Incubadora p/ Ovos Répteis

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
FrankieGecko
Membro Veterano
Registado: quarta nov 04, 2009 9:36 am

quarta jan 13, 2010 11:00 am

trustz Escreveu:é Possível que tenham nascido em 2008. Seja como for, deixa-me dar-te os parabéns, a tua fêmea está com um corpo bom e tens todo o mérito por isso. Comparando as 2 imagens dá para perceber que mudou completamente de ambiente (para melhor) e mostra também que lhe dás uma boa alimentação. Agora na altura das posturas e também depois, é de salientar a importância do suplemento de cálcio.

Olá Trustz !!! Muito obrigado pela força, quando recebo um elogio não me faz “ sentir que já faço tudo pelos animais”, mas sim tento continuar o bom trabalho com esforço para que os elogios continuem a estar presentes.

Sim Trustz, ainda tenho de melhorar um pouco o ambiente dela, mas de facto melhorou muito...até eu fiquei espantado quando procurei e encontrei as fotos de quando a trouxe para o novo lar...ela estava mesmo em más condições.
Sim, ela tem vindo a aumentar muito bem de peso..penso a alimentação que lhe estou a dar ser a mais correcta possível para que ela recupere totalmente o seu peso, alimento sempre grilos (que por sua vez são bem alimentados) “ quase embebidos em reptivite) eheheheh :) aka WhiteCrickets :) e tenho sempre uma taça e/ou comedouro com tenébrio sempre dísponível (o qual troco todos os dias à noite) [os que estão no comedouro vão de novo para a caixa alimentarem-se, e substitu-o estes por tenébrio fresquinho].
Eublepharis Macularius 2.3.0 / Gekko Ulikovskii 1.0.0
Sternotherus Odoratus 0.0.2 / Trachemys Scripta Elegans 0.1.0
Graptemys Pseudogeographica 1.0.1 / Pseudemys Concinna Hieroglyphica 1.0.0

" ::. Soul.Techy.Reptilz .:: "
FrankieGecko
Membro Veterano

quarta jan 13, 2010 11:01 am

gecofilo Escreveu:Frankie, É natural que essa fêmea não dê ovos com grande qualidade. Isso porque pode ser que não tenha tido tempo para absorver grande quantidade de cálcio no tempo que esteve aí, desde que comprou. Eu poria um pratinho de cálcio, só cálcio, daquele que não tem nem fósforo, nem vitaminas, para ela ir lambendo. Pode controlar a quantidade que mete no pratinho, não meta muito de cada vez. Depois de por ovos, repare se eles ficam opacos ou têm tendência para ficarem um pouco translúcidos. Assim dá para ter uma ideia de como a fêmea está. O arrefecimento forçado da geca poderia obrigar a ela absorver os ovos, mas não aconselho muito a quem está a começar, mas fica a saber. Os gecos termoregulam-se e, como tal, desde que tenham espaço para procurarem zonas mais frescas, as temperaturas mais quentes não são assim tão importantes. Eu uso 36ºC e estou feliz com os resultados (quando a tem na mão ela parece-lhe incomodada com a temperatura? Claro que não). O que é realmente importante é dar-lhe uma temperatura acima da temperatura que eles gostam (29.5-30.5), que varia um pouco com cada animal (e abaixo dessa temperatura, claro). Assim eles podem andar entre zonas frias e quentes. Para haver aceleração do metabolismo, o aumento da temperatura na zona quente tinha que implicar um aumento do corpo do geco. Tal só acontece em terrários muito pequenos, ou com zonas quentes muito grandes. Como eu tenho a certeza que todos os criadores experientes sabem destas coisas, como se tem notado ao longo do tempo, proponho voltarmos à boa vontade do ano novo. Eu também estou a tentar manter a boa vontade! :D

Obrigado, considerei esta ajuda muito importante. Boa info e boa resposta.
Desde já obrigado
Peço que analise as imagens sobre as várias temperaturas que tenho no terrário que vou postar numa resposta a seguir e aguardo o seu feedback e de todos os outros users que puderem ajudar

FrankieGecko
Membro Veterano

quarta jan 13, 2010 11:03 am

gekkos Escreveu:.... A gecka esta a ir no bom caminho, sinceramente nem parece a mesma :D, sabes mais ou menos que idade é que ela tem?! A olhometro mede quantos cms?
Boas, ontem medi a gecka, mas novamente não me deu jeito nenhum pegar nela, na lanterna LED e tirar a foto ao mesmo tempo :( .
No entanto medi o comprimento dela, aqui fica a foto:

Imagem

Como podem reparar a régua que arranjei lá por casa está com a ponta partida no início da escala. Assim medi dos 1,5cm aos 20,5cm, concluíndo facilmente que tem cerca de 19 cm de comprimento sem a cauda totalmente esticadinha.

