Estava calor.. bastante calor. Quando atravessei a serra dos candeeiros, deparei-me com uma Vipera latastei, bem pequena (provávelmente um juvenil do ano passado).
Tenho manuseado víboras já há muitos anos e quando se trata de um indivíduo adulto (já cheguei a capturar indivíduos com quase 60 cm), tenho o máximo de atenção e cuidados, sobretudo com captura a "mãos nuas".
Neste caso, como se tratava de um indivíduo de pequenas dimenções e, embora estivesse a mais de 100 metros do carro, onde tinha a máquina fotográfica, resolvi capturá-lo para tirar umas fotos.
Notei que o bicho estava muito àgil, ágil demais para uma víbora. Era do calor que se fazia sentir, o qual acelerava o seu metabolismo.
Não tive problemas em capturá-la, embora, com uma velocidade fora do normal, desse alguma "luta".
O problema foi descurar o calor ao manusear o animal aqueles 100 metros até ao carro.
A meio do caminho, notei que estava a apertar o animal em demasia e resolvi aliviar.
Ora com a maleabilidade daquelas mandíbulas, levei uma ferroada. Um dos dentes apenas penetrou na pele sem inocular o que quer que fosse, mas o outro ainda foi fundo. São autenticas agulhas que trabalham independentemente e furam a pele mais dura.
Para alem da espetadela, não notei grande coisa... fui até ao carro, saquei da máquina e tirei umas fotos.
Só depois de algum tempo é que o dedo me começa a inchar ligeiramente e com alguns sintomas de ardor.
Digo para o meu colega: Se calhar ainda tenho de ir ao centro de saúde.
Mas o facto é que passadas mais ou menos 2 horas o dedo já estava completamente normal.
Prova de que o meu sistema imunitário está porreio e que isto serviu para o reforçar.
Fiquei com uma recordação: A inoculação de veneno de víbora que experimentei pela 1ª vez. Gostei. Não me causou mau estar nem dores insuportáveis e passou pouco depois.
Os mitos de que as víboras podem matar, não passam disso mesmo, mitos.
Mesmo pessoas mordidas por exemplares adultos, ultrapassam sem problemas a inoculação do veneno. As únicas pessoas que necessitam de cuidados especiais, são crianças, idosos ou pessoas imunosuprimidas.
Esta víbora deixou-me um pouquinho dela no meu corpo, activando ainda mais o meu organismo. Tudo o que é por "conta e medida", acaba por ser saudável e não maléfico.
Não me importo de ser mordido mais vezes. É sinal que as víboras, cada vez mais escassas, aindam andam por aí!! Para mim isto foi mesmo uma DELÍCIA!!

Durante a captura...

A agressividade continua a estar "à flor da pele" devido às altas temperaturas

Aqui vê-se um dos dentinhos que me ferrou...

Após a libertação...

Mesmo assim ainda se atirou à máquina fotográfica. O calor é mesmo o speed dos répteis.