Brumação topico de interesse
Moderador: mcerqueira
Pois sendo nova ainda estas a fazer bem, controlar tudo, mas para o ano fica sempre com as temperaturas de Verão e troca apenas as horas de luz consoante o teu dia para ela não brumar.
Se o réptil não estiver apto para brumação e o fizer "por fazer", porque o ciclo assim o diz, pode ser bastante mau.
Se o réptil não estiver apto para brumação e o fizer "por fazer", porque o ciclo assim o diz, pode ser bastante mau.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 10, 2012 5:55 pm
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....
Brumação não é Hibernação... é parecido mas não é igual.
Brumação é uma coisa natural nos dragões barbudos, e pode ou não acontecer, e sempre que acontece é diferente de especime para especime.
Não estamos nem podemos confundir a brumação de um dragão barbudo com a de uma cobra, especialmente brumações forçadas com o intuito de reprodução.
E mesmo num tanque estanque sem diferença nenhuma de temperaturas humidade, e pressão atmosférica o dragão pode entrar em brumação simplesmente porque o seu relógio biológico diz-lhe que esta na hora.
A brumação na minha opinião é uma coisa natural de acontecer, e não traz problemas de maior em animais saudaveis e com tratamento devido.
Traz sim alguma preocupação com o animal porque durante este periodo ele tem um comportamento anormal, e a habituação dos donos normalmente ´´e a parte mais dificil porque todos nós adoramos os nossos animais e entramos em panico quando algo de "anormal" acontece.
Tambem sei que este tópico gera conflito porque a muita diferença de opiniões. no entanto e como já mencionei o inttuito deste tópico era debater se as actuais alterações climaticas estão a ter impacto nos nossos animais.
Enfim
mais tópicos ão de vir 
E por fim convido quem quiser ler um pouco mais sobre a brumação em dragões barbudos a ler o seguinte topico.
http://www.beardeddragon.org/articles/brumation/
Brumação é uma coisa natural nos dragões barbudos, e pode ou não acontecer, e sempre que acontece é diferente de especime para especime.
Não estamos nem podemos confundir a brumação de um dragão barbudo com a de uma cobra, especialmente brumações forçadas com o intuito de reprodução.
E mesmo num tanque estanque sem diferença nenhuma de temperaturas humidade, e pressão atmosférica o dragão pode entrar em brumação simplesmente porque o seu relógio biológico diz-lhe que esta na hora.
A brumação na minha opinião é uma coisa natural de acontecer, e não traz problemas de maior em animais saudaveis e com tratamento devido.
Traz sim alguma preocupação com o animal porque durante este periodo ele tem um comportamento anormal, e a habituação dos donos normalmente ´´e a parte mais dificil porque todos nós adoramos os nossos animais e entramos em panico quando algo de "anormal" acontece.
Tambem sei que este tópico gera conflito porque a muita diferença de opiniões. no entanto e como já mencionei o inttuito deste tópico era debater se as actuais alterações climaticas estão a ter impacto nos nossos animais.
Enfim

E por fim convido quem quiser ler um pouco mais sobre a brumação em dragões barbudos a ler o seguinte topico.
http://www.beardeddragon.org/articles/brumation/
Uma das minhas regius continua a comer como sempre (é um verdadeiro porquinho, nunca falha uma refeição) mas não sai do esconderijo à noite como costuma fazer. Praticamente só o vejo no dia de alimentar e tenho que o tirar do esconderijo. Não sei se isso é característico da brumação mas está muito menos activo no periodo nocturno.
<p>O meu blog:</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=mkB6Vnp- ... > </p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=mkB6Vnp- ... > </p>
Para não haver brumação é controlar as temperaturas, se vi mos que as temperaturas do lado frio estao a descer é controla las.
Um exemplo assim rápido, uma tartaruga se não houver um aquecedor, também bruma. E nada forçado, simplesmente o faz porque o seu mecanismo de defesa o diz.
Um exemplo assim rápido, uma tartaruga se não houver um aquecedor, também bruma. E nada forçado, simplesmente o faz porque o seu mecanismo de defesa o diz.
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
-
- Membro Veterano
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....
Vitor recomendo que leia o artigo ou ambos até. talvez esclarecam algumas coisas na sua prespectiva...
As coisas não são assim tão simples, á e tal 35 graus e já ta, não a brumação para ninguem...
Um dragão barbudo não é uma tartaruga.
e Brumação não é Hibernação.
As coisas não são assim tão simples, á e tal 35 graus e já ta, não a brumação para ninguem...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Até as horas de menos luz que entram por uma janela, mesmo tendo a luz do terrario ligada as mesmas horas e a temperatura alta, podem influenciar no comportamento levando-os a baixar o metabolismo e a actividade.
Sei o que leva a brumar e a temperatura é a causa maior.targonne Escreveu:Vitor recomendo que leia o artigo ou ambos até. talvez esclarecam algumas coisas na sua prespectiva...
Tartaruga é um reptil, o dragao é um reptil, logo o metabolismo de ambos não deve ser assim tão diferente. Nunca tive um dragao é verdade, posso estar errado e dizer o maior disparate, mas o que leva um reptil,ou qualquer outro animal, a hibernar/brumar/estivar, são as temperaturas desfavoraveis, logo, se a partida as temperaturas forem as "normais", nao vejo o animal a querer hibernar.
