TERRARIO BARBUDO
Moderador: mcerqueira
Mas quem é q te disse (mafia_69) q as lampadas 8.0 são as melhores? são as melhores para certos tipos de terrario e loga para certo tipo de animal... por exemplo para uma iguana n são as melhores... as 5.0 tem mais beneficios q as 8.0... para os DB as 8.0 são melhores por uma simples razão... o animal é semi desertico e por acaso as 8.0 são as indicadas...
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a> tentar fazer a diferença...
Boas
bem em 1º lugar queria agradecer a tds pelos posts..
2ºlugar uma vez que só tenho lampada de uvb onde é que posso adquirir uma de uva acessivel e adquada para DB...
com lampada de uva já nao vale a pena ter a nigth glo?
pensso que é mais facil dizerem-me o que é que eu tenho que ter num canto do terrario(quente) e no outro canto do terrario(frio)
obrigado pela vossa disponibilidade 

bem em 1º lugar queria agradecer a tds pelos posts..
2ºlugar uma vez que só tenho lampada de uvb onde é que posso adquirir uma de uva acessivel e adquada para DB...
com lampada de uva já nao vale a pena ter a nigth glo?
pensso que é mais facil dizerem-me o que é que eu tenho que ter num canto do terrario(quente) e no outro canto do terrario(frio)

