BeYou Escreveu:peço desculpa vasco94, a minha resposta foi tudo menos correcta..
Psynapse falei por experiencia propria, eu tenho um terrario de malha metalica de 1.20m e ja experimentei uma lampada de ceramica(50w), e rapidamente percebi que se tornara impossivel manter os niveis de humidade desejados
mas tambem tens razao em dizer que aquecer o terrario com uma so lampada de spot é dificil.. inicialmente tinha uma spot de 75w e as temperaturas no ponto mais quente nao passavam dos 23º(o que obviamente é ridiculamente baixo para uma zona de spot).. mas quando troquei para uma de 150w, tudo modou, as temperaturas estao optimas e controladas...
Beyou, eu tenho e conheço muita gente que tem lâmpadas de cerâmica em terrários tropicais, sem foggers e conseguem ter a humidade correcta. Estou a falar obviamente de um terrário de vidro com os respiradouros adequados e uns borrifos à homem

. Terrários em malha, especialmente em toda a verticalidade, são bons...para apanhar sol na rua. É muito difícil manter humidades e temperaturas dentro do terrário, sem a sala onde o terrário está, ter também os parâmetros supracitados. Normalmente o que se pede para um camaleão é ter o tecto e metade da altura em rede. E uma lâmpada de spot de 150w é demasiado alto para um camaleão...deve fritar no spot, ou então nunca lá deve estar...por isso agora percebo como é que aqueces um terrário de 1,20m só com uma de spot. Spot é para spot. Cerâmica aquece tudo. Não deve existir uma sem a outra, pois uma não substitui a outra sem ter contrapartidas (as quais vais poder ver mais cedo ou mais tarde). Também antes me metia alguma confusão esta panóplia de lâmpadas, até perceber que nenhuma toma o papel da outra e que acabamos por precisar das 3 mais cedo ou mais tarde.
<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>