O fotoperiodo, sim influencia, mas a partida os animais que necessitem de uvb nao deve ser assim tao relevante.
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
As mudanças de temperatura estão associadas á mudança de horas de luz, menos luz significa uma temperatura mais baixa, ora com essa diminuição de luz controlada irá fazer com que o réptil se situe sempre num determinado horário ciclico.
Se fizeres um Ano sempre com as horas entre Verão e Inverno, e temperaturas quentes o réptil não bruma.
Targonne eu sei o que é brumação, eu sei as diferenças entre brumação e hobernação, etc... não me mandes ler e aprender o que já sei sff.
Por exemplo o meu camaleão, sendo um réptil sensivel, não notou diferenças de temperatura nem ciclos de luz, não baixou o seu ritmo nem nada... porque eu controlo as Temps. e Luz Diaria, não deixo descer as temperturas, a luz meto menos 1h, pouco significativo.
Se fizeres um Ano sempre com as horas entre Verão e Inverno, e temperaturas quentes o réptil não bruma.
Targonne eu sei o que é brumação, eu sei as diferenças entre brumação e hobernação, etc... não me mandes ler e aprender o que já sei sff.
Por exemplo o meu camaleão, sendo um réptil sensivel, não notou diferenças de temperatura nem ciclos de luz, não baixou o seu ritmo nem nada... porque eu controlo as Temps. e Luz Diaria, não deixo descer as temperturas, a luz meto menos 1h, pouco significativo.
-
- Membro Veterano
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....
e como fazes para controlar a pressao atmosferica? ou a mudanca de estacoes, ou eles tambem nao notam que os dias estao mais curtos?
ou que a humidade do ar aumenta e diminui conforme as estacoes?
ou ainda que independentemente de se controlar tudo e nao mudares nada, eles podem na mesma brumar?
Isso era o que tinhas aprendido nos 2 artigos. faz parte da genetica deles. e podem faze-lo mesmo com tudo controlado.
O facto de nem sequer terem lido o artigo porque ja sabem tudo e ficarem ofendidos quando alguem sugere um artigo de leitura e um bocado estranho mas enfim, cada um da a sua opiniao.
ou que a humidade do ar aumenta e diminui conforme as estacoes?
ou ainda que independentemente de se controlar tudo e nao mudares nada, eles podem na mesma brumar?
Isso era o que tinhas aprendido nos 2 artigos. faz parte da genetica deles. e podem faze-lo mesmo com tudo controlado.
O facto de nem sequer terem lido o artigo porque ja sabem tudo e ficarem ofendidos quando alguem sugere um artigo de leitura e um bocado estranho mas enfim, cada um da a sua opiniao.
targonne Escreveu:e como fazes para controlar a pressao atmosferica? ou a mudanca de estacoes, ou eles tambem nao notam que os dias estao mais curtos? o camaleão esta no meu quarto, temperaturas e luz estão controladas, não existe diminuição de luz nem mudança de estação dentro de um terrario a não ser que tu faças
ou que a humidade do ar aumenta e diminui conforme as estacoes? Tenho as humidades e Temperaturas controladas
ou ainda que independentemente de se controlar tudo e nao mudares nada, eles podem na mesma brumar? Como queiras.
Isso era o que tinhas aprendido nos 2 artigos. faz parte da genetica deles. e podem faze-lo mesmo com tudo controlado. Em dois anos e meio não houve um unico dia de brumação, explica lá isso aos genes dele, estão atrasados
O facto de nem sequer terem lido o artigo porque ja sabem tudo e ficarem ofendidos quando alguem sugere um artigo de leitura e um bocado estranho mas enfim, cada um da a sua opiniao. O problema não é esse, cada um tem a sua opinião concordo plenamente, mas o problema é chegares aqui e mandares os outros (que ja andam aqui a tempos e tempos, que ja leram n artigos, já ajudaram n pessoas, já passaram por n experiencias e já têm alguma sabedoria) lerem mais artigos equivalentes a outros , e quando dizem: Chega, eu já sei isso. É um grande problema
As variações da pressão atmosférica são influenciadas pelas termicas, logo é facil tirares um conclusao.targonne Escreveu:e como fazes para controlar a pressao atmosferica? ou a mudanca de estacoes, ou eles tambem nao notam que os dias estao mais curtos?
.
Eu li o artigo e agradeço por o teres colocado, mas ele não explica tudo, tira duvidas a alguem que esta a iniciar.targonne Escreveu:ou que a humidade do ar aumenta e diminui conforme as estacoes?
Outro ponto, se a húmidade aumentar os repteis nao vao brumar.
Titanum Escreveu:As mudanças de temperatura estão associadas á mudança de horas de luz, menos luz significa uma temperatura mais baixa, ora com essa diminuição de luz controlada irá fazer com que o réptil se situe sempre num determinado horário ciclico.
quote]
Se calhar na natureza, sim, mas em cativeiro nao.
Os que têm uvb nao sofrem diferenças, por falta de luz natural no inverno.