Kitty aka FattyGirl
Imagem

Ehhh...tão bonitinha ela :twisted: :twisted:

FrankieGecko
Membro Veterano

quarta jan 13, 2010 11:07 am

gekkos Escreveu:Um hotspot de 35/36ºC não trás problemas nenhuns para os geckos leopardo, o que realmente é necessario é saber se dentro das tocas as temperaturas estão por volta dos 30/32ºC
Vou tentar responder com uma imagem simlples e básica...espero que dê para explicar bem as temperaturas que mantenho no terrário. Não gozem a imagem, :lol: vai ser do mais simples que eu puder fazer, mas comentem sim as temperaturas nas diferentes zonas, obrigado pela ajuda (de todos os que colocaram questões que me ajudaram, os que criticaram com fundamento e os que me ajudaram a explicar que os 34ºC não são tão maus assim).

WarmZone:
Imagem

ColdZone:

Imagem

Obrigado 8)

PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

quarta jan 13, 2010 11:36 am

Essa distribuição de temperaturas parece-me bem, o spot de 34º não é relevante pois é apenas um ponto localizado.

Já experimentas-te colocar uma pedra de xisto por baixo do aquecimento? Os meus adoram, fica quase uma cama quentinha para se deitarem :P

Não tenho muito mais a dizer, acho que com todos os posts que colocaram já tens muitoa e boa informação para recolher :wink:

Boa sorte com os ovos, se os vieres a ter, e toma sempre cuidado com a fêmea para não ter descaídas.
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
FrankieGecko
Membro Veterano

quarta jan 13, 2010 11:43 am

PedroC10 Escreveu:Essa distribuição de temperaturas parece-me bem, o spot de 34º não é relevante pois é apenas um ponto localizado.

Já experimentas-te colocar uma pedra de xisto por baixo do aquecimento? Os meus adoram, fica quase uma cama quentinha para se deitarem :P

Não tenho muito mais a dizer, acho que com todos os posts que colocaram já tens muitoa e boa informação para recolher :wink:

Boa sorte com os ovos, se os vieres a ter, e toma sempre cuidado com a fêmea para não ter descaídas.
Desculpa não te ter agradecido também, tua ajuda tem sido bastante boa neste e outros tópicos. Obrigado! :wink:

Sim, já pensei nisso...ehehe, aliás, vou mudar todo o "floor" do terrários para 3 placas de xisto cortadas à medida do terrário.
Espero ter um bom resultado nos aspecto final :lol: Mais prático e seguro vai ser decerto

Cumps

joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

quarta jan 13, 2010 1:44 pm

Só vim para dizer uma coisa, quem criticou Ricardo como criador e falou mal dos geckos dele, é porque não teve na Avisan ;)
<p><strong>
</strong></p>
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

quarta jan 13, 2010 7:24 pm

PedroC10 Escreveu:Já experimentas-te colocar uma pedra de xisto por baixo do aquecimento? Os meus adoram, fica quase uma cama quentinha para se deitarem :P
Pedro, já agora gostava de te fazer uma pergunta de uma duvida que tenho a algum tempo, se a lâmpada de cerâmica ( neste caso) estiver por cima da placa de xisto e estando a emitir 34ºC, já viste a que temperatura é que a pedra fica?! Na hora da mudança de temperatura de diurna para nocturna (quem faz) a pedra mantêm durante muito tempo a temperatura?!
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

quarta jan 13, 2010 7:55 pm

Bem, o meu aquecimento não está programado para os 34º, quanto muito vai aos 33º, devido à inércia do termostato, que está regulado para os 32º.

A fazer uma mudança da temperatura dia/noite (que eu não faço), penso que a pedra ia aguentar a sua temperatura durante algum tempo, mas não muito. A pedra geralmente fica mais quente que o resto do solo, no entanto o pico de temperatura perde-se. Nunca experimentei medir a temperatura a que fica a pedra, pois como disse não tenho feito arrefecimento nocturna.
Mas podemos falar melhor sobre isto no msn.
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

quarta jan 13, 2010 8:07 pm

gekkos Escreveu:
PedroC10 Escreveu:Já experimentas-te colocar uma pedra de xisto por baixo do aquecimento? Os meus adoram, fica quase uma cama quentinha para se deitarem :P
Pedro, já agora gostava de te fazer uma pergunta de uma duvida que tenho a algum tempo, se a lâmpada de cerâmica ( neste caso) estiver por cima da placa de xisto e estando a emitir 34ºC, já viste a que temperatura é que a pedra fica?! Na hora da mudança de temperatura de diurna para nocturna (quem faz) a pedra mantêm durante muito tempo a temperatura?!
Também acho estas perguntas pertinentes, podias medir a temperatura na pedra e postar aqui?

