[fotos] Répteis e Anfíbios Autóctones Portugueses...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

segunda out 05, 2009 12:18 pm

hepa...ontem ao fim do dia e hoje de manha aconteceu algo giro:)
Isto do clima andar todo trocado afecta muito os répteis e não só.
Ontem como habitualmente faço, fui dar uma volta pelos terrenos da universidade para ver se encontro bixezas, desde ratos a cobras e como sempre que levei máquina nunca vi nada a não ser grilos e escaravelhos ontem não levei porque não pensei que fosse preciso, para não variar.
Numa altura decidi ir apanhar uns musgos para uma maquete e ao levantar um torrão dou com alguns ovos a nascer. Não sei se seriam cobras ou licranços, aposto mais nos licranços pois tinham à volta de 6cm e eram em geral cremes com uma risca meio vermelhada grossa em cima. Tive a ver o espetaculo pelo menos durante meia hora e nesse tempo consguiram sair 2 perfeitinhos, à minha vista claro. Hoje de manha fui lá outra vez, já com máquina, na esperança de conseguir ainda apanhar qualquer coisa.
Mas já só vi isto, isto e ainda vi um picanino mas pirou se antes de o conseguir fotografar:
Imagem

Imagem

Imagem
BrunoNRG
Membro
Registado: segunda dez 21, 2009 6:24 pm

quarta dez 30, 2009 7:15 pm

Muito bom tópico! :D

Aproveito para deixar aqui um pequeno contributo, aviso desde já que não faço a mínima ideia de quais são os nomes científicos dos animas que aparecem nas foto que se seguem, apenas o nome "popular" :wink:

Cobras de ferradura:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Deviam pertencer todas à mesma ninhada, pois só num passeio ao "quintal" da minha casa encontrei 5!!!

Imagem

Esta andava mesmo ao pé da piscina

Imagem

Esta é sem duvida alguma a maior cobra que já apanhei até hoje, sim, a foto foi tirada com a cobra em cima de uma cama

Cobra rateira:

Imagem

Imagem

Imagem

Lagarto de água:

Imagem

Está camuflado, mas consegue-se ver

Osga comum:

Imagem

Imagem

Sardão:

Imagem

Víbora ***:

Imagem

Imagem

Imagem

Eu sei que alguém me vai dar nas orelhas por causa desta ultima foto, mas na altura foi o que tinha à mão para confirmar se a bichana tinha dentes ou não, e não me pareceu muito boa ideia experimentar com os dedos...

Por incrível que possa parecer, todas estas fotos foram tiradas em minha casa, alguns animais guardei um ou dois dias por curiosidade e para tirar mais fotos, mas todos eles foram devolvidos à natureza :wink:
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

quarta dez 30, 2009 7:27 pm

Boas fotos! Obrigado pela partilha...

Muitas cobras encontram vocês.... eu é raro ver alguma coisa...
BrunoNRG
Membro

quarta dez 30, 2009 7:31 pm

Obrigado :D

Eu por acaso costumo encontrar bastantes cobras, mas até sou mais adepto de geckos e outros lagartos :P
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta dez 30, 2009 8:27 pm

A que chamas rateira, é uma cobra de escada era elaphe scalaris agora Rhinechis scalaris...
...rateiras sao quase todas ;) belas fotos, obrigado pela partilha
BrunoNRG
Membro

quarta dez 30, 2009 8:38 pm

Esclarecido, obrigado :)
sputatrix
Membro Júnior
Registado: segunda dez 28, 2009 4:30 pm

quarta dez 30, 2009 9:26 pm

Grande sorte, até Víboras Cornudas tu encontras :) (a minha espécie autóctone favorita)... e já agora boas fotos e quase uma representação transversal da herpetofauna portuguesa (exceptuando anfíbios claro).

Eu tenho algumas mas a maioria é de Natrix maura, mas tenho algumas fotos de uma fêmea adulta de ventre laranja forte :) (tenho que postar)

Btw...concordo com o user que referiu a alteração taxonómica da Cobra de Escada, acompanhada tb pela Cobra de Ferrradura (antes Coluber), agora Hemmorhois hippocrepis

Esses juvenis são muito giros ehehe
sputatrix
Membro Júnior

quarta dez 30, 2009 9:37 pm

Em relação ao post anterior, podem ver algumas das minhas fotos no seguinte link do www.kingsnake.com (só o MELHOR site de herpetocultura). Vão a photos e façam um search com o meu username "sputatrix"

Aqui deixo um teaser :)

Natrix maura
Imagem
Imagem
Imagem
BrunoNRG
Membro

quarta dez 30, 2009 10:37 pm

Obrigado :)

Por acaso a víbora não fui eu que a descobri, mas quem deu com ela (a minha irmã) veio logo a correr chamar-me porque tem um medo danado a "bichos rastejantes e pegajosos"... :lol:
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta dez 30, 2009 10:53 pm

A cobra-de-escada é adulta, por isso já não apresenta os "degraus" da "escada", somente os "varais". ;)

Cuidado com o maneio das víboras quando está calor. Tenho por aqui um tópico onde me poderia ter dado mal por excesso de confiança.

