termostato
Moderador: mcerqueira
epah eu acho k um termoestato dum frigorifico deve dar, primeiro calibra-se a sonda para a nova temperatura, e depois é preciso ter um inversor de sinal, porque o termoestato do frigorifico LIGA quando a temperatura aumenta, e tu precisas que ele DESLIGUE quando a temperatura aumenta.
Nao é assim tao linear brake!
Os termoestatos de frigorifico mais básicos nao processam sinais correspondentes a temperaturas lidas pela sonda a mais de 10ºC.
Só os mais complexos o fazem, e esses já têm a opção de circuito aberto e fechado (inversor??? lol)
Os termoestatos de frigorifico mais básicos nao processam sinais correspondentes a temperaturas lidas pela sonda a mais de 10ºC.
Só os mais complexos o fazem, e esses já têm a opção de circuito aberto e fechado (inversor??? lol)
ah se é assim... por acaso nao sabia. mas se ele le-se a temperatura correctamente, depois teria que haver qualquer coisa que inverte-se o sinal do termoestato pois este está programado pa ligar quando a temperatura do frigorifico aumentar, e nos queremos que ele ligue quando a temperatura do terrario diminuir, chamei-lhe um inversor de sinal mas nao sei que nome tecnico é k esse dispositivo tem...
Provavelmente esse dispositivo que falas nao exista!
Os termoestatos dos frigorificos são mecânicos, logo nao ha nada a fazer! Se ele é aberto, nao ha forma de o fazer trabalhar fechado e vices versa!
Os mais complexos funcionam tanto abertos como fechados. Têm normalmente 3 terminais. Uma entrada e duas saidas, sendo uma dela correspondente ao circuito aberto e outra ao fechado!
Os termoestatos dos frigorificos são mecânicos, logo nao ha nada a fazer! Se ele é aberto, nao ha forma de o fazer trabalhar fechado e vices versa!
Os mais complexos funcionam tanto abertos como fechados. Têm normalmente 3 terminais. Uma entrada e duas saidas, sendo uma dela correspondente ao circuito aberto e outra ao fechado!
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jul 30, 2006 6:53 pm
O termostato que uso era de um termo...
Este termostato tem como temperatura minima os 32º (e maxima 78º
) pelo que para o dia tá perfeito mas para a noite preciso que ele desligue aos 26º/27º, pelo que a solução que arranjei foi, após estudar bem as temperaturas, subo ligeiramente a sonda até um determinado ponto, ficando assim mais perto da lampada e aquecendo mais rapidamente...
Assim a sonda chega aos 32º mais rapidamente mas na realidade, a temperatura ambiente ronda os 26º/27º
Foi o que se arranjou!!!

Este termostato tem como temperatura minima os 32º (e maxima 78º

Foi o que se arranjou!!!

<p><strong>Está a pensar comprar um cão/gato? Vá a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..são estúpidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles dão as respostas todas erradas.</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..são estúpidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles dão as respostas todas erradas.</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
BoasP_R Escreveu:Depende, Zé, depende! Os que eu uso são mesmo para frigorificos! Têm programada uma protecção de arranque do compressor que nem dá para alterar!jpmf Escreveu:P_R nenhum termostato que se use no frigorifico regula temperaturas de 30ºCP_R Escreveu:Depende do termoestato, mas se é mesmo especifico para frigorifico podes tirar o cavalinho da chuva... LOOLO meu digital até tem duas estrelinhas de frio que indica quando está em fazer de trabalho ou de descongelamento!
Mal ele sabe que nao ha nada para descongelar! LOl
O que tu usas provavelmente não é um termostato mas sim um relógio de descongelação.
Nao não!element Escreveu:BoasP_R Escreveu:Depende, Zé, depende! Os que eu uso são mesmo para frigorificos! Têm programada uma protecção de arranque do compressor que nem dá para alterar!jpmf Escreveu:P_R nenhum termostato que se use no frigorifico regula temperaturas de 30ºCP_R Escreveu:Depende do termoestato, mas se é mesmo especifico para frigorifico podes tirar o cavalinho da chuva... LOOLO meu digital até tem duas estrelinhas de frio que indica quando está em fazer de trabalho ou de descongelamento!
Mal ele sabe que nao ha nada para descongelar! LOl
O que tu usas provavelmente não é um termostato mas sim um relógio de descongelação.
O que eu uso é mesmo um termoestato!
De termoestatos e frigorificos percebo eu carago!

