Topo da cabeça da minha iguana esta marrom, parece uma casca

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

quinta jul 04, 2013 10:34 pm

Epá isso parece-me a coloração dela... (se for é espetacular...)
Se fosse a ti tirava essa pedra de aquecimento.
Shiratori
Membro Júnior
Registado: segunda jul 01, 2013 8:01 pm

quinta jul 04, 2013 10:42 pm

psylizart Escreveu:a lampada uvb so faz efeito se a iguana estiver a menos de 30 cm da lampada. Nao necessitas da outra lampada. Essa lampada mini de ceramica nao sei o seu funcionamento, mas uma normal de 100 wts chega perfeitamente para aquecer esse aquario. Que temperaturas tens dentro do aquario ? E no spot ?
A Lampada UVB esta cerca de 60, 65 cm do chão, mas tem o tronco que fica o topo, cerca de 15 cm. Eu teria que elevar o solo para aproximar mais a lampada da ig ou acha que ela mesmo procura o local no tronco que mais lhe agrade?
A outra lampada coloquei mais para iluminar apenas e ela da uma leve aquecida tb.
A função da mini é a mesma de qualquer cerâmica, só tem um corpo menor, como visto na foto, mas é de 100w sim.
A temperatura marca no termometro do vido, 29º , então o interno deve estar em torno de 30, 31, pois tem essa variação. Saberei exato quando chegar meu termometro que já comprei.
O spot é mais para auxilio, pois não chega a afetar mto a temperatura interna. é uma lampada vermelha comum, não é infra red. tem 60w
Shiratori
Membro Júnior

quinta jul 04, 2013 11:18 pm

Titanum Escreveu:Epá isso parece-me a coloração dela... (se for é espetacular...)
Se fosse a ti tirava essa pedra de aquecimento.
tomara mesmo que seja apenas a coloração. se for é mesmo um detalhe interessante. a Pedra estou a tirar breve. estou apenas esperando chegar meus termometros e higrometros.

obrigado o comentário amigo.
targonne
Membro Veterano
Registado: segunda set 10, 2012 5:55 pm
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

sexta jul 05, 2013 9:56 am

Em relação a pele, se ela já estava assim vai sair com as proximas mudas. não me parece de todo coloração. mas sim 1 ou 2 mudas presas.

Pelo que vi nas fotos e se percebi bem, tens as tampas de vidro entre as lampadas uvb e o terrario.
Se sim tens que as retirar, porque o vidro filtra os raios uvb. e esta a prejudicar a saude e dessenvolvimento dela.

depois de retirares as tampas, sugiro que utilizes uma lampada de foco. que te permita teres 35º on tronco e a coloques entre as duas uvbs.
isso vai fazer com ela se se quiser aquecer, é forçada a estar debaixo dos uvbs, que sem o vidro pelo meio vão fazer o trabalho deles :D

a lampada vermelha, na minha opinião podes usa-la durante o dia no inverno, se estiver mesmo muitro frio. A noite, inibes a iguana de conseguir dormir como deve de ser.
E para o aquecimento á noite deves utilizar a ceramica.

assim ficas com 2 uvbs e uma de foco branca ou amarela.
uma ceramica para a noite.

uma de infra-vermelhos para o dia, se estiver mesmo muito frio.

Para alem de molhares o terrário da-lhe banho. eles no inicio podem ate n gostar, mas e uma oportunidade unica, de lhe mostrares que a tua mao é segura, e ganhares confiança com ela :D

Gostei do anexo em madeira que fizeste, tens mesmo é que tirar o vidro. poe rede metalica se tens medo que ela sai para fora.

Boa sorte :)
Shiratori
Membro Júnior

sexta jul 05, 2013 1:43 pm

targonne Escreveu:Em relação a pele, se ela já estava assim vai sair com as proximas mudas. não me parece de todo coloração. mas sim 1 ou 2 mudas presas.

Pelo que vi nas fotos e se percebi bem, tens as tampas de vidro entre as lampadas uvb e o terrario.
Se sim tens que as retirar, porque o vidro filtra os raios uvb. e esta a prejudicar a saude e dessenvolvimento dela.

depois de retirares as tampas, sugiro que utilizes uma lampada de foco. que te permita teres 35º on tronco e a coloques entre as duas uvbs.
isso vai fazer com ela se se quiser aquecer, é forçada a estar debaixo dos uvbs, que sem o vidro pelo meio vão fazer o trabalho deles :D

a lampada vermelha, na minha opinião podes usa-la durante o dia no inverno, se estiver mesmo muitro frio. A noite, inibes a iguana de conseguir dormir como deve de ser.
E para o aquecimento á noite deves utilizar a ceramica.

assim ficas com 2 uvbs e uma de foco branca ou amarela.
uma ceramica para a noite.

uma de infra-vermelhos para o dia, se estiver mesmo muito frio.

