Const. de terrario passo-a-passo (ACTUALIZADO E TERMINADO)
Moderador: mcerqueira
Vale a pena muito pelo facto de n se estar sp a tepetir a mesma coisa...Ophi Escreveu:Parabens Vell, se não ficar amovivel, nós vamos fazendo uns UPA´s para ir subindoacho que vale a pena...
shanebeschen: Bem amigo se n fazes furos na "mother board" para que apanhem o meio da espessura da que vai ser aparafusada esse pode muito belamente ser uma das "fontes" de fissuras, depois 150w de calor é muita fruta... mas mesmo assim 150w n vejo a ser a principal razão para tais fissuras, outra coisa é a espesura, se usaste com 10/12mm eu uso com 18mm, isto é o q pode realmente ter feito diferença... eu até ver não posso dizer mal disto... mas ja tive um que empenou! mas tinha uma lateral que n era nem de perto nem de longe direita na montagem mas tinha pressa e teve q ser aquela... com o tempo a "doença" agravou... a ponto de ter q substituir a lateral... mas ja foi tarde pk as outras placas tambem ja estavam a empenar...
Em relação á troca de experiencia... penso q vale muito a pena este tipo de tópicos... mas pelos vistos somos os unicos q fazemos os nossos terrarios pk mais ng fala...

Cumprimentos
Só um pequeno reparo, eu gosto de fazer os respiradores assimetricos, de um lado (frio) em baixo e do outro (quente) em cima na posição que tens ambos, pois o ar quente ao puxar o ar frio faz com que todo o ar do terrario circule evitando pontos de ar parado onde com grandes humidades sejam propicios a fungos. Mas não me importava que todos os meus terrraios fossem como esse 

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii
VeLLiki, desde ja os parabens pela obra de arte;)
Eu também construi 2 terrarios, practicamente iguais!Como são para uma especie desértica usei mdf,nao envernizada e coloqei grelhas de respiração!quanto ao aparafusar também sou como o shane, e completamente aleatorio:P Mas a espessura que uso é 16mm!
Deixo aqui o aspecto final do terrário!

Cumps
Eu também construi 2 terrarios, practicamente iguais!Como são para uma especie desértica usei mdf,nao envernizada e coloqei grelhas de respiração!quanto ao aparafusar também sou como o shane, e completamente aleatorio:P Mas a espessura que uso é 16mm!
Deixo aqui o aspecto final do terrário!

Cumps
<p>1.1.3 Crotaphytus collaris</p>
<p>1.0.0 Chlamydosaurus kingii</p>
No terrario do peace, para fazer o sistema de circulação de ar como mencionei acima, teria em frente ao meio da fasquia abaixo das portas, colocado um respirador, o principio seria o mesmo o ar entrava em frente em baixo e subiria saindo atrás em cima.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm
excelente reparo . nem tinha reparado na simetria dos respiradores - eu tb os faço assimetricos pelas razoes descritas e tb para fomentar circulaçao de ar em vez de corrente de ar .ophi Escreveu:Só um pequeno reparo, eu gosto de fazer os respiradores assimetricos, de um lado (frio) em baixo e do outro (quente) em cima na posição que tens ambos, pois o ar quente ao puxar o ar frio faz com que todo o ar do terrario circule evitando pontos de ar parado onde com grandes humidades sejam propicios a fungos...
PeaceandLove : prefiro plastico nas grelhas q metal , pq depois enferruja e apodrece com os anos . No teu caso , se estou a ver bem , n teria usado mdf para suportar as calhas pois , com o uso , vao acabar por se deteriorar . Nao sao erros , é a minha opiniao , eu ja fiz esses "erros" todos tenho uns 2 ou 3 q ja tive de refazer , outros 4 ou 5 estao todos empenados , enfim , é a faze-los q se aprende .
Nao tenho nenhum para partilhar pois estao todos ocupados , menos um q é para quarentena ,desparasitaçao e no fundo pau para toda a obra .
Nao foi coisa q ja n me passasse pela cabeça , mtas vezes tou a faze-los e a pensar q seria engraçado monitorizar com um video e depois partilhar .
Mas eu sou mt timido e nada perfeccionista nestas coisas

Vellikki : Vai tudo a olho , sei a espessura , divido mentalmente a meio , preparo com uma broca fininha e siga para bingo com a aparafusadora .
se calhar n me fiz entender : essas "folhas" de madeira n sao mais q "laminas" estreitas q , todas juntas, fazem a largura da folha . Eu penso q aquilo é prensado a quente ou algo assim para depois fazerem "chapas" da largura q entendem . O problema é q é uma madeira de si mt seca e qd apanha mt calor acaba por abrir fissuras(devido à perda de humidade natural) nas juntas das varias laminas q compoem a chapa .
Nas juntas de ligaçao de placas nunca tive problemas - como disse é colado e aparafusado e por fim leva um veio de tapa fissuras a toda a volta .
Mas é como te digo sorte ou azar no material , eu comprava chapas de 225cm por 60cm? a 10€ por isso devia ser disso .
De qq modo n uso mais isso pq tb fica pesado e , como a casa está sempre a crescer , frequentemente tenho de mudar tudo de sitio para arranjar espaço para mais qq coisa .
Muito bom topico !
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii
Ophi pensei em fazer isso, mas como a parte da frente em madeira ficou com pouca altura, nao arranjei nenhuma grelha:S
Shane obrigado pelos conselhos;) de qq maneira foi o primeiro terrário a ser construido por mim:P
Cumps
Shane obrigado pelos conselhos;) de qq maneira foi o primeiro terrário a ser construido por mim:P
Cumps
<p>1.1.3 Crotaphytus collaris</p>
Primeiro esta foto...

