Fisionomia e crescimento de Geochelone Pardalis

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

domingo jan 20, 2008 2:15 pm

o dente de leao n tem nada q enganar ..
aquela coisa de miudos "o teu pai é careca?" lol

relativamente ao substrato ja q falas em coelho eu aconselho cubetto straw - n confundir com cubetto wood .

edit:
ops ..e obrigado pela elucidaçao JPMF ;)
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

domingo jan 20, 2008 6:51 pm

Quanto à situação dos anfóbios...
Muitos deles são diurnos (caso das dendrobates).
Usa-se o Calcio com D3, mais pelo elevado custo das lâmpadas, mas a necessidade de un anfíbio é completamente diferente da de uma tartaruga...
Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

domingo jan 20, 2008 7:22 pm

Esse género de substrato (cubetto straw) para tartarugas bébés, não as prejudicará na locomoção? Elas não se começarão a arrastar em vez de andarem com o plastrão desencostado do chão?

Já removi a terra. Debaixo de uma pedra que tinha, estava tudo ressoado, o que comprova a produção de humidade que tinhas falado, shane. Voltei para já à relva artificial... é melhor que a terra (é dura e lavável) e enquanto não encontrar outra solução melhor, vai manter-se.
Ficou assim:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E por fim, mais uma das Pardalis (de agora mesmo)...

Imagem

Obrigado pela vossa participação neste tópico... acho que tem várias dicas úteis para quem tem interesse no assunto. :wink:
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 20, 2008 7:54 pm

Assim dá gosto ajudar as pessoas...
shanebeschen
Membro Veterano

domingo jan 20, 2008 9:13 pm

E n é so a humidade , sao as colonias de bacterias q se criam nesse ambiente .
Vai por mim saca a relva e n coloques nada ou usa cubetto straw( é conheço da marca prestige , para coelhos,e uma saca n custa mais de 9/10€ e da para muito tempo nesse terrario .
Ate te digo mais , tu tens espaço suficiente , e ja q n gostas de n ter substrato , faz a zona quente onde está o spot com areia para repteis , isolando a zona por exemplo com pedras de xisto(para fazer a transiçao e n deixar a areia sair do sitio , nomeadamente para n ir para a zona da comida) e depois o resto com o cubetto straw .
Hakuma
Membro Veterano

domingo jan 20, 2008 9:22 pm

Huuummm... areia para répteis? Essa deve ser uma boa alternativa... já vi que há de várias cores (por exemplo preto para um contraste com a cor clara da madeira)... vou pesquisar isso durante a semana (assim como também vou pensar melhor no cubetto straw).

Gostei dessa alternativa. :wink:
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 20, 2008 10:45 pm

shanebeschen Escreveu:E n é so a humidade , sao as colonias de bacterias q se criam nesse ambiente .
Vai por mim saca a relva e n coloques nada ou usa cubetto straw( é conheço da marca prestige , para coelhos,e uma saca n custa mais de 9/10€ e da para muito tempo nesse terrario .
Ate te digo mais , tu tens espaço suficiente , e ja q n gostas de n ter substrato , faz a zona quente onde está o spot com areia para repteis , isolando a zona por exemplo com pedras de xisto(para fazer a transiçao e n deixar a areia sair do sitio , nomeadamente para n ir para a zona da comida) e depois o resto com o cubetto straw .
Os teus não era corncobs?
Por acaso achei muita piada aquela tua divisão e eu ia fazer o mesmo. Corncobs na paret quente e depois por cubetto straw no resto do terrario.
shanebeschen
Membro Veterano

segunda jan 21, 2008 8:06 am

Nos ambientes mais deserticos uso areia , dependendo do risco , nos mistos ou digamos q menos deserticos uso corncobs -conseguem-se niveis de humidade relativamente diferentes com ambos os materiais.
Hakuma
Membro Veterano

terça jan 22, 2008 11:26 pm

Boas.

Não descansei enquanto não alterei alguma coisa mais... :D
A principal razão para esta última "evolução" foi o facto de (nem sei bem porquê) a temperatura do terrário não ultrapassar os 23º ou 24º. As Pardalis até ja estavam a ficar algo apáticas (só saíam da caverna para comer).

Assim, resolvi seguir um dos conselhos mais dados e fui investir numa lampada ceramica que funcionará em simultâneo com o cabo térmico ligados ao termostato regulado para 28º. Investi também na areia desértica própria para répteis. Ficam as fotos destes e outros pormenores:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Queria deixar também uma questão sobre o cubetto straw. Este substracto é igual ao utilizado como substrato para hamsters? Foi o único que encontrei, mas não tinha composição. :|

Bem, por agora chega de gastar tempo e € com estas duas... mesmo até para elas terem alguma estabilidade em termos de habitáculo.

