Terrário e alimentação para Gecko Diurno Gigante
Moderador: mcerqueira
-
- Registado: quarta mai 27, 2009 10:20 pm
Olá a todos, e antes de começar, desde já obrigado pela vossa ajuda. Depois de bastante tempo na aquariofilia decidi agora entrar finalmente no mundo dos repteis, e aquele que mais me atrai, por varias razões, é o phelsuma grandis.
Após ler sobre o assunto e consultar algumas care sheets, penso ja ter decidido quais os elementos a adquirir para um terrário de 45 45 60. A minha duvida neste momento prende-se com o facto de querer fazer um terrário plantado, e tenho algumas duvidas em como o fazer! com que substracto? que plantas?
Outra duvida que me ocorre, qual a alimentação que me aconselhariam?
Obrigadoa todos, luis reis
Após ler sobre o assunto e consultar algumas care sheets, penso ja ter decidido quais os elementos a adquirir para um terrário de 45 45 60. A minha duvida neste momento prende-se com o facto de querer fazer um terrário plantado, e tenho algumas duvidas em como o fazer! com que substracto? que plantas?
Outra duvida que me ocorre, qual a alimentação que me aconselhariam?
Obrigadoa todos, luis reis
Não te vou dar nenhum conselho pois apesar de ser uma espécie que acho bonita, não sei praticamente nada sobre eles, mas devo felicitar-te pelo modo como começas, por recolher informação com calma e quando te sentires seguro no que sabes e conhecimento dos problemas mais comuns á espécie em cativeiro, partires então para a aquisição do animal...geralmente pessoal de aquariofilia tem facilidade em entender e manter um réptil em condições... boa sorte no mundo dos repteis 

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 22, 2009 12:24 pm
Ora aqui esta alguma informção que te pode ser util.
Terrário: Um terrário de 30x30x45 cm é suficiente para um exemplar adulto. Deve haver alguns galhos, plantas de folhas largas e um recipiente com água, apesar de preferirem beber a água borrifada nos vidros, nas plantas do terrário ou de uma cascata que possibilite o movimento da água.
Alimentação: Pequenos grilos, moscas da fruta, larvas da cera, papinhas para bebés a base de frutas, frutas maduras. Deve ser ministrado um suplemento vitamínico de cálcio nos insectos a serem oferecidos. Na natureza também se alimentam de pólen e néctar.
Iluminação: Lâmpada que emitem raios UVa e UVb, que são vendidas em lojas de animais.
Temperatura: Deve andar em torno de 28º durante o dia e 20º à noite. Nos meses mais frios, de Novembro a Fevereiro, devem descer para os 24ºC de dia e 18ºC à noite.
Humidade: Em torno de 70% a 80%, que pode ser mantida borrifando o terrário ao longo do dia, sempre que necessário.
Quanto ao substrato podes usar casca de coco "humus" e por cima deste podes usar musgo para te ajudar a manter a humidade, agora quanto as plantas podes usar orquídeas e bromélias.
Espero ter ajudado...
Terrário: Um terrário de 30x30x45 cm é suficiente para um exemplar adulto. Deve haver alguns galhos, plantas de folhas largas e um recipiente com água, apesar de preferirem beber a água borrifada nos vidros, nas plantas do terrário ou de uma cascata que possibilite o movimento da água.
Alimentação: Pequenos grilos, moscas da fruta, larvas da cera, papinhas para bebés a base de frutas, frutas maduras. Deve ser ministrado um suplemento vitamínico de cálcio nos insectos a serem oferecidos. Na natureza também se alimentam de pólen e néctar.
Iluminação: Lâmpada que emitem raios UVa e UVb, que são vendidas em lojas de animais.
Temperatura: Deve andar em torno de 28º durante o dia e 20º à noite. Nos meses mais frios, de Novembro a Fevereiro, devem descer para os 24ºC de dia e 18ºC à noite.
Humidade: Em torno de 70% a 80%, que pode ser mantida borrifando o terrário ao longo do dia, sempre que necessário.