Para alem de molhares o terrário da-lhe banho. eles no inicio podem ate n gostar, mas e uma oportunidade unica, de lhe mostrares que a tua mao é segura, e ganhares confiança com ela :D

Gostei do anexo em madeira que fizeste, tens mesmo é que tirar o vidro. poe rede metalica se tens medo que ela sai para fora.

Boa sorte :)
olá amigo, obrigado por responder.

sobre as lampadas UVB, eu tenho apenas uma rept glo 5.0, a outra tubular é uma lampada de iluminação apenas. E coloquei o vidro pois o tronco ficabem perto da abertura do aquário e ela já escapou uma vez, mas vou providenciar algumas mudanças então para tirar o vidro entre a lampada e a ig.
Sobre a lampada vermelha, uso ela com essa função mesmo de aquecer nos dias mais frios e a noite. Eu tinha lido que a cor vermelha da lampada não atrapalha o sono da iguana, mas vou deixar então ela mais no escuro, apenas com a ceramicaligada.
Eu comprei ontem pela net uma infrared e uma daylight de foco e vou aguardar chegar então para conseguir dar foco de luz no tronco. Assin creio que estimule ela a subir mais por lá e tomar os raios uvb.

Tenho apenas que ver como farei para deixar o tronco que é alto e fazer com que ela não escape, pois tela seria dificil colocar no aquario por causa da tampa dele.

Sobre os banhos, eu estava dando em uma bacia com água morena, porém, ela não gostava e tentava fugir sempre escalando meus braços. Agora eu entendi que ela se sente segura só no meu braço e tenho dado banho segurando ela e deixando a agua do chuveiro cair sobre ela toda, durante uns 4, 5 minutos por dia. Ela tem ficado bem relaxada, soltado mais facilmente as peles de troca e ontem até fez suas necessidades em minha mão durante o banho. é meio nojento,mas mostra que ela esta relaxada e confia em mim.

Bom, chegando as lampadas infrared e focal eu posto aqui mais fotos de como esta o novo esquema e vou providenciar as alterações neste final de semana:

- Tirar a pedra aquecida
- Tirar o vidro entre a lampada UVB e o terrário

No mais vou aguardar chegar o restante dos produtos. Ah, comprei também uma vitamina em pó chamada Repitivit. Será que é boa?

um abraço e obrigado amigo. AS opiniões são muito importantes.
Shiratori
Membro Júnior

sexta jul 05, 2013 1:47 pm

Olá amigos, bom dia.

Hoje pela manhã peguei minha ig nas mãos para coloca-la no sol e dar um pouco de comida. Notei que depois desses 3, 4 dias que estou mantendo a umidade do terrário mais alta e dando banhos diários na ig, ela esta com a coloração do topo da cabeça mais clara e alguns tons azulados. Isso me leva a crer que essa coloração marrom mais opaca se deu por uma má umidade da pele , pelo ambiente em que ela estava antes de vir para casa.
Então acho que estou no caminho certo com essas borrifadas de água e banhos diários. Parecem estarem fazendo algum efeito.

Vou postando aqui todas as novidades.

um abraço
PsyJimbo
Membro
Registado: quinta jun 13, 2013 2:22 am

sexta jul 05, 2013 1:50 pm

Podias trocar o vidro que tens a separar por uma rede, nao interferia com a iguana receber os uvb e sempre evita que ela fuja
Alegrocp
Membro
Registado: sábado nov 17, 2012 1:05 pm

sexta jul 05, 2013 3:09 pm

Boas, em relação ao setup acho que já te deram algumas dicas úteis, em relação as manchas eu acho que é normal pois a minha também fica com a cabeça mais escura e mais ou menos dessa cor quando fica a apanhar sol e UVB depois quando a tiro do terrario e fica a passear pela casa quando volto a observar ja tem uma cor super clarinha devias experimentar retira-la do terrario um pouco e esperar uns 10 a 15 min a ver se essa mancha desaparece no meu caso ela fica com a cabeça mais escura e depois volta ao normal.

Experimenta fazer isto a ver se notas alguma diferença depois diz como ficou.

Abraço CP/KAYA
Shiratori
Membro Júnior

sábado jul 06, 2013 8:24 pm

Alegrocp Escreveu:Boas, em relação ao setup acho que já te deram algumas dicas úteis, em relação as manchas eu acho que é normal pois a minha também fica com a cabeça mais escura e mais ou menos dessa cor quando fica a apanhar sol e UVB depois quando a tiro do terrario e fica a passear pela casa quando volto a observar ja tem uma cor super clarinha devias experimentar retira-la do terrario um pouco e esperar uns 10 a 15 min a ver se essa mancha desaparece no meu caso ela fica com a cabeça mais escura e depois volta ao normal.

Experimenta fazer isto a ver se notas alguma diferença depois diz como ficou.