(Passado meia hora da ultima evolução, as doidas ja andavam todas animadas a fazer corridas à volta do terrário) :lol:
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

quarta jan 23, 2008 8:47 am

Hakuma

Sim, o Cubetto straw, também é usado nos roedores, como absorvente, mas como eles têm tendência a comê-lo o que se encontra mais facilmente é o cubetto wood.

Um conselho relativamente ao termostato. Convém que ele esteja um pouco acima de onde o tens. é que assim ele mede a temperatura junta ao cabo e não no local onde queres. Provavelmente por isso a temperatura não suba o que pretendias.
Outra coisa que a meu ver (e o shane vai-me corrigir) é que a lâmpada está muito acima, ou seja a altura do terrario é demasiada e os UV's perdem-se...
Eu pessoalmente não arriscava na areia, mas isso sou eu.
shanebeschen
Membro Veterano

quarta jan 23, 2008 8:57 am

Parece-me q a uvb n está a fazer grande coisa - sugiro q coloques o espectro de cima para baixo , centrado e a n mais de 15cm do solo .
O cabo está demasiado compactado e a sua maior potencialidade q é de o estender para onde for preciso está menosprezada - n deveria estar com sobreposiçoes pois gera aquecimento a mais e pode mesmo queimar(um cabo nunca deve ter vincos e ficar "emaranhado" ou sopreposto) .
Os bichos ja devem andar hiperactivos com tanta mudança ..
De resto está porreiro ;)
Hakuma
Membro Veterano

quarta jan 23, 2008 1:39 pm

Boas!

Relativamente ao termostato, acho que tens razão jpmf. Deveria ser por isso que a temperatura não subia (ele disparava por estar encostado ao cabo térmico, obviamente). Já o coloquei fixo numa parede do terrário.

Quanto à areia, irei removê-la assim que possa (ainda não foi desta que acertei com o terrário). A alisá-la já me espetei várias vezes nas mãos, o que fará às Pardalis! Uma coisa... qual o mal da areia normal de praia? Não a poderei lavar bem, cozê-la para matar a maioria dos micróbios e utilizá-la? Parece-me muito melhor que esta em termos de textura! Esta da exoterra para além de ter muito pó, tem o referido problema dos grãos espetarem na pele!

Quanto à lampada compacta... nas instruções dizia que podia colocá-la a 30 cm das tartarugas e foi o que fiz. Mas poderei baixá-la assim que comprar um suporte que me proteja a visão dela.

Também desloquei a lampada cerâmica mais para o canto e ara baixo para ver se aumento o gradiente (ou a variação de temperatura).

Por fim, relativamente ao cabo, já tirei a sobreposição que tinha, mas mantive-o "compactado" no mesmo espaço porque não quero aumentar a zona quente, e assim aproveito-o todo (não está vincado, embaranhado ou sobreposto).

Por fim, é de referir que realmente as Pardalis gostam muito da lampada cerâmica, e da condutividade de calor da areia. Passam a vida debaixo da dita fonte de aquecimento. :wink:
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

quarta jan 23, 2008 2:51 pm

Hakuma, areia da praia nem pensar companheiro.
Por mais que laves e a fervas vai sempre debitar salitre (vê o que acontece quando é usada na construção...). O Sal em demasia não é muito bom para as tartaruguinhas.
Eu sinceramente optava pelo cubetto straw e pelos corncobs. Baratos e Turtle-safe, que para mim é o mais importante.
Hakuma
Membro Veterano

quarta jan 23, 2008 6:21 pm

Bem... hoje depois do emprego corri, nada menos que 6 petshops à procura do cubetto straw ou de algo similar. Nada...

Chega de mariquiçes (desculpem o termo, mas é o mais leve que em ocorre...). Vão ficar é com pedras de xisto por cima de feno (Polish Hay), por cima de papel de cozinha. E já vão com sorte!

Estas caganitas dão-me mais trabalho que o dogue alemão! :o
Hakuma
Membro Veterano

domingo jan 27, 2008 7:59 pm

Boa noite.

Em seguimento do que foi falado neste tópico, venho apresentar-vos a solução que encontrei para baixar a lâmpada compacta sem ferir a visão de quem olha para o terrário. Não tem muita ciência, mas de qualquer forma aqui fica.

Imagem

Imagem

Imagem

E aqui as habitantes do terrario: :wink:

Imagem

Imagem

Assim as lâmpadas (compacta e cerâmica) ficam a +- 15 cm da base do terrário conforme tinha sido sugerido pelo pessoal mais experimentado no assunto.
Também se vê que optei pelos corn cobs como substracto primário. Gostei do efeito visual destes.

Parece-me que finalmente concluí (por enquanto) o terrário. Dei umas cabeçadas, mas como foi o primeiro terrário que criei de raiz, quis fazer algumas experiências.

Mais uma vez agradeço aos que cooperaram neste tópico (em especial shane e jpmf). :wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”