Lampropeltis Getula Holbrooki

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

domingo jul 20, 2008 10:02 pm

Thorgarth Escreveu:POR AMOR DE DEUS!!! Elas habitam zonas florestadas e pântanos inclusive...onde a matéria morta, húmus, folhas, ramos, algas, etc é mais que muita. Achas sinceramente que este substrato é perigoso, e se reparares, como medida de precaução, dei-lhe o pinky numa zona LIVRE do diabólico e nefasto substrato...

Tens noção que a vida na terra tem alguns anitos de evolução correcto... sinceramente com tantos perigos que advém de substratos soltos não sei como as espécies que habitam habitats tão perigosos sobrevivem!!

Mas voltando ao essencial. O que acham?
Calma... não é preciso isso.

A opinião que te deram não é absurda... embora eu (que não tenho qualquer cobra) também não acho que substrato solto seja prejudicial em cobras desde que sejam alimentadas fora do terrário... já que (segundo sei) estas não têm o hábito de mordiscar o "mundo que as rodeia" como os DB's por exemplo...

Mas tem calma, não é preciso que te exaltes eheheh :wink:
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

domingo jul 20, 2008 10:09 pm

Primitive Escreveu:
Thorgarth Escreveu:POR AMOR DE DEUS!!! Elas habitam zonas florestadas e pântanos inclusive...onde a matéria morta, húmus, folhas, ramos, algas, etc é mais que muita. Achas sinceramente que este substrato é perigoso, e se reparares, como medida de precaução, dei-lhe o pinky numa zona LIVRE do diabólico e nefasto substrato...

Tens noção que a vida na terra tem alguns anitos de evolução correcto... sinceramente com tantos perigos que advém de substratos soltos não sei como as espécies que habitam habitats tão perigosos sobrevivem!!

Mas voltando ao essencial. O que acham?
È agora que eu pergunto que resposta foi esta? magoou-te a minha observação? :P
Eu estou aqui a tentar perceber um problema que afecta o meu animal. Se não tem nada de útil a acrescentar ao assunto em análise peço-lhe encarecidamente que não ocupe muito espaço com temas off-topic.
Primitive
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 1:01 pm

domingo jul 20, 2008 10:14 pm

"na foto vejo substracto solto e isso é perigoso"
chamas a isto off-topic ok entao 8) como ja te disseram eu reforço a ideia para BEM DA COBRA espero msm que nao seja obstrução
Thorgarth
Membro Veterano

domingo jul 20, 2008 10:37 pm

kitten Escreveu:Eu acho todo e qualquer substrato perigoso, assim como acho que o terrário onde mantens a tua hoolbrooki, que das lampros é a minha favorita, tem humidade em excesso. Foi-te dito por uma das pessoas que mais entende de répteis aqui por estes lados, o Bluejay que não necessitavas de preocupações com humidades porque elas regulam a humidade desde que lhes seja fornecido um recipiente suficientemente grande com água onde elas se possam meter.
Foi-te dito pelo Native que as plantas terra e raizes podem desenvolver fungos e colonias de baterias que podem ser nocivas.
Viste o problema que foi para procurares a cobra e o local onde ela estava escondida.
No entanto continuas a defender que nós é que estamos incorrectos e que tu é que estás correcto, optimo.

Espero sinceramente, para bem da cobra que não tenha realmente nenhuma obstrução.
Não conto futuramente responder a mais nenhum tópico teu, não consigo entender que se sacrifique a saúde dos nossos animais só para ser bonito.
OK isto de facto não faz sentido e serei eu que não contarei colocar mas nenhum post aqui no fórum dos répteis. Em qualquer caso e só para explicar.

Ponto essencial. Este problema surgiu enquanto ela estava aínda no faunário, onde usava APENAS papel de cozinha. :o

Ponto 2 as holbrookis gostam de zonas húmidas. Sabes qual é a humidade relativa de uma zona pantanosa como as do Louisiana? Elas também habitam zonas menos húmidas. Aliás habitam inclusive zonas onde se cruzam com as splendidas. A ultima medição na zona central era de 76%, e em processo de secar a camada superior (que com este refazer terá que voltar a secar um pouco mais).

Os fungos de facto são um problema que tenho que resolver, e que potencialmente afectam todos os terrários húmidos. Camaleões, dendrobates, etc.... Talvez uma melhor circulação de ar possa resolvar esse problema, e baixar a humidade também.