PS: Eu sou apologista da divulgação didáctica de toda a nossa herpetofauna, mas sabem que é ilegal capturar ou perturbar estes animais mesmo que apenas para a fotografia? Sabem que para capturar, só para fins científicos e com licença passada pelo ICNB por determinado periodo de tempo (a apresentar aquando da requisição da licença)?

Apenas digo isto porque podem ter alguma surpresa indesejável quando não esperam. E quem fiscaliza, muitas vezes não tem em conta as motivações de quem captura, mas apenas o que diz a lei... à letra...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
BrunoNRG
Membro

quarta dez 30, 2009 11:27 pm

fang Escreveu:A cobra-de-escada é adulta, por isso já não apresenta os "degraus" da "escada", somente os "varais". ;)

Cuidado com o maneio das víboras quando está calor. Tenho por aqui um tópico onde me poderia ter dado mal por excesso de confiança.

PS: Eu sou apologista da divulgação didáctica de toda a nossa herpetofauna, mas sabem que é ilegal capturar ou perturbar estes animais mesmo que apenas para a fotografia? Sabem que para capturar, só para fins científicos e com licença passada pelo ICNB por determinado periodo de tempo (a apresentar aquando da requisição da licença)?

Apenas digo isto porque podem ter alguma surpresa indesejável quando não esperam. E quem fiscaliza, muitas vezes não tem em conta as motivações de quem captura, mas apenas o que diz a lei... à letra...
Por acaso não sabia... :o

Isso aplica-se a qualquer animal? :roll:
BrunoNRG
Membro

quarta dez 30, 2009 11:29 pm

Já tou a fazer posts duplos sem querer, mas também não encontro a opção de apagar post... sorry... :oops:
Última edição por BrunoNRG em quinta dez 31, 2009 12:12 am, editado 1 vez no total.
sputatrix
Membro Júnior

quinta dez 31, 2009 12:00 am

Por acaso não sabia...o facto é a que a cobra que tenho nas fotos do post acima encontrava-se a apanhar banhos de sol na minha piscina :), na minha propriedade, que por sinal está póxima de um curso de água.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta dez 31, 2009 1:22 am

BrunoNRG Escreveu: Por acaso não sabia... :o

Isso aplica-se a qualquer animal? :roll:
Aplica-se a qualquer animal constante dos anexos da Convenção de Berna e Directiva Habitats regulamentadas pelos Decretos-lei 316/89 e 140/99 respectivamente, onde por acaso constam TODAS as espécies autóctones da nossa herpetofauna mais umas quantas de outras zonas da Europa.

Claro que o "espírito" da lei é combater as capturas nocivas ás espécies, mas quem a aplica por vezes apenas aplica o que lá está escrito. E o que lá está escrito é o que mencionei anteriormente (podem pesquizar os DL para confirmar).

Isto só porque podem estar na "boa" a fazer a vossa reportagem de campo, com a melhor das intenções, e serem abordados pelo SEPNA em infracção perante a lei.
Isto porque o significado de "captura" pode ser visto apenas como pegar simplesmente no animal no meio natural e os militares do SEPNA agem taxativamente pelo que está escrito na lei.

Bom... o que importa é fazer as coisas em consciencia de modo a não lesar a fauna. De qualquer modo fica a informação para que as fotos não sejam obtidas de qualquer maneira e feitio, sobretudo quando se está exposto.

Claro que os danos causados pela manipulação de exemplares para obter fotos não se compara aos milhares de mortes de animais que vão acontecendo por todo o país fora do conhecimento das autoridades. Mas o meu "dever" é informar. ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
BrunoNRG
Membro

quinta dez 31, 2009 1:34 am

Obrigado pela explicação Fang :wink:

Tou a ver que enquanto tiver dentro de casa estou descansado, mas quando andar em sítios públicos, tenho de ter cuidado com o manuseio da bicharada senão sujeito-me a levar alguma ripada... :roll:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”