mais um iniciante.... algumas duvidas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

pinguimcc
Membro Júnior
Registado: segunda dez 17, 2007 7:12 pm

quinta dez 27, 2007 2:17 am

PedroM10 Escreveu:
5º varia a alimentação do gecko entre tenébrio (o meu preferido), grilos e barata argentina, sempre com adição do complemento vitaminico( eu uso um da ZooMed, o REPTIVITE, segundo sei é mt bom, mas há outros)

bem, acho que é tudo.. Abraço
mas esse vitaminico é indispensavel? mas a lampada nao estimula a produçao de vitaminas pelo proprio animal? é isso o tal po?

obrigado pela tua resposta
pinguimcc
Membro Júnior

quinta dez 27, 2007 2:20 am

PedroM10 Escreveu:há, outra coisa, se tiveres tempo, podes tu mesmo criar o teu alimento vivo..

Neste momento eu tenho uma criação e tenébrio e tou a começar a criar grilos.. isto claro, se nao preferires gastar uns euritos, mas gastar um pouco de tempo.. no meu caso é mais como um hobby do que necessidade :wink: :wink:

isso de poupar euritos, é o meu lema, ate porque apenas tenho um part-time nos intervalos da escola....

eu tambem tenho criaçao de tenebrios, em relaçao aos grilos, pelo que tenho lido aqui pelo forum é um pouco complicado, mas ja estava decidido a fazer, mas para isso tenho mesmo de mandar vir por transportadora uma boa quantidade, e de baratas tambem...
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

quinta dez 27, 2007 9:24 am

pinguimcc Escreveu:
obrigado a todos os que deram a sua opiniao, a ver se entendi, para fundo, posso utilisar aquela carpete verde tipo velcro(na parte aveludada), nao gosto muito da ideia do papel pois queria criar um habitat o mais proximo possivel da natureza.....a lampada entao, posso utilizar uma de ceramica (por que nome a procuro nas lojas?)para o aquecimento em conjunto com o tapete de aquecimento(so por segurança) ambos ligados a um termostato que estou a construir apartir de um termo velho de aquario(obrigado jmangelico) e utilizar a lampada vermelha(que sera a tal IV, certo?) so para a visualizaçao do animal....
Pah, penso que estás a confundir um pouco entre lampadas UVB/UVA e Lampadas IV.. Se vais comprar a lampada de cerâmica (na loja podes procurar por lampadas de cerâmica, ai por 25/30 euros arranjas), e se já vais utilizar também tapete de aquecimento, não precisas de utilizar a lampada IV.. Utiliza antes uma UVB durante o dia que estimula a absorção do calcio, calcio esse que vem no tal complemento vitaminico que referi em cima.. A meu ver, é mais que necessário o calcio, e a lampada de UVB é, digamos, como uma medida de precaução.. Os meus geckos gostam mt de apanhar umns banhitos de "sol" de vez enquando, portanto é util a lampada UVB..

Para ver o gecko à noite, utilizas uma NightGlo, por exemplo, simula perfeitamente a luz nocturna, e é suficiente para veres gecko sem o incomodares com luz IV...

Mais alguma duvida que tenhas, fala que a malta ajuda :)

Abraço
pacifco
Membro Veterano
Registado: sexta jan 05, 2007 1:47 pm

quinta dez 27, 2007 12:35 pm

ola a todos
desde pinguimcc pelas fotos o gecko é muito novo para conseguires sexalo ainda vai demorar um tempo ate conseguires ver se é maxo ou femea, quanto as duvidas eu enviei-te um pm com tudo aquilo que é basico pra manteres o gecko em boas condicoes, agora voltando a parte do ciclo da noite e dia na precisas de lampada nenhuma, basta que o gecko tenho um sitio onde passe a luz do sol para ele saber que é dia.

espero ter ajudado
eltags
Membro Veterano
Registado: terça jul 11, 2006 11:14 pm

quinta dez 27, 2007 1:04 pm

Boas

Pelo que me parece,tens ai 1 tangerina....
Tens de ter a anteçao que ele esta magrinho,podes notar isso pela expessura da cauda,como ves esta mesmo fininha.
Tens de lhe dar uma boa alimentaçao,e refursar com 1 suplmento de calcio que ja foi referido acima...

Boa sorte com ele.....

Cumps,
1.0.0 Iguana Iguana<br>
1.0.0 Gecko Leopardo Het.Blazing Blizzard<br>
0.0.1 Lampropeltis Triangulum Campbelli Apricot<br>
0.0.1 Lampropeltis Getula Californae Desertica<br>
1.0.0 Lampropeltis Getula Californae Banana-Aberrant<br>
0.0.1 Lampropeltis Getula Californae Albina <br>
0.0.1 Elaphe Teinura Friesei<br>
Cumprimentos,<br>
Tiago Lourenço<br>
pacifco
Membro Veterano

quinta dez 27, 2007 1:17 pm

atencao pedroM10 aos banhos de sol que das nos teus geckos pk podes cegar os animais e alem do mais o geckos leopardos nao gostam de sol é por isso que sao nocturnos.

abracos
PedroM10
Membro Veterano

quinta dez 27, 2007 1:44 pm

pacifco Escreveu:atencao pedroM10 aos banhos de sol que das nos teus geckos pk podes cegar os animais e alem do mais o geckos leopardos nao gostam de sol é por isso que sao nocturnos.

abracos
os banhos de sol são banhos de luz da lampada UVB.. e naõ sou eu que lhes dou esses banhos.