Elas escavam?!?! Pois se calhar é um comportamento natural....que naturalmente em papel seria dificil. :o Manter escorpiões, tarântulas em papel também seria giro. E varanos também, ou qualquer outro animal terrestre que tenha por hábito escavar...

Quanto a sacrificar a saúde dos meus animais minha senhora é algo que não faço. Tento dar-lhes o habitat mais natural que posso. Não é perfeito mas coloca-los em papel de facto é tudo menos natural. Lá está o meu DB gosta de escavar, como costumam fazer na natureza. A holbrooki o mesmo.... vá-se lá perceber!!!

O único inconveniente que vejo neste tipo de terrarios é que se torna MUITO mais dificil controlar alguns aspectos, nomeadamente, e neste caso particular, a regurgitação e a defecação (e aqui cometi um erro... deveria mante-la fora do terrario, até ver se consegiu digerir o pinky) e só depois reintroduzi-la.

Quanto ao correcto ou incorrecto. Nunca disse que "vocês" estavam incorrectos. Têm uma visão que não partilho, que não acho natural, mas não sendo perigosa não posso dizer que seja uma escolha errada. Limita as opções do animal mas não o coloca em perigo. É que eu não sou fundamentalista.....

Desculpem o desabafo mas sinceramente já não há paciência para estes supostos defensores da moral e dos bons costumes, que se aplicarem às suas vidas e saude metade do que aqui defendem para os répteis só de olhar para um copo de cerveja devem ter que rezar a todos os santinhos de casa...
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda jul 21, 2008 10:35 am

Thorgarth, ambiente natural é só capricho teu, para elas é completamente indiferente e pode ate ser prejudicial.
Elas nascem em incubadoura, onde é isso natural? têm mais problabilidades de chegar saudaveis a adulto se viverem em faunario até pelo menos comerem primeiro pêlo.
No estado selvagem apenas uma pequena percentagem sobrevive, em cativeiro 90% das crias chega a adulto, porque não estão expostas a um ambiente natural, porque estão protegidas de muitos factores e porque damos condições diferentes a uma cria e depois quando está forte e robusta podemos dar condições com um aspecto mais natural, mas continua a ser opção nossa, para elas continua indiferente, desde que tenham esconderijos, não importando a cor só o tamanho, desde que tenham nalgumas especies obstaculos para obrigar ao exercicio e ajuda na muda, boas temperaturas, e alimento são "felizes".
Alimento damos de tantos em tantos dias, onde é que isso é natural?
Não são mais felizes tendo um ambiente natural, mas podem ser mais saudaveis.
No caso da tua gosta de se enterrar ou escavar, pois EU arranjava um substrato que fosse mais esteril não me importando do aspecto, mas sim com a funcionalidade...nunca materia viva pelos tais fungos e bacteria...tambem á o facto higiene, a terra absorve a parte liquida das fezes e toram amis dificil a limpesa e aumenta as possibilidades de cheiro.
Eu como tambem gosto de terrarios decorados, mas em terrarrios defenitivos então opto por plantas artificiais, rochas artificiais e naturais, mas para ela que mal vê, é-lhe indiferente...é só capricho meu...pois um terrario e o mantenimento em cativeiro, não tem nada de natural. è que não sou fundamentalista, apenas reconheço que um cria em cartiveiro tem sorte de podemos cuidar como uma cria e prevenir aborrecimentos e no estado selvagem está expoxta aos mesmos perigos que uma adulta.

Desculpa o desabafo...mas o sussesso da criação em cativeiro é justamente por ser tudo menos natural.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
bluejay
Membro Júnior
Registado: sexta out 29, 2004 1:24 pm

segunda jul 21, 2008 11:09 am

Que confusão e irritação para aqui vai.
Thorgarth, as holbrooki não gostam de muita humidade. Gostam de alguma, mas para isso basta o prato de água onde elas se irão ensopar de disso necessitarem. Quando ao substrato enquanto pequenas prefiro usar papel de cozinha, aliás uso papel de cozinha com Aspen para répteis por baixo mas tenho tido o cuidado de as alimentar sempre em cima de papel de cozinha. O aspen tem servido só para elas escavarem e fazerem tocas. E até mesmo no pacote de aspen vem lá a advertência para não se alimentar as cobras sobre o mesmo.
Boa sorte para a tua holbrooki :)
A minha está grande e lindissima, e hoje é dia de paparoca.
Thorgarth
Membro Veterano

sexta jul 25, 2008 11:03 pm

Bem parece que tudo já voltou ao normal...