Cumps
gecofilo
Membro Veterano
Registado: quarta ago 13, 2008 5:49 pm

quarta jan 13, 2010 10:23 pm

Mas nesse caso, os 34ºC medem-se na pedra. Por isso a pedra é que deve estar a 34ºC, já que é a pedra que serve como ponto quente. Tal como na natureza, já que o geco leopardo aquece-se em contacto com as pedras (entre outras formas).
FrankieGecko
Membro Veterano

quinta jan 14, 2010 9:54 am

gekkos Escreveu:
Boas, no meu caso a temperatura está a ser medida e controlada pela temperatura que meço logo acima do substrato (gravilha, rocha, etc) esses 34ºC são mesmo a máxima e centrada num ponto pequeno que os geckos só costumam frequentar à noite.
Eu faço mudança de temperaturas noite/dia, mantendo de dia uma sunglow 150W bulb, e depois à noite troco (por meio de temporizadores) esta por uma night glow 75W, fazendo com que durante a noite as temperaturas baixem no geral 4ºC.
Como também uso tapete de aquecimento por baixo do terrário o substrato ( gravilha, rocha etc) fica quentinho durante a noite também.

Pode não ter muito a ver com a tua dúvida...mas cá fica a info:

-----------------------------------------------------------------------------------

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Condutividade térmica é uma propriedade física dos materiais que é descrita como a habilidade dos mesmos de conduzircalor. Condutividade térmica equivale a quantidade de calor Q transmitida através de uma espessura L, numa direcção normal à superfície de área A, devido a uma variação de temperatura &#916;T, sob condições de estado fixo e quando a transferência de calor é dependente apenas da variação de temperatura.

A quantidade de calor que atravessa, por exemplo, uma parede, por segundo, depende dos seguintes factores:
-(é directamente proporcional à) condutividade térmica (k);
-(é directamente proporcional à) área da parede (A);
-(é directamente proporcional à) diferença de temperaturas entre o interior da habitação (T2) e o exterior (T1);
-(é inversamente proporcional à) espessura (L) da parede.

Q= taxa de energia transferida Watt (W) = (J/s)
k= condutividade térmica [W/(m•K)]
A= área (m²)
&#916;T= diferença de temperaturas (K)
L= espessura (m)
As unidades acima estão no Sistema Internacional de unidades onde o k é expresso em W/(m•K). No sistema Inglês usa-se Btu/(hr•ft•°F). Note que o sistema Inglês possui o tempo em sua unidade, já o Sistema Internacional concatena a unidade de tempo junto a unidade de energia, ou seja usa a unidade de potência W (Watt) = J (Joule) / s (segundo).
Coeficiente de transferência de calor é a incorporação da espessura a característica da natureza do material. É normalmente utilizado quando tem-se diversas camadas de materiais diferentes e espessuras diferentes, permitindo sua simples soma para obtenção de um coeficiente global da parede. Corresponde à quantidade de energia, sob a forma de calor, que passa, num segundo, através de 1m² de superfície, quando a diferença de temperatura entre o interior e o exterior é de 1 K.

Q= taxa de energia transferida Watt (W) = (J/s)
U= coeficiente de transferência de calor [W/(m²•K)]
A= área (m²)
&#916;T= diferença de temperaturas (K)

A condutividade térmica (k) e o coeficiente de transferência de calor (U) relacionam-se através da seguinte expressão:

A unidade U pode estar expressa em Watt por metro quadrado por Kelvin

-------------------------------------------------------------------------------------

CONDUTIBILIDADE TÉRMICA MATERIAIS ROCHOSOS

TIPO DE MATERIAL
Concreto com argila expandida 0,85
Cortiça comprimida 0,10
Cortiça em placas 0,04
Madeira 0,20
Madeira aglomerada 0,05
Madeira compensada 0,10
Pedra (ardósia) 2,10
Pedra (granito) 3,50
Pedra (mármore) 3,26
Poliuretano 0,03
Tijolo cerâmico 0,46
Tijolo maciço de barro 0,72
Tijolo de vidro 0,80
Vidro 0,80

Cumps, Frankie

NiArCtAa
Membro Veterano
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

domingo jan 24, 2010 3:29 pm

Já ha novidades sobre os ovos da tua gecka?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”