Quanto ao substrato podes usar casca de coco "humus" e por cima deste podes usar musgo para te ajudar a manter a humidade, agora quanto as plantas podes usar orquídeas e bromélias.
Espero ter ajudado...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata
Boas, bem vindo aos répteis, eu fiz o percurso contrário ao teu, tou há pouco tempo na aquariofilia
Quanto ao tópico, o geckomorphs já deu muita informação, mas acho 30x30x45 pequeno, eu ia mais po 45x45x60. Substatos tens muitos de várias marcas de produtos de répteis, fibra de côcô, húmus, jungle earth, etc. Quanto á alimentação, para além do que já foi dito podes dar compotas e mel, e atenção aos tenébrios e ás larvas da cera que são ricos em gordura, não devem ser base da alimentação. Quanto ás plantas vê este tópico:http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=49239, e tens esta lista muito útil de plantas "seguras", dada pelo psynapse: http://exoticpets.about.com/gi/dynamic/ ... nline.com/
Nunca mantive esta espécie, mas é uma das que gostava imenso de ter e já tenho alguma pesquisa feita. cumps

Quanto ao tópico, o geckomorphs já deu muita informação, mas acho 30x30x45 pequeno, eu ia mais po 45x45x60. Substatos tens muitos de várias marcas de produtos de répteis, fibra de côcô, húmus, jungle earth, etc. Quanto á alimentação, para além do que já foi dito podes dar compotas e mel, e atenção aos tenébrios e ás larvas da cera que são ricos em gordura, não devem ser base da alimentação. Quanto ás plantas vê este tópico:http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=49239, e tens esta lista muito útil de plantas "seguras", dada pelo psynapse: http://exoticpets.about.com/gi/dynamic/ ... nline.com/
Nunca mantive esta espécie, mas é uma das que gostava imenso de ter e já tenho alguma pesquisa feita. cumps
-
Obrigado a todos pelas respostas.
Em relaçao ao tamanho optei, ou melhor, vou optar (lol), por 45 45 60. Agradeço todas as dicas em relação à comida e plantas. Obg plos links, ja li alguma informação bastante importante, especialmente em relação a adubos, e cm estes têm de ser 100% naturais.
Ja imagino mentalmente o ambiente que vou criar dentro do terrario. No entanto, visto estar a tentar construir um terrario plantado, suponho que o mais indicado seria colocar primeiro as plantas, esperar que estas estivessem bem aderentes à terra, e so depois quando tudo estiver estabilizado e nao tiver de andar a revolver a terra colocar entao o gecko. concordam?
Cumps e obg
Em relaçao ao tamanho optei, ou melhor, vou optar (lol), por 45 45 60. Agradeço todas as dicas em relação à comida e plantas. Obg plos links, ja li alguma informação bastante importante, especialmente em relação a adubos, e cm estes têm de ser 100% naturais.
Ja imagino mentalmente o ambiente que vou criar dentro do terrario. No entanto, visto estar a tentar construir um terrario plantado, suponho que o mais indicado seria colocar primeiro as plantas, esperar que estas estivessem bem aderentes à terra, e so depois quando tudo estiver estabilizado e nao tiver de andar a revolver a terra colocar entao o gecko. concordam?
Cumps e obg
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
- Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS
Sim concordo com a tua tese de apenas colocar o animal depois de tudo pronto. Queria alertar-te apenas para uma questão. A maioria das pessoas quando pensa num terrário para uma dada espécie, lê medidas e pensa que tem de assim ser e por vezes acabam por se esquecer que vao colocar coisas dentro do terrário limitando cada vez mais o espaço do animal. O que quero com isto dizer é que se optares por um terrário um pouco maior, tens mais liberdade para colocar as plantas la dentro a teu gosto, sabendo sempre que tens espaço para o animal.