É este o termoestato que eu uso. Nao tem absoluamente nada a ver com um timmer de defrost, nada mesmo! LOL

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
- Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...
Quando o meu frigo avariar ja sei quem chamar...
O melhor é comprarem um em vez de andar a fazer cenas homemade. Penso que seja mais viavel os de compra... ou nao...

O melhor é comprarem um em vez de andar a fazer cenas homemade. Penso que seja mais viavel os de compra... ou nao...

Ha cenas home made que ficam fixes, mas neste caso não ha grande volta a dar...
Alias, um termoestato destes custa em volta de 25€. Já vi pessoal a gastar mais em termometros e higrometros sem necessidade, uma vez que os ha bem mais baratos e funcionam na perfeição!
Alias, um termoestato destes custa em volta de 25€. Já vi pessoal a gastar mais em termometros e higrometros sem necessidade, uma vez que os ha bem mais baratos e funcionam na perfeição!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Pois... eu dei €54 pelo termostato digital do meu DB!! Mas lá está isto de equipamento "específico" para repteis é sempre mais caro!P_R Escreveu:Alias, um termoestato destes custa em volta de 25€. Já vi pessoal a gastar mais em termometros e higrometros sem necessidade, uma vez que os ha bem mais baratos e funcionam na perfeição!
Home made para algumas coisas até que é porreiro e permite personalizar os terrarios mas em certas equipamentos eu prefiro comprar já feito!!
Tenho que ver na Leroy Merlin uns cronotermostatos digitais. Simplificam bastante as coisas.
E já agora alguém utiliza dimmers nas luzes para melhor simular o ciclo dia/noite? Se sim que modelos e onde comprar? Iria tornar os os nossos terrarios bem mais naturais e não me parece que o custo seria muito elevado.
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
Uuuuui o que eu não fazia com 54€!! LOOOOOLThorgarth Escreveu: Pois... eu dei €54 pelo termostato digital do meu DB!! Mas lá está isto de equipamento "específico" para repteis é sempre mais caro!
Cronotermoestatos é the best! Dão um jeitaço....Thorgarth Escreveu: Tenho que ver na Leroy Merlin uns cronotermostatos digitais. Simplificam bastante as coisas.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Pois....P_R Escreveu:Uuuuui o que eu não fazia com 54€!! LOOOOOLThorgarth Escreveu: Pois... eu dei €54 pelo termostato digital do meu DB!! Mas lá está isto de equipamento "específico" para repteis é sempre mais caro!

<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
- Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...
Pois crono sao mesmo fixes, mas tambem sao caros, apesar de os ja ter visto por ai a 25 euros...
Prefiro comprar daqueles da leiritronica e chegar a noite e fazer a lateraçao de temperatura. Ate nao me custa nada, passo muito tempo la ao pe e é so girar o botao
Além disso sao bue baratos e penso que sejam viaveis...
Prefiro comprar daqueles da leiritronica e chegar a noite e fazer a lateraçao de temperatura. Ate nao me custa nada, passo muito tempo la ao pe e é so girar o botao

Pois é cedric, mas o que é bom, acaba depressa!
A leiritronica já nao tem disponivel!
Ha cronotermoestatos a preços fixes. Ja vi uns coati ou não sei que a preços em tornos dos 25€ nos hiper... Trabalhavam era a pilhas, com tudo o que isso implica!

A leiritronica já nao tem disponivel!

Ha cronotermoestatos a preços fixes. Ja vi uns coati ou não sei que a preços em tornos dos 25€ nos hiper... Trabalhavam era a pilhas, com tudo o que isso implica!