Por exemplo, a minha Tang adora passar algumas horas deitada sobre as pedras de xisto tanto durante o dia como durante a noite.. durante o dia é lá que ela dorme a sesta.. e não creio que isso a cegue.. no meio natural, os geckos também apanham raios solares, mesmo sendo nocturnos.. O facto de serem nocturnos deve-se à fuga de predadores, metem-se nas tocas durante o dia e saem a noite para caçar.. Foi uma estratégia que eles arranjaram para sobreviver.. Claro está que não precisam de passar os dias deitados a apanhar sol, mas...

O mack snow que tenho neste momento a meu encargo mete-se na toca durante o dia, não se sente seguro para passar o dia ca fora, ao contrario da tang, que o faz muitas vezes..

Depende muito de gecko para gecko.. Agora, baseando-me no que vejo, e no que o Gezzmo me informou, e também no que li, a lampada uvb 2.0 deve estar presente.. A minha tang tem muito melhores cores desde de que uso a lampada, portanto só prova que se sente melhor com ela.. Mas são opiniões

:wink:

Também conheço quem mantenha os geckos sem lampada UVB sem qualquer problema.. Portanto agora depende da opção de cada um..

Abraço
0.2 Eublepharis macularius &nbsp;(Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
pinguimcc
Membro Júnior

quinta dez 27, 2007 8:09 pm

PedroM10 Escreveu: Pah, penso que estás a confundir um pouco entre lampadas UVB/UVA e Lampadas IV.. Se vais comprar a lampada de cerâmica (na loja podes procurar por lampadas de cerâmica, ai por 25/30 euros arranjas),
epah, e cada vez estou mais baralhado, pois estive hoje numa loja a ver a unica lampada ceramica que eles vendem, de 60W de infra-vermelhos, ja nao entendo nada, o preçopareceu-me fixe, 23€

PedroM10 Escreveu:Utiliza antes uma UVB durante o dia que estimula a absorção do calcio, calcio esse que vem no tal complemento vitaminico que referi em cima.. A meu ver, é mais que necessário o calcio, e a lampada de UVB é, digamos, como uma medida de precaução.. Os meus geckos gostam mt de apanhar umns banhitos de "sol" de vez enquando, portanto é util a lampada UVB..
pacifco Escreveu:ola a todos
agora voltando a parte do ciclo da noite e dia na precisas de lampada nenhuma, basta que o gecko tenho um sitio onde passe a luz do sol para ele saber que é dia.
o guecko esta e ira ficar numa divisao com telha acrilica, ou seja, praticamente luz solar directa, por isso estou a apostar nos esconderijos.
sera que tendo esta luz solar quase directa, o espetro da luz do sol, faz o mesmo efeito da luz UVB no que toca a absorçao do calcio?
pinguimcc
Membro Júnior

quinta dez 27, 2007 8:12 pm

eltags Escreveu:Boas
Tens de ter a anteçao que ele esta magrinho,podes notar isso pela expessura da cauda,como ves esta mesmo fininha.
quote]

ele ainda é muito pequeno, e por comparaçao com os do gezzmo, nao me parece magro, ate porque come bastante bem....

tou a comparar a estes http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... c&start=30
PedroM10
Membro Veterano

quinta dez 27, 2007 8:16 pm

vamos la ver, lampada de cerâmica não é o mesmo que lampada de infravermelhos.. infravermelhos emite uma luz visiver para o ser humano mas, teoricamente invisivel para os répteis, ao mesmo tempo que aquece o terrário:

Imagem

Lampada de cerâmica apenas emite calor, não emite raios luminosos, e por isso, não corres o risco de o animal ver raios luminosos, pois simplesmente não são emitidos:

Imagem

O facto do terrário estar exposto a luz directa do sol não faz o mesmo efeito da lampada UVB pois os raios de UVB emitidos pelo sol são filtrados pelos vidros do terrário.. A luz do sol a k o pacifico se refere serve apenas para o animal perceber se tá dia ou noite, e não para absorver o calcio e as vitaminas, que são absorvidas na presença de raios UVB, e portanto, não com um vidro entre a fonte de emissão dos raios (quer seja o sol ou a lampada) e o animal..
0.2 Eublepharis macularius &nbsp;(Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
pinguimcc
Membro Júnior

segunda jan 21, 2008 9:23 pm

boas pessoal

peço desculpa por nunca mais ter dito nada

ja acabei de construir o terrario e o termostato que funciona as mil maravilhas

adquiri tambem uma lampada ceramica, que infelizmente nao funcionava e que deve vir a nova esta semana para substituir a primeira, neste momento o gecko esta com a lampada de aquecimento

o gecko ja efectuou duas mudas e esta a crescer bem, e a engoradar, pelo menos tem a cauda bem mais larga....

