Const. de terrario passo-a-passo (ACTUALIZADO E TERMINADO)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Snake87
Membro
Registado: sábado set 22, 2007 12:50 pm

terça dez 04, 2007 9:47 pm

Defeito de utilizador :lol: :oops:

Já tá a funcionar bem.

Obrigado :wink:
Bolaxa
Registado: domingo mar 02, 2008 7:14 pm

domingo mar 02, 2008 8:15 pm

Snake87 Escreveu:Bem vou desenterrar este topico porque comprei um termostato igual a esse que o VeLLiKi meteu, mas não sei se é do meu ou é geral, aquilo não tem grande precisão e deve ser por ter um enrolamento grande em cobre que não está protegido logo na ponta da sonda tem uma temperatura e onde tá ligado ao termostato já tem outra. Por isso gostava de saber se deixas o fio todo ou se cortas á medida.

Cumprimentos.
Boas noites:
Comprei o meu para uma Iguana, na net, porcurei no google por um termostato da Habisatt Dimming with day and night facility (faz automaticamante a gestao de temperatura dia/noite), e mandei vir de Inglaterra custou cerca de 45£ mais os portes. Ja o tenho a 3 anos, nunca falhou e tem uma precisão muito boa. Recomendo. Quanto aos falados aqui, que funcionam com sondas de mercurio, não conheço onde os possas adquirir....
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

domingo mar 02, 2008 8:21 pm

Bolaxa Escreveu: Boas noites:
Comprei o meu para uma Iguana, na net, porcurei no google por um termostato da Habisatt Dimming with day and night facility (faz automaticamante a gestao de temperatura dia/noite), e mandei vir de Inglaterra custou cerca de 45£ mais os portes. Ja o tenho a 3 anos, nunca falhou e tem uma precisão muito boa. Recomendo. Quanto aos falados aqui, que funcionam com sondas de mercurio, não conheço onde os possas adquirir....
compraste dos melhores termostatos q andam por ai na minha opiniao, são é um pc caros, os outros pode encomendar em www.leiritronica.pt , o link directo ja foi colocado algures.
<p> </p>
<p> </p>
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo mar 02, 2008 8:37 pm

Eu tambem tenho um dessa marca mas outro modelo o Temperatuur lighting (Habistat) single max 300 watt, pelo endereço da foto chegam ao linkda loja, é holandesa os portes matam mas sao certinhos a enviar nalgumas vezes em menos de uma semana.
Imagem

mas sei de varias pessoas que usam á algum tempo os do link do leiritronica e dão-se muito bem, eu tb tenho um mas ainda não experimentei.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
ozzyr6
Registado: sábado jan 26, 2008 4:06 am

sexta mai 09, 2008 11:28 pm

Boas!

Este terrário esta simplesmente fantastico, parabéns ao engenheiro que o construiu :wink: !

Estou a pensar em fazer um para o meu futuro Chamaeleo calyptratus, mas tenho umas duvidas:

Como as medidas vao ser diferentes (estou a pensar 40 x 80 x 80) gostava que a porta abrisse na vertical e nao na horizontal, vou usar na mesma dois vidros com as dimensoes adequadas, mas tenho um problema entre maos, nao sei como vou prender o vidro de cima ao topo do terrário!

a minha outra questao, tem a ver com a colocação de uma rede a separar a zona da lampada da zona util, onde o bichinho vai habitar.. é mesmo necessario!?não haverá percas de luz / calor em relacao a zona util?
e as entradas de ar onde as coloco?na zona util ou na zona das lampadas?ou em ambas as zonas!?

e ja agora qual e a madeira ideal para guardar a humidade e o calor dos camaleões!

sem mais !

Abraços !
Taelife
Membro Veterano
Registado: sexta dez 14, 2007 12:08 pm

sábado mai 10, 2008 2:17 am

ozzyr6 Escreveu:Boas!

Este terrário esta simplesmente fantastico, parabéns ao engenheiro que o construiu :wink: !

Estou a pensar em fazer um para o meu futuro Chamaeleo calyptratus, mas tenho umas duvidas:

Como as medidas vao ser diferentes (estou a pensar 40 x 80 x 80) gostava que a porta abrisse na vertical e nao na horizontal, vou usar na mesma dois vidros com as dimensoes adequadas, mas tenho um problema entre maos, nao sei como vou prender o vidro de cima ao topo do terrário!

a minha outra questao, tem a ver com a colocação de uma rede a separar a zona da lampada da zona util, onde o bichinho vai habitar.. é mesmo necessario!?não haverá percas de luz / calor em relacao a zona util?
e as entradas de ar onde as coloco?na zona util ou na zona das lampadas?ou em ambas as zonas!?

e ja agora qual e a madeira ideal para guardar a humidade e o calor dos camaleões!

sem mais !

