Uso da casca de pinheiro

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sexta jun 12, 2009 9:13 pm

Boas. Gostaria de discutir uma coisa bastante simples com vocês, que é o famigerado substrato: casca de pinheiro. Famoso pelos vapores tóxicos que emana ao longo do tempo, quase que posso afirmar que ninguém o usa (ou quase).

Tornou-se recorrente usar directamente o forest bark (que é de outra árvore) da embalagem para os nossos terrários, sem qualquer tratamento prévio, quando esse mesmo bark, pelo menos, considerado «um pouco mais seguro» tem muitas vezes ácaros e outra bicharada, seja do não tratamento da madeira, seja do transporte/tipificação.

Após uma breve conversa por email com a Exoterra, eles dizem que o tratamento da madeira do Bark é por cozedura. Resolvi então eu próprio cozer algum bark e alguma casca de pinheiro (dessa do Aki) e após isso, coloquei tudo no forno 15 minutos a 200 graus. Diferenças? Ambos estavam limpos, sem bicharada e completamente secos. A casca de pinheiro tinha um cheiro característico a pinheiro, enquanto que o bark tinha um cheiro diferente. Resolvi colocar em caixas de plástico durante uma semana e após isso, ambos tinham o mesmo cheiro de humidade, não havendo (segundo o meu nariz) qualquer diferença.

A minha questão e tema de discussão é: Não será a casca de pinheiro tão segura como o bark se for tratada convenientemente? (a diferença de preço é substancial). Será o forest bark assim tão seguro de usar sem qualquer tratamento? Haverá tanta razão para alarme? Boa discussão 8)
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sexta jun 12, 2009 9:21 pm

bom tópico, infelizmente nao tenho muito a dizer sobre tal... na minha iguana á dois anos quando era inexperiente o homem da loja vendeu-me casca de pinheiro e usei durante um ano ate ver nas minhas pesquisas que podia ser tóxico...após isso, e por ter visto o animal a ingerir um pedaço, troquei por bark e na minha opiniao fica mais bonito. usei bark mais um ano ate ver a iguana a comer um pedaço novamente. fartei-me e pus jornal limpado-o todos os dias. Recentemente fiz um novo terrario e pela minha experiencia achei por bem nao usar qualquer tipo de substracto.
abraço e boa discussão.
PS: nao estraguem o tópico do psynapse com m****
progressive
Membro Veterano
Registado: domingo jan 13, 2008 3:50 pm

sexta jun 12, 2009 9:30 pm

uma questão pertinente... se é esse mesmo único tratamentos pelo qual passa o Bark, não vejo qualquer problema em faze-lo homemade e deixar repousar durantes uns dias, tal como fizeste...quanto à casca de pinheiro.....julgo que depois de passar pelo processo que referiste não existe problema...
Goth1
Membro
Registado: quinta mai 28, 2009 8:51 pm

sexta jun 12, 2009 9:34 pm

usei o jungle earth para a minha iguana passado 2dias tirei,comecou a vir cheiro meio esquesito da humidade,ja para nao falar que a iguana punha-se a escavar e escavar e espalhar a comida pelo substracto.passado um dia comecou a aparecer umas bolas com bolor...
<p>"only god"</p>
<p>Ha animais com um pouco de mais inteligencia que seres humanos</p>
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

sexta jun 12, 2009 9:36 pm

progressive Escreveu:uma questão pertinente... se é esse mesmo único tratamentos pelo qual passa o Bark, não vejo qualquer problema em faze-lo homemade e deixar repousar durantes uns dias, tal como fizeste...
Mas o Bark não é casca de pinheiro, é abeto.
chelonia
Membro Veterano
Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm

sexta jun 12, 2009 9:37 pm

mas jungle nao tem nada a ver com bark, jungle é terra= substrato para plantas por esemplo
<p>&nbsp;<strong>Quanto mais r&aacute;pido cresce, mais r&aacute;pido morre</strong></p>
cris17
Membro Veterano

sexta jun 12, 2009 9:38 pm

Goth1 Escreveu:usei o jungle earth para a minha iguana passado 2dias tirei,comecou a vir cheiro meio esquesito da humidade,ja para nao falar que a iguana punha-se a escavar e escavar e espalhar a comida pelo substracto.passado um dia comecou a aparecer umas bolas com bolor...
pois substractos humidos têm esse problema mas com bark nunca tive problemas com fungos apenas ia tirando o 'material' expelido pela iguana :D
Goth1
Membro
Registado: quinta mai 28, 2009 8:51 pm

sexta jun 12, 2009 9:40 pm

bem depois daquele substracto optei pelo jornal.tambem nao e tao bom de estectica, mas ao menos o que conta e a saude dela.
<p>"only god"</p>
<p>Ha animais com um pouco de mais inteligencia que seres humanos</p>
vasco93
Membro Júnior
Registado: sábado mai 30, 2009 7:49 pm