É so um pequeno conselho que pode fazer toda a diferença. já me foi util

Ricardo Leitão
Calsonic
Calsonic
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata
Quando disse 45x45x60 queria dizer o minimo aconselhado, quanto maior melhor. O problema é que existem estas medidas standardizadas e aumentando o tamanho aumenta significamente o preço. E nem toda a gente está para fazer os seus terrários. cumpstrustz Escreveu: A maioria das pessoas quando pensa num terrário para uma dada espécie, lê medidas e pensa que tem de assim ser e por vezes acabam por se esquecer que vao colocar coisas dentro do terrário limitando cada vez mais o espaço do animal. O que quero com isto dizer é que se optares por um terrário um pouco maior, tens mais liberdade para colocar as plantas la dentro a teu gosto, sabendo sempre que tens espaço para o animal.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
se quiseres faço-te um igual ao meu ou do generoVeoXinu Escreveu:Alguém me pode indicar onde posso comprar um terrario para a minha iguana? de preferencia na zona de evora ou bragança xD
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm
Já agora aproveito e deixo também aqui a minha dúvida...
Tava a pensar em fazer a "construção" de uma "floresta", com um lago de tamanho bem consideravel para adicionar uns peixes de água doce...
Não só para este phelsuma como para os outros que se costumam ver à venda para este tipo de terrários... a pergunta é, eles iam ter problemas com a água? Seria viável uma construção destas para um phelsuma?
Tava a pensar em fazer a "construção" de uma "floresta", com um lago de tamanho bem consideravel para adicionar uns peixes de água doce...
Não só para este phelsuma como para os outros que se costumam ver à venda para este tipo de terrários... a pergunta é, eles iam ter problemas com a água? Seria viável uma construção destas para um phelsuma?
-
Posso-te dar a minha opiniao com base nos conhecimentos de aquariofilia.
Qualquer agua com peixes esta carregada com detritos e componentes q necessitam de ser filtrados. Na natureza essa e filtragem e feita pormetodos naturais que mantêm-a a agua propria para consumo dos seres. O inconveniente q vejo ai é o phelsuma beber uma agua que n seja apropriada para ele.
Por outro lado o phelsuma se for arboricola, como o grandis, tende a beber agua mais dos vidros e das folhas (pelo que sei).
No entanto um lago, mesmo de agua doce, pode ser uma fonte de proliferaçao de bacterias. Porque realmente nao imagino um sistema de filtragem dentro do terrário.
Cumps e obg
Qualquer agua com peixes esta carregada com detritos e componentes q necessitam de ser filtrados. Na natureza essa e filtragem e feita pormetodos naturais que mantêm-a a agua propria para consumo dos seres. O inconveniente q vejo ai é o phelsuma beber uma agua que n seja apropriada para ele.
Por outro lado o phelsuma se for arboricola, como o grandis, tende a beber agua mais dos vidros e das folhas (pelo que sei).
No entanto um lago, mesmo de agua doce, pode ser uma fonte de proliferaçao de bacterias. Porque realmente nao imagino um sistema de filtragem dentro do terrário.
Cumps e obg
-
- Membro Veterano
também sou aquarofilo e concordo plenamente com esta resposta em cima. Para alem dos problemas bacterianos que poderiam surgir, a agua sem a correcta filtragem iria acumular compostos toxicos como por exemplo o amoniaco... basta o pobre animal ingerir a agua que pode nao aguentar dependendo da toxicidade da mesma.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm
Sim, percebo perfeitamente... mas a água iria ser filtrada tal e qual como se fosse de aquário...
Basicamente podemos imaginar como se fosse um terrário em cima de um aquário, iria ter um bom filtro a limpar a água...
O que mais pensei foi será que o phelsuma tentaria apanhar um peixe?
Atirar-se á água?
O que não sei é como seria a reacção dele face a um habitat desse género...
A água seria filtrada possivelmente, até com um filtro externo...
Basicamente podemos imaginar como se fosse um terrário em cima de um aquário, iria ter um bom filtro a limpar a água...
Atirar-se á água?
-
- Membro Veterano
um phelsuma acho que nem tentava apanhar um peixe se tivermos a falar de kois por exemplo que teem um tamnho consideravel, ate acho que se o phelsuma se chegar á agua ele é que vai desta para melhorNhamNham Escreveu:Sim, percebo perfeitamente... mas a água iria ser filtrada tal e qual como se fosse de aquário...
Atirar-se á água?