Velliki e Mafia: as lâmpadas não são indicadas para climas ou terrários e por consequência para certo tipo de animal. Isso é uma conclusão errada que os fabricantes e as lojas insistem em perpetuar pois ajuda a vender mais lâmpadas. Não induzam mais pessoas em erro!
- As lâmpadas tem de ser escolhidas em função das necessidades do animal e não do seu bioma.
Gren: não percebeu bem. Não tem nenhuma lâmpada de UVB, apenas UVA.
As lâmpadas de UVB estão disponíveis em dois formatos: fluorescentes (tubos) e fluorescentes compactas (casquilhos E27 vulgos "normais").
Estas últimas são mais caras mas podem ligar-se num casquilho normal e as primeiras são maiores, mais baratas mas precisa de adquirir um balastro.
Como já foi dito a distância desta lâmpada ao animal não deve ser superior aos 25cm portanto colocar a lâmpada no tecto do terrário não faz nada pois a radiação não chega ao chão.
Como os dragões passam muito tempo no local de aquecimento (espero que isto não seja novidade para si e que saiba a que é que me refiro), este local é um sítio previlegiado para a colocação da lâmpada UVB.
Lâmpadas recomendadas: exo-terra repti glo 8.0 e zoomed reptisun 5.0 ou 10.0
- As lâmpadas tem de ser escolhidas em função das necessidades do animal e não do seu bioma.
Gren: não percebeu bem. Não tem nenhuma lâmpada de UVB, apenas UVA.
As lâmpadas de UVB estão disponíveis em dois formatos: fluorescentes (tubos) e fluorescentes compactas (casquilhos E27 vulgos "normais").
Estas últimas são mais caras mas podem ligar-se num casquilho normal e as primeiras são maiores, mais baratas mas precisa de adquirir um balastro.
Como já foi dito a distância desta lâmpada ao animal não deve ser superior aos 25cm portanto colocar a lâmpada no tecto do terrário não faz nada pois a radiação não chega ao chão.
Como os dragões passam muito tempo no local de aquecimento (espero que isto não seja novidade para si e que saiba a que é que me refiro), este local é um sítio previlegiado para a colocação da lâmpada UVB.
Lâmpadas recomendadas: exo-terra repti glo 8.0 e zoomed reptisun 5.0 ou 10.0
RBL: então explica lá o facto de existirem 2.0, 5.0, 8.0 e 10.0? e diz-me lá já agora as mais indicadas para iguana q devo andar enganado ou coisa q o valha... tenho andado a ler infinitos textos, comentarios e artigos (americanos e alemães na sua maioria) e a divisão em relação a lampadas é simples... axo q estas complicar um pouco...
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a> tentar fazer a diferença...
epah, n vale a pena tarmos aki a discutir, cada 1 faz o k ker. a mim sempre me criticaram por ter ceramica como substrato ( mosaicos ) mas o k eh certo eh k pra mim funciona melhor k kk substrato a venda no mercado. alias, existem fotos de autopsias a repteis cuja causa de morte foram substratos soltos ... enfim, façam o k kiserem .. em relação as lampadas UV, eu soh uso 8.0 para os dragoes, vcs façam o k kiserem, em relação aos tapetes de aquecimento... eu soh uso lampadas, vcs façam o k kiserem ...
Gren: depende do balastro que comprar. Se comprar algo como isto, então não.
http://www.arcadia-uk.info/product.php? ... &sub=&id=4
Mauro: que me recorde, ninguém te criticou por teres cerâmica como substrato. Corn knobs sim, foi-te dito porque não deverias ter.
Não percebo qual é o teu problema com tapetes mas se só usas lâmpadas, como fazes a queda de temperatura nocturna?
Velliki: julgo que ainda não perceberam o que eu disse.
Eu tentei explicar que a escolha de lâmpadas não é feita com base no bioma que o animal ocupa pois não só essa informação pode estar errada (vejam o caso dos dragões barbudos e geckos leopardo que as pessoas insistem em colocar em biomas tipo deserto arenoso), como leva a interpretações sumárias (i.e., "se o animal X é do deserto, precisa de uma 8.0" quando pode nem sequer precisar de UV), e como seria de esperar, nem funciona para todos os casos (todas as tartarugas e lagartos que não são do "deserto" mas precisam de doses elevadas de UVB).
Eu não estou a complicar nada, estou apenas a explicar que as coisas não são lineares nem chapa 7. É preciso ver quais são as necessidades do animal e não tirar conclusões baseadas na sua "proveniência".
Um animal que provenha de um ambiente desértico mas que passe o dia enterrado ou à sombra, expondo-se ao sol no início do dia e/ou fim da tarde (ou nunca), não precisa de uma lâmpada 8.0 quase de certeza.
Dois animais da floresta tropical, em que um ocupa o estrato mais elevado na copa das árvores e o outro o mais baixo junto ao chão, tem necessidades de UVB diferentes. Não pode ser chapa 7.
http://www.arcadia-uk.info/product.php? ... &sub=&id=4
Mauro: que me recorde, ninguém te criticou por teres cerâmica como substrato. Corn knobs sim, foi-te dito porque não deverias ter.
Não percebo qual é o teu problema com tapetes mas se só usas lâmpadas, como fazes a queda de temperatura nocturna?
Velliki: julgo que ainda não perceberam o que eu disse.
Eu tentei explicar que a escolha de lâmpadas não é feita com base no bioma que o animal ocupa pois não só essa informação pode estar errada (vejam o caso dos dragões barbudos e geckos leopardo que as pessoas insistem em colocar em biomas tipo deserto arenoso), como leva a interpretações sumárias (i.e., "se o animal X é do deserto, precisa de uma 8.0" quando pode nem sequer precisar de UV), e como seria de esperar, nem funciona para todos os casos (todas as tartarugas e lagartos que não são do "deserto" mas precisam de doses elevadas de UVB).
Eu não estou a complicar nada, estou apenas a explicar que as coisas não são lineares nem chapa 7. É preciso ver quais são as necessidades do animal e não tirar conclusões baseadas na sua "proveniência".
Um animal que provenha de um ambiente desértico mas que passe o dia enterrado ou à sombra, expondo-se ao sol no início do dia e/ou fim da tarde (ou nunca), não precisa de uma lâmpada 8.0 quase de certeza.
Dois animais da floresta tropical, em que um ocupa o estrato mais elevado na copa das árvores e o outro o mais baixo junto ao chão, tem necessidades de UVB diferentes. Não pode ser chapa 7.
obrigado pela liberdadeepah, n vale a pena tarmos aki a discutir, cada 1 faz o k ker. a mim sempre me criticaram por ter ceramica como substrato ( mosaicos ) mas o k eh certo eh k pra mim funciona melhor k kk substrato a venda no mercado. alias, existem fotos de autopsias a repteis cuja causa de morte foram substratos soltos ... enfim, façam o k kiserem .. em relação as lampadas UV, eu soh uso 8.0 para os dragoes, vcs façam o k kiserem, em relação aos tapetes de aquecimento... eu soh uso lampadas, vcs façam o k kiserem ...

mafia, tenho 2 " clamps ". 1 com uma Sun Glo e outro com uma de ceramica. ambas com diferentes termostatos. portanto, isso pra mim funciona perfeitamente, lol. agora diz-me, usas tapete de aquecimento? e tens o tapete ligado a 1 termostato ?!
Não estou a perceber... uma trabalha de dia e outra de noite? Se assim é, como fazes no local de aquecimento?oOMauro Escreveu: mafia, tenho 2 " clamps ". 1 com uma Sun Glo e outro com uma de ceramica. ambas com diferentes termostatos.
Se trabalham ambas de dia, então tu à noite vais mudar a temperatura do termostato da de cerâmica?