sexta jun 12, 2009 9:43 pm

eu uso Jungle Earth no da minha iguana e não tenho qualquer motivo de queixa, como o cris faz, vo utirando os dejectos da iguana , e ás vezes tambem tenho de ter cuidado para não ir para a comida, apesar de agora por a taça da cimda nos tronco , mesmo para evitar que a comida se misture com o substracto
cris17
Membro Veterano

sexta jun 12, 2009 9:50 pm

vasco93 Escreveu:eu uso Jungle Earth no da minha iguana e não tenho qualquer motivo de queixa, como o cris faz, vo utirando os dejectos da iguana , e ás vezes tambem tenho de ter cuidado para não ir para a comida, apesar de agora por a taça da cimda nos tronco , mesmo para evitar que a comida se misture com o substracto
o unico perigo que vejo com esse substracto é por causa dos fungos mas com cuidado talvez se contorne a situaçao, e tambem o facto de elas serem muito curiosas e comerem tudo...cuidado com impactações...
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta jun 12, 2009 10:18 pm

Boas

A madeira do pinheiro mesmo depois de ser tratada continua a libertar vapores tóxicos. Em aquariofilia não é de todo recomendada, pelo contrário.
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sábado jun 13, 2009 2:16 am

[Editado pela moderação (tlopes)]

Forest Bark x Casca de Pinus certo?

Com Pinus temos o problema de sempre, a possível libertação de vapores tóxicos (eu sei que disseste que não sentias odor, mas esse não é um teste mt fiável, sei que é o único ao nosso dispor;) ) muitos dos quais podem ser inodoros...

Experimenta fazer o seguinte, fecha cada um dos materiais (depois do teu tratamento) num tupperware individual muito bem isolado, num local a 25ºC (no mínimo) durante pelo menos 24h... Depois abres um pouquinho cada um do tupperware e volta a fazer o "cheirómetro" e depois diz-nos qualquer coisa ;)

Desta forma estás a fazer um teste de uma atmosfera fechada, onde a acumulação de vapores será maior que num terrário mas dá-nos uma ideia da acumulação sucessiva durante vários meses...

Quanto ao Forest Bark, confiamos um pouco numa marca da área, mas isso nem sempre é algo credível, uma vez que toda a gente sabe que as pedras de aquecimento são um perigo e essa marca da área continua a comercializá-las 8)

Sinceramente, como substrato confio mais no Coco Husk...
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
chelonia
Membro Veterano
Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm

sábado jun 13, 2009 7:25 am

mas o bark é de que pinus axectamente? porque todos as coniferas libertam vapores
<p>&nbsp;<strong>Quanto mais r&aacute;pido cresce, mais r&aacute;pido morre</strong></p>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sábado jun 13, 2009 2:14 pm

Já havia feito uns teste destes, e de uma observação meramente empírica (já que nada foi testado através da utilização de aparelhos que permitissem de facto registar quer o tipo de vapores libertados quer a sua concentração) quer me parecer que quer o forest bark quer o jungle earth (que actualmente estou a utilizar, submetidos a temperaturas extremas (no forno cá de casa :twisted: ) não só libertam vapores, com um visivel cheiro que permanece detectavel durante vários dias, mas também um registo visivel, com algumas lascas a apresentarem elementos "vitrificados"... Claro está que qualquer madeira submetida a temperaturas tão altas durante largos minutos liberta sempre odores, a questão mais importante é saber se com as temperaturas presentes na esmagadora maioria dos terrários e sobretudo num ambiente com não estanque, e em muitos casos com muita ventilação a acumulação de eventuais vapores é ou não minimamente relevante.

Sinceramente não me parece que assim seja, especialmente porque estamos a falar da casca e não de madeira maciça, mas esta é, foi acima fiz referência, uma opinião baseada meramente na simples observação prática.

Em relação à "bicheza" que pode vir com este tipo de substrato é de facto um risco mais relevante, mas acredito que na esmagadora maioria dos casos sejam de espécies "benignas", e não parasitas para o animal em questão.
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sábado jun 13, 2009 3:29 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
Experimenta fazer o seguinte, fecha cada um dos materiais (depois do teu tratamento) num tupperware individual muito bem isolado, num local a 25ºC (no mínimo) durante pelo menos 24h... Depois abres um pouquinho cada um do tupperware e volta a fazer o "cheirómetro" e depois diz-nos qualquer coisa ;)

Desta forma estás a fazer um teste de uma atmosfera fechada, onde a acumulação de vapores será maior que num terrário mas dá-nos uma ideia da acumulação sucessiva durante vários meses...

Quanto ao Forest Bark, confiamos um pouco numa marca da área, mas isso nem sempre é algo credível, uma vez que toda a gente sabe que as pedras de aquecimento são um perigo e essa marca da área continua a comercializá-las 8)

Sinceramente, como substrato confio mais no Coco Husk...

"Resolvi colocar em caixas de plástico durante uma semana e após isso, ambos tinham o mesmo cheiro de humidade, não havendo (segundo o meu nariz) qualquer diferença." Já fiz isso que disseste
:D
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”