Rã...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta ago 27, 2004 12:37 am

lacerta Escreveu: Olá Tchinho,
aqui está a tua foto

Imagem

é uma rã-verde, quase de certeza Rana perezi.
Realmente parece uma perezi em todos os aspectos, mas para um animal de 7/8 cm, parece demasiado adulto. Tem a certeza que só medem isso Tchinho??

Estão em tanque ao ar livre?? Pela foto parece...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

sexta ago 27, 2004 9:57 am

Obrigada Lacerta por teres posto aqui a foto ;)

A Outra é mais em tons de castanho, tendo algumas riscas verdes nas costas. Nunca peguei nelas e coloquei uma régua ao lado, para medir com precisão. Ontem tirei-lhes mais fotos, de vários ângulos e até com elas nas mãos para veres mais ou menos o tamanho. Se quiseres, mando-te também.

Fang, elas estavam num aqua no meu quarto. Mas estas rãs grandes partiram a plataforma, que aparece na foto. Então tive que mudar para uma tartarugueira mais pequena :( , pois não consegui arranjar nada que desse, elas são muito pesadas e estão sempre aos saltos. Eu que o diga, pois ontem uma fugiu do aqua, enquanto lhes dava comida e escondeu-se debaixo de móvel e ainda fugiu para dentro da minha escrivaninha....

Agora, se realmente elas pertencem a essa espécie, não deverei eu soltá-las na Natureza?
Tchinho
Membro Veterano

sexta ago 27, 2004 10:00 am

Já agora é normal comerem cerca de 20/25 tenébrios por dia??
Tchinho
Membro Veterano

sexta ago 27, 2004 11:16 am

Lacerta, espero não estar a abusar da tua boa vontade :) , mas enviei-te as fotos que tirei ontem da mais castanha ;) para tirarmos todas as dúvidas.
lacerta
Membro Veterano
Registado: segunda abr 29, 2002 1:07 pm

sexta ago 27, 2004 12:50 pm

É mesmo Rana perezi.
Parecem-me perfeitamente adultas.
O Tenebrio tem muita gordura por isso não devia ser dado como alimento base. Elas não precisam de comer todos os dias. As rãs como são muito glutonas, nunca dizem que não a um petisco, se elas não fossem mais ou menos do mesmo tamanho até podiam comer-se uma à outra.
Uma delas tem uma coisa gira, a linha vertebral clara é descontínua e forma uma espécie de raio...:p

Imagem
Imagem
Imagem
lacerta
Membro Veterano

sexta ago 27, 2004 1:01 pm

Tchinho,
Esta fotografei-a na Serra do Gerês, como podes ver é idêntica às tuas.

Imagem
Tchinho
Membro Veterano

sexta ago 27, 2004 8:50 pm

Obrigada, mais uma vez Lacerta :)

A que fotografaste deve ser irmã das minhas 8) ... quer então isto dizer, que deverei soltá-las no Gerês?

Se não dou tenébrio como alimento base, o que devo dar então?

Hoje consegui arranjar uma plataforma idêntica à que elas tinham no outro aquário. Já está a colar com silicone, lá para 3ª feira mudo-as, elas vão adorar :p
lacerta
Membro Veterano

sexta ago 27, 2004 9:46 pm

Tchinho Escreveu: ... quer então isto dizer, que deverei soltá-las no Gerês?
Não, esta espécie está espalhada por todo o território nacional.
Tchinho Escreveu: Se não dou tenébrio como alimento base, o que devo dar então?
Varia mais um pouco, As larvas de Tenebrio têm muita gordura (o que nem sempre é mau), mas são pobres em cálcio e vitaminas. Podes dar-lhes grilos, tenebrios adultos, Zophoba, larvas de Galleria, minhocas, sticks para peixes e tartarugas, tubifex, moscas, larvas de mosquito, baratas, borboletas, pedaços de carne magra e peixe, até ratinhos rosados. Elas basicamente comem tudo o que mexa. :D

----------------------------Grilo--------Tenébrio

Umidade (%).................69,07.........62,44
Gordura (%)..................6,01.........12,72
Proteína (%).................21,32.........20,27
Fibras (%)......................3,2.............1,73
Cinzas (%)....................2,17............1,57
Cálcio (ppm)..................345............133
Fósforo (ppm)...............4238...........3345
Relação Cálcio/Fósforo...0,08/1........0,04/1
Tchinho
Membro Veterano

sexta ago 27, 2004 10:02 pm

Obrigada por tudo, Lacerta :)

Não acho bem tê-las em casa, num aquário :? , vou soltá-las numa lagoa na aldeia do meu namorado, em Alte, perto de S. Bartolomeu de Messines. Há lá muitas rãs e sapos e até já lá vi cágados 8) . A lagoa tem muitos nenúfares. Elas precisam de espaço para saltar, outras da mesma espécie e viver em liberdade ;)

Quanto à alimentação que me disseste, poderei adoptá-la para as [i]Bombinas[/i]?... posso dar tudo, menos baratas :( :( :oops: ... que nojo...
lacerta
Membro Veterano

sexta ago 27, 2004 10:04 pm

Tchinho Escreveu: Quanto à alimentação que me disseste, poderei adoptá-la para as Bombinas?... posso dar tudo, menos baratas ( ( oops ... que nojo...
:D :D :D
podes sim!
lacerta
Membro Veterano

sexta ago 27, 2004 10:05 pm

Tchinho Escreveu: Quanto à alimentação que me disseste, poderei adoptá-la para as Bombinas?... posso dar tudo, menos baratas ( ( oops ... que nojo...
:D :D :D
podes sim!
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo ago 29, 2004 7:05 am

lacerta Escreveu: Uma delas tem uma coisa gira, a linha vertebral clara é descontínua e forma uma espécie de raio...:p
Só para acrescentar que muitos exemplares não têm a dita linha vertebral, sendo a coloração de fundo homogénea.
Isto porque em todas as fotos apresentadas os exemplares têm linha e não vá alguem observar exemplares sem linha e ficarem convencidos que observaram outra espécie. ;)

De resto o Lacerta já disse tudo.

PS: Aquela tabela pode-me vir a dar muito geito. ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Tchinho
Membro Veterano

terça ago 31, 2004 10:57 am

Já agora, uma ultima coisa que me esqueci.... que fazer em relação à loja que vende estas rãs??... só uma vez por ano é que têm estas rãs e estão bem camufladas num aquário lá no fundo, se é que me faço entender ;)
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

terça ago 31, 2004 7:17 pm

Queiram desculpar mais esta intromissão, no tópico...mas tal como alguém já disse.....dava jeito uma parte destinada aos batráqueos...

A minha dúvida é a seguinte:
Que animal é este????

Imagem
Imagem
Imagem

Foi que me ofereceram e disseram-me que eles comem camarão, como as tartarugas.

Sou do Funchal(Madeira) e por cá as lojas de animais, não trabalham quase nada, com batráqueos...
Dava jeito uma ajudinha...
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

quarta set 01, 2004 12:08 am

Já andei na net à procura de algo parecido, mas não encontro nada...
se me conseguissem deixar aqui alguns links.....
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”