[Takshaka] - Rainha das serpentes! RIP

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

domingo ago 09, 2009 4:59 pm

Desculpem, a pergunta pode ser meio parva, mas mesmo assim...
Visto que o banho de água morna ajudou bastante, será que para evitar mais banhos de água morna agora na altura da muda se se poderá borrifar o faunário com água morna? (Espero que a pergunta esteja perceptível)

Realmente as últimas fotos mostram bem aquando a muda o tom baço que ganha, principalmente nos olhos. É bom para alguém como eu que está a aprender sobre corn snakes, fazer essa distinção.

Primo Naz, vais ver que daqui a uns tempos fica tão grande como uma lampro...3 metros ou mais (private joke).
Tudo a correr bem ;)
Beijinhos
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

domingo ago 09, 2009 5:10 pm

Kathamina Escreveu:Desculpem, a pergunta pode ser meio parva, mas mesmo assim...
Visto que o banho de água morna ajudou bastante, será que para evitar mais banhos de água morna agora na altura da muda se se poderá borrifar o faunário com água morna? (Espero que a pergunta esteja perceptível)

Realmente as últimas fotos mostram bem aquando a muda o tom baço que ganha, principalmente nos olhos. É bom para alguém como eu que está a aprender sobre corn snakes, fazer essa distinção.

Primo Naz, vais ver que daqui a uns tempos fica tão grande como uma lampro...3 metros ou mais (private joke).
Tudo a correr bem ;)
Beijinhos
Sim, pode-se borrifar o faunário, é algo que se costuma fazer na altura da muda para aumentar a humidade e ajudar a cobra a trocar :wink:
Kathamina
Membro Veterano

domingo ago 09, 2009 5:18 pm

Litoss Escreveu:
Kathamina Escreveu:Desculpem, a pergunta pode ser meio parva, mas mesmo assim...

Tudo a correr bem ;)
Beijinhos

Sim, pode-se borrifar o faunário, é algo que se costuma fazer na altura da muda para aumentar a humidade e ajudar a cobra a trocar :wink:
Sim eu sei, mas a questão era mesmo a temperatura da água ;)
Se se podia utilizar água morna (?)
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

domingo ago 09, 2009 6:01 pm

Kathamina Escreveu:
Litoss Escreveu:

Tudo a correr bem ;)
Beijinhos

Usa-se o banho de agua morna para não descer a temperatura do animal... São ectotérmicos, só por isso usa-se água morna, não por mais razão nenhuma... Não é por teres a água mais quente ou mais fria que vais ter um grau de humidade maior ;)
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Bebelly
Membro Veterano
Registado: quarta fev 25, 2009 11:15 pm

domingo ago 09, 2009 6:14 pm

Obrigada pela resposta que eu também estava com a mesma duvida, pois tinha entendido que quando se borrifava o faunário seria melhor fazer-lo com água morna...

Outra pergunta daquelas de quem não entende nada... :oops: :oops:
E já agora quando se fala em dar banho com água morna é que temperatura? Como os bebés? Como se sabe qual a temperatura indicada? Pelo sentido penso que deverá ser próxima da temperatura a que está o faunário, ou talvez não... :? :?
Miminhos aos amigos! Grandes e pequenos. P&ecirc;los e penas. Pele, escamas e carapa&ccedil;as. Enfim... todos!!
Kathamina
Membro Veterano

domingo ago 09, 2009 6:33 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
Kathamina Escreveu:
Litoss Escreveu:

Tudo a correr bem ;)
Beijinhos

Usa-se o banho de agua morna para não descer a temperatura do animal... São ectotérmicos, só por isso usa-se água morna, não por mais razão nenhuma... Não é por teres a água mais quente ou mais fria que vais ter um grau de humidade maior ;)
Sô Victor (só para facilitar), thankiú ;)
Até nas ratz os banhos, se houver necessidade para tal, também devem ser com água morna, sim eu percebi.
Mas visto que ajudou na situação do defecar, o tal banho morno, a questão é se pode-se borrifar o faunário também com água morna.
O sô Victor disse que o facto da temperatura da água não vai em nada aumentar a humidade, mas a pergunta é, pode-se borrifar com água morna? Sô victor sim ou não?
:twisted:
Litoss
Membro Veterano

domingo ago 09, 2009 7:02 pm

Kathamina Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:
Kathamina Escreveu:
Litoss Escreveu:

Tudo a correr bem ;)
Beijinhos

Sô Victor (só para facilitar), thankiú ;)
Até nas ratz os banhos, se houver necessidade para tal, também devem ser com água morna, sim eu percebi.
Mas visto que ajudou na situação do defecar, o tal banho morno, a questão é se pode-se borrifar o faunário também com água morna.
O sô Victor disse que o facto da temperatura da água não vai em nada aumentar a humidade, mas a pergunta é, pode-se borrifar com água morna? Sô victor sim ou não?
:twisted:
Quando e para borrifar o terrario, nao so pode como deve ser com agua morna :wink:
Litoss
Membro Veterano

domingo ago 09, 2009 7:04 pm

Bebelly Escreveu:Obrigada pela resposta que eu também estava com a mesma duvida, pois tinha entendido que quando se borrifava o faunário seria melhor fazer-lo com água morna...