Abraços !
ozzyr... qual é o camaleão que tens em mente?

sabes que 40 por 80 por 80 não é de todo as medidas certas.. no mínimo dos minimos para um calyptratus (supondo que será essa a espécie), terás de ter 1 metro por 1 metro por 50 cm de profundidade, com muita área aérea ;)
saberás também que nos camaleões a respiração não deve ser feita como e feita nos outros répteis. eles são sujeitos a doenças respiratórias, dado que até se aconselham terrários inteiramente feitos em malha metálica ou plástica.

quanto à protecção na lâmpada, podes estár descansado que o calor que se perde é praticamente nulo, e a luz também. Mas compra a lampada da potencia necessária ;)

tencionas manter o calor do terrário, assim como as humidades apenas com 1a lampada? não aconselho...

um conselho, por via da comodidade, não te aconselho uma porta que abra na vertical, já pensaste em como a manter aberta quando tiveres a contruir ou a fazer manutenção ao terrário?

a madeira que geralmente o pessoal usa é pinho, mas contraplacado marítimo é uma bela solução. quanto ao manter humidades, não é assim tao facil quanto chapar la a madeira. tens de incluir vários items que te façam reter bem as humidades. porém estas são tb apenas de 60%, o que não é naaada por aí além para alguém que viva no norte ou litoral deste país.

se quiseres... deixo-.te aqui dois links,
um com uma folha de tratamento e conhecimentos essenciais sobre camaleoes da espécie calyptratus (inclui dimensões do terrário e características=
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52799

e outro com as fotos do meu actual, para que possas tirar ideias ;)

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=54309
(segue o topico ate ao fim :p as fotos tao no fim da pagina 1)

Volto a dizer, Muita atenção à muuuito boa ventilação do terrário, precisas de uma graande grelha de respiração! e outras mais pequenas para o manter a circular. é mais importante a ventilação que os valores específicos da humidade!
0.1.0 Chamaeleo Calyptratus
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quarta jun 18, 2008 12:06 am

Pessoal tenho uma dúvida em relação ao material a usar para fixar placas de fibra de coco no fundo do terrario do meu DB, nomeadamente por causa da toxicidade.

O fundo que veio com o terrario (da Exo-terra) já deu o que tinha a dar. É que o meu DB gostava muito de trepar por aquilo acima e estava a destruir literalmente aquilo com as suas garras. não só não era agradavel como poderia ser perigoso, por isso optei por ela fibra de coco, que já viz em bastantes terrarios.

Como o Zé tem um certo peso, e por vezes salta para o fundo e trepa com bastante rapidez, decidi colar as ditas placas de coco a uma chapa que mandei fazer (e à qual adicionei uma plataforma para ele poder utilizar, e que aceder facilmente atravé de um tronco), podendo utilizar generosas quantidades de silicone ou cola (ponto fundamental) para evitar que com o peso possa descair, pender ou desprender. Essa chapa será depois fácilmente presa ao terrario com uma fita especial, e suportada (como é uma plano rigido), pelo tronco que permite o acesso à plataforma elevada.

A minha dúvida é qual o melhor material para fixar as placas de coco à chapa e que não seja tóxico. É que tive a examinar vários silicones e todos tinham 2-butanona-oxima, elemento tóxico. Bem sei que não vai haver um contacto directo mas com o calor a que vai estar sujeito tenho algum receio.

Como costumam fixar esses paineis de coco aos terrarios?
Taelife
Membro Veterano

quarta jun 18, 2008 1:56 am

no meu caso, eu forrei o meu terrário so com fibra de coco.. o meu camaleao n e propriamente muito rapido ou destrutio, por isso fixei a fibra de coco aos paineis de madeira com os quais tinha forrado a madeira com o método mais mecânico e inocuo que arranjei: agrafos de inox e um agrafador daqueles que te fura o braço se disparares a 20 cm :p

é remédio santo e as placas nao se soltam.

mas.. pelo que pecebi, a maior parte dos silcones torna-se usável depois de seco, enquanto nao estiver, emite vapores... mas n tenho a certeza.
Thorgarth
Membro Veterano

quarta jun 18, 2008 10:51 am

Pelo que percebi o problema maior de usar silicones com elementos potencialmente tóxicos é em aquários, já que expostos constantemente à agua vão libertando esses elementos ao longo do tempo, daí haver silicones e colas especificas para o efeito, não tóxicas.

Mas não tenho a certeza. É que como disse a maioria dos silicones que vi continham 2-butanona-oxima, que receio poder libertar algum desse elemento quando sujeito à temperatura do Terrario, e tenho dúvidas que o silicone de aquario consiga fixar paineis de côco a uma chapa.