Na quarta feira consegui "captura-la" (não foi fácil já que ela já tem um sistema de tuneis bem complexo com pelo menos duas entradas que eu identifiquei :twisted: ) e voltei a coloca-la no faunário para uma observação mais atenta. Nessa mesma noite, e porque já estavamos no 3º dia após ter regurgitado o último pinky dei-lhe um de pequeno porte e até agora tudo muito bem. Entretanto já defecou 2 vezes e já está em modo de search and destroy ( se bem que ainda não tenha digerido o pinky já que ainda se nota um pequeno relevo). De qualquer maneira só 2ª feira volta a papar, e se tudo correr bem então volta à sua casa.... ela bem que procura mas não encontra a toca dela... :D !!
Thorgarth
Membro Veterano

domingo ago 17, 2008 8:18 pm

Bem alguém já teve uma minhoca a fugir de uma terrário da Exo-terra, aparentemente fechado?!?!

Pois bem, vim hoje de um fim de semana prolongado e por mero acaso a minha mulher encontrou a horlbrooki a passear pelo chão do quarto do meu filho :o , para já não falar que é o quarto onde a minha mephitis mephitis dorme durante o dia :o :o !!! A menina não só é uma houdini como uma sobrevivente!!!

A única hipotese que vejo é ter escapado pelas entradas dos fios (que tinham um aberta) tendo escavado o substrato todo, passado pela leca, e subido depois pela parte anterior do background, no local dos fios, até à saida :o :o :o , e depois desceu o terrario de 60cm de altura, mais uns 50 até ao chão e andou a passear pela casa?!?!?! :o :o :o :o

Foi uma pura sorte, mas agora, até ficar num tamanho razoavel (leia-se 80cm para cima) vai ficar num faunário novo (que por acaso tinha comprdo para outras possiveis aquisições (dreaming on :twisted: )...Este já lhe vai dar por uns tempos tendo em conta que é o maior faunario da exo (já ao gosto da menina e tudo, com forest bark para escavar (mas não muito :twisted: , deste vez só tem 2/3cm no máximo)....
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

domingo ago 17, 2008 8:29 pm

Porque sera que ninguem me ouve?

Nem com os meus erros aprendem?

FAUNARIOS ATE A COBRA TER UM ANO, no minimo, qual a duvida?? :roll:

Elas passam por buraquinhos que nem vos passa pela cabeça!
Nao a voltes a meter outra vez no mesmo terrario sem ter percebido por onde ela fugiu, pois é uma questao de horas ate fugir novamente!

Faunario, COM PAPEL DE COZINHA é o melhor carago!!!!!! Nao ha necessidade absolutamente nenhuma de meter forest bark, nao tras vantagem absolutamente nenhuma relativamente ao papel de cozinha, pelo contrario...

Oh my god! Porque sera que desde o inicio que tinha impressao que alguma coisa de mal te ia acontecer, thorgarth?? :roll:

Voces tem a mania de acreditar que somos todos totós e que sao tudo "mitos urbanos"....
Thorgarth
Membro Veterano

domingo ago 17, 2008 8:51 pm

lolololol P_R (é verdade tens uma pm se bem que não aqui :wink: )

O facto de ela ter escapado nada, mas nada tem a ver com o uso de forest bark ou papel de cozinha....foi a minha 1ª vez e não terei sido com certeza o 1º a quem isso aconteceu, e também com certeza muitos utilizam apenas papel. Neste ponto devo acrescentar que não coloco de parte, como tive 3 dias fora, e pedi a uma pessoa para me vir diáriamente dar uma olhada e tratar dos animais, que tivessse deixado a porta aberta por uns segundos e ela tivesse aproveitado....

Acredita que eu quando a tenho num faunário costumo utilizar papel, mas fiz uma experiência antes de a voltar a colocar no terrario (à coisa de uma semana).

Dentro do faunário (com papel) coloquei uma caixinha da Ferrero com forest bark. Imagina lá para onde ela ia mais, e onde estava a pele dela quando a mudou?

Eu percebo o que queres dizer, mas como não me custa nada arranjar o faunário e colocar lá forest bark, que ela adora, E como lhe dou alimento APENAS fora do forest bark (hoje dei-lhe no seu antigo faunário vazio) não vejo qualquer problema, se bem que seria mais fácil colocar apenas papel.

Para o terrário como atrás escrevi só vai daqui a uns meses valentes... :twisted:
P_R
Membro Veterano

domingo ago 17, 2008 9:12 pm

Sim, a fuga nao tem nada a ver com o forest bark, mas o facto de teres ignorado que um faunario é melhor, mais pratico e mais seguro sim!