Esta foto (que esta no inicio do topico) não me deixa mentir quando digo q pensei em fazer a ventilação como voces referiram... mas depois pensei... em terrarios mais deserticos devido as correntes de convecção que se tentam gerar para baixar inclusive o ar quente que sobe daria um geitão, mas para um terrario com clima de floresta (onde quero uma zona quente de 29ºC no maximo) n iria fazer sentido... até pk o aquecimento que vou usar vai ser um cabo que ficará no fundo... e não uma lampada ceramica ou mesmo IV... assim consigo muita circulação de ar e menos estagnação de ar quente... vai-me aumentar (mas pouco) os gastos de energia mas penso q me dará mais resultado assim... vamos ver! senão tenho uma coisa simples a fazer...que é fazer virar uma das laterais... mas a teoria esteve toda estudada, optei por esta via se vai ser ou não viavel n sei... eu normalmente uso respiração no topo do terrario e no das iguanas pequenas usei em baixo (para manter o calor e a humidade por mais tempo) estagna mais o ar sem duvida mas como são borrifadas varias vezes por dia e as portas sao abertas n tenho tido problemas...
Cumps

Esta foto (que esta no inicio do topico) não me deixa mentir quando digo q pensei em fazer a ventilação como voces referiram... mas depois pensei... em terrarios mais deserticos devido as correntes de convecção que se tentam gerar para baixar inclusive o ar quente que sobe daria um geitão, mas para um terrario com clima de floresta (onde quero uma zona quente de 29ºC no maximo) n iria fazer sentido... até pk o aquecimento que vou usar vai ser um cabo que ficará no fundo... e não uma lampada ceramica ou mesmo IV... assim consigo muita circulação de ar e menos estagnação de ar quente... vai-me aumentar (mas pouco) os gastos de energia mas penso q me dará mais resultado assim... vamos ver! senão tenho uma coisa simples a fazer...que é fazer virar uma das laterais... mas a teoria esteve toda estudada, optei por esta via se vai ser ou não viavel n sei... eu normalmente uso respiração no topo do terrario e no das iguanas pequenas usei em baixo (para manter o calor e a humidade por mais tempo) estagna mais o ar sem duvida mas como são borrifadas varias vezes por dia e as portas sao abertas n tenho tido problemas...
Cumps
Excelente topico vell.
Sabia que tinhas jeitinho para a coisa de fazer terrarios, mas n fazia ideia que eras tao perfecionista...
Espero pelo resto do desenvolvimento. Acho que nada mais tenho a acrescentar ao que se tem dito.
Vais colar papel autocolante de isolamento nesse terrario?
Um abraço e acho que era de um gajo mandar uma msg á admin para meter isto como inamovivel!!
Sabia que tinhas jeitinho para a coisa de fazer terrarios, mas n fazia ideia que eras tao perfecionista...

Espero pelo resto do desenvolvimento. Acho que nada mais tenho a acrescentar ao que se tem dito.
Vais colar papel autocolante de isolamento nesse terrario?
Um abraço e acho que era de um gajo mandar uma msg á admin para meter isto como inamovivel!!
Bem pessoal... hoje vão ser montados os vidros vou tentar aumentar os "capitulos" da montagem ainda hoje com imagens e texto... com a montagem dos vidros e da madeira q vai ser colocada junto ás calhas para evitar que o substrato saia fica concluido o terrario propriamente dito, ficando a faltar o aquecimento, iluminação e decoração (vou mostrar como limpo e desinfecto os troncos e ramos que utilizo...), e possivelmente como fazer umas tocas porreiras em poliuretano...
Cumps

Cumps
tens a certeza q isso é para uma guttata?? é q pela quantidade de parafusos acho q vais por ai dentro um tunel de vento para simular furacoes de grau 5
ES O MAIOR
ps - prepara-te é para fazer outro pq a familia reptiliana por essas bandas vai aumentar heheh osgas power in alentejo hihi

ES O MAIOR
ps - prepara-te é para fazer outro pq a familia reptiliana por essas bandas vai aumentar heheh osgas power in alentejo hihi
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Pois é mano... la vou ter q fazer um "rochoso semi desertico" para a minha miuda... mas vou fazer uma coisa ainda melhor e mais conseguida q este... pk meter la uma osga criada pelo grande criador Ibérico de geckos n e para qualquer um... principalmente sendo uma cria de alta qualidade de uma fase extremamente rara e cara q por ai anda... quanto aos parafusos... é assim ou fica como deve ser ou entao n aguenta o poderia fisico de uma Guttata macho extrmamente grande e possante! LOLOLOL
P_R a desinfecção é simples... vais ver...
Grande abraço

P_R a desinfecção é simples... vais ver...

Grande abraço