Ajudem Python ball que não come

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Domination
Membro Júnior
Registado: quarta mar 21, 2007 12:19 pm

domingo jul 19, 2009 7:04 am

Zeuzito Escreveu:Boas

Como a piton não apresenta sintomas de doença, parece estável e normalissima, pode ser uma das birras que algumas teimam em ter de não comer.
Participo num forum espanhol (vivo em españa)onde ha uma secção só de Piton Bola e sucedem casos de 2,3,4 meses sem comer!!!
Quando trouxe a minha para casa, tinha ela 1 dia comigo, tentei dar-lhe um rato, obvio que não aceitou por não estar habituada ao terrario e estar stressada, pois o que fiz foi deixa-la 7 dias sem comer para que ganhasse apetite.

Se tiveres possibilidade de lhe dar alimento morto(descongelado) será sempre melhor pois os parasitas que possam existir no rato morrem, o unico problema é mesmo o de ficar dispendioso visto que se ela teima em não comer, esse rato tens que o deitar ao lixo e seguir tentando noutro dia.

Podes ainda dar-lhe um rato recem sacrificado, se ela rejeitar congelas e esperas 7 dias e das o mesmo rato já descongelado e aquecido.
Penso que podes esperar estes 7 dias pois ela ja teve force feeding então irá aguentar. Nestes 7 dias eu apenas ia ao terrario para lhe trocar a agua e verificar parametros, para evitar stress ao maximo. Ela acabará por ter fome, isso espero!

Cumps
Isto é verdade, as pythons ficam em greve de fome com muita facilidade, já vi em alguns fóruns tem tem pythons que ficam 1 ano sem comer.

:) aqui no Japão é dificil encontrar ratos vivo como alimento, é tudo congelado. Não a problema, minhas cobras só comem ratos congelado.
É se a python não comer, a king snak come. :D
Domination
Membro Júnior

domingo jul 19, 2009 7:22 am

Psynapse Escreveu:Domination, tens as temperaturas um pouca baixas no terrário se a queres estimular a comer. A zona quente deverá estar a uns 30-31º, (28 é um pouco baixo para uma regius, ainda por cima quando não quer comer) e a zona fria deve estar aí pelos 24-25º, fazendo apenas uma descida da temperatura à noite para os 23º na zona fria, com uma humidade a 60% média. Se estes parâmetros não estiverem certos, é meio caminho andado para não comer, apesar de poderem não ser assim tão limitativos no caso das birras alimentares das regius (e doutras na minha experiência).

Como a alimentação tem sido um pouco «stressante», eu seguiria de 7/7 dias, induzindo-a comer o rato (esse primeiro pelo está bom para isso) e de seguida, quando ela estiver a acabar, dar-lhe um desmamado (aqueles do pêlo branco, o tamanho acima desse). Assim, de um momento stressante, estaríamos a alimentá-la com uma boa porção. Se ela por enquanto só engole com force feeding, então vai tentando muito discretamente levá-la a engolir sozinha: nas primeiras vezes, dás metade do rato pela goela e abanas um pouco o rato para a estimulares, se não resultar, empurras muito levemente e quando estiver a acabar (com as pernas de fora) dás logo outro que em princípio ela o engole sozinha. Gradualmente ela passará de um force feeding para um assist feeding (se tudo correr bem) e mais tarde para a alimentação normal. Pelo menos, esta é a minha experiência com lampropeltis que têm o inconveniente de terem uma boca bem mais pequena.
Com esse programa de alimentação, ela irá por-se em forma.

Depois de 3/4 dias de descanso, deverás manuseá-la para ela não associar sempre o contacto humano com stress, senão poderás ter futuramente uma cobra mais agressiva.

Para estas informações serem mais precisas, tens mesmo que pesá-la, verificar nas escamas ventrais e perto da boca (daquele freio por baixo do crânio) se tem parasitas e monitorizar o seu comportamento.
Bom já deixei a temperatura á 31 graus na sona quente a humidade esta a 63~64%.

Parasitas acho que não tem, pois não encontrei nada. Acho que seja mesmo birra ou trauma por alguma coisa.
Bom, mais agora penso eu, com este ultimo force que eu fiz, com dois ratos deste da foto acima, e uma boa quantidade de agua com vitami e calcio, acho que ela devera fazer suas necesidades não é? Pelomenos um pouco.