Á semelhança do forest bark!
Estas cobras criadas em cativeiro nao tem as defesas bem estabelecidas como as selvagens, muito menos enquanto sao pequenas. O forest bark absorve humidade, fezes, residuos. É materia organica onde muito facilmente se podem estabelecer colonias de bacterias, fungos, bolores, parasitas como mites, etc. Para que arriscar? PARA QUE??

A minha tambem gosta de se enterrar, mas vais ter tempo!!!!!!! Ela vai viver contigo, se fizeres tudo como deve ser, prai 20 anos! Qual é o mal de ela passar um ano da sua vida sem o substracto que ela gosta (mas que nao necessita), apenas para garantir a sua segurança??

Ca para mim vais cometer os mesmo erros que eu! A minha corn tambem andou fugida 3 meses porque achei que os outros era totós e tambem a meti num terrario de vidro (este tu ja cometeste).
Mas antes disso, tambem tive problemas com o substracto! Dei com a minha cobra (tinha ela +-7 meses) carregada de mites nos olhos, nariz, cloaca. E foi uma coisa muito rapida, que nem dei por ela... Foi filme para tirar aquilo tudo sem recorrer a quimicos, acredita! Imagina-te a catar mites que quase nem vez a olho nu á mao, todos os dias!!
E agora eu digo: Valeu a pena, so porque a minhoca gostava de se enterrar??????

:roll:
Thorgarth
Membro Veterano

domingo ago 17, 2008 9:48 pm

P_R Escreveu:Sim, a fuga nao tem nada a ver com o forest bark, mas o facto de teres ignorado que um faunario é melhor, mais pratico e mais seguro sim!

A minha tambem gosta de se enterrar, mas vais ter tempo!!!!!!! Ela vai viver contigo, se fizeres tudo como deve ser, prai 20 anos! Qual é o mal de ela passar um ano da sua vida sem o substracto que ela gosta (mas que nao necessita), apenas para garantir a sua segurança??
De vidro ou plástico o problema parece-me ser o mesmo. Aliás tenho que tapar aqui uma aberturas que o faunário tem que são da mesma dimensão das aberturas para a saida de fios dos terrários, não vá ter sido por aí que ela escapou...

Essa tua posição é perfeitamente aceitavel do meu ponto de vista P_R. Não é de per si contra o facto de se usar substrato natural MAS apenas enquanto ela é ainda jovem e não tem ainda muitas defesas. Vou pensar nisso, ver como ela E o faunário se comportam e se de facto houver qualquer indicio de desenvolvimento anómalo de organismos vou retirar o Bark.
P_R
Membro Veterano

domingo ago 17, 2008 9:57 pm

Um bom faunario é á prova de fugas, garanto-te! (a menos que deixes as portas aberta, claro esta). Um terrario, nem sempre e assim!

Eu nem pensava das vezes, porque as mites atacam de uma semana para a outra, por exemplo. So das por ela quando a cobrinha tiver carregada delas (pelo menos a mim foi o que me aconteceu). Era papel de cozinha em duas camadas (pa para ela se esconder debaixo do papel se quiser) e esconderijos baixinhos! :wink:
Thorgarth
Membro Veterano

segunda ago 18, 2008 10:12 am

P_R Escreveu:Um bom faunario é á prova de fugas, garanto-te! (a menos que deixes as portas aberta, claro esta). Um terrario, nem sempre e assim!
Ontem à noite ainda tive a tentar tornar o faunário "escape-proof"... em principio ela não irá conseguir sair dali!!

Tenho uma outra decisão a tomar, esta em relação ao alimento. E minha verdinha não é muito grande mas a verdade é que ou os pinkies que lhe tenho dado são muito pequenos ou então ela terá que passar para um 1º pelo, o que eu acho um pouco grande ainda. Tenho que ver bem as próximas compras de alimento,porque estes que tenho dado não fazem grande "mossa" nela...
P_R
Membro Veterano

segunda ago 18, 2008 10:39 am

A regra é: O rato nao deve ser maior que vez e meia a espessura da parte mais larga da cobra.
Na proxima vez compras na mesma pinkies e meia duzia de PP para veres os tamanhos. Tambem ha PP grandes e PP pequeninos. Isso é uma das vantagens de ter a criação caseira de alimento, pois podemos seleccionar exactamente o tamanho que pretendemos.

Tambem podes sempre dar dois pinkies!
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”