Outra pergunta daquelas de quem não entende nada... :oops: :oops:
E já agora quando se fala em dar banho com água morna é que temperatura? Como os bebés? Como se sabe qual a temperatura indicada? Pelo sentido penso que deverá ser próxima da temperatura a que está o faunário, ou talvez não... :? :?
Agua morna é agua nem fria nem quente, morna :wink:
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

domingo ago 09, 2009 7:34 pm

Na verdade se é água para borrifar (e estou a falar apenas de água para borrifar) devem colocar água quente. No meu caso coloco a água no quente no máximo, e suponho que na maioria dos casos poderão fazer o mesmo. E isto porquê?!?! QUando a água é introduzida via spray a sua temperatura diminui drásticamente (ficando em particulas mais pequenas a transferência de temperatura é maior, perdendo rápidamente a sua temperatura). É fácil de ver. Basta encher o spray primeiro com água morna e depois com água quente da torneira e utilizado sobre a mão, para sentirem a diferença...
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo ago 09, 2009 7:39 pm

(...)
Beijinhos
Durante a muda opcionalmente pode borrifar-se mas banhos não, porque não se deve incomodar a cobra durante a muda, que devido a não conseguir ver, toma todos os toques como uma invasão ou julga ser um predador, porque é nessa altura que estão mais vulneráveis a predadores, o banho pode ser dado depois de uma muda mal feita se ficarem restos de pele agarrada.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Kathamina
Membro Veterano

segunda ago 10, 2009 2:56 am

Litoss, muito obrigada ;)

Thorgarth e Pai Indio era exactamente essa a minha dúvida. Muito obrigada pelos esclarecimentos.

A ver se percebi mesmo bem..., para ajudar na muda e visto que nesta altura não se deve pegar, tocar, etc, a água quente borrifada para o faunário ajudará a cobra nesta fase, pois vai aumentar ligeiramente a humidade e facilitará que a cobra possa ter uma muda perfeita.
Caso a muda perfeita não ocorra, banho de água morna é uma boa maneira para que os "restos" de pele se desprendam. Está correcto?

Muito obrigada ;)
Beijinhos
Litoss
Membro Veterano

segunda ago 10, 2009 8:40 am

Kathamina Escreveu:Litoss, muito obrigada ;)

Thorgarth e Pai Indio era exactamente essa a minha dúvida. Muito obrigada pelos esclarecimentos.

A ver se percebi mesmo bem..., para ajudar na muda e visto que nesta altura não se deve pegar, tocar, etc, a água quente borrifada para o faunário ajudará a cobra nesta fase, pois vai aumentar ligeiramente a humidade e facilitará que a cobra possa ter uma muda perfeita.
Caso a muda perfeita não ocorra, banho de água morna é uma boa maneira para que os "restos" de pele se desprendam. Está correcto?

Muito obrigada ;)
Beijinhos
Ora nem mais :wink:
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda ago 10, 2009 8:42 am

Pessoalmente não estou de acordo com uma posição tão dogmática como a expressa pelo Native.

Como principio de facto as cobras não deverão ser perturbadas durante o processo, o sendo que essa intromissão seja o mínimo possível, no entanto o nível de tolerância depende de animal para animal, devendo ser feito um acompanhamento da evolução e do estado do animal.

Se com um simples banho de água morna poder-mos rectificar um possível quadro de complicações, hidratando o animal, sem causar grandes stresses será a minha opção. O facto de as cobras poderem ficar agitadas não é sinónimo de stress minimamente relevante ao nível necessário para afectar o seu desempenho biológico, já que não estamos a criar uma fonte persistente, continua e de longa duração, que possa influenciar e alterar o seu metabolismo. Reparem que estou a falar de um banho e não de banhos diários ou 2 vezes por dia durante X dias seguidos.
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

segunda ago 10, 2009 11:07 am

X2 Thor.

Nunca tinha dado banho á minha, pois nunca foi necessário, nem para defecar, nem para as mudas, apenas borrifava e mantinha o faunario á volta dos 80% de humidade.

Ontem por volta das 2h da manhã, enquanto estava no pc, no msn, começei a ouvir barulhos estranhos, dei uma espreitadela, e lá estava ela já sem "capuz", confesso que fiquei mais aliviado, não por esta muda ter demorado mais ou menos que as outras, mas sim porque ela está magra e quero começar o precesso de engorda, e quanto mais rápido, melhor.

Tirei uma ou outra foto surrateiramente, pois apesar dela não estar minimamente interessada em mim, nem stressada, nao queria perturba-la (como o Thor disse, varia de animal para animal, a minha não se rala nada com mirones)

PS: Foi a muda mais rápida que efectuou, o banho ajudou significativamente.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Pele com 50cm (o que não corresponde ao tamanho real da cobra)
Imagem

Cumps
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

segunda ago 10, 2009 12:13 pm

Tá muito bonita!
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”