Abraço CP/KAYA
Então, quando eu coloco minha ig no sol "de verdade" ela fica mais escuta por completo. o verde, as listras, tudo fica mais escuro. e no terrário ou fora do sol ela fica um tom mais bonito, bem mais claro. mas esse topo da cabeça tem essa cor mais opaca mesmo e no sol fica um pouco mais escuto e azulado.
Hoje retirei a pedra aquecida, instalei uma tela mosquiteiro branca, fina. apenas por enquanto, até providenciar uma definitiva. Mas já tirei o vidro e esta com ela agora.
Vou colocar as fotos de como esta agora o novo set up, sem vidro e pedra e nova disposição da decoração para não deixar ela escalar e fugir rs.

abraço
Shiratori
Membro Júnior

sábado jul 06, 2013 8:26 pm

PsyJimbo Escreveu:Podias trocar o vidro que tens a separar por uma rede, nao interferia com a iguana receber os uvb e sempre evita que ela fuja
coloquei hoje uma provisória e tirei o vidro. coloquei uma tela mosquiteiro branca fina. Mas tive que adaptar a forma dela ficar presa lá e não sei se vai durar muito, mas já retirei o vidro e fiz isso por enquanto.

logo posto as fotos.

abraço
Shiratori
Membro Júnior

sábado jul 06, 2013 9:32 pm

Segue fotos de hoje amigos 06/07/13

Alterações:

- Retirei a pedra aquecida, como muitos me aconselharam e eu já havia lido
- Retirei o tampo de vidro que ficava entre a lampada uvb e o terrário
- Coloquei uma tela mosquiteiro de nylon no lugar do tampo de vidro ( provisório, pois não esta muito bem fixada
- Posicionei o tronco mais para baixo onde a distancia dele e a uvb ficou em torno de 25 cm no topo e 32 cm perto da base.
- As plantas artificiais retirei das paredes e coloquei todas na base e envolto ao tronco para ela não escalar e ter facilidade de escapar ou ter contato com as lampadas
- Mudei o spot de lado para foca-lo mais no tronco
- E chegaram o termometro e o higrometro. Estão ai já instalados na parede dos fundos do terrário, onde posso ter maior controle agora.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Alegrocp
Membro
Registado: sábado nov 17, 2012 1:05 pm

domingo jul 07, 2013 2:29 pm

Na minha opinião ficou melhor e a iguana parece-me que tem mais espaço para descansar em cima do tronco, como já não esta tão inclinado ela já deve ter tempo para repousar e ficar a apanhar os tais banhos de ''sol'' =D

Em relação há mancha notaste alguma alteração?

CP/KAYA
Shiratori
Membro Júnior

segunda jul 08, 2013 4:24 am

Alegrocp Escreveu:Na minha opinião ficou melhor e a iguana parece-me que tem mais espaço para descansar em cima do tronco, como já não esta tão inclinado ela já deve ter tempo para repousar e ficar a apanhar os tais banhos de ''sol'' =D

Em relação há mancha notaste alguma alteração?

CP/KAYA
então, as manchas quando a ig esta no sol, ficam mais cinzas azuladas. mas não parecem mesmo fungos ou algo do tipo que a incomode.
Agora com o termometro e o higrometro eu posso controlar mais o terrario.
Estou na média de 28/29º de dia e 26/27º a noite. a umidade eu tenho conseguido 80 borrifando 3x ao dia e 65/70 sem borrifar. Então vou manter borrifando, mesmo que a temperatura caia 1 ou 2 graus qdo faço isso, pois é momentâneo.
Agora estou esperando uma infra red e uma focal day light chegarem, ai sim eu devo conseguir aumentar um pouco a temperatura para 30/31º.

No mais acho que to no caminho. sabados e domingos eu sempre deixo ela 1 ou 2 horas no sol no quintal. largo ela em um bonsai que tenho e ela nao sai de lá rs..

Ta comendo bem, dormindo de boa, fezes normais e comportamento ligeiro rs..

abraço e obrigado o acompanhamento aew.
Shiratori
Membro Júnior

quinta jul 11, 2013 5:45 pm

Olá amigos, como vão?

Vim aqui dar uma olhada no post e deixar uma outra dúvida;

Minha ig não anda comendo bem, desde que fiz as mudanças no terrário. Será que ela sentiu a falta da pedra aquecida?
Será que com o aumento da umidade agora que estou controlando, isso pode afetar em algo?
Ou seria a disposição diferente das decoraçoes?

Lampadas não mudaram, temperatura ainda esta na mesma média 28º, umidade 80%

Noto que se dou manga ela come. mas apenas a manga, o resto dos vegetais e folhas ela nao come. nem na mão que sempre comia :/

alguém?!
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quinta jul 11, 2013 5:53 pm

tens que subir mais a temperatura ambiente para os 30º, a humidade nao é a causa de ela ter deixado d comer.

Tb pode ser a mudança das coisas do terrario. da lhe mais tempo.... Nao lhe ponhas comida durante 1 ou 2 dias, em principio passado esses dias ela deve ir comer.
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”