deficientes.Aqui sim podem haver elementos dum mesmo grupo mais propicios geneticamente ou por condiçoes ambientais a determinadas debilidades.
Se percebi bem usavas proteinas vegetais em excesso, ervilhas e feijao verde, que apesar dos seus efeitos negativos serem contrariados por elementos como a rucola e o agriao, em geral todos os vegetais amargos, ha sempre animais mais propensos pelas mais diversas razoes.
O controle mensal do peso e a brumaçao sao fundamentais em animais adultos e o exercicio fisico em cativeiro pode ser estimulado quer pela libertaçao de alimento vivo no terrario quer pela colocaçao de obstaculos como pedras e troncos quer ainda por lhes dificultar o acesso à comida.
Obrigado pela partilha de informaçao, topicos construtivos como este e onde se aprende alguma coisa sao cada vez mais escassos.
A análise que fizeste é bastante pertinente mas na verdade é que em referência aos pontos a bold:
-A base da componente vegetal/verduras, como disse, era o agrião e a rúcula, ao qual eram juntados, rotativamente, outros elementos. Devo dizer-te aliás que alimentos como ervilhas e feijão verde até era raro dar, já que ele não apreciava muito...
- Em relação ao nivel de actividade ele era por natureza de facto muito paxá. Durante os meses mais quentes ainda dava grandes voltas fora do terrário mas mesmo assim era preciso dar-lhe um empurranzinho. Lá dentro era mais complicado e ele ficava contente em se estirar sobre um tronco a grande parte do dia. Os elementos interiores para estimular a sua actividade ele tinha, que aliás eram mudados de 2 ou de 3 em 3 semanas, em termos de disposição interna... troncos, rochas, plataformas, etc. Mas dificultar o acesso à comida não me parece razoável já que como fiz referância ele sempre comeu menos, e por vezes muito menos, que o DB típico, daí eu estar convencido que de facto terá que haver algum factor genético na condição que o afectou.
Em relação à brumação o(s) teu(s) habitualmente faziam? Eles naturalmente no inverno baixam o nível de actividade e ingerência de alimento mas não é habitual ver-se DB´s serem induzidos a uma brumação em cativeiro, salvo como disse em alguns casos que já vi relatado para efeitos do aumento da eficácia na reprodução.