Será que estou limitado ao uso do silicone ou existem alguns tipos de cola não tóxica que possa usar para prender esses paines a uma chapa de aço? Parecendo estes paineis de côco serem tão habituais deve haver um meio bem simples e inócuo que me está a falhar.... :o
Thorgarth
Membro Veterano

quarta jun 18, 2008 2:31 pm

Vá lá pessoal, o que é que os mais experientes e veteranos utilizam para fixar os paineis de coco em segurança! :roll:
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

quarta jun 18, 2008 2:48 pm

Silicone de aquario... na verdade é mais simples que o que parece porque não é tóxica...
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
Taelife
Membro Veterano

quarta jun 18, 2008 10:34 pm

Taelife Escreveu:no meu caso, eu forrei o meu terrário so com fibra de coco.. o meu camaleao n e propriamente muito rapido ou destrutio, por isso fixei a fibra de coco aos paineis de madeira com os quais tinha forrado a madeira com o método mais mecânico e inocuo que arranjei: agrafos de inox e um agrafador daqueles que te fura o braço se disparares a 20 cm :p

é remédio santo e as placas nao se soltam.

mas.. pelo que pecebi, a maior parte dos silcones torna-se usável depois de seco, enquanto nao estiver, emite vapores... mas n tenho a certeza.
;)

tens oportunidade de o agrafar?
Thorgarth
Membro Veterano

terça jun 24, 2008 4:04 pm

Tenho andado a pesquisar terrarios de vidro para repteis com um grau muito elevado de humidade e temperatura, e a oferta deixa muito a desejar, para não dizer inexistente.

Com efeito parece-me que para ter um reptil que necessite de dimensões superiores a 1m de largura e 1m/1,50 de altura só mesmo mandando fazer ou fanzendo.

Alguém já teve a coragem de se meter numa destas ou tiveram mesmo de encomendar a obra? Que elementos se deverá que ter em conta na sua construção, já que ao contrario da madeira, no vidro cortar e furar para embutir equipamento como luzes, sondas e aquecimento, etc, é bem mais dificil, e deverá ser tido em conta desde a fase de planeamento.

Para já não falar do fundo para a terrario (costa e laterais). Tenho visto alguns bem bonitos em imagens de exposições, com um look muito natural a terra e rocha húmida. Que tipo de material será usado para "esculpir" rochas e criar aquele look?

EDIT:

Pesquisar no google com os parâmetros correctos costuma dar bons resultados.

Aqui fica um link para um site não só com muita informação como também um conjunto de links muito bons sobre a criação de terrarios tropicais e respectivo background.

http://www.amphibiancare.com/frogs/arti ... arium.html
Thorgarth
Membro Veterano

domingo jun 29, 2008 9:29 am

Ontem tive a ver umas madeiras para começar a fazer uns terrarios, mdf, pinho e aglomerado (tenho que ver se encontro mais variedade, faia e carvalho deveria ser bem porreiro....).

Eu sei que muitos utilizam o pinho para contruirem terrarios mas também já li em vários sites que não se deve utilizar pinho com repteis já que deitam óleos potencialmente tóxicos e perigosos para eles. Esta toxicidade é real e vocês utilizam pinho com um tratamento especial, ou estamos a falar apenas de uma pseudo-toxicidade (mais um daqueles mitos urbanos)?
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo jun 29, 2008 9:52 am

Thorgarth Escreveu:Ontem tive a ver umas madeiras para começar a fazer uns terrarios, mdf, pinho e aglomerado (tenho que ver se encontro mais variedade, faia e carvalho deveria ser bem porreiro....).

Eu sei que muitos utilizam o pinho para contruirem terrarios mas também já li em vários sites que não se deve utilizar pinho com repteis já que deitam óleos potencialmente tóxicos e perigosos para eles. Esta toxicidade é real e vocês utilizam pinho com um tratamento especial, ou estamos a falar apenas de uma pseudo-toxicidade (mais um daqueles mitos urbanos)?

Os fenois que as coniferas resinosas emanam é realmente toxico para repteis, mas acho que tem a ver com o tratamento da madeira, por exemplo aparas de pinho como substrato, com humidades altas e fezes devem libertar vapores, troncos cortados de fresco nas mesmas condições tambem podem libertar vapores toxicos, mas a madeira que compramos ja passou por varios processos de cura, desde estufas cortes e tal, acho que ja não liberta nada que possa ser assim tão nocivo, eu pelo menos tambem coloquei essa questão á uns tempos ao Vell que de quem conheço é que tem á alguns anos terrarios de pinho e chegamos a essa conclusão...editei para colocar mais isto que encontrei...
http://distributionbizwiz.wordpress.com ... tile-cage/
Pine or Cedar: Neither of these timbers should be used to construct a cage. Making the whole reptile cage from the pine or cedar has potential health problems for the animals. These woods emit aromatic hydrocarbons that can damage the health of the animals and cause various symptoms. There is probably little issue using as the woods in framing, as the wood has often dried out a lot and released much of the volatile material, or at the very least, the rate at which it is released is very slow.
It also is recommended that you do not use pine or cedar as a substrate. Pine and cedar wood shavings used as substrates have a very high surface area and so the hydrocarbons are released much more readily, making them potentially toxic, especially as the animals like to burrow and immerse themselves in their substrate material.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”