Vou seguir os conselhos dos amigos daqui do fórum é vamos esperar pelo resultado. Espero que não demore muito para voltar a comer.
chelonia
Membro Veterano
Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm

domingo jul 19, 2009 7:25 am

quando se fala de parasitas tanto podem ser exteriores como interiores :wink:
<p>&nbsp;<strong>Quanto mais r&aacute;pido cresce, mais r&aacute;pido morre</strong></p>
Domination
Membro Júnior

domingo jul 19, 2009 7:45 am

chelonia Escreveu:quando se fala de parasitas tanto podem ser exteriores como interiores :wink:
Bom no exterior não notei nada. Espero que não seja nada de grave, pois aqui não tem veterinario de cobras.
Domination
Membro Júnior

domingo jul 19, 2009 9:34 am

Boas.. Hoje coloquei ela dentro da banheira de agua, e ela bebeu bastante agua. Fiquei feliz.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo jul 19, 2009 11:02 am

Continua a não defecar?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Domination
Membro Júnior

domingo jul 19, 2009 11:06 am

kitten Escreveu:Continua a não defecar?
Ainda não defecou não.
Acho que deveria defecar pelo menos um pouco ne?
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo jul 19, 2009 1:34 pm

Acho que sim, por muito desidratada que esteja e muito magra deveria defecar. Dê-lhe banho com água morna, ponha água e deixe-a nadar um bocado.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

domingo jul 19, 2009 6:47 pm

Para além de poder fazer aquilo que a Kitten recomendou, a própria alimentação estimula o trato digestivo a seguir o seu caminho, ou seja, apesar de poder parecer um contra senso, ela pode não evacuar por estar a absorver quase tudo ou simplesmente por ainda ter dificuldade em evacuar devido ao facto de ser jovem e aqui podemos agir colocando-a em água morna ou continuar a alimentá-la com as porções normais desde que continue a apresentar o mesmo comportamento e não regurgite. Vai chegar ao ponto de evacuar quase tudo o que tem e o que não tem e a partir daí ser mais regular. Isto partindo do princípio que não tem parasitas internos, e que não está doente. Podemos ainda estimular toda a flora adicionando probiotico á água ou pelo método tradicional (que eu nunca usei e só tenho conhecimento de uso intraespécie) que é colocar fezes de outra cobra saudável, no recipiente da cobra alvo durante 1h.

Na minha opinião, ela não evacua porque está a absorver quase tudo, devido ao tamanho mínimo das presas e ao facto de ela pouco comer. Mas vai vendo o seu comportamento.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo jul 19, 2009 6:50 pm

Psynapse Escreveu:(...)

Na minha opinião, ela não evacua porque está a absorver quase tudo, devido ao tamanho mínimo das presas e ao facto de ela pouco comer. Mas vai vendo o seu comportamento.
Sou da mesma opinião, agora que começou a comer presas com pêlo, ja deve começar a ter alguma coisa para expelir ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda jul 20, 2009 12:23 am

Não esquecer no entanto que é muito importante tentares que ela não se "habitue" ao assist feeding.... Assim que ela estiver mais recuperada, e com um massa condizente com o sua dimensão, tens que deixar que ela tenha a iniciativa do ataque e ingestão do alimento. Como o psy disse a temperatura é um dos factores que mais influencia a apetência da cobra para aceitar alimento. 28º diurnos para uma regius é muito baixo. De acordo com a maioria das care sheets as temperaturas máximas situam-se de 30º a 32º, e por volta dos 29º ou 28º nocturnos. Presumo que a estejas a alimentar com uma luz muito reduzida... quanto mais fraca melhor. Por outro lado, como também já te foi dito, e não obstante ser importante pesares a tua regius, ela, pela idade aproximada que terá, já deveria estar a comer presas bem maiorzinhas.

E em relação à defecação lembre-se que supostamente este tipo de cobra tem um metabolismo mais lento. Se a este facto juntar-mos o facto de estar subalimentada....
Domination
Membro Júnior

segunda jul 20, 2009 7:56 pm

Boa noticia.
Seguido o conselho do amigo, eu coloquei ela dentro de um vidro com agua morna por cerca de 30 minutos.
Olhem o que aconteceu.
Imagem

Aproveitei e a medi o comprimento, esta com 48cm. O peço eu ainda não sei, tenho que comprar uma balança.

Imagem

Aproveitando que eu já estava com a mão na massa, tirei algumas fotos para que os amigos possam ajudar a examinar se á algum problema.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

O que seria este ponto laranja na foto abaixo?
Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Quarta-feira vou tentar alimenta-la outra vez. Espero que tenha sucesso.

Até agora agradeço a ajuda de todos. Muito obrigado.
Zeuzito
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 6:17 pm
Piton Regius

segunda jul 20, 2009 8:58 pm

Olá

Afinal defecou!! Parece ter resultado.

E quanto á Regius, vejo-a com muito bom aspecto, brilhante e tem um padrão de cores bonito.
Tem paciência com ela, incentiva-a a comer, mas sem a stressar/assustar enquanto a alimentas. Recorda: Movimentos Suaves :wink:

Vai informando do progresso dessa Ball 8)

Cumps
Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas m&atilde;os para cultiv&aacute;-las...
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda jul 20, 2009 11:05 pm

Bonito esse bixo, tem sorte de estar no Japão...se fosse na China compravas enlatada e pronta a cozinhar :twisted:
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Souzza
Membro
Registado: terça abr 26, 2005 6:05 pm

terça jul 21, 2009 2:49 am

Native Escreveu:Bonito esse bixo, tem sorte de estar no Japão...se fosse na China compravas enlatada e pronta a cozinhar :twisted:
:twisted:

Enlatadas não, parece que a especialidade de mestre é conseguir servi-las semi-vivas :lol:

<strong />
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”