camaleão

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
AlexandreM
Membro Veterano
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Contacto:

segunda jul 14, 2003 11:13 pm

boa noite,
sou criador de aves.
tenho vários viveiros mas o principal é um de 6 m que tem vegetação abundante (até custa andar lá dentro!), um lago, plantas aquáticas, insectos aquáticos, pedras, troncos, insectos, ...
além das aves coabitam neste viveiro peixes (que também servem de alimento), rãs (que por vezes também servem de alimento), 1 casal de tartarugas ornamentadas de faces rosadas, 1 macho de tartaruga corcunda do mississipi e 1 cágado.
a dúvida é:
posso colocar no viveiro um camaleão (comprado em espanha e legalizado) no viveiro?
quanto ao ele beber água das folhas não é problema pois o meu viveiro é regado com jato fino umas 6 vezes por dia.

cordiais saudações

Alexandre M.
BdM
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos, Chinchilas, Furões, Petauros do Açucar, Degus, Hamsters ( vários tipos), Psitacídeos e peixes
Contacto:

terça jul 15, 2003 8:44 am

Não sei se irá resistir muito pois precisam de temperaturas altas.
Eu tenho os meus em casa e mesmo assim com lampadas de aquecimento para atingirem os 28ºC.

E depois, como é que vai ter a certeza que ele se alimenta?

Eu não o colocava num viveiro de aves exterior.
Marcus1980
Membro
Registado: sexta ago 08, 2003 4:41 pm
Localização: Husky,Iguana,Geckos,rãs,salamandras,anoles,varanos,camaleões,dragões,e muito insecto para eles!

sexta ago 08, 2003 4:52 pm

Para além da dificílima gestão de temperatura num viveiro desse tipo, há ainda o problema da humidade... A utilização de um viveiro deste tipo só é adequada em países com as mesmas temperaturas (ou pelo menos aproximadas) aos locais de proveniência da espécie. Como acontece por exemplo com as variadas espécies introduzidas na Flórida provenientes das Ilhas próximas... como a Costa Rica, Cuba, etc...

Para além disso os camaleões são dos répteis mais sensiveis, e o stress causado pela existência de tanta vida animal num espaço relativamente pequeno pode ser fatal!
BdM
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos, Chinchilas, Furões, Petauros do Açucar, Degus, Hamsters ( vários tipos), Psitacídeos e peixes
Contacto:

quinta ago 14, 2003 9:46 am

Oi,

Eu tenho um dos meus camaleões ( um C. dilepis ) num terrário grande com plantas naturais onde também vivem um casal de Anoles (A. carolinenses) e um Camaleão folha (Ranpholeon Kersteni). Vivem todos bem já há muitos meses...

Tenho também um casal de Calyptratus que trouxe da EXPOTERRAQUA que tive que separar agora pois já estavam a ficar um bocadinho territoriais. Estes ultimos são menos exigentes mas também necessitam de temperaturas e humidades controladas.

Quem não se quer preocupar com as temperaturas e humidade mais vale não ter répteis ou Batráquios. São duas (entre muitas) das condições que temos que estudar espécie por espécie...
AlexandreM
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 14, 2003 9:56 am

quando e falei em colocar os camaleões no viveiro táva-me a referir a camaleões criados em cativeiro em espanha (tou a dizer a verdade) mas é da espécie k foi introduzido no Algarve por isso perguntei se os poderia ter sem aquecimento.
além destes camaleões tenho camaleões folhas e dos de madagascár em terrários.
cordiais saudações
AlexandreM
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 14, 2003 10:02 am

«quando e falei...» não, «quando eu falei...»
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”