deixo entao as fotos do terrario

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

termostato DIY

Imagem

promenor do termometro digital embutido

Imagem

Imagem

promenor da entrada de ar

Imagem

Imagem
pacifco
Membro Veterano

segunda jan 21, 2008 9:30 pm

atencao a essa fibra de coco, era bem melhor colocares papel de cozinha ou jornal, pk o gecko a comer pode ingerir a fibra e pode levar a morte do animal!
Zomba
Membro
Registado: quinta set 06, 2007 3:03 pm
Localização: 1 Leao da rodésia; 1 cao d'água x labrador; 2 Geckos leopardo; 2 gatos

segunda jan 21, 2008 9:39 pm

O terrário, duma maneira geral está engraçado, apesar de ser bastante alto e não tirares partido da altura devido ao animal que é, mas isso é pouco importante.

Só umas coisas:
só vejo 2 abrigos...
onde está o abrigo húmido?

Que substrato é esse?
Para um gecko tão pequeno aconselho mesmo papel de cozinha... Não vale a pena arriscar, principalmente quando se trata de uma cria.

A temperatura que tens no termómtro digital refere-se a zona intermédia do terrário, onde está aquela sonda branca, certo? Parece-me baixa. Quanto marca o termómetro que está no solo durante o dia?

De qualquer forma acho que está um bom trabalho, com alguma coisitas para melhorar.

Um abraço
<p>&nbsp;1.1.0 Eublepharis macularius</p>
PedroM10
Membro Veterano

segunda jan 21, 2008 9:39 pm

Pah, fibra de côco como susbtrato, se o gecko é novo, é um grande risco.. mete antes papel de cozinham fica bem na mesma no terrário e não corres risco de ingestão..

Outra coisa, a temperatura que tens no termometro é um pouco baixa, alias, o termometro devia tar mais proximo do solo e deves ter temperaturas a rondar os 30/32º de dia na zona quente e 26/28 durante a noite.. 22º é mt pouco..

Quanto ao aspecto do terrário, tá muito bonito, mas penso que só tens duas tocas.. lembra-te que precisas de três, uma na zona quente, uma na zona fria e outra na zona intermédia, e uma das tocas deve ser humda (podes usar um guardanapo semi-molhado, serve perfeitamente)..

Abraço
pinguimcc
Membro Júnior

terça jan 22, 2008 1:20 am

pacifco Escreveu:atencao a essa fibra de coco, era bem melhor colocares papel de cozinha ou jornal, pk o gecko a comer pode ingerir a fibra e pode levar a morte do animal!
Zomba Escreveu: Que substrato é esse?
Para um gecko tão pequeno aconselho mesmo papel de cozinha... Não vale a pena arriscar, principalmente quando se trata de uma cria.
PedroM10 Escreveu:Pah, fibra de côco como susbtrato, se o gecko é novo, é um grande risco.. mete antes papel de cozinham fica bem na mesma no terrário e não corres risco de ingestão..
Bem, quanto a esta questao, posso estar discansado, a fibra é muito, mas mesmo muito compacta e entrelaçada, eu mesmo me vi a rasca para cortar o tapete a medida, para alem disso, quero evitar ao maximo a utilizaçao do papel de cozinha ou jornal, pois na minha opiniao fica mesmo muito feio...

Zomba Escreveu: só vejo 2 abrigos...
onde está o abrigo húmido?
PedroM10 Escreveu:...mas penso que só tens duas tocas.. lembra-te que precisas de três, uma na zona quente, uma na zona fria e outra na zona intermédia, e uma das tocas deve ser humda (podes usar um guardanapo semi-molhado, serve perfeitamente)..

pois, nao sabia que tambem precisava de uma toca para a zona intermedia....

quanto á toca humida, é uma coisa que me tem passado, e quando me lembro nao tenho hipotese de fazer.... e aqui queria uma ajuda, para alem da tecnica do guardanapo embebido, sera que nao posso colocar musgo do pinhal, é o que fazia para manter a humidade nos ninhos dass caturras

Zomba Escreveu:A temperatura que tens no termómtro digital refere-se a zona intermédia do terrário, onde está aquela sonda branca, certo?
certo, a sonda esta mesmo a meio do terrario e a uns 7 cm do chao

Zomba Escreveu: Quanto marca o termómetro que está no solo durante o dia?
entre os 27/29(devido ao tapete de aquecimento)

PedroM10 Escreveu:Outra coisa, a temperatura que tens no termometro é um pouco baixa, alias, o termometro devia tar mais proximo do solo e deves ter temperaturas a rondar os 30/32º de dia na zona quente e 26/28 durante a noite.. 22º é mt pouco..
pois, eu sei, mas ainda ando a acertar o termostato que neste momento esta a ligar aos 22.5(tinha acabado de ligar quando tirei a foto) e a desligar aos 25.5, isto temperaturas tiradas pela sonda na zona intermedia....mas vou aumentar um pouco para ver se fica(na zona intermedia), a ligar aos 25 e desligar aos 28

de resto, apenas queria agradecer a ajuda que me têm dado....muito obrigado a todos
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”