[fotos] Répteis e Anfíbios Autóctones Portugueses...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

quinta dez 31, 2009 4:59 pm

Belas fotos, estão os dois de parabéns ;)

Como diz o Fang, tenham cuidado com o manejo de víboras quando está calor e, consequentemente mais activas, pode correr mal...

Embora tenha verificado que as nossas víboras não são muito temperamentais, os indivíduos de Rhinechis scalaris e Malpolon monspessulanus normalmente são bem mais "nervosinhos" :twisted:

Assim devem ter cautelas para não serem surpreendidos pelas autoridades.

Mas também vos digo que se querem arranjar uma autorização do ICNB não é assim tão fácil quanto isso, assim como demoram séculos para que te dêem uma resposta, seja positiva ou negativa :evil:
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
sputatrix
Membro Júnior
Registado: segunda dez 28, 2009 4:30 pm

quinta dez 31, 2009 5:13 pm

Obrigado.

Sim, há que ter mto cuidado com as víboras pois, embora a toxicidade do veneno da Vipera latasti (ou latastei, dependendo do autor) não seja das mais altas, a susceptibilidade varia de indivíduo para indivíduo, já para não falar dos perigos das anafilaxia e da ausência de antivenenos nos hospitais. No entanto a raridade e a seclusão desta espécie faz com que os encontros sejam tb raros (eu p.ex. nunca vi nenhuma no meio selvagem). Víboras europeias só encontrei uma Vipera berus, e foi quando estive na Alemanha.

Em relação às Malpolon, são muito nervosas sim. Tive um caso de uma esperta de 175 cm que atacou o aviário exterior da minha tia e comeu 3 passaritos antes de eu lá chegar para a ir retirar (que a senhora morre de medo lol). Foi uma luta visto que além de muito rápida, quando encurralada lançava-se no ar e bufava muito audivelmente. Embora o veneno seja relativamente brando, não era minha intenção experimentar :P

As Rhinechis são tb um bocado agressivas e alguns examplares da cobra de ferradura tb!!! Especialmente adultos.
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quinta dez 31, 2009 5:25 pm

Sim, as populações de Vipera em Portugal não parecem ser muito grandes, embora já tenha visto em 4 locais totalmente distintos no País [Gerês, Mindelo (Vila do Conde), Lousã e Caramulo], mas no total só devo ter visto um total de 10 indivíduos.

A única vez em que corri o risco de ser mordido por uma autóctone foi com uma Malpolon e não seria num local muito agradável 8) A "vantagem" caso sejamos mordidos por uma Malpolon ou por uma Macroprotodon brevis é serem opistoglifas o que reduz drasticamente a probabilidade de nos injectar veneno :)

As R. scalaris são uns diabos autênticos, enquanto a maior parte das outras espécies tentam fugir, esta espécie raramente vira a cara à luta e tenta mesmo morder :twisted:
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
sputatrix
Membro Júnior
Registado: segunda dez 28, 2009 4:30 pm

quinta dez 31, 2009 5:37 pm

Eu andei uma vez com um biólogo estrangeiro aqui por certas zonas do Algarve em busca de V. latastei para fotografar mas não encontramos nenhuma.

Em relação às opistóglifas, certo que as Macroprotodon têm uma boca minúscula :P, mas as grandes Malpolon conseguem abri-la bem!!! e os dentes não são nada pequenos!
BrunoNRG
Membro
Registado: segunda dez 21, 2009 6:24 pm

quinta dez 31, 2009 7:27 pm

AlunoBioGeo Escreveu:Belas fotos, estão os dois de parabéns ;)

Como diz o Fang, tenham cuidado com o manejo de víboras quando está calor e, consequentemente mais activas, pode correr mal...

Embora tenha verificado que as nossas víboras não são muito temperamentais, os indivíduos de Rhinechis scalaris e Malpolon monspessulanus normalmente são bem mais "nervosinhos" :twisted:

Assim devem ter cautelas para não serem surpreendidos pelas autoridades.

Mas também vos digo que se querem arranjar uma autorização do ICNB não é assim tão fácil quanto isso, assim como demoram séculos para que te dêem uma resposta, seja positiva ou negativa :evil:
Obrigado :)

Eu por acaso esta foi a 2ª que vi ao vivo no seu meio natural, a primeira que vi era bem mais pequena e na altura nem sabia que espécie era... Depois de investigar e me informar sobre o animal em questão, tive a sorte de me cruzar (como já disse não fui eu que encontrei) com esta que vêm nas fotos e imediatamente reconheci a espécie, ainda a mantive num terrario improvisado 1/2 dias, mas depois voltei a liberta-la :wink:

Não deve ser nada agradável ser mordido por uma... :roll:
duduke
Membro
Registado: terça out 27, 2009 10:26 pm

sábado jan 02, 2010 2:13 am

ja tive o prazer de pegar em todas essas especies menos na vibora que nunca vi na vida... em pequeno passava o dia a procura de animais eu tinha muitas fotos mas perdi a uns anos porque estraguei o pc xD a ver se no verao tiro algumas ..acho que ainda tenho algumas vou tentar encontrar em cds. ja apanhei um sardão que devia ter quase 1 metro um grade exemplar mesmo .. pensei que por o ter apanhado eleandasse fugido mas nem por isso no dia seguinte la estava ele em frente ao "barraco" do meu avo a porta do seu buraco a apanhar sol.. a natureza e linda.
bom topico cumps
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quarta mai 12, 2010 2:38 pm

Volto a postar neste tópico porque finalmente tive a oportunidade de ver uma osga autóctone viva :lol:

Tarentola mauritanica:

Imagem

Imagem

E o preço da aparição e respectivas fotos: Mais de 50 pulgas em cima 8) Há que as apanhar e matar uma a uma :evil:

Imagem

VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

quarta mai 12, 2010 2:53 pm

Linda! :o

(Há uns dias vi um morcego e lembrei-me logo de ti!)
<strong><strong> </strong></strong>
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

quarta mai 12, 2010 2:55 pm

Fred nunca te ensinaram que é feio matar os animaiszinhos? :lol:
<p><strong>
</strong></p>
VanesIsa
Membro Veterano

quarta mai 12, 2010 2:57 pm

joaoplscosta Escreveu:Fred nunca te ensinaram que é feio matar os animaiszinhos? :lol:
Ele nunca deve ter ouvido falar em pipetas para as pulgas, depois dá nisto! :lol:
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

quarta mai 12, 2010 2:58 pm

Escolhe o mais adequado para ti :lol:

Imagem
<p><strong>
</strong></p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quarta mai 12, 2010 3:04 pm

Engraçadinhos... O João, diz-me lá qual usas em ti para escolher um também :lol:

Mas se eu tivesse a certeza que resultava, nem pensava duas vezes...

Vanessa, mas viste o morcego onde? A voar, ou pousado?;)

VanesIsa
Membro Veterano

quarta mai 12, 2010 3:14 pm

Estava na garagem do meu namorado! Costumam estar lá na parte exterior, nas traves de madeira do telhado. Mas desta vez apanhei um cagaço, veio a voar na minha direcção, ia morrendo de ataque cardíaco!!!! Como ando sempre de preto, deve-me ter confundido com um deles! :lol: :oops:
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

quarta mai 12, 2010 3:23 pm

Bonito exemplar, mas nunca tinhas visto uma Tarentola mauritanica viva? :o
andremestre
Membro
Registado: sexta jun 19, 2009 8:09 pm
Localização: escalares, guppies, tetra neons, neons glowlight, danios zebra, cobras kuhli, machadinhas, red cherr

quarta mai 12, 2010 3:37 pm

É gira a osga!

Vou por aqui também algumas fotos de alguns animais que tenho visto:
Uma ratazana (Rattus novergicus, axo eu), já estava morta quando a encontrei!
Imagem

Uma corixa, axo eu!
Imagem
Imagem

Um grilo!
Imagem
Imagem

Uma larva a ser atacada por formigas!
Imagem
Imagem

Uma aranha!
Imagem
Imagem

E um cagado do mediterrâneo (Mauremis leprosa) Está em minha casa, porque é cego de um olho e tenho medo que não se consiga alimentar se for libertado!
Imagem
Imagem
Imagem
<a href="http://andremestre.blogspot.com">http://andremestre.